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Em São Paulo, Berrini vai ganhar corredor de ônibus

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O novo corredor vai ter três quilômetros de extensão. A faixa exclusiva terá início na Luís Carlos Berrini (no final da Rua Funchal) e seguirá até o cruzamento da Avenida Roque Petroni Júnior - vai passar por um trecho de poucos metros da Chucri Zaidan. Haverá uma conversão na altura da Roque Petroni para fazer a interligação com o corredor de ônibus intermunicipal Diadema-Brooklin.
Serão investidos cerca de R$ 40 milhões. A estimativa da Secretaria dos Transportes é que pelo menos 33 linhas de ônibus utilizem o futuro corredor - quantidade que percorre atualmente a Berrini - e cerca de 150 mil passageiros serão transportados por dia.
O objetivo da Secretaria dos Transportes é acabar com os "conflitos" e disputa de espaço entre automóveis e ônibus. Atualmente, os veículos de transporte coletivo enfrentam congestionamentos e perdem muito tempo por causa da entrada e saída de carros nas garagens dos edifícios da Berrini. Mesmo com uma faixa de circulação a menos, a avaliação é que o trânsito ficaria mais organizado, melhorando a fluidez para os dois tipos de transporte.
"Um corredor na Berrini vai proporcionar um ordenamento melhor do trânsito, tanto para os ônibus quanto para os carros", diz o engenheiro de Tráfego e mestre em Transportes pela Universidade de São Paulo (Poli-USP) Sérgio Ejzenberg. O especialista avalia que a retirada dos ônibus do lado direito vai melhorar a situação dos automóveis e da própria região, uma vez que as entradas dos prédios não terão mais pontos, com aglomeração de pessoas na frente, e os veículos poderão entrar mais facilmente nas garagens.
Ejzenberg, porém, acredita que a situação vai ser mais positiva para os ônibus, pois a posição das paradas poderão ser mais bem estudadas. "Hoje os pontos de ônibus estão colocados onde há espaço. Não é possível posicioná-los segundo um estudo de demanda. Por isso vai melhorar o desempenho dos ônibus, mas é preciso que o corredor tenha área de ultrapassagem."
Os técnicos da São Paulo Transportes (SPTrans) ainda vão definir se haverá áreas de ultrapassagem. Uma das possibilidades é utilizar parte do canteiro central, que é largo - só não pode ser totalmente usado para esse fim porque há janelas de inspeção de córregos em determinados trechos.
Repercussão. Os motoristas que enfrentam diariamente os congestionamentos na Berrini temem que a situação piore com a perda de uma faixa de tráfego. "Com certeza vai melhorar a organização sem os ônibus do lado direito, o que vai dar uma agilidade maior para as outras duas faixas. Só tem de ver se não é muito carro para só duas faixas", diz o administrador de empresas Fábio Mendes, de 29 anos.
Por sua vez, os passageiros dos ônibus se empolgaram com a faixa exclusiva. "No horário de pico perco uns 40 minutos desde a Juscelino (Avenida Juscelino Kubitschek) até o meu trabalho, na Rua Guararapes. Em grande parte é por causa das filas de ônibus e carros", diz a publicitária Paula Baiadori, de 21 anos.
Rede de coletivos
10
corredores exclusivos de ônibus - nos quais os demais veículos não podem trafegar - existem atualmente na capital paulista
4projetos de novos corredores foram anunciados neste ano: Radial Leste, Estrada de Itapecerica, Casa Verde e Berrini
66quilômetros de novos corredores é a promessa da gestão Gilberto Kassab (DEM) até 2012. Os quatro projetos anunciados até agora somam cerca de 40 km

Fonte: Estadão

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Recife: Obra de duplicação do Viaduto Capitão Temudo não resolve o problema da mobilidade urbana

Segundo publicação na folha de Pernambuco desta semana, a mobilidade urbana terá bons ganhos este ano com a conclusão das obras de duplicação do Viaduto Capitão Temudo. Ele passará a ter quatro faixas de rolamento nos dois sentidos, ampliando sua largura dos atuais 14 me­tros para 28 metros. Isso permitirá uma ampliação do fluxo de veículos no sentido zona sul da cidade, de cerca de 20 mil para 40 mil/veí­cu­los dia, de acordo com es­ti­mativas da CTTU. A ligação do viaduto à ponte João Paulo II também será duplicada. Duas alças irão ligar o viaduto à Rua Imperial, no bairro de São José, o que facilitará o acesso ao centro da cidade e ao bairro de Afogados. Mas será que a ampliação de vias para carros resolve o problema da mobilidade urbana? Em são Paulo pensava-se o mesmo na década de 80 e 90 e o resultado está aí, engarrafamentos que chegam a 200 km por dia, já foi mostrado aqui no Blog Meu Transporte os comentários de especialistas e urbanistas que não adianta investir somente em vias para carros. É preciso se olhar mais para o transporte público que por sinal está esquecido pela atual gestão da prefeitura do recife, a prova disso é que não foi construído nenhum corredor exclusivo para ônibus, ou seja, vias que podem comportar corredores de ônibus como a Mascarenhas de Moraes por exemplo, onde os ônibus levando mais de 70 pessoas, ficam presos nos engarrafamentos disputando espaço com 03 carros transportando 03 pessoas. Infelizmente ainda não se pensou transporte público como em outras cidades do Brasil e a pergunta que fica é, será que o Viaduto Capitão Temudo com está ampliação vai acabar com os engarrafamentos?


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No Dist. Federal, Passe livre vai estar disponível para cerca de 165 mil estudantes

O governador Agnelo Queiroz anunciou hoje (2/2) que o Passe Livre vai estar disponível  para os estudantes do Distrito Federal a partir deste sábado (5).  Cerca de 165 mil pessoas serão beneficiadas, com previsão de 40 mil novos cadastros ou alterações nos registros. A inclusão de novos cadastros pode ser feita em um dos 23 postos de atendimento abertos pelo GDF. Para os estudantes que já estão no sistema e não precisarão atualizar nenhum dado, o atendimento para a renovação do cadastro será realizado a partir deste sábado (5/2), nos cinco postos da Fácil, que funcionarão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h, sábados e domingos. (Veja abaixo a lista de postos.)
A Fácil também abrirá mais oito postos de atendimento em 90 dias, em Ceilândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo 1. Outra novidade é que este ano a previsão de gastos do GDF com o passe estudantil é de R$ 22 milhões, que representa um terço do valor total dos passes livres, enquanto as empresas de transporte público (ônibus e metrô) dividirão o restante. Nos últimos anos, o governo arcava com 100% do custo do transporte estudantil. Mesmo com a mudança, as tarifas de ônibus serão mantidas.
As novas regras para o passe estudantil foram definidas pelo Decreto nº 4.494, de 30 de julho de 2010, dando à gestão anterior cinco meses para se adaptar e garantir o direito dos alunos. Após acordo emergencial com a Fácil, para evitar que os estudantes fossem prejudicados, o GDF repassou hoje R$ 3 milhões para a realização das recargas.
 Os estudantes que entrarem este ano no sistema ou precisarem alterar dados como endereço residencial, endereço da escola ou linha de ônibus, precisarão fazer um pré-cadastro pela internet. Quem não puder acessar em casa deve procurar um dos 23 pontos de atendimento gratuito que o GDF vai disponibilizar: cinco em postos do Na Hora, seis em estações do metrô, 11 em administrações e/ou Regionais de Ensino e um na sede do DFTrans, na Rodoferroviária. Esses postos funcionarão a partir da próxima segunda-feira (7/2), de segunda a sábado, das 8h às 19h, inclusive na hora do almoço, e o atendimento será feito por 48 homens da Central de Inteligência do Exército e outros 48 do Corpo de Bombeiros do DF.
Quem fizer esse pré-cadastro pela internet deve imprimir a ficha cadastral que será gerada e procurar um posto de atendimento com o documento em mãos, porque todos os novos alunos cadastrados ou que tiverem de alterar seus dados precisam apresentar os documentos para finalizar o registro. O DFTrans analisará as informações e fará a validação dos dados. Os novos cartões serão entregues em dez dias. Os alunos que já recebem o benefício poderão efetuar a recarga dos cartões após renovarem seus cadastros.
 A partir da normalização do sistema, as recargas serão feitas automaticamente no início de cada mês. Para isso, os estabelecimentos de ensino encaminharão ao DFTrans mensalmente, via internet, relatórios de frequência estudantil. Essas informações serão encaminhadas à Fácil, responsável pelo Sistema de Bilhetagem Automática, e ao Metrô-DF.
 Os benefícios são limitados a 54 viagens não cumulativas por mês.
 Passo a passo
a) estudantes que já estão no sistema e não precisam alterar seus dados:
- comparecer a um posto da Fácil, a partir de sábado (5/2), às 9h. Esses postos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados e domingos, das 9h às 18h, para renovar o cadastro;
- recarregar o cartão.
b) alterações de cadastro existente ou novo cadastro:
- fazer pré-cadastro pela internet, de casa ou em um dos 23 postos de atendimento do GDF (atendimento de segunda a sábado, das 8h às 19h, a partir de segunda-feira, dia 7) e imprimir o documento gerado;
- levar todos os documentos a um dos 23 postos de atendimento;
 - em dez dias, buscar o cartão recarregado no posto de atendimento.
 Quem tem direito ao benefício?
 O passe livre alcança estudantes de níveis fundamental, médio e superior, inclusive alunos de cursos técnicos e profissionalizantes, reconhecidos pela Secretaria de Educação do DF ou pelo Ministério da Educação e que tenham carga igual ou superior a 200 horas-aula por ano. Os alunos devem morar ou trabalhar a mais de um quilômetro do local onde estudam e podem usar a entrada gratuita nas linhas do serviço básico de transporte coletivo público, como ônibus, micro-ônibus, metrô e veículo leve sobre trilho ou pneus.
Quais documentos devem ser apresentados?
Para os novos cadastros, é preciso comparecer a um posto de atendimento da Fácil, munido de CPF, carteira de identidade (ou certidão de nascimento), comprovante de residência referente a um dos últimos três meses (contas de água, luz, telefone fixo ou contrato de locação), duas fotos 3x4 e declaração do estabelecimento de ensino (com série, turno, endereço, matrícula e dias letivos).
 Pré-cadastro pela internet
O registro online está disponível na página www.facildf.com.br
Postos de atendimento

DFTRANS
SAIN – Setor de Áreas Isoladas Norte, Estação Rodoferroviária, Ala Sul
Tel: 3043-0419 / 3043-0430

ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS
Administração Regional de Brazlândia.
Área Especial 04 Lote 01 – Setor Tradicional - Brazlândia
Tel: 3479-8000

 Administração Regional de Águas Claras
Rua Manacá Lote 02 Bloco 01 - Águas Claras
Tel: 3383-8911

 Administração Regional do Núcleo Bandeirante
 Praça Padre Roque 3 Avenida, projeção 2 
Tel: 3486-9500 / 3486-9553

 Administração Regional do Cruzeiro
 Área Especial H lote 08 – Cruzeiro
Tel: 3462-8313 / 3462-8323

Administração Regional do Guará
Área Especial - CAVE
Tel: 3383-7200

Administração Regional de Sobradinho II
Avenida Central Conj. 16 Lote 03 – Sobradinho
Tel: 3483-3131

UNIDADES DO NA HORA

CEILÂNDIA
QNM 12, via MN 12A, lote 18/20, em frente a Praça do Cidadão
Tel: 3905-4747/7339

GAMA
A.E 01 E/Q 55/56 – Setor Central – Gama
Tel: 3905-1238/1340

RODOVIÁRIA
Subsolo da Estação Rodoviária de Brasília, Plataforma “D” 
Tel: 3905-6722

SOBRADINHO
Quadra Central, Bloco 11, lote 07, Lojas 16 a 24 – Serra Shopping
Tel: 3905-1405

TAGUATINGA
CNB 12 - Lotes 11/12 - 3º andar - Shopping Top Mall
Tel: 3905-4798

ESTAÇÕES DO METRÔ-DF
Estação da Rodoviária do Plano Piloto
Estação Central Ceilândia
Estação Taguatinga Sul
Estação Praça do Relógio
Estação Samambaia
Estação Furnas
Tel. Geral: 3353-7373

DIRETORIAS REGIONAIS DE ENSINO
Diretoria Regional de Ensino do Paranoá
Endereço: Qd. 08 Conj. 2 lote 24 - Paranoá
Telefone / Fax: (61) 3901-7553
Diretoria Regional de Ensino de Planaltina
Endereço: Setor Educacional, Lotes C/D – Planaltina
Telefones: (61) 3901-4465
Diretoria Regional de Ensino do Recanto das Emas
Endereço: Quadra 306 Avenida Monjolo Área Especial nº 01
Telefone: (61) 3901-2372
Diretoria Regional de Ensino de Santa Maria
Endereço: EQ 215/315, Área Especial – CAIC - Santa Maria Norte
Telefone: (61) 3901-6601
Diretoria Regional de Ensino de São Sebastião
Endereço: Quadra 05 Conj. A - Área Especial Centro - CAIC UNESCO
Telefone: (61) 3901-7712

Fonte: Agência Brasília

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Ipem fiscaliza adaptações de acessibilidade nos ônibus de Manaus

Iniciou na manhã desta quarta-feira (2) a fiscalização dos ônibus que realizam o transporte de passageiros, tanto público quanto particulares, para verificar a adaptação exigida por lei para portadores de necessidades especiais.
Os primeiros ônibus vistoriados pelos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM), foram da garagem da empresa Cidade de Manaus, filiada à TransManaus, consórcio que detém a exploração do transporte coletivo de Manaus. A ideia é visitar todas as garagens até o final do mês de fevereiro.
A ação é uma determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) publicadas nas portarias 168/2008 e 36/2010 que exige dos ônibus fabricados entre janeiro de 1999 e dezembro de 2008, as adaptações adequadas aos passageiros cadeirantes e com necessidades especiais. A ação ocorre simultaneamente em todo o Brasil durante esta semana.
Desde a primeira publicação da portaria, as empresas de transporte de passageiros tiveram dois anos para adaptarem seus veículos com assentos e entradas maiores, entrada lateral com elevador (para cadeirantes), distância maior entre os assentos, além de pisos e corrimão com maior aderência para facilitar na locomoção de quem se utiliza apenas das mãos. Outra exigência é a identificação da frota com os selos do Inmetro e de Cadeirantes.
Apenas no final da semana o Ipem-Am fará um balanço do número de veículos vistoriados e quais ainda precisam adequar-se às exigências. As empresas de ônibus devem ter no mínimo 20% dos carros adaptados às normas do Inmetro para cadeirantes, aquelas que tiverem descumprido as portarias serão notificadas e terão 30 dias para adequar a frota às especificações.
De acordo com o gerente de qualidade do Ipem-Am, Francisco Lima, essa primeira parte da fiscalização será apenas de ‘orientação e educativa’ mas caso sejam encontradas irregularidades, o setor jurídico do Ipem-AM vai analisar as infrações encontradas e sugerir a multa que pode variar de R$ 50 mil reais, e em casos extremos de desrespeito e reincidência, o valor da multa pode chegar até R$ 5 milhões e os ônibus poderão ser retidos nas garagens.
Para os passageiros que desejam fazer denuncias de ônibus sem adaptações ou com os assentos destinados a portadores de necessidades especiais apresentando algum tipo de problema, podem ligar para o número 08000-92-2020, de segunda à sexta no horário comercial.

Fonte: D24 am

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Lei proíbe consumo de bebida álcoolica em ônibus em Aracajú

Está proibido o consumo de bebidas alcóolicas dentro de veículos de transporte coletivo de Aracaju. A proibição está prevista na Lei nº 3.917, de autoria da vereadora Miriam Ribeiro (PSDB), que ocupa a terceira secretaria da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

A propositura foi promulgada pela Mesa Diretora da CMA no dia 21 de junho de 2010. O documento proíbe o consumo de bebidas alcoólicas de qualquer natureza no interior de veículos de transporte coletivo de Aracaju. Para a parlamentar, a medida é uma importante aliada no combate ao vandalismo dentro dos ônibus. "Também estamos zelando pelo bem estar dos usuários do transporte coletivo".
O artigo 2º garante que o desrespeito a Lei implicará em multa de R$ 100 ao infrator a ser aplicada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Além disso, os responsáveis pelo transporte, sejam motoristas, cobradores ou os próprios usuários poderão solicitar o apoio policial para cumprir o que determina a lei.

Fonte: CMAju



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Greve de ônibus na zona leste de São Paulo vai entrar no 3º dia

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sindicalistas que representam cobradores e motoristas de ônibus da viação Himalaia, em greve desde terça-feira (1º), e seus patrões devem participar na tarde de quinta-feira (3) de reunião na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) na cidade de São Paulo para tentar um acordo para pôr fim à paralisação. A informação é da assessoria de imprensa da SPTrans.
A greve de funcionários das garagens 1 e 2 da viação Himalaia afeta ao menos 180 mil usuários de transporte público da zona leste. O encontro também deve contar com a presença de representantes dos ministérios Público e do Trabalho.
Após a reunião, os sindicalistas realizarão uma assembleia com os funcionários e decidirão o futuro da greve, segundo o diretor do Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos), Laercio Cristiano, conhecido como Boca. De acordo com Boca, se não houver acordo, os trabalhadores ameaçam fechar terminais de ônibus da capital paulista, a começar pelo Terminal Parque Dom Pedro, na região central. No entanto, o sindicalista não explicou como o grupo pretende fazer isso.

Os funcionários da Himalaia alegam ter cruzado os braços, porque seriam transferidos para a cooperativa Novo Horizonte sem o recebimento de direitos trabalhistas.

A SPTrans entrou com uma medida cautelar contra a Himalaia no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) nesta terça-feira. De acordo com o órgão responsável pelo transporte de coletivos na capital, enquanto durar a paralisação, os 152 ônibus acionados para a chamada operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) continuarão operando nas 17 linhas afetadas pela greve.

Veja a relação das linhas:
2100/10 Terminal Vila Carrão- Praça da Sé

2290/10 Terminal São Mateus-Terminal Pq. D. Pedro II

3160/10 Terminal Vila Prudente-Terminal Pq. D. Pedro II

324M/10 Terminal São Mateus-Terminal Penha

408A/10 Cardoso de Almeida-Machado de Assis

4112/10 Santa Margarida Maria-Praça da República

4113/10 Gentil de Moura- Praça da República

374T/10 Cidade Tiradentes- Metrô Vergueiro

3070/10 Jardim Limoeiro -Terminal São Mateus

3390/10 Term. São Mateus -Terminal Pq. D. Pedro 2º

3391/10 Term. São Mateus-Terminal Pq. D. Pedro 2º

3391/31 Term. São Mateus-Terminal Pq. D. Pedro 2º

3539/10 Cidade Tiradentes-Terminal Pq. D. Pedro 2º

3539/31 Cidade Tiradentes-Terminal Pq. D. Pedro 2º

3775/10 Jd. Rodolfo Pirani-Metrô Carrão

3414/10 Vila Dalila-Terminal Pq. D .Pedro 2º

3032/10 Terminal Carrão (circular)

Fonte: R7.com

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Transporte público de Guarulhos piora após implantação do Bilhete Único

O novo sistema começou a funcionar no começo de janeiro e permite que, dentro do período de duas horas, os passageiros paguem apenas uma tarifa. Porém os passageiros reclamam que, depois da implantação do Bilhete Único, os ônibus estão mais lotados e demoram muito mais tempo para passar nos pontos.


Fonte: R7.com

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Piora avaliação dos corredores de ônibus em São Paulo

A imagem dos corredores de ônibus na capital paulista piorou entre os anos de 2009 e 2010. O percentual de moradores da região metropolitana de São Paulo que avaliavam de forma ruim o transporte subiu de 21% para 23%, enquanto o índice dos que achavam os corredores excelentes ou bons caiu de 58% para 53%.

A constatação foi feita por uma pesquisa encomendada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e divulgada na manhã desta quarta-feira (2) durante entrevista na sede Setpesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo), na avenida Paulista.

O objetivo do levantamento é mostrar qual é a imagem de cada meio de transporte para a população que o usa. A pesquisa foi feita no mês de novembro com 1.036 pessoas que vivem na capital e 1.034 que moram nas cidades que compõem a região metropolitana. Cada entrevistado deveria ter idade mínima de 16 anos e ter usado ônibus, metrô ou trens ao menos uma vez nos três meses anteriores ao levantamento.

Em relação a corredores específicos como o Expresso Tiradentes e Jabaquara/São Mateus, houve uma pequena queda nas avaliações boas, mas que ficaram dentro da margem de erro da pesquisa que é de dois pontos percentuais. Apesar da variação, os dois meios de transporte têm boa imagem perante mais de 70% dos entrevistados.

Metrô
A pesquisa mostrou também que o metrô continua sendo o meio de transporte com a melhor avaliação. Sendo que a população constatou melhorias em três das quatro linhas analisadas: Azul, Vermelha e Lilás.

Em relação aos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), houve também maior número de avaliações positivas e menor número de posições negativas.

Nesses dois casos, Maria Aparecida Toledo, diretora de pesquisa da Toledo & Associados, empresa que executou o levantamento, admite que a exaustiva propaganda da expansão das linhas durante o ano eleitoral de 2010 podem ter influenciado na avaliação da população.

Ônibus
Já com relação aos ônibus da capital, houve também um grande aumento das avaliações positivas, passado de 50% para 59%. Como neste caso não houve muita propaganda por parte da Prefeitura de São Paulo, o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense, diz que esse resultado pode ser reflexo do aumento do número de passageiros atraídos pelos benefícios do bilhete único e melhora da situação econômica da região.

- Se a pessoa que andava a pé passa a andar de ônibus, ela vai achar o ônibus melhor.

A mesma melhora da imagem ocorreu em relação aos micro-ônibus municipais e também, de maneira geral, com os coletivos metropolitanos.

Lotação
Os entrevistados também foram questionado sobre os aspectos ruins e bons dos meios de transportes, sendo que 46% disseram que a lotação é o maior problema. Já ponto positivo, citado por 45%, foi a rapidez.

A conclusão da pesquisa é de que a população vê os esforços que estão sendo feitos para melhorar os transportes na região metropolitana, mas nota que ainda precisa funcionar melhor, ter mais conforto e disponibilidade.

Fonte: R7.com

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