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Volvo apresenta os primeiros lotes dos 383 ônibus para Curitiba e região metropolitana
quarta-feira, 30 de março de 2011
A Volvo apresentou o primeiro lote de 53 ônibus da marca de um total de 383 chassis que a empresa está fornecendo para o sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba e cidades da região metropolitana.
Os veículos são dos modelos B340M biarticulado, B340M articulado e B290R, todos produzidos na fábrica da Volvo localizada em Curitiba, sede sul-americana da marca. “É uma das maiores vendas já realizadas pela Volvo para a capital paranaense, dona de um dos maiores, mais eficientes e mais avançados sistemas de transporte coletivo organizado da América Latina”, declara Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Os ônibus foram adquiridos pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro, grupos que congregam 11 empresas de transporte coletivo urbano na RIT (Rede Integrada de Transporte) de Curitiba e região metropolitana.
As entregas se prolongam no primeiro semestre deste ano. “Essa venda reafirma a posição da Volvo como o mais importante parceiro dos operadores de transporte de Curitiba, principalmente em função da grande capacidade de transporte e a eficiência dos chassis da marca no BRT da capital”, afirma Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. BRT (Bus Rapid Transit) é a sigla em inglês para sistemas organizados de transporte coletivo urbano.
Segundo ele, os chassis adquiridos pelos operadores da RIT destacam as tradicionais vantagens competitivas dos chassis da Volvo, como alta tecnologia, baixo custo por passageiro transportado e menor consumo de combustível. Freio a disco, controle de tração, ABS e suspensão eletrônica são alguns dos itens integrados aos ônibus da marca.
Os ônibus B340M biarticulados terão a cor azul e serão chamados “Ligeirões”, pois vão parar apenas nos terminais de ônibus, tornando as viagens muito mais rápidas. Sensores garantirão ao Ligeirão prioridade nos semáforos ao longo de toda a chamada Linha Verde, por onde rodarão.
Com o deslocamento algumas mudanças, a Prefeitura conseguiu implantar o sistema Ligeirão, com parada apenas nos terminais. O Ligeirão Boqueirão, por exemplo, fará apenas três paradas.
Mais eficiência
“A opção por adquirir os chassis Volvo reafirma uma visão moderna por parte dos operadores de Curitiba e cidades do entorno. O uso desses veículos representa excelente opção para ampliar o atendimento ao usuário, diminuir o tempo de deslocamento e ainda aumentar o número de passageiros”, observa Marco Portes, representante regional de ônibus da Volvo Bus Latin America. “Veículos com maior capacidade de transporte significam menos ônibus nas ruas e menos emissões de poluentes”, diz.
Informações: Volvo do Brasil
Postado por Meu Transporte às 10:13 0 comentários
Em Goiânia, Passagem de ônibus deve chegar a R$ 2,50
A passagem do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia deve passar para R$ 2,50 a partir do próximo mês. A planilha com o reajuste de 11,11% (em relação ao valor atual de R$ 2,25) já foi feita pelos empresários e o valor estaria abaixo dos custos operacionais – o valor ideal seria R$ 2,68, segundo a mesma planilha.
As empresas já teriam até mesmo a arte dos novos panfletos para serem afixados nos ônibus pronta. O aumento seria menor do que os 12,5% concedidos em 2009, época em que as tarifas foram reajustadas pela última vez – o contrato entre as concessionárias e a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) prevê reajustes anuais, sempre em abril.
O aumento não inclui o valor do bilhete do Eixo Anhanguera, que é controlado pela Metrobus (empresa do governo do Estado). Porém, nos últimos anos, toda vez que as empresas privadas majoraram as passagens, a Metrobus acompanhou. A passagem hoje no Eixo é subsidiada e custa R$ 1,15.
Porém, as partes envolvidas negam o valor do reajuste. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) diz que ainda não iniciou estudo sobre o reajuste da passagem de ônibus, que é feito só pelo órgão. A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), que representa as empresas, diz que só a CMTC realiza o reajuste e não participa de negociações a este respeito. A Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC), que recebe o estudo da CMTC e delibera as modificações, afirma que nada ainda foi discutido.
O contrato ainda garante que o cálculo da tarifa será composto por aumento real de 15% até 2013. No último aumento, 5% seria deste reajuste real. De acordo com o contrato, o reajuste é baseado em alguns índices, como a variação do preço dos combustíveis, indicadores inflacionários, demanda de passageiros, quilometragem, equipamentos dos veículos e outros. Também pelo documento, a deliberação deve acontecer até o último dia de abril.
Segundo informações da CMTC, o reajuste ainda não foi deflagrado na companhia e o estudo ainda não foi iniciado porque outras demandas estariam sendo discutidas com maior importância no momento, como problemas relativos às reformas dos terminais e a finalização do projeto para readequação do veículo leve sobre trilhos (VLT) no eixo leste-oeste.
Fonte: O Hoje
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Postado por Meu Transporte às 10:08 0 comentários
Marcadores: Goiás
Em Maceió, CBTU confirma circulação do VLT para o dia 10 deste mês
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou para o dia 10 de abril o início da operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A direção da companhia estabeleceu que o VLT circulará em horários pré-determinados, até o dia 30 do próximo mês, sem nenhum custo para o usuário. A iniciativa visa criar o ambiente de confiabilidade e de conforto para a população que utiliza diariamente o meio de transporte ferroviário de passageiros.
A partir desta quarta-feira (30), a CBTU inicia os testes e ensaios finais para que o novo meio de transporte entre definitivamente em operação. A primeira viagem está marcada para as 8h30, quando técnicos da CBTU e da empresa Bom Sinal, fabricante do primeiro VLT no Brasil, irão proceder os testes de aceleração e frenagem, além de aferir a estabilidade do equipamento.
Os testes, que acontecem durante mais uma semana (a partir desta quarta-feira), servirão para avaliar a instalação de equipamentos eletrônicos e aferir a eficácia de todos os procedimentos operacionais. Esses procedimentos serão realizados diariamente no trecho compreendido entre as estações Central de Maceió e Utinga, correspondendo a toda área em operação da CBTU e, tão logo seja liberado o trecho, a empresa realizará a viagem experimental.
A Prefeitura de Maceió é parceira no projeto e vem cumprindo todos os prazos acordados para a implantação do VLT. Várias pequenas obras que foram exigidas nas estações ferroviárias foram executadas. A previsão é de que, até dezembro deste ano, todas as oito composições estejam funcionando. Cada uma delas terá três carros, com capacidade para transportar 562 passageiros.
A partir desta quarta-feira (30), a CBTU inicia os testes e ensaios finais para que o novo meio de transporte entre definitivamente em operação. A primeira viagem está marcada para as 8h30, quando técnicos da CBTU e da empresa Bom Sinal, fabricante do primeiro VLT no Brasil, irão proceder os testes de aceleração e frenagem, além de aferir a estabilidade do equipamento.
Os testes, que acontecem durante mais uma semana (a partir desta quarta-feira), servirão para avaliar a instalação de equipamentos eletrônicos e aferir a eficácia de todos os procedimentos operacionais. Esses procedimentos serão realizados diariamente no trecho compreendido entre as estações Central de Maceió e Utinga, correspondendo a toda área em operação da CBTU e, tão logo seja liberado o trecho, a empresa realizará a viagem experimental.
A Prefeitura de Maceió é parceira no projeto e vem cumprindo todos os prazos acordados para a implantação do VLT. Várias pequenas obras que foram exigidas nas estações ferroviárias foram executadas. A previsão é de que, até dezembro deste ano, todas as oito composições estejam funcionando. Cada uma delas terá três carros, com capacidade para transportar 562 passageiros.
Fonte: Gazeta.web
Postado por Meu Transporte às 10:04 0 comentários
Começam a circular na Grande Cuiabá coletivos sem a figura do cobrador
Linhas do transporte público urbano consideradas rápidas e com pouco número de passageiros, especialmente os que pagam com dinheiro, estão funcionando sem a presença do tradicional cobrador de ônibus em Cuiabá e Várzea Grande. A mudança é possível a partir do uso do cartão transporte, mas causa polêmica, pois pode vir a gerar desemprego, conforme prevê o sindicato dos trabalhadores que atuam no transporte coletivo local. E isso também significa o motorista ter que receber a passagem e ainda dar troco, quando necessário.
Na Capital, a experiência já ocorre em seis linhas, entre elas uma expressa, que sai do terminal do CPA III e vai até o Centro, e as alimentadoras que atendem Barreiro Branco, Sucuri e outra que fica na região do Alto da Glória. Já na Cidade Industrial seriam pelo menos oito linhas sem cobrador, conforme o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano, Ledevino da Conceição. Entre elas estão a as alimentadoras da Sadia, Limpo Grande e Bonsucesso. “São linhas curtas e com poucos usuários”.
A grande preocupação do Stett é quanto ao fato da iniciativa gerar desempregos. Por isso, conforme Conceição, em fevereiro passado foi feito um adendo ao acordo coletivo da categoria firmado em 2010. Esse acréscimo busca resguardar a categoria prevendo a estabilidade por um período de 13 meses. “O sindicato está acompanhando essa mudança, que precisa ser feita com cautela para não causar transtornos para os trabalhadores ou para a população”, disse.
Além disso, os profissionais dos carros que deixaram de ter cobradores passaram por cursos de capacitação e foram promovidos. Já os motoristas, que passarão a receber o dinheiro da passagem, vão ganhar comissão que vai de 5% a 10% sob o salário hoje de R$ 1.345.
A figura do cobrador não existe mais em municípios mato-grossenses como Rondonópolis e Sinop e em cidades como Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). “Esta é uma situação que vai acontecer gradativamente e conforme o usuário for adquirindo o cartão transporte. Hoje, ainda há muitos usuários pagantes”, frisou. Como são linhas curtas e rápidas, tanto Ledevino Conceição como o diretor de Transportes de Cuiabá, Gabriel Muller, afirmam que a iniciativa não tem gerado transtornos para os motoristas, que além de responsáveis pela condução correta do veículo, também terão que ficar ligados nas pessoas que passam pela catraca.
Conforme Muller, na linha expressa do CPA III/Centro o motorista não cobra, já que os passageiros pagam antes para entrar no terminal e ônibus só para o desembarque das pessoas. Situação semelhante ocorre nas demais linhas. “São linhas que não tem muita demanda e com pouco movimento. No caso do CPA, o pessoal embarca no terminal e o motorista não pega mais ninguém”, afiançou. Na Capital, aproximadamente 200 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. A estimativa é que metade (50%) use o cartão.
Na Capital, a experiência já ocorre em seis linhas, entre elas uma expressa, que sai do terminal do CPA III e vai até o Centro, e as alimentadoras que atendem Barreiro Branco, Sucuri e outra que fica na região do Alto da Glória. Já na Cidade Industrial seriam pelo menos oito linhas sem cobrador, conforme o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano, Ledevino da Conceição. Entre elas estão a as alimentadoras da Sadia, Limpo Grande e Bonsucesso. “São linhas curtas e com poucos usuários”.
A grande preocupação do Stett é quanto ao fato da iniciativa gerar desempregos. Por isso, conforme Conceição, em fevereiro passado foi feito um adendo ao acordo coletivo da categoria firmado em 2010. Esse acréscimo busca resguardar a categoria prevendo a estabilidade por um período de 13 meses. “O sindicato está acompanhando essa mudança, que precisa ser feita com cautela para não causar transtornos para os trabalhadores ou para a população”, disse.
Além disso, os profissionais dos carros que deixaram de ter cobradores passaram por cursos de capacitação e foram promovidos. Já os motoristas, que passarão a receber o dinheiro da passagem, vão ganhar comissão que vai de 5% a 10% sob o salário hoje de R$ 1.345.
A figura do cobrador não existe mais em municípios mato-grossenses como Rondonópolis e Sinop e em cidades como Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). “Esta é uma situação que vai acontecer gradativamente e conforme o usuário for adquirindo o cartão transporte. Hoje, ainda há muitos usuários pagantes”, frisou. Como são linhas curtas e rápidas, tanto Ledevino Conceição como o diretor de Transportes de Cuiabá, Gabriel Muller, afirmam que a iniciativa não tem gerado transtornos para os motoristas, que além de responsáveis pela condução correta do veículo, também terão que ficar ligados nas pessoas que passam pela catraca.
Conforme Muller, na linha expressa do CPA III/Centro o motorista não cobra, já que os passageiros pagam antes para entrar no terminal e ônibus só para o desembarque das pessoas. Situação semelhante ocorre nas demais linhas. “São linhas que não tem muita demanda e com pouco movimento. No caso do CPA, o pessoal embarca no terminal e o motorista não pega mais ninguém”, afiançou. Na Capital, aproximadamente 200 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. A estimativa é que metade (50%) use o cartão.
Fonte:
Diário de Cuiabá
Postado por Meu Transporte às 10:04 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Metrô do Cariri está entre os três finalistas do Prêmio GreenBest 2011
Após uma intensa votação pela Internet, o Metrô do Cariri alcançou a marca de ficar entre os três finalistas Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. A votação é feita por júri popular e por um júri de especialistas. Pelo júri popular, a votação é online através do site www.greenbest.com.br.
Na primeira etapa da eleição, eram dez finalistas. Após a apuração, além do Metrô do Cariri, seguem na disputa dois projetos do ônibus movidos a hidrogênio, um do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).
A segunda fase da eleição começou nesta terça-feira, 29, e segue até o dia 4 de maio. O vencedor da disputa será conhecido no dia 17 de maio e receberá o troféu GreenBest e diploma. O prêmio possui outras 15 categorias, cujos vencedores passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área de sustentabilidade, tornando-se ainda mais referências nacionais em relação a este importante tema.
O Prêmio GreenBest 2011 será um reconhecimento ao projeto do Governo do Estado do Ceará que requalificou o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. O VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. É operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.
Fonte: Governo do Ceará
Postado por Meu Transporte às 10:04 0 comentários
Manaus: SMTU sugere tarifa do transporte coletivo em R$ 2,75
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) confirmou, nesta terça-feira (29), a sugestão da tarifa de R$ 2,75 para ônibus. O valor é R$ 0,05 menor que o apresentado como ideal pelo Fórum de Debates e Estudos Técnicos sobre Valor da Tarifa do Transporte coletivo na capital, há cerca de duas semanas atrás.
O valor proposto pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, ainda não foi recebido oficialmente pela Prefeitura de Manaus. Antes de entrar em vigor, o reajuste ainda deverá ser aprovado pelo prefeito Amazonino Mendes.
A tarifa deve ser confirmada até junho, quando a nova frota de coletivos começará a circular. O valor, segundo proposto no Fórum, deverá custear a quilometragem dos ônibus, quantidade de passageiros, manutenção dos veículos, fora outros dos requisitos usados no estudo.
No estudo que teria embasado o aumento, ficou definido a tarifa de ônibus a R$2,71 com o acréscimo do custo da manutenção dos ônibus e o plano de saúde dos funcionários o valor técnico definido no fórum foi de R$2,80.
O valor proposto pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, ainda não foi recebido oficialmente pela Prefeitura de Manaus. Antes de entrar em vigor, o reajuste ainda deverá ser aprovado pelo prefeito Amazonino Mendes.
A tarifa deve ser confirmada até junho, quando a nova frota de coletivos começará a circular. O valor, segundo proposto no Fórum, deverá custear a quilometragem dos ônibus, quantidade de passageiros, manutenção dos veículos, fora outros dos requisitos usados no estudo.
No estudo que teria embasado o aumento, ficou definido a tarifa de ônibus a R$2,71 com o acréscimo do custo da manutenção dos ônibus e o plano de saúde dos funcionários o valor técnico definido no fórum foi de R$2,80.
Fonte: Portal da Amazonia
Postado por Meu Transporte às 10:03 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Corredor de transporte coletivo em Arapiraca beneficia motoristas e pedestres
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), segue realizando mudanças para melhorar o tráfego de automóveis e a circulação de pedestres em Arapiraca.
A pedido do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) foi implantado e já está funcionando o novo sistema de corredor exclusivo para transportes alternativos no centro da cidade.
O corredor funciona na Rua São Francisco, sendo iniciado no cruzamento com a Rua Boa Vista e encerrado na Rua Dom Vital. Com a mudança, os motoristas não poderão percorrer, parar ou estacionar na via situada ao lado direito (corredor). Esta será a primeira fase da implantação, já que a intenção é colocar corredores de transporte coletivo em outros pontos da cidade.
A pedido do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) foi implantado e já está funcionando o novo sistema de corredor exclusivo para transportes alternativos no centro da cidade.
O corredor funciona na Rua São Francisco, sendo iniciado no cruzamento com a Rua Boa Vista e encerrado na Rua Dom Vital. Com a mudança, os motoristas não poderão percorrer, parar ou estacionar na via situada ao lado direito (corredor). Esta será a primeira fase da implantação, já que a intenção é colocar corredores de transporte coletivo em outros pontos da cidade.
O superintendente Severino Lúcio explicou que, mesmo com pouco tempo de funcionamento, o corredor já está melhorando o fluxo do tráfego naquele ponto e provendo reflexos positivos em outros trechos.
Rua XV de Novembro
Outra mudança significativa ocorreu entre as ruas Marechal Deodoro, XV de Novembro e Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade.
O motorista que estiver descendo com o veículo pela Rua Marechal Deodoro, sentido Rua XV de Novembro, agora terá de entrar à direita, pela Rua Geraldo Lira.
A mudança tem como objetivo desobstruir o trânsito na subida da ladeira da Rua Nossa Senhora de Fátima. Com isso, os condutores não serão obrigados a esperar o fluxo de veículos que antes vinham da Rua Marechal Deodoro.
“Temos que colocar mais velocidade no trânsito, atendendo a população de forma em geral, como pedestres e motoristas. Na Rua São Francisco, colocamos agentes da SMTT para fiscalizar diariamente o corredor. Precisamos que todos tenham consciência e nos ajudem a melhorar o trânsito”, disse.
Fonte: Prefeitura de Arapiraca
Postado por Meu Transporte às 10:03 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Metrô de São Paulo vai divulgar avisos em inglês e espanhol
terça-feira, 29 de março de 2011
O Metrô começou a gravar versões em inglês e espanhol dos alertas divulgados nos trens em operação. O serviço será oferecido em todas as estações que já contam com a circulação de composições com mensagens pré-gravadas, a maioria na Linha 2-Verde.
Segundo a companhia, está em fase final a gravação das mensagens mais utilizadas, como a indicação da próxima estação. O Metrô informa que a medida é parte da renovação das placas de sinalização em toda rede.
Hoje, segundo a empresa, a maioria das estações da Linha 1-Azul já possui placas de sinalização em inglês. A meta é levar o modelo de informação bilíngue para todas as linhas.
Segundo a companhia, está em fase final a gravação das mensagens mais utilizadas, como a indicação da próxima estação. O Metrô informa que a medida é parte da renovação das placas de sinalização em toda rede.
Hoje, segundo a empresa, a maioria das estações da Linha 1-Azul já possui placas de sinalização em inglês. A meta é levar o modelo de informação bilíngue para todas as linhas.
Fonte: eBand
Postado por Meu Transporte às 17:24 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
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