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Mobilidade urbana está condicionada à integração ao metrô, Segundo governador da Bahia

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Metrô de Salvador é um dos mais problemáticos do Brasil
Em seu programa semanal de rádio desta terça-feira (15), o governador Jaques Wagner é enfático ao relacionar os projetos de mobilidade do transporte urbano de Salvador aos investimentos para a Copa do Mundo de Futebol 2014: “a participação do Estado só existirá, condicionada à integração do sistema ônibus, à nova mobilidade urbana e ao metrô - que precisa ser completado, porque nós não podemos ter um metrô incompleto, como até hoje ele está”.
As obras da Arena Fonte Nova também são destacadas pelo governador, bem como a vinda do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na próxima sexta (18), para o lançamento da campanha contra a dengue no estado da Bahia. “Tenho certeza que ele continuará olhando para a saúde pública baiana”. Wagner lembra que a dengue também depende da consciência de cada um para evitar a proliferação do mosquito.
Jaques Wagner visitou o canteiro de obras da Fonte Nova na sexta-feira passada, acompanhado do ministro dos Esportes, Orlando Silva, e está bem otimista com relação ao andamento dos trabalhos. Ele afirma que Salvador terá um estádio moderno, multiuso e que eventualmente abrigará grandes espetáculos, “à altura de abrigar a abertura da Copa do Mundo”.
O governador ressalta o ritmo acelerado dos trabalhos e o nível de qualidade do projeto da Fonte Nova e afirma que tudo está sendo feito como foi planejado. Wagner informa que não só a mão de obra, mas que 70% do material usado no projeto é adquirido na Bahia. “Essa é uma característica do Governo do Estado que tem resultado em recorde de geração de emprego nos últimos quatro anos e espero que continue nos próximos quatro”.
O legado da nova Fonte Nova para Salvador é outro ponto destacado pelo governador, com relação ao sistema de mobilidade urbana. “Você ajuda o povo, que nem sempre vai poder ir à Copa do Mundo, mas que vem todo dia trabalhar, vindo lá de Pirajá, e você dá uma solução mais definitiva para o tráfego”, enfatiza ao comentar a necessidade de integração do novo sistema com o metrô, independente de ser por ônibus ou por trilhos.


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Zona Norte de Caxias pode ter ampliação do número de ônibus

Devido às reclamações dos moradores do Santa Fé e outros bairros da Zona Norte em relação aos problemas com o transporte público, que incluíam atraso e superlotação dos veículos, a Secretaria Municipal de Trânsito está remanejando a grade de horários da linha.
O diretor-executivo de Transportes, Osvaldo Della Giustina, explica que uma reunião foi feita uma reunião com comunidade, onde ficaram acertadas as mudanças nos horários e a inclusão de mais um ônibus para reforço.
Essas alterações vão ter início no dia 25 de fevereiro.
Osvaldo ainda destaca que a Secretaria está avaliando a situação de outras linhas para que sejam beneficiadas com mais horários e ônibus.
As reclamações em relação ao transporte coletivo na Zona Norte começou no início do ano passado, quando foram retirados os terminais de ônibus que existiam no centro da cidade

Fonte: Caxias 930am

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Motoristas ignoram acesso para deficiente em ônibus

Portadores de necessidades especiais afirmam que não conseguem embarcar em ônibus adaptados porque motoristas das empresas de transporte urbano de Ribeirão Preto não estão treinados para manusear as plataformas de embarque desses veículos.
O estudante de Direito Anderson José da Silva, de 34 anos, que é cadeirante há 10, registrou um B.O. (Boletim de Ocorrência) em dezembro do ano passado, quando um motorista disse que "não poderia fazer nada" para embarcá-lo e seguiu com o ônibus.
"Ele [motorista] simplesmente falou para eu me virar, encontrar um outro meio, porque não sabia como baixar o elevador. É um descaso muito grande com a gente. Nós dependemos do transporte público", diz.
Um cadeirante não leva mais que cinco minutos para embarcar no coletivo. "O elevador de embarque é hidráulico. Não saber operar o sistema demonstra a falta de instrução do motorista. Ele, no máximo, irá auxiliar o cadeirante", diz Anderson Silva.
Além da falta de treinamento dos motoristas, os deficientes enfrentam plataformas que não funcionam por questões técnicas.
"Quando isso ocorre, a gente precisa esperar o próximo coletivo. Nem sempre temos garantia que vamos chegar ao compromisso no horário marcado", diz outra cadeirante, que não quis se identificar. Ela sempre embarca na Praça das Bandeiras, no Centro.
O Ministério Público Estadual pretende investigar o caso e apurar as reclamações dos cadeirantes.
As três empresas de transporte coletivo urbano de Ribeirão mantêm, juntas, 85 ônibus adaptados para deficientes, o que representam pouco mais de um quarto da frota de 330 veículos.
O assessor especial da Transurb (Associação das Empresas), Marcelo Rosa, nega que haja falta de treinamento.


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Governo Federal lança hoje PAC para o transporte público urbano e Mobilidade das Grandes Cidades

O governo federal vai lançar amanhã (16) o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade das Grandes Cidades, que reúne um conjunto de ações para melhorar os sistemas de transporte público coletivo nos grandes centros urbanos. O plano pretende apoiar projetos como a implantação de corredores exclusivos de ônibus, do ônibus rápido articulado e do veículo leve sobre trilhos (VLT).

O plano será comandado pelo Ministério das Cidades e prevê investimentos de R$ 18 bilhões em 24 cidades, entre 2011 e 2014. Do total de recursos, R$ 5 bilhões são da União e o restante, de investimentos privados. O lançamento do programa será às 11h, no Palácio do Planalto.

Da Agência Brasil

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Banco Mundial quer expandir Bilhete Único para outras partes do mundo

O Banco Mundial (Bird) demonstrou interesse em difundir em outras partes do mundo o conceito e a tecnologia usados no sistema do Bilhete Único Intermunicipal. O sistema, que completou um ano recentemente, já tem mais de dois milhões de usuários. Segundo a Secretaria de Estado de Transportes, o presidente do Bird no Brasil, Makhtar Diop, que visitou a sede da RioCard acompanhado pelo secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues e pelo presidente da casa, Lélis Teixeira, ficou surpreso com o sistema e disse que o Bilhete Único é um exemplo de integração urbana.
- O Banco Mundial participa da revitalização do sistema de transportes no Rio de forma bastante consistente. Estamos presentes através de financiamentos para a compra de material rodante para os trens urbanos, para o metrô, além de participarmos do estudo de viabilização novo Plano Diretor Transportes Urbanos do Rio. O que estou percebendo é que o Bilhete Único serve como uma ferramenta de fusão entre os diversos modais de transportes do Rio. Além de estar se mostrando um fator de inclusão social respeitável, que tem ampliado as oportunidades de empregos da sociedade. Interessa muito ao Banco Mundial a possibilidade de levar este conceito a outras regiões, e dar chances a outras praças de se desenvolverem economicamente a partir de uma logística de integração de transportes equilibrada - explicou Makhtar Diop.
Ainda de acordo com a secretaria, foi apresentado ao Bird o sistema de computadores responsável pela gestão do benefício. A tecnologia utilizada pela RioCard é a mesma desenvolvida pela IBM para administrar sistemas bancários. Outro ponto citado como diferencial para Makhtar Diop é o fato de, tanto o Governo do Estado, como a Alerj e o Tribunal de Contar do Estado terem acesso em tempo real às mais de 600 mil movimentações diárias feitas com o Bilhete Único entre os 20 municípios da Região Metropolitana.
- Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Bilhete Único hoje proporciona, em média, a cada usuário, a economia de R$2,62 por dia. Algumas pessoas chegam a economizar até R$200 por mês. O Governo está satisfeito com o desempenho do sistema, e muito esperançoso no sentido de que outras sociedades possam se valer de tal benefício, através do incentivo do Banco Mundial - contou o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues.
Após a visita ao RioCard, Makhtar Diop e o secretário embarcaram para o Porto do Açu, onde estão sendo recebidos pelo empresário Eike Batista, que o apresentará o empreendimento, além dos acessos que estão sendo construídos para o local. O Banco Mundial está sinalizando a possibilidade de financiar também um grande estudo logístico para toda a região produtora de petróleo na Região Norte do estado, que será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Estadual de Transportes.

Fonte: O Globo

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SMTU descarta novas fiscalizações contra ônibus sucateados em Manaus

A Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) descarta a realização de novas fiscalizações nas garagens das empresas de transporte coletivo para evitar a circulação de ônibus sucateados em Manaus. O órgão chegou a fazer duas operações nas empresas Vitória Régia e Transamazônica, no ano passado.

O anúncio foi feito um dia após um ônibus da empresa São José do ano de 1999, que faz a linha 678 (Ponta Negra), ser depredado por um grupo de 40 passageiros, na capital. Uma pane mecânica teria paralisado o transporte na Alameda Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste, causando a revolta.

As fiscalizações realizadas pelo SMTU retiraram mais de 80 ônibus de circulação das ruas da cidade. Segundo a assessoria da pasta, as blitze não devem continuar. Atualmente, sete empresas do consórcio Transmanaus exploram o serviço de transporte público.

Os problemas mais comuns encontrados durante as fiscalizações foram pneus carecas, veículos sem amortecedores, vidros quebrados e falta de iluminação interna. Em setembro do ano passado, o prefeito Amazonino Mendes anunciou que, até junho deste ano, mil novos ônibus estariam em circulação.

O SMTU informou que as equipes aproveitaram a redução de passageiros nos ônibus para iniciar as operações no ano passado.  Não há previsão para fiscalizações nas garagens no mês de fevereiro, por ser considerado um período de pico no transporte coletivo.

LicitaçãoO processo de licitação para atuação de novas empresas do transporte público em Manaus está em andamento.  Quatro empresas já estão classificadas para a segunda fase da concorrência. O resultado da segunda etapa será divulgado no próximo dia 25.

Leia também: Manaus tem mais uma empresa aprovada na licitação do transporte

As empresas que exploram o transporte público se vêem ameaçadas com a nova concorrência. Das sete que atuam na capital, somente três participaram do processo licitatório e apenas duas foram aprovadas. A SMTU aguarda a finalização do processo para definir se os empresários continuarão a explorar o serviço em Manaus


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Feira de Santana recebe mais cinco ônibus novos no SIT

Os cinco novos ônibus que compõem o Sistema Integrado de Transporte (SIT) vão circular em Feira de Santana imediatamente pelas principais linhas. Entregues na segunda-feira (14), os veículos vão circular pelo Terminal Central, Cidade Nova, CIS (Centro Industrial do Subaé) e avenida João Durval, trafegando ainda pela área do Boulevard Shopping.  Outros 15 ônibus serão inseridos no SIT ainda neste primeiro semestre.
Estas localidades foram definidas em razão da grande demanda de passageiros, conforme o chefe de tráfego do Sincol, Tarcílio Nascimento. “Como esses locais possuem uma gama maior de passageiros, isso faz escoar mais rápido”, afirma.
Os novos carros são mais longos, têm capacidade para 50 pessoas sentadas e outras 25 em pé, o que atende a população de forma mais dinâmica.  De acordo com o prefeito Tarcízio Pimenta, os novos veículos fazem parte do processo de revitalização do sistema de transporte coletivo juntamente com as empresas responsáveis pelo serviço.
“Ao todo, vamos entregar 71 ônibus novos; já entregamos 51 veículos desde o início do nosso governo. Isso representa mais de 30% da frota renovada”, ressalta. 
Os cinco veículos novos dispõem de câmeras de segurança, GPS, elevadores para portadores de necessidades especiais, iluminação tipo LED, sistema de bilhetagem eletrônica, motor MWM e chassi Volkswagen, além de assentos confortáveis.
Para a lavradora Cleuza dos Santos, os novos ônibus são essenciais ao transportes coletivo da cidade. “A gente estava precisando. Gostei muito dos novos carros”, disse. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, também participou da entrega.

Fonte: Pref. de Feira de Santana

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Corredor de ônibus quase pronto em Copacabana

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

RIO - A cinco dias da inauguração do corredor exclusivo para ônibus, a Avenida Nossa Senhora de Copacabana recebe os últimos retoques. A partir de sábado, a via terá o número de pontos de ônibus reduzido de 26 para 18 e a circulação de carros, vans, caminhões e táxis ficará restrita às duas faixas da esquerda. Com as mudanças, a prefeitura quer preparar o bairro para receber o Bus Rapid System (BRS) e promete reduzir em 25% a frota de ônibus na hora do rush. Moradores, no entanto, estão apreensivos.

Na segunda-feira, as duas faixas azuis que vão delimitar a área por onde só poderão trafegar coletivos já tinham sido pintadas em quase toda a via. Além disso, as últimas câmeras e os radares que vão ajudar na fiscalização foram instalados. Já a nova sinalização dos pontos de ônibus será instalada ao longo da semana.
— A prefeitura disse que haveria redução do número de ônibus, mas não disse em que linhas isso vai acontecer — criticou o presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães.

Moradores vão verificar se houve redução da frota

De acordo a Secretaria municipal de Transportes, as 419 linhas que atualmente circulam ao longo dos três quilômetros da avenida no horário do rush cairão para 320. O consórcio de empresas que opera na região comprometeu-se a atingir a meta de redução de até 25% da frota no horário de pico.

As linhas serão divididas em três grupos, cujos veículos só poderão parar em pontos específicos. Segundo a secretaria, ao longo da Nossa Senhora de Copacabana, cada grupo terá somente seis paradas — onde haverá mapas — e será identificado por adesivos.

Horácio Magalhães disse que, na primeira semana de funcionamento do corredor, os moradores pretendem fazer uma contagem informal, para verificar se houve uma redução da quantidade de ônibus. Em fevereiro do ano passado, eles fizeram uma contagem.

A partir de sábado, somente ônibus poderão circular pelo corredor, formado por duas das quatro faixas de rolamento da Nossa Senhora de Copacabana. Aos táxis só será permitido parar à esquerda. As vans só poderão embarcar e desembarcar passageiros em vias transversais ou paralelas aos corredores. A situação das vans escolares está sendo estudada pela Secretaria de Transportes. Já a carga e descarga não serão permitidas do lado direito da via. Carros poderão trafegar pelo corredor para entrar em garagens e sair delas ou para dobrar na primeira rua à direita.

A fiscalização será feita por 70 agentes da CET-Rio. Além disso, o corredor será monitorado por 23 câmaras. Segundo a secretaria, na primeira semana não haverá multas, mas uma ação educativa.



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