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Em Maceió, CBTU confirma circulação do VLT para o dia 10 deste mês

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou para o dia 10 de abril o início da operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A direção da companhia estabeleceu que o VLT circulará em horários pré-determinados, até o dia 30 do próximo mês, sem nenhum custo para o usuário. A iniciativa visa criar o ambiente de confiabilidade e de conforto para a população que utiliza diariamente o meio de transporte ferroviário de passageiros.

A partir desta quarta-feira (30), a CBTU inicia os testes e ensaios finais para que o novo meio de transporte entre definitivamente em operação. A primeira viagem está marcada para as 8h30, quando técnicos da CBTU e da empresa Bom Sinal, fabricante do primeiro VLT no Brasil, irão proceder os testes de aceleração e frenagem, além de aferir a estabilidade do equipamento.

Os testes, que acontecem durante mais uma semana (a partir desta quarta-feira), servirão para avaliar a instalação de equipamentos eletrônicos e aferir a eficácia de todos os procedimentos operacionais. Esses procedimentos serão realizados diariamente no trecho compreendido entre as estações Central de Maceió e Utinga, correspondendo a toda área em operação da CBTU e, tão logo seja liberado o trecho, a empresa realizará a viagem experimental.

A Prefeitura de Maceió é parceira no projeto e vem cumprindo todos os prazos acordados para a implantação do VLT. Várias pequenas obras que foram exigidas nas estações ferroviárias foram executadas. A previsão é de que, até dezembro deste ano, todas as oito composições estejam funcionando. Cada uma delas terá três carros, com capacidade para transportar 562 passageiros.

Fonte: Gazeta.web

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Começam a circular na Grande Cuiabá coletivos sem a figura do cobrador

Linhas do transporte público urbano consideradas rápidas e com pouco número de passageiros, especialmente os que pagam com dinheiro, estão funcionando sem a presença do tradicional cobrador de ônibus em Cuiabá e Várzea Grande. A mudança é possível a partir do uso do cartão transporte, mas causa polêmica, pois pode vir a gerar desemprego, conforme prevê o sindicato dos trabalhadores que atuam no transporte coletivo local. E isso também significa o motorista ter que receber a passagem e ainda dar troco, quando necessário.

Na Capital, a experiência já ocorre em seis linhas, entre elas uma expressa, que sai do terminal do CPA III e vai até o Centro, e as alimentadoras que atendem Barreiro Branco, Sucuri e outra que fica na região do Alto da Glória. Já na Cidade Industrial seriam pelo menos oito linhas sem cobrador, conforme o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano, Ledevino da Conceição. Entre elas estão a as alimentadoras da Sadia, Limpo Grande e Bonsucesso. “São linhas curtas e com poucos usuários”.

A grande preocupação do Stett é quanto ao fato da iniciativa gerar desempregos. Por isso, conforme Conceição, em fevereiro passado foi feito um adendo ao acordo coletivo da categoria firmado em 2010. Esse acréscimo busca resguardar a categoria prevendo a estabilidade por um período de 13 meses. “O sindicato está acompanhando essa mudança, que precisa ser feita com cautela para não causar transtornos para os trabalhadores ou para a população”, disse.

Além disso, os profissionais dos carros que deixaram de ter cobradores passaram por cursos de capacitação e foram promovidos. Já os motoristas, que passarão a receber o dinheiro da passagem, vão ganhar comissão que vai de 5% a 10% sob o salário hoje de R$ 1.345.

A figura do cobrador não existe mais em municípios mato-grossenses como Rondonópolis e Sinop e em cidades como Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). “Esta é uma situação que vai acontecer gradativamente e conforme o usuário for adquirindo o cartão transporte. Hoje, ainda há muitos usuários pagantes”, frisou. Como são linhas curtas e rápidas, tanto Ledevino Conceição como o diretor de Transportes de Cuiabá, Gabriel Muller, afirmam que a iniciativa não tem gerado transtornos para os motoristas, que além de responsáveis pela condução correta do veículo, também terão que ficar ligados nas pessoas que passam pela catraca.

Conforme Muller, na linha expressa do CPA III/Centro o motorista não cobra, já que os passageiros pagam antes para entrar no terminal e ônibus só para o desembarque das pessoas. Situação semelhante ocorre nas demais linhas. “São linhas que não tem muita demanda e com pouco movimento. No caso do CPA, o pessoal embarca no terminal e o motorista não pega mais ninguém”, afiançou. Na Capital, aproximadamente 200 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente. A estimativa é que metade (50%) use o cartão.

Fonte: 




Diário de Cuiabá
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Metrô do Cariri está entre os três finalistas do Prêmio GreenBest 2011

Após uma intensa votação pela Internet, o Metrô do Cariri alcançou a marca de ficar entre os três finalistas Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte. A eleição, promovida pela empresa Greenvana, reconhece empresas, instituições, projetos, produtos e serviços em seus setores que mais se destacaram no consumo ou em iniciativas sustentáveis. A votação é feita por júri popular e por um júri de especialistas. Pelo júri popular, a votação é online através do site www.greenbest.com.br.

Na primeira etapa da eleição, eram dez finalistas. Após a apuração, além do Metrô do Cariri, seguem na disputa dois projetos do ônibus movidos a hidrogênio, um do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP).

A segunda fase da eleição começou nesta terça-feira, 29, e segue até o dia 4 de maio. O vencedor da disputa será conhecido no dia 17 de maio e receberá o troféu GreenBest e diploma. O prêmio possui outras 15 categorias, cujos vencedores passarão a ser reconhecidos como os melhores do país em sua área de sustentabilidade, tornando-se ainda mais referências nacionais em relação a este importante tema.

O Prêmio GreenBest 2011 será um reconhecimento ao projeto do Governo do Estado do Ceará que requalificou o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. O VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2010 e liga Juazeiro do Norte ao Crato ao longo de 13,6 quilômetros. É operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Fonte: Governo do Ceará

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Manaus: SMTU sugere tarifa do transporte coletivo em R$ 2,75

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) confirmou, nesta terça-feira (29), a sugestão da tarifa de R$ 2,75 para ônibus. O valor é R$ 0,05 menor que o apresentado como ideal pelo Fórum de Debates e Estudos Técnicos sobre Valor da Tarifa do Transporte coletivo na capital, há cerca de duas semanas atrás.

O valor proposto pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, ainda não foi recebido oficialmente pela Prefeitura de Manaus. Antes de entrar em vigor, o reajuste ainda deverá ser aprovado pelo prefeito Amazonino Mendes. 

A tarifa deve ser confirmada até junho, quando a nova frota de coletivos começará a circular. O valor, segundo proposto no Fórum, deverá custear a quilometragem dos ônibus, quantidade de passageiros, manutenção dos veículos, fora outros dos requisitos usados no estudo.

No estudo que teria embasado o aumento, ficou definido a tarifa de ônibus a R$2,71 com o acréscimo do custo da manutenção dos ônibus e o plano de saúde dos funcionários o valor técnico definido no fórum foi de R$2,80.



Fonte: Portal da Amazonia

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Corredor de transporte coletivo em Arapiraca beneficia motoristas e pedestres

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), segue realizando mudanças para melhorar o tráfego de automóveis e a circulação de pedestres em Arapiraca.
A pedido do prefeito Luciano Barbosa (PMDB) foi implantado e já está funcionando o novo sistema de corredor exclusivo para transportes alternativos no centro da cidade.
O corredor funciona na Rua São Francisco, sendo iniciado no cruzamento com a Rua Boa Vista e encerrado na Rua Dom Vital. Com a mudança, os motoristas não poderão percorrer, parar ou estacionar na via situada ao lado direito (corredor). Esta será a primeira fase da implantação, já que a intenção é colocar corredores de transporte coletivo em outros pontos da cidade.
O superintendente Severino Lúcio explicou que, mesmo com pouco tempo de funcionamento, o corredor já está melhorando o fluxo do tráfego naquele ponto e provendo reflexos positivos em outros trechos.
Rua XV de Novembro
Outra mudança significativa ocorreu entre as ruas Marechal Deodoro, XV de Novembro e Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade.
O motorista que estiver descendo com o veículo pela Rua Marechal Deodoro, sentido Rua XV de Novembro, agora terá de entrar à direita, pela Rua Geraldo Lira.
A mudança tem como objetivo desobstruir o trânsito na subida da ladeira da Rua Nossa Senhora de Fátima. Com isso, os condutores não serão obrigados a esperar o fluxo de veículos que antes vinham da Rua Marechal Deodoro.
“Temos que colocar mais velocidade no trânsito, atendendo a população de forma em geral, como pedestres e motoristas. Na Rua São Francisco, colocamos agentes da SMTT para fiscalizar diariamente o corredor. Precisamos que todos tenham consciência e nos ajudem a melhorar o trânsito”, disse.

Fonte: Prefeitura de Arapiraca

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Metrô de São Paulo vai divulgar avisos em inglês e espanhol

terça-feira, 29 de março de 2011

O Metrô começou a gravar versões em inglês e espanhol dos alertas divulgados nos trens em operação. O serviço será oferecido em todas as estações que já contam com a circulação de composições com mensagens pré-gravadas, a maioria na Linha 2-Verde.

Segundo a companhia, está em fase final a gravação das mensagens mais utilizadas, como a indicação da próxima estação. O Metrô informa que a medida é parte da renovação das placas de sinalização em toda rede.

Hoje, segundo a empresa, a maioria das estações da Linha 1-Azul já possui placas de sinalização em inglês. A meta é levar o modelo de informação bilíngue para todas as linhas.


Fonte:  eBand

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Transporte coletivo de BH tem reforço de mais 50 ônibus novos

O transporte coletivo de Belo Horizonte ganhou ontem o reforço de 50 novos ônibus. Segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a novidade representa cerca de mil novas viagens por dia. Cerca de 60% das 310 linhas da cidade foram contempladas. O objetivo da empresa é evitar atrasos e superlotação.
A linha de ônibus 9250, que faz o trajeto entre as regiões Leste e Oeste de Belo Horizonte, e é a que recebe mais reclamações dos passageiros, recebeu o reforço de 15 viagens a mais, no sentido Nova Cintra, e oito em direção ao bairro Caetano Furquim.

Fonte: O Tempo
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No Dist. Federal, Linha executiva entre aeroporto e Plano Piloto terá tarifa de R$ 8

A Secretaria de Transportes exibiu ontem os oitos ônibus que vão fazer a linha entre o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek e o centro de Brasília. Os carros são no estilo executivo e têm bagageiro, rampa para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado. O intervalo entre as viagens será de 20 minutos, mas esse tempo que pode ser alterado dependendo de um estudo de viabilidade financeira.

Em Belo Horizonte (MG), onde a advogada Maria José Silva de Andrade mora, o aeroporto fica a uma hora do centro da cidade. Ela nem pensa duas vezes na hora de escolher o meio de transporte para chegar ao aeroporto. “Pego ônibus. Lá tem dois tipos inclusive: tem o executivo, que custa R$ 18, e tem o mais simples, que sai por R$ 13. É muito bom, tomara que se instale aqui”, conta.

Demorou um ano do início do processo de compra dos ônibus executivos do aeroporto até eles estarem prontinhos para circular. O primeiro carro, com imagens dos cartões postais da cidade, chegou no final do ano passado, mas estava em desacordo com a lei por ser todo coberto de adesivos. A TCB mandou suspender a colocação do adesivo nos outros carros, que acabaram chegando no mês passado. De lá para cá, a fábrica ainda teve que colocar equipamentos que estavam faltando.

Agora, a TCB diz que falta pouco para eles começarem a rodar, no fim de abril, mas sem nenhum estudo sobre a rentabilidade da linha. “A readequação de tarifa a gente vai tentar evitar, quem sabe espaçando o horário de atendimento ou até mesmo um perfil de ônibus que atenda melhor”, explica o presidente da empresa, Carlos Alberto Koch.

O trajeto todo vai ser feito em uma 1h20. O ônibus vai sair do aeroporto, passar pelo eixinho Sul, Rodoviária do Plano Piloto, Setor Hoteleiro Norte, Setor Hoteleiro Sul e Aeroporto.

Fácil Foi publicado ontem no Diário Oficial o decreto transferindo da empresa Fácil para o DFTrans a gestão da bilhetagem eletrônica. Para o passageiro nada muda. “Num primeiro momento será nomeado um gestor publico e nessa fase transitória até a licitação, trabalharemos com os mesmos contatos pela Fácil para que não haja interrupção”, explica diretor do DFTrans, Antônio Campanella.

E a partir daí outras mudanças vão vir, como bilhete único, monitoramento dos ônibus por GPS e uma câmara de compensação, para equilibrar o caixa das linhas deficitárias. É o que espera os passageiros que vivem tendo problemas.

“Quando você vai recarregar seu cartão eles dizem que está faltando documentação, que não está disponível no momento. Você anda três, quatro, cinco dias e até meses para poder recarregar”, conta a empregada doméstica Josineide Andrade.


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