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Obras de Corredor exclusivo de ônibus na Grande Vitória estão paradas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

As obras na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no Civit II, Serra, para implantação do Corredor Exclusivo de Ônibus, estão temporariamente paralisadas. A informação foi confirmada pelo Secretário de Obras do município, Dioceles Bahiense, em encontro com representantes do Conselho Operacional da Ases (Associação dos Empresários da Serra), para ajustes  do projeto  que alterou parcialmente a altura do piso de uma das vias na região.

De acordo com o secretário, a prefeitura solicitou ao Governo do Estado, através da secretaria de Transportes, que reveja o projeto da obra, pois causou inúmeros transtornos às empresas locais, devido à elevação do piso em cerca de 30 centímetros, causando alagamento nas laterais e nas ruas transversais. "Solicitamos uma nova avaliação do projeto e que todas as medidas corretivas sejam efetuadas", diz Dioceles Bahiense.

A elevação em parte da pista principal da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, conforme avaliação dos empresários, dificulta o acesso dos caminhões com cargas, devido ao declínio que passou a existir em frente às empresas, tendo causado até alagamentos, pois alterou o sistema de drenagem das águas das chuvas,  que era eficiente.  

A previsão da prefeitura é que as obras sejam retomadas no início de junho e concluídas ainda este ano. Além do Corredor Exclusivo de Ônibus - primeiro do Estado - será construído um mini terminal de ônibus.


Fonte: ES Hoje

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Usuários da Circular em Rio Preto reclamam de falta de cobradores, superlotação, linhas insuficientes e atraso, entre outros problemas

Em 63 anos, Circular Santa Luzia acumula problemas que atormentam a vida dos usuários de transporte urbano em Rio Preto.
Não adianta só reduzir o preço da tarifa de R$ 2,30 para R$ 2,10, como promete o prefeito Valdomiro Lopes (PSB). A  concessionária  terá de resolver problemas de superlotação, linhas insuficientes, falta de limpeza e manutenção dos veículos, horários atrasados, acessibilidade,  falta de segurança e ausência de  cobradores.
O BOM DIA percorreu nesta quarta (11) à tarde pontos de ônibus, principalmente na zona norte da cidade, para ouvir os passageiros quanto à qualidade do serviço prestado pela concessionária.
No Jardim Nunes, os moradores Paulo Pereira, 67 anos, Alessandra Gabriel, 37, e Luzia Lopes da Silva, 58, foram unânimes em afirmar que os ônibus que fazem a linha do bairro atrasam, em  média, 40 minutos.
“Tem dia que chego atrasada no trabalho por causa desses atrasos. Alguns motoristas  nem param no ponto porque o veículo já está lotado “, afirma Alessandra.
Além do atraso e linhas insuficientes, Paulo reclama que, como não há cobradores em todos os horários da linha, muitos motoristas fazem a cobrança da passagem enquanto dirigem.
“A falta de cobradores coloca em risco a vida de todos. Questão deve ser revista”, diz Paulo.
O BOM DIA usou a linha do Solo Sagrado nesta quarta (11) e constatou que, além de todos os 44  passageiros sentados, outros  54 estavam em pé, ou seja, 98 pessoas dentro do ônibus.  O limite permitido é de 74 pessoas no caso deste veículo. 

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A dona-de-casa Antônia Abriciano, 43, moradora da Vila Toninho, não usa mais o transporte urbano à noite depois da onda de assaltos a motoristas de  circulares. “Por duas vezes o ônibus em que estava foi assaltado com homens armados com revólver e faca. Quando preciso sair de casa à noite, prefiro  mototáxi, porque acho mais seguro”, afirma Antônia.
Moradores do bairro Dom Lafayette reclamam de assentos quebrados. “Há dois meses que uso o mesmo ônibus dessa linha e dois assentos permanecem quebrados há 15 dias”, diz a vendedora Érica Carla Nunes, 25.
Atendente demora 2 horas e meia para chegar ao trabalho
A atendente Kely de Lima Moretti, de 25 anos, demora 2 horas e meia para conseguir levar os filhos à escola e ir trabalhar. Ela e os filhos Gabriel de Lima Moretti, 3 anos, e Miguel de Lima Maretti, 1 ano, acordam às 5h.
A família pega o ônibus da linha Jardim Gabriela, às 5h40, até o terminal rodoviário. Às 6h30, eles pegam o do Jardim Nunes e descem em ponto próximo à Escola Estadual Dr. Adelicio Teodoro.
 “Por volta das 7h, depois de ter deixado os dois na escola ando mais seis quarteirões para pegar o do Jardim Antunes para voltar ao terminal rodoviário”, diz Kely.
A atendente consegue chegar ao terminal rodoviário às 8h10. “Tinha de ter uma linha para ligar esses dois bairros”, afirma Kely.
O trajeto feito por ela é de 30 quilômetros. De carro, Kely levaria menos de meia hora. “À tarde tenho de fazer esse caminho de novo para buscá-los na escola.”
A Circular Santa Luzia afirma que a criação de linhas é de responsabilidade da prefeitura e que o sistema radial (onde todos os ônibus convergem para o Centro) é baseado em  um estudo do tráfego feito em 1990.

Circular  reclama de trânsito e diz que segue normas A Circular culpa o excesso de trânsito pelos atrasos e afirma que segue normas federais sobre a quantidade de passageiros transportados em cada ônibus, que seria de seis pessoas por metro quadrado, o que dá, no máximo, segundo a empresa, 74 passageiros por veículo. Cada ônibus tem capacidade para transportar 44 pessoas sentadas.
Sobre atrasos de mais de 40 minutos nas linhas do Antunes, a assessoria da empresa sustenta que se trata de um bairro muito distante e a falta de corredor exclusivo de ônibus dificulta o aceso rápido ao local. No Dom Lafayette a justificativa é de que a demanda no local não seria muito grande daí a razão da quantidade menor de ônibus.
Sobre cadeira quebrada em ônibus que faz a linha na avenida Mirassolândia, a Circular informou que a peça será trocada.
A empresa se nega a fornecer a quantidade de linhas que tem cobradores. Afirma ainda que 60% dos 70 mil passageiros diários utilizam cartão eletrônico, o que dispensaria o cobrador.
73 anosé o período mínimo que a Circular Santa Luzia ficará no domínio do transporte coletivo em Rio Preto 
Primeiro lote A Circular Santa Luzia venceu o primeiro e principal lote da concessão de transporte coletivo que tem 35 linhas, cobrindo toda a zona norte, onde moram cerca de 150 pessoas. 

Segundo loteA prefeitura espera abrir as propostas do lote 2, para mais 22 linhas, na semana que vem. Cobra, no mínimo, R$ 2 milhões. O lote 1 vai ser concedido por R$ 7,1 milhões.

Fonte: Rede Bom Dia (Luciano Moura)

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DFTrans pede que Secretaria de Transportes encerre concessão da Coopatram

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) solicitou à Secretaria de Transportes (Setrans-DF) que suspenda a concessão da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram). O processo está sob análise jurídica da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PRDF). O vice-presidente da Coopatram, Cléber Fernandes Vieira, afirma que até o início da noite desta quinta (12/5) não havia sido informado da ação.
A cooperativa é responsável por 80 ônibus que circulam em Planaltina, Arapoanga e no Plano Piloto, mas desde dezembro não consegue pagar em dia o salário de seus funcionários. Em nota, a assessoria do DFTrans atribui os problemas "à deficiência na gestão, à ineficiência administrativa e à ausência de planejamento profissional". Atualmente, apenas 40 veículos estão em condições de circular - a outra metade está quebrada ou suspensa pelo valor das multas de trânsito.

Desde a última greve dos cooperados, 80 ônibus extras de outras operadoras foram disponibilizados pela DFTrans e continuam atuando nas linhas principais da cooperativa. A PRDF tem um prazo médio de dez a quinze dias úteis para analisar o processo. Se aprovado, o texto retorna para a Setrans e é encaminhado judicialmente.

No fim de abril, a Setrans encaminhou ao Tribunal de Contas do Distrito Federal documentação referente à compra de 1200 ônibus novos, por meio de licitação. O edital deve ser publicado ainda no mês de maio, mas a assessoria preferiu não definir prazos para o término do processo, nem as linhas que receberão os novos veículos.

Situação complicada
A última greve dos funcionários da Coopatram durou 27 dias, e terminou no dia 7 de abril. Um acordo inicial previa o pagamento dos salários atrasados em parcelas semanais. Mas na última terça-feira (10/5), uma paralisação de duas horas dos cooperados alterou o regime de pagamento, agora efetuado diariamente.

Após a renegociação do acordo, o vice-presidente Cléber Vieira estimou que a Coopatram levará cerca de dois meses para sanar os principais problemas. Os 14 ônibus com defeito devem voltar da oficina na próxima semana. A cooperativa tenta ainda um parcelamento das multas de trânsito junto ao Departamento de Trânsito (Detran) - o valor total supera os R$ 35 mil.



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No Rio, ''Integração com trem cheio'' Bilhete Único beneficiará ao menos 26 mil passageiros e atrairá mais usuários para os trilhos

A integração do Bilhete Único Carioca (BUC) com trens, prevista para começar neste domingo, deverá beneficiar 26 mil passageiros do sistema ferroviário e ainda atrair novos usuários para os ramais administrados pela concessionária. A Prefeitura do Rio estima que o número de pessoas que já fazem conexão com ônibus, usando cartões da SuperVia, pule de 14 mil para 40 mil com o BUC.

A expectativa de migração de mais usuários para os trens, apontada pelo Município e pela Fetranspor, não foi comentada ontem pela direção da SuperVia.

No domingo, os passageiros deverão ativar o benefício usando o cartão primeiro no trem e depois numa viagem de ônibus municipal sem ar-condicionado, num período máximo de até duas horas.

“Depois da ativação no trem, na primeira viagem, a ordem dos transportes não importa. Pegando ônibus ou trem primeiro, a pessoa vai pagar R$ 3,70 por uma integração dentro do prazo”, explicou o diretor de Comunicação e Marketing da Fetranspor, Edmundo Fornasari. Hoje, somadas, as passagens de trem e ônibus custam R$ 5,30.

A partir de domingo, o benefício estará acessível automaticamente a todos os 300 mil usuários do BUC. As 800 linhas municipais de ônibus e todas as estações da SuperVia já estarão aptas a operar o sistema integrado. A economia de quem usar o cartão nos cinco dias da semana pode chegar a R$ 844,80 ao ano.

“Para mim será ótimo, pois tenho muitos pacientes na Zona Sul e no subúrbio. Pego 7 conduções diárias”, diz a fisioterapeuta Patrícia Gonçalves dos Santos, 40 anos, moradora de São Cristóvão, que gasta em torno de R$ 18 com passagens por dia.

Serviço

COMO COMPRAR
O Bilhete Único Carioca pode ser adquirido de duas formas: 1 — Pré-carregado, com R$ 55. Este cartão fica desabilitado até que seja vinculado ao CPF do usuário. Feito isso, está pronto para ser usado em 48 horas. Disponível nas Lojas RioCard, nas agências credenciadas do Itaú e postos de cadastramento. 2 — Bilhete pós-carregado, com valor mínimo de R$ 5. Esse tipo só é encontrado no site www.cartaoriocard.com.br

RECARGA
Os dois tipos de cartão podem ser recarregados pela rede RioCard, com recarga mínima de R$ 10 e máxima de R$ 300. A recarga é feita nas lojas RioCard, no site e bancas de jornal credenciadas. O valor é gravado no cartão, mas a recarga é efetivada no toque do validador do ônibus ou trem.

LOJAS
Shopping Bangu. Rua Fonseca, 240, 2° piso. Segunda a sexta, de 8h às 18h, e sábado, de 9h às 13h;
Barra da Tijuca (Terminal Alvorada). Segunda a sexta, de 9h às 19h;
Central do Brasil. Segunda a sexta, de 9h às 19h;
Centro. Rua da Assembleia, 10, subsolo, loja C. Segunda a sexta, 8h às 18h;
Ilha do Governador. Rua Orcada, 435. Segunda a sexta, de 9h às 18h;
Madureira. Praça Armando Cruz, s/nº. Segunda a sexta, de 8h às 18h.

TELEFONE
Mais informações pelo número 2127-4000.

Cartão trará economia de tempo e dinheiro

Além de pesar menos no bolso, a nova integração ônibus-trem poderá encurtar itinerários, lembra o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão. Atualmente, os clientes da SuperVia fazem a integração com ônibus, usando o sistema da empresa, em estações específicas. Com o BUC, basta descer em qualquer estação para usá-lo num coletivo dentro de 2h.

A fisioterapeuta Patrícia Gonçalves espera economizar quase R$ 8 por dia. Ontem ela esteve na Central do Brasil para comprar um BUC, mas o posto já tinha fechado (veja acima onde e como adquirir o cartão). “Estou usando o cartão de uma amiga e dinheiro para pagar as passagens”, contou ela.

Com a integração, as empresas de ônibus terão que arcar com a perda de R$ 1,60 em cada passagem, já que dos R$ 3,70 a Supervia ficará com o valor integral da sua tarifa (R$ 2,80) e os empresários do setor rodoviário embolsarão R$ 0,90. Ano passado, a prefeitura abriu mão da arrecadação de R$ 33 milhões de ISS (Imposto Sobre Serviços) dos ônibus. “O contrato está baseado num equilíbrio econômico-financeiro. Se isso deixar de acontecer, sentaremos para conversar com a prefeitura”, avisou Fornasari.



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No Rio, Terminais de ônibus serão privatizados

O governador Sérgio Cabral autorizou a abertura de concorrência pública dos serviços de operação, administração, manutenção, conservação, reforma, reconstrução e exploração comercial dos Terminais Rodoviários da Região Metropolitana do Rio. A ação será promivida pela Secretaria de Transportes e pela Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais (Coderte).

Constam do programa de concessão à iniciativa privada os terminais Américo Fontenelle e Menezes Cortes – ambos no Centro – além das unidades de Nilópolis e Nova Iguaçu, na baixada Fluminense.

Segundo o diretor-presidente da Coderte, Ronaldo Francisco, a medida é uma vitória para a toda população fluminense. A concessão possibilitará uma melhora significativa na prestação de serviço aos usuários de transportes coletivos.

"A medida acontece em um momento histórico, pois, por ocasião da Copa do Mundo e das Olimpíadas, a Coderte poderá recepcionar o público em seus novos terminais rodoviários, que adotarão o modelo implantado pela companhia há pouco mais de um ano no Terminal Rodoviário Novo Rio", disse.

O decreto foi publicado na última terça-feira. A assinatura do contrato acontece nos próximos 180 dias. A revitalização dos terminais é prevista para 2013.


Fonte: O Dia Online

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Grande Recife lança a campanha “Curta Seu Som Legal. Use Fone de Ouvido”

O Grande Recife Consórcio de Transporte inicia, hoje, uma campanha educativa/publicitária destinada à conscientização dos usuários que utilizam equipamentos de som (MP3, MP4, Ipod, celulares, mini-rádios, etc) nos coletivos e equipamentos do Sistema de Transporte Público de Passageiros. A campanha “Curta Seu Som Legal. Use Fone de Ouvido”, estimula o uso de fones de ouvido como forma de evitar que o som propagado pelos equipamentos incomode os demais usuários.

O visual da peças é leve, colorido e interativo. A ação contará com três frentes: a divulgação das peças publicitárias (cartazes, Inbus e lonas nos abrigos de ônibus); a divulgação e integração nas mídias sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Blogs e site) e através da mídia espontânea.

A campanha foi desenvolvida a partir da observação feita pelas equipes de Fiscalização, Atendimento ao Cliente, Ouvidoria e Comunicação do Grande Recife sobre o descontentamento de parte dos usuários com a emissão de ruídos provocadas por usuários de aparelhos emissores de som.

A ação – que foi lançada na manhã de hoje, teve boa repercussão entre os usuários das redes sociais. Outro foco da campanha é direcionado aos operadores (motoristas e cobradores) que operam os sistemas de som instalados nos próprios coletivos da frota operante no STPP/ RMR.

Para que os veículos dotados de equipamentos de sonorização interna (rádio AM/FM, tocadores de CD ou fita cassete) não reproduzam músicas de conteúdo vulgar, ofensivo ou que incitem violência, ou extrapolem os limites do volume para a reprodução de som, o Consórcio está reforçando a fiscalização para que as operadoras cumpram o descrito na Portaria Nº 159/2010, que prevê multas que podem chegar até R$ 685,66.

Na avaliação do presidente do Grande Recife, Manoel Marinho, a campanha é importante para promover o debate e estimular a consciência coletiva. ”Respeitar o direito do outro é uma premissa básica para quem quer ter o seu direito preservado. Ouvir sua música, seu noticiário ou qualquer outra programação seja no MP3, Mp4, Ipod ou celular é importante para manter-se informado ou mesmo relaxar. Mas isso não significa que sua ação tenha que incomodar outras pessoas. Usar o fone de ouvido é uma medida simples, mas que faz a diferença para evitar transtornos.”, destacou.

Informações: GRCT

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São Paulo: Metrô confirma transferência de estação de Higienópolis para o Pacaembu

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) confirmou nesta quarta-feira a mudança do local que abrigaria uma das estações no bairro de Higienópolis, da linha 6-laranja, que liga a zona norte ao centro da capital paulista. A linha tem previsão de ficar pronta em 2017.

De acordo com o Metrô, a decisão da mudança do endereço partiu do secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, após analisar projetos da linha. Para o secretário, a estação, que seria construída na esquina da Avenida Angélica com a Rua Sergipe, onde hoje está localizado um supermercado, estaria apenas a 610 metros da futura Estação Higienópolis-Mackenzie e a 1.500 metros da futura Estação PUC-Cardoso de Almeida.

Segundo o Metrô, o projeto da localização da futura Estação Angélica está sendo reavaliado visando ao melhor equilíbrio da linha e para atender usuários moradores das áreas da região do Pacaembu, bairro vizinho a Higienópolis.

De acordo com nota divulgada pela empresa, "a área técnica do Metrô estuda melhor localização de uma nova estação que atenda à Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Avenida Higienópolis e Praça Vilaboim, assim como o Estádio do Pacaembu. A definição da nova localização depende da conclusão de estudos geotécnicos e do melhor posicionamento para implantação da obra, de forma a causar o menor impacto na região".

A licitação para as obras de construção da Linha 6-laranja deve ser feita em 2013, com a conclusão das obras da linha para 2017. A linha 6-Laranja vai ter 13,5 quilômetros de extensão e previsão de 15 estações, ligando a zona norte ao centro, da Estação Brasilândia até a Estação São Joaquim, passando por bairros como Liberdade, Bela Vista, Higienópolis, Perdizes, Pompeia, Freguesia do Ó e Vila Brasilândia.

A Linha 6-laranja também fará integração com a linha azul, na estação São Joaquim, e com a linha 4, na estação Higienólopis/Mackenzie.


Fonte: Agência Estado

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Transalvador combate transporte ilegal em São Cristóvão

Uma operação de combate ao transporte ilegal no bairro de São Cristóvão, na zona norte de Salvador. Agentes de trânsito e fiscalização realizam a ação que busca apreender veículos clandestinos e organizar o tráfego de coletivos no ponto de ônibus de São Cristóvão, sentido aeroporto.
De acordo com o superintendente da Transalvador, Alberto Gordilho, a ação busca organizar a situação no bairro. “Naquele ponto, param ônibus, micro-ônibus do transporte complementar, mototáxis e algumas vans. Estamos disciplinando a situação e ordenando o trânsito na região, que acaba sendo muito prejudicado”, disse.
Além da ação de fiscalização e apreensão de vans que fazem o transporte clandestino, outra ação em paralelo deve acontecer ainda hoje. “Vamos remanejar o ponto de ônibus do transporte complementar para desafogar o trânsito. É uma ação do setor de transporte, mas que também influencia no trânsito”, explicou Gordilho.
Conforme a Transalvador, o risco de acidentes em veículos clandestinos é maior, já que não há seguro nem fiscalização regular que aponte problemas nos veículos. Para identificar os veículos que fazem transporte ilegal, os passageiros podem observar o sistema de cobrança de passagens, além da plotagem. A Transalvador informa que todos os veículos legalizados possuem plotagem e identificação oficial.
A ação deveria ser uma força-tarefa entre a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), juntamente com a Polícia Militar (PM) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba). No entanto, segundo informações de agentes da Transalvador, a PM e a Agerba não compareceram ao local.

Fonte: A Tarde Online

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