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Salvador: Trânsito muda na cidade nos dias de festa

quinta-feira, 3 de março de 2011

Os foliões que irão curtir a festa momesca devem ficar atentos às mudanças no trânsito na cidade, que será totalmente modificado durante os sete dias de festa. Além da proibição de tráfego e estacionamento de veículos nos circuitos do Carnaval, determinados pela Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), linhas de ônibus funcionarão em esquema especial. Assim como, serão instalados estacionamentos em vários pontos do circuito. Durante o período carnavalesco, o Elevador Lacerda estará funcionando interruptamente e gratuito. 

Quem for curtir o Carnaval de carro não poderá estacionar em diversos locais, assim como ficará proibido a circulação de veículos em três localidades, nas avenidas Sete de Setembro, no circuito Osmar (Campo Grande), Oceânica e Adhemar de Barros, no circuito Dodô (Barra-Ondina) e no Pelourinho. Quem optar por deixar o carro em casa, poderá contar com 13 pontos de táxis, que estarão circulando cobrando bandeira 2.

As alterações no trânsito começam desde quinta-feira (03) até quarta-feira de cinzas (09). No circuito Barra / Ondina (Dodô) será proibido estacionar a partir da meia- noite  do dia 03, vias: Av. 7 de Setembro (trecho compreendido entre a Rua Raul Drumond e o Largo do Farol da Barra), Largo do Farol da Barra, Av. Oceânica, Rua N (Via Marginal à Av. Oceânica), Av. Adhemar de Barros.
Na Avenida Centenário estará proibido o tráfego de veículos a partir da interseção com a Via Marginal que dá acesso ao Shopping Barra. Sentido único de tráfego nas ruas Professor Lemos de Brito, Morro do Gavazza (trecho compreendido entre a Rua Afonso Celso e a Rua César Zama), em direção à Rua César Zama.
Assim como será proibido o tráfego veículos a partir da meia-noite do dia 03, na Avenida 7 de Setembro, trecho compreendido entre a Rua Raul Drumond e o Largo do Farol da Barra. Ao longo das vias dos circuitos  serão instalados vários estacionamentos com 2.941 vagas. Para estacionar na Orla, por exemplo, o valor será de R$ 5 e R$ 10, em áreas especiais.

Além dos circuitos tradicionais, outras regiões que fazem parte do projeto Carnaval nos Bairros, também sofrerão alterações, como Periperi, Itapuã, Liberdade, Pau da Lima, Tancredo Neves, Cajazeiras X e Plataforma. As pessoas que residem nas áreas interditadas, mediante comprovação de endereço, como contas de água, energia elétrica, telefone, entre outras, terão acesso aos locais.

Caminhos alternativos

Para controlar o acesso de veículos ao longo dos três circuitos, a Transalvador irá implantar 87 barreiras, fixas e móveis, em várias avenidas, como a Ademar de Barros, na Rua Senta A. Pua, Rua Travessa Baependi, Avenida Anita Garibaldi (entrada), várias ruas da Avenida Oceânica e Centenário, entre outras.
Quem for para à Barra, Jardim Apipema, Morro do Gato e Sabino Silva, de carro terá como alternativa as Av. Centenário, via marginal, Rua Augusto Frederico Schmidt, Praça do Jardim Brasil, Rua Maceió, Rua Recife, Rua Marquês de Caravelas, Rua Miguel Bournier, Av. Centenário e Rua Professor Sabino Silva.

Para atender à demanda, a prefeitura montou esquema especial de transporte público. De sábado a terça-feira de Carnaval, as estações Pirajá e Mussurunga vão funcionar de 4h até a 1h da madrugada. As linhas da Estação da Lapa, Campo Grande e Barra irão operar com frota máxima. Assim como as linhas das Estações Pirajá e Mussurunga. A linha especial E107- Estação da Lapa - Barra irá operar durante 24 horas. As linhas de horário que atendem ao CAB serão desativadas.

Durante os sete dias de Carnaval, o Elevador Lacerda terá acesso gratuito. Já os planos inclinados sofrerão alterações, os da Gonçalves e Pilar não estarão funcionando desde a sexta-feira (4) e só retornam na Quarta-feira de Cinzas, dia 9. Já  o da Liberdade-Calçada irá operar das 6h até meia-noite e a partir de sexta-feira, dia 4, terá acesso gratuito.

Fonte: Tribuna da Bahia

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Em Natal, Linhas de ônibus e opcional terão itinerários modificados na sábado

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que devido ao Ensaio Geral que acontece neste sábado (26) na Redinha a Semob vai modificar o itinerário de duas linhas de ônibus e opcional.

Sendo assim, a partir das 14 horas de amanhã, as linhas de ônibus: 13 - Redinha/Petrópolis e 08 - Redinha/Mirassol terão desvio ao chegar e sair do terminal. O acesso ao terminal será pela estrada de barro após a rotatória da Avenida João Medeiros Filho (Ponte N. Navarro).

Já as linhas de opcional: 309 - Redinha/Centro via Alecrim e 310 - Redinha/Mirassol também terão desvio para chegar ao terminal devendo trafegar na Avenida João Medeiros Filho na ida e volta ao terminal.

Fonte: Tribuna do Norte

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Recife: Mudanças de linhas para o carnaval, confira:

O Grande Recife Consórcio de Transportes divulgou, na manhã desta quarta-feira (2), o esquema de carnaval para as 572 linhas que terão seu itinerário modificado. Além disso, 158 linhas serão reforçadas, com um total de 269 veículos extras na Região Metropolitana do Recife (RMR). A divulgação já começou com a distribuição de panfletos e colagem de cartazes em ônibus e locais públicos. Cinco linhas foram criadas para alimentar os pólos de folia, inclusive a Circular do Galo, que irá funcionar no próximo sábado (5).
O Circular do Galo sairá do Terminal do Cais de Santa Rita e atenderá às avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá, das 7h às 18h. A Circular do Frevo sai da estação Recife e passa pelo Recife Antigo e Olinda, de domingo (6) a terça-feira (8), das 9h às 4h do dia seguinte. Até as 23h, haverá integração com o metrô. A passagem custa R$ 2.

A linha Shopping Recife/Olinda sai da parada 2 do estacionamento do shopping. No sábado, o horário vai dos 12h às 5h da manhã seguinte, e de domingo a terça, das 10h às 5h do dia seguinte. A Circular Olinda sai da avenida Tiradentes, próximo ao Terminal de Rio Doce, de sábado a terça, das 8h às 22h30. As tarifas custam R$ 2. A quinta linha é Shopping Tacaruna/Olinda, que sai do estacionamento do shopping e leva os foliões para a praça 12 de Março, de sábado a terça, das 9h às 2h do dia seguinte. A passagem será R$ 1,30.
No total, 50 linhas serão reforçadas por conta do desfile do Galo da Madrugada. Serão 107 ônibus extras na RMR. As modificações afetam cerca de 900 mil pessoas. As mudanças no trânsito já começaram desde a montagem das arquibancadas em fevereiro e irão se intensificar na próxima sexta-feira (4).

Com a interdição da avenida Dantas Barreto e outras ruas próximas, muitas linhas que passam pela avenida Conde da Boa Vista nos dois sentidos (Subúrbio/Centro e Centro/Subúrbio) terão as paradas do retorno desativadas. Para pegar o ônibus com segurança, foram instaladas paradas provisórias identificadas com faixas laterais coloridas. Painéis foram colocados para informar a população da localização das paradas: na própria avenida Dantas Barreto, na praça Maciel Pinheiro (próximo ao posto de carregamento do VEM) e no Parque 13 de Maio, próximo ao hospital do Exército.
O Grande Recife também tem parceria com a Secretaria de Defesa Social, a fim de diminuir a depredação dos ônibus na Região Metropolitana. No fim de semana dos dias 19 e 20 de fevereiro, quando houve a prévia das Virgens de Verdade em Olinda, foram depredados 174 veículos. No último fim de semana (dias 26 e 27 de fevereiro), o número caiu para 25. Estão sendo mapeados os pontos de risco, para que nesses locais o policiamento seja reforçado.

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Fonte: JC Online
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SPTrans informa alteração de itinerários para o Carnaval

quarta-feira, 2 de março de 2011

Em razão dos desfiles de Carnaval, que serão nos dias 04, 05, 06, 07, 08, 11 e 12 de março, e consequente interdição das vias na região do Anhembi, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de duas linhas que trafegam na região durante o evento.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:


278A Penha - CEASA
Ida:
Normal até a Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Pte. Da Casa Verde, Rua Abraão Ribeiro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Pte. Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Ildefonso, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguindo normal.

9717 Jd. Almanara - Santana
Ida:
Av. Dep. Cantídio Sampaio, Rua Henry Charles Potel, prosseguindo normal até a Rua Mangaratu, Rua Antonio Nascimento Moura, Av. Braz Leme, Rua Darzan, Rua Rua Dr. Zuquim, Rua Ezequiel Freire.
Volta: Rua Ezequiel Freire, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulalia, Av. Santos Dumont, Pça. Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Brás Leme, Rua Marambaia, Rua Bernardino Fanganiello, prosseguindo normal até Av. Dep. Cantídio Sampaio.

Fonte: SPTrans

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Curitiba: Linha Verde Sul irá até Fazenda Rio Grande .

As obras de extensão da Linha Verde Sul, entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, devem começar no segundo semestre deste ano. A previsão foi anunciada, nesta segunda-feira, 28, durante reunião do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, com representantes da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres), concessionária OHL e Governo do Estado.

A aprovação do Projeto Executivo e o início das obras dependem do licenciamento ambiental por parte do Ibama, “processo que se encontra em andamento”, adiantou Luciano.

“A obra prevê canaleta exclusiva para ônibus, viadutos, pontes, novas trincheiras. OHL fará obra. E a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) fica com integração do transporte coletivo”, completou o prefeito.


Fonte: Jornale

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ES quer ser incluído PAC da Mobilidade Urbana

O governador Renato Casagrande (PSB) e o Secretário de Transportes e Obras no Espírito Santo, Fábio Damasceno, estiveram nesta terça-feira (01) no Palácio do Planalto e no Ministério das Cidades, para audiências com a ministra do Planejamento Mirian Belchior e o ministro Mario Negromonte. A visita foi para pedir a inclusão do ES no PAC da Mobilidade Urbana, programa do governo que prevê investimentos de R$ 18 bilhões para o transporte público nas 24 maiores cidades brasileiras.

Casagrande apresentou aos dois ministros o projeto para criar corredores exclusivos de ônibus, no valor de R$ 650 milhões, para os quatro maiores municípios do ES: Vitória, Vila Velha e Serra.

"Nós viemos pedir a inclusão do ES no PAC da Mobilidade Urbana, destinado às regiões metropolitanas com m ais de 3 milhões de habitantes e os municípios com mais de 700 mil habitantes. Como nós ficamos fora do PAC, viemos mostrar nosso projeto de corredores exclusivos de ônibus", afirmou o governador.

A proposta prevê o investimento de R$ 88 milhões, por parte do governo estadual, R$ 180 do Governo Federal e o restante financiado pelo BNDES. Casagrande estava acompanhado dos deputados Camilo Cola (PMDB), com quem pegou carona no avião para Brasília, Manato (PDT) e do senador Ricardo Ferraço (PMDB).

O PAC Mobilidade Grandes Cidades foi lançado no último dia 16, pela presidente Dilma Rouseff. Com o lançamento do programa, que faz parte do PAC 2, os prefeitos das 24 maiores cidades brasileiras e os governadores de seus estados terão de apresentar projetos que ampliem a capacidade de locomoção e melhorem a infraestrutura do transporte público coletivo.

O investimento do governo federal será de R$ 6 bilhões diretos da União e de R$ 12 bilhões por meio de financiamento. De acordo com o Planalto, os projetos beneficiarão 39% dos brasileiros que vivem em regiões metropolitanas.

As propostas poderão incluir sistemas de transporte sobre pneus, como corredores de ônibus exclusivos e de Veículos Leves sobre Pneus (VLP/BRT), e também sistemas sobre trilhos, como trens urbanos, metrôs e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

Os 24 municípios do PAC Mobilidade formam três grupos. O primeiro reúne as capitais de regiões metropolitanas com mais de três milhões de habitantes (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador e Curitiba).

O segundo inclui cidades com população entre um e três milhões de habitantes (Manaus, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas e São Luís). O terceiro grupo reúne cidades de 700 mil a um milhão de habitantes. (Maceió, Teresina, Natal, Campo Grande, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Bernardo do Campo).

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Em Cascável, Mudanças no transporte coletivo a partir de março

A partir de 1º de março, algumas linhas do Transporte Coletivo Urbano de Cascavel terão itinerários ou horários alterados.
Estas são as primeiras mudanças previstas para o ano de 2011, visando o melhor atendimento ao usuário do transporte coletivo, tornando o sistema mais ágil, e buscando evitar os atuais e constantes atrasos.
Serão alterados, nesta etapa, o itinerário da linha OESTE – SUL via PARQUE SÃO PAULO, a tabela de horários da linha de ônibus SUL – OESTE via NEVA e será acrescentado 01 veículo na linha 14 DE NOVEMBRO – TERMINAL OESTE alterando também a tabela de horários desta linha.
Além destas alterações, serão acrescentados 02 veículos comuns na linha Eixo / Leste – Oeste nos horários de pico e 01 veículo articulado na Linha Direta / Leste – Oeste, também nos horários de pico, sendo que este veículo será remanejado da linha Sul – Oeste via Carlos Gomes, que receberá 02 veículos comuns em substituição ao articulado.

Confira abaixo o que muda dia 1º de março:
 >> Itinerário da linha de ônibus OESTE – SUL / PARQUE SÃO PAULO: a linha deixará de atender o ponto de ônibus localizado na Rua Rio Grande do Sul, em frente ao Colégio Auxiliadora e os 02 pontos da Av. Carlos Gomes. As tabelas de horários não serão alteradas. Confira o novo itinerário:
Sentido Terminal Sul – Terminal Oeste: TTS / Rua Rio da Paz / Avenida Carlos Gomes / Rua do Comércio / Rua Delfino Dias do Prado / Avenida Carlos Gomes / Avenida Aracy Tanaka Biazetto / Sede Coopavel / Rua João Fernandes dos Santos / Rua Joaquim Távora / Rua Epitácio Pessoa / Rua General Osório / Rua São Paulo / TTO. Sentido Terminal Oeste – Terminal Sul: TTO / Rua Rio Grande do Sul / Rua Souza Naves / Rua Rio de Janeiro / Rua General Osório / Rua Epitácio Pessoa / Rua Joaquim Távora / Rua João Fernandes dos Santos / Sede Coopavel / Avenida Aracy Tanaka Biazetto / Rua Manoel da Nóbrega / Rua Promotor Cézar Salgado / Avenida Carlos Gomes / Rua Rubens Lopes / TTS.
Fonte: CETTRANS

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Goiânia: Pesquisa aponta necessidade de investimentos na infraestrutura da Praça Cívica

Pesquisa realizada entre os dias 8 e 14 de fevereiro, pelo Comitê Técnico de Trânsito e Circulação (CTTC), em parceria com a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), aponta a necessidade de investimentos na infraestrutura pública da Praça Cívica, a fim de torná-la de efetivo uso comum pela população, bem como de  dar maior competitividade e mobilidade ao transporte coletivo da região. “É um dos locais mais estratégicos e importantes para o transporte coletivo porque é abastecido por linhas de todas as regiões da RMTC. Dotá-lo de infraestrutura adequada é contribuir para a qualificação do transporte de toda a Região Metropolitana de Goiânia”, esclarece o diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino.
O relatório final será encaminhado às presidências da AMT e da CMTC, a fim de subsidiar projetos de melhoria da infraestrutura pública em prol do transporte coletivo. Segundo Leomar Avelino, dentre os principais investimentos estariam o remodelamento dos pontos, melhoria da acessibilidade, redefinição de estacionamento, a implantação de via exclusiva para os ônibus com segregação física e a preferência de passagem nos semáforos.
Diariamente, passam pela Praça mais de 20 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo. Os dados apontam, ainda, que o fluxo de passageiros é maior que em terminais como Parque Oeste, Araguaia, Senador Canedo e Trindade. Ao todo, 51 linhas entre veículos convencionais e Citybus trafegam pelo local, que também conta com seis pontos para embarque e desembarque.

O que é o CTTC
Lançado em setembro de 2010, o CTTC é uma instância técnica com o objetivo de debater propostas, desenvolver estudos e pesquisas que colaborem para a melhoria da fluidez do trânsito a favor da melhoria do transporte coletivo na Região Metropolitana. O grupo é formado por 17 técnicos especialistas das iniciativas pública e privada que se reúnem mensalmente.
O Comitê conta, ainda, com um perfil na página de relacionamentos Facebook, o “CTTC-Goiânia”. Nela são disponibilizadas fotos das reuniões, promovidas discussões sobre o assunto trânsito e transporte coletivo e disponibilizados dados de pesquisas realizadas, além de outras ações.


Fonte: RMTC

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