Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Ipem fiscaliza adaptações de acessibilidade nos ônibus de Manaus

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Iniciou na manhã desta quarta-feira (2) a fiscalização dos ônibus que realizam o transporte de passageiros, tanto público quanto particulares, para verificar a adaptação exigida por lei para portadores de necessidades especiais.
Os primeiros ônibus vistoriados pelos técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM), foram da garagem da empresa Cidade de Manaus, filiada à TransManaus, consórcio que detém a exploração do transporte coletivo de Manaus. A ideia é visitar todas as garagens até o final do mês de fevereiro.
A ação é uma determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) publicadas nas portarias 168/2008 e 36/2010 que exige dos ônibus fabricados entre janeiro de 1999 e dezembro de 2008, as adaptações adequadas aos passageiros cadeirantes e com necessidades especiais. A ação ocorre simultaneamente em todo o Brasil durante esta semana.
Desde a primeira publicação da portaria, as empresas de transporte de passageiros tiveram dois anos para adaptarem seus veículos com assentos e entradas maiores, entrada lateral com elevador (para cadeirantes), distância maior entre os assentos, além de pisos e corrimão com maior aderência para facilitar na locomoção de quem se utiliza apenas das mãos. Outra exigência é a identificação da frota com os selos do Inmetro e de Cadeirantes.
Apenas no final da semana o Ipem-Am fará um balanço do número de veículos vistoriados e quais ainda precisam adequar-se às exigências. As empresas de ônibus devem ter no mínimo 20% dos carros adaptados às normas do Inmetro para cadeirantes, aquelas que tiverem descumprido as portarias serão notificadas e terão 30 dias para adequar a frota às especificações.
De acordo com o gerente de qualidade do Ipem-Am, Francisco Lima, essa primeira parte da fiscalização será apenas de ‘orientação e educativa’ mas caso sejam encontradas irregularidades, o setor jurídico do Ipem-AM vai analisar as infrações encontradas e sugerir a multa que pode variar de R$ 50 mil reais, e em casos extremos de desrespeito e reincidência, o valor da multa pode chegar até R$ 5 milhões e os ônibus poderão ser retidos nas garagens.
Para os passageiros que desejam fazer denuncias de ônibus sem adaptações ou com os assentos destinados a portadores de necessidades especiais apresentando algum tipo de problema, podem ligar para o número 08000-92-2020, de segunda à sexta no horário comercial.

Fonte: D24 am

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960