Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Londrina terá novas ciclovias até o mês de abril

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) anunciou nesta quarta-feira (26) a aquisição de verba para a viabilização de 9 km de ciclovias na cidade. A medida faz parte do Plano Diretor Cicloviário e vai contemplar o centro-sul, em regiões próximas ao Lago Igapó I. O recurso para a execução da obra é de R$ 1.061.000 provenientes do Ministério do Turismo. O prazo de execução é até abril deste ano.
Cristiane Biazzono Dutra, gerente de trânsito do IPPUL, explicou que a obra será licitada em duas etapas. A primeira, que representa 40% do valor total, será para a construção de 3,3 km de ciclovias consideradas em áreas de lazer. "A ideia é trabalhar em cima do nosso maior cartão postal da cidade. Teremos ciclovias entre a barragem e o Zerão, em trechos das avenidas Amintas de Barros e Higienópolis, Almeida Garret e Harry Prochet", conta.
Os outros 60% do recurso são referentes a 6 km ao longo da avenida Saul Elkind. "Essa obra atenderia diretamente os ciclistas trabalhadores". Segundo informações do Ippul, cerca de 6% dos londrinenses vão da casa para o trabalho de bicicleta, outros 25% vão a pé e 38% fazem o percurso de ônibus.
Pesquisa realizada pelo Ippul em 2006 apontou que os entrevistados usam a bicicleta como transporte entre a residência e o trabalho, percorrem distâncias entre 2 e 10 km, em viagens de até meia hora. "Os entrevistadas justificaram dizendo que o meio de transporte é extremamente barato, mais acessível para aquisição e de fácil manutenção, além de não ser poluente e saudável, o que justifica a implantação de novos espaços".
De acordo com a gerente de trânsito, a execução da obra deve ocorrer até abril deste ano. " É um esforço grande trazer recursos para a cidade, já que nem todas são contempladas em programas federais como este. Caso não apareçam interessados novamente vamos perder a verba", contou.
"Estamos fazendo um apelo, pois na última concorrência que foi aberta no ano passado não tivemos a apresentação de nenhuma empresa", lamentou.
Cristiane acredita que os setores da construção civil e pavimentação tenham se preocupado mais com outras obras e aproveitado o momento de aquecimento da atividade, deixando de lado o campo de ampliação da infraestrutura da cidade. "O valor do recurso é considerável, é preciso atrair a atenção das construtoras".


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Terminais da Grande Vitória oferecem ginástica laboral para usuários do Transcol

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os usuários do Sistema Transcol que circulam diariamente pelos terminais de integração da Grande Vitória receberão, até a próxima segunda-feira (31), noções básicas de ginástica laboral para aprender a prevenir doenças relacionadas ao trabalho e, consequentemente, melhorar sua produtividade profissional.
Durante esta semana, profissionais da área da saúde passam pelos 10 terminais do Sistema, abordando os usuários nas filas e fazendo um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção das Doenças Osteomoleculares Relacionadas ao Trabalho (Dort) e esclarecendo sobre técnicas de prevenção.
Os primeiros beneficiados pela iniciativa foram os terminais Laranjeiras e Jacaraípe, em Serra, que nesta terça-feira (25) receberam a visita dos profissionais.
Durante a ação, um professor de Educação Física fornece informações básicas sobre as Dort, passa dicas de postura e ensina aos trabalhadores abordados exercícios práticos que podem ser realizados no dia a dia, a fim de prevenir doenças que baixam a produtividade e podem até afastá-los das atividades laborais, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

Por dia, dois terminais do Sistema Transcol são visitados pela equipe que está desenvolvendo a ação de ginástica preventiva, de acordo com o cronograma a seguir:
- Quarta-feira (26) – terminais Vila Velha (das 9 às 11 horas) e Ibes (das 14 às 16 horas)
- Quinta-feira (27) – terminais Itacibá (das 9 às 11 horas) e Campo Grande (das 14 às 16 horas)
- Sexta-feira (28) – Terminais Carapina (das 9 às 11 horas) e Itaparica (das 16 às 18 horas)
- Segunda-feira (31) – Terminais Jardim América (das 9 às 11 horas) e São Torquato (das 14 às 16 horas)

Fonte: Gov. do Espírito Santo

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IPEM inicia operação especial de acessibilidade em transportes coletivos

Os veículos que fazem o transporte urbano e rodoviário em todo o Brasil serão fiscalizados a partir deste mês pelos órgãos delegados do Inmetro. A fiscalização irá avaliar adaptação de acessibilidade dos veículos.

No Rio Grande do Norte, a operação especial de fiscalização nos transportes coletivos de passageiros será feita pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM/RN), durante essa semana o órgão irá fazer um trabalho de orientação e posteriormente de autuação, o trabalho será feito por fiscais das unidades de Natal e Mossoró. No final do ano, os alternativos, trens urbanos e carros que transportam pessoas em todo o Estado também serão fiscalizados.

As regras de acessibilidade nos veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiro são estabelecidas de acordo com o ano de fabricação do veículo pela Rede Brasileira de Metrologia Legal - RBMLQ (IPEMs)

Para orientar como será feita a fiscalização, o diretor geral do IPEM/RN, Carlson Gomes irá convidar os empresários do transporte coletivo de passageiros na segunda quinzena de fevereiro para explicar como funcionará o trabalho.

Os veículos deverão estar em conformidade com as seguintes portarias do Inmetro:

Portaria n.º 260/07 (Veículos com características urbanas)
Portaria n.º 292/10 (Veículos com características urbanas)
Portaria n.º 168/08 (Veículos com características rodoviárias)
Portaria n.º 290/10 (Veículos com características rodoviárias)

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Em Manaus, Rodoviários estão temerosos com as mudanças no transporte público

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Amazonas anunciou, hoje (26), uma possível paralisação no sistema de transporte coletivo. A greve será pauta de assembleia a ser realizada amanhã (27) às 16 horas, na sede da entidade, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

Segundo o vice-presidente do Sindicato, Élcio Campos, a possível paralisação pode ocorrer caso a Prefeitura não dê garantia da manutenção dos trabalhadores após as mudanças esperadas para o sistema na capital. A nova licitação do transporte coletivo urbano de Manaus, apresentada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), é a maior preocupação da classe.

A categoria acredita que o contrato pode resultar em uma demissão em massa. A licitação, ainda a ser fechada, prevê divisão do sistema de transporte público de Manaus em dez lotes, com no máximo 200 ônibus para cada empresa. O início do processo de licitação, anteriormente previsto para dezembro, foi adiado para o dia 4 de fevereiro.

De acordo com Campos, o Sindicato contatou o SMTU para esclarecer os problemas, mas não obteve resposta do órgão. (MS)

Fonte: Portal Amazonia

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DF: Alunos enfrentam dificuldade para fazer o cadastro do passe livre

A novela que se arrasta desde fevereiro do ano passado envolvendo o nome da Fácil Brasília Transporte Integrado teve novo capítulo ontem. Dessa vez, estudantes que se deslocaram para uma das unidades da empresa a fim de realizar cadastro, recadastro e recarga dos cartões referentes ao passe livre estudantil de 2011 acabaram surpreendidos pela informação de que os serviços não são mais realizados pela Fácil, estando suspensos por tempo indeterminado. Enquanto a situação não se resolve, os mais de 110 mil alunos do Distrito Federal que dependem do benefício estão impedidos de realizar o cadastro para o início do ano letivo de 2011. As aulas nas escolas particulares têm previsão de início em 1º de fevereiro, e as escolas públicas reabrem em 10 de fevereiro.

Segundo representantes da Fácil, a Lei nº 4.494, de julho do ano passado, motivou a paralisação nos atendimentos. Ela impediria a empresa de continuar realizando o trabalho, já que prevê como novo responsável um órgão público determinado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). “A Fácil está pronta para efetivar o cadastro, mas o governo deve falar como operar. Esperamos a alteração ou a regulamentação da lei. A gente já pode fazer o cadastro”, explicou o gerente da empresa, Júlio Antunes.

O Correio esteve na unidade do Setor Comercial Sul na manhã de ontem acompanhando estudantes que tentavam realizar as operações. Muitos deles, sem saber da situação, voltaram para casa com toda a documentação reunida. Alguns reclamaram por não entender a explicação dada pelos atendentes. Gabriela Rodrigues, 21 anos, saiu de Taguatinga para se cadastrar no Plano Piloto. “Eu dependo do passe estudantil e, como minhas aulas estão prestes a começar, resolvi vir logo para tentar conseguir o benefício. Quando cheguei, me disseram que não estavam fazendo”, reclamou. “Disseram que foi o DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal) quem determinou e que não sabem se outro órgão irá responder. Já tivemos tantos problemas com passe estudantil, mas desse tipo é a primeira vez”, completou.

O estudante Rafael Ribeiro Corado, 22 anos, deixou de almoçar para ir até a unidade da Fácil no Setor Comercial Sul. Ele é aluno de uma universidade particular e pretendia realizar o cadastro do passe livre antes do início das aulas. “Eles pedem sete dias úteis para a aprovação do cadastro. Tentei, então, me antecipar. Acontece que me disseram que não podem receber a documentação porque é necessário ser feita nova licitação para que uma nova empresa assuma o serviço”, disse.

A assessoria de imprensa do DFTrans informou que a Fácil tem a licença, delegada pelo próprio órgão, para realizar os serviços. Em nota oficial, divulgou que a empresa responsável pelo passe livre cria dificuldades. “Como ela não quer executar o cadastro, o DFTrans terá uma solução em 48 horas”, informou. Mesmo assim, o órgão procura uma solução jurídica para resolver o problema. “Faremos de tudo para garantir o cadastro do Passe Livre, desse direito que é assegurado pela lei aos estudantes do DF. Estudamos um outro método para atender os beneficiados de forma eficiente, mas antes faremos essa avaliação jurídica para observar se a Fácil pode se desobrigar dessa competência”, explicou o diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella.

Soluções
A médio prazo, uma das maneiras que estão sendo analisadas pelo órgão passa pela transferência de responsabilidade para a prestação do serviço. No caso, o passe estudantil ficaria por conta da Secretaria de Educação do DF, que faz o repasse das informações relativas à frequência dos alunos. Procurada, a pasta confirmou, por meio da assessoria de imprensa, que existe uma proposta da Secretaria de Transportes do DF. “Há uma minuta de portaria que está em discussão. Se vai ficar ou não a cargo da Secretaria de Educação, ainda não sabemos”, afirmou uma assessora de imprensa do órgão.

Segundo Campanella, o GDF pensa também na modificação do atual sistema de passagens estudantis adotado na capital do país. “Não queremos descaracterizar esse benefício. Não vamos ter tempo para inserir uma bilhetagem no âmbito das próprias escolas, como acontece no estado do Rio de Janeiro. Isso significaria implantar um sistema complexo nesses ambientes. É um modelo interessante, que parece razoável. Ele eliminaria uma série de transtornos, como é o caso das filas. Talvez no próximo semestre”, sugeriu o diretor do DFTrans.

Colaborou Juliana Boechat

Atendimento
A Fácil é gestora do programa Passe Livre, que concede crédito a estudantes do Distrito Federal para o transporte público. Há cinco postos da empresa na capital do país: Setor Comercial Sul, Taguatinga, Sobradinho, Gama e Samambaia.

MEMÓRIA
Caos e polêmica

Os estudantes passaram 2010 com dificuldades de recarregar o passe estudantil na empresa Fácil, responsável pelo serviço. Eles deveriam receber o valor referente a 54 viagens antes do início do ano letivo. Porém, na primeira semana de aula, perceberam que não havia carga no cartão. Segundo a Fácil, o Governo do Distrito Federal (GDF) havia depositado apenas R$ 2,5 milhões para sanar as despesas, mas os custos com os jovens matriculados na rede pública de ensino ultrapassavam R$ 5,6 milhões. Em março, o depósito de créditos foi suspenso novamente por saldo insuficiente da empresa. A empresa pediu R$2 milhões a mais à Secretaria de Fazenda do DF para dar conta da demanda. Suspeitando de irregularidades, a Secretaria de Transportes do DF iniciou uma auditoria.

Em abril, o serviço foi novamente suspenso. Segundo a assessoria da empresa, os R$16 milhões previstos para durar o ano todo acabaram em dois meses, devido à grande quantidade de alunos cadastrados no sistema. Ao longo de maio, o caos acabou instalado. Estudantes formaram filas de até três quilômetros de extensão nas agências da Fácil para conseguir o benefício. Muitos jovens ficaram uma semana com o cartão do passe livre vazio. Em junho, o GDF enviou à Câmara Legislativa uma proposta de alteração da Lei do Passe Livre, que restringia o benefício a apenas uma parcela da população. O texto causou polêmica.

Em 9 de junho, o GDF voltou atrás e enviou aos parlamentares novo projeto mantendo o direito do benefício aos alunos de escolas particulares, desde que contassem com renda familiar de até seis salários mínimos. Ou então o governo bancaria a gratuidade no ônibus e no metrô para alunos da rede privada com renda de até quatro mínimos. Os demais teriam desconto de dois terços no valor integral da tarifa. Em 23 de junho de 2010, o projeto foi aprovado pelos deputados distritais com 12 emendas extras e seguiu para sanção do então governador Rogério Rosso. Entre os benefícios, estava a extensão do direito ao passe para alunos de todos os níveis — estágios, pós-graduação e pré-vestibulares —, além da inclusão dos sistemas de metrô e de micro-ônibus. Dezesseis passes extras foram concedidos para serem usados livremente pelos estudantes.


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Prefeitura agiliza sistema operacional no transporte coletivo de Itabuna

A mudança no sistema operacional de cartão eletrônico, que foi implantando neste mês em Itabuna, ainda não é o modelo final idealizado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, mas, no momento, vai contribuir para melhor e agilizar mais o serviço prestado na cidade. A informação é do titular da secretaria, Wesley Melo, ao comentar sobre a troca de equipamentos de bilhetagem em todos os coletivos que circulam na cidade.
O antigo aparelho de bilhetagem eletrônica, segundo relatou o secretário, foi implantado desde 2003 e já estava completamente defasado, apresentando uma série de problemas como bloqueio PI e o não reconhecimento dos cartões eletrônicos pelas máquinas, o que vinha provocando transtornos para os usuários.
A negociação para a substituição do antigo sistema pelo mais moderno foi iniciada em novembro e, por exigência da Secretaria de Transporte, a empresa teve um prazo para providenciar a troca. Wesley declarou que janeiro foi o mês escolhido para a mudança, porque nessa época há um menor fluxo de passageiros na cidade.
A revalidação dos cartões que ainda não passaram pela nova máquina está sendo feita na sede da AETU, localizada na avenida Amélia Amado, durante todo o dia e conta com uma equipe exclusiva de funcionários para atender a essa demenda. O processo de revalidação é simples, rápido e não gasta mais do que um ou dois minutos, segundo o secretário. Ele disse ainda que a partir dessa mudança, será mais fácil implantar o sistema Itabuna Card no transporte coletivo, que é a meta principal da Secretaria Municipal de Transporte.

Fonte: Pref. de Itabuna

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Metrô de Fortaleza entrará em teste em Abril

A partir de abril, os primeiros trens da Linha Sul do Metrô de Fortaleza devem começar os testes dinâmicos. Esta é a segunda fase após os testes estáticos pelos quais já estão passando os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar no sistema. Os trens vão ser testados em movimento num trecho de dois quilômetros entre as estações Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) e Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú).
Nos testes dinâmicos, ainda não haverá o transporte de passageiros. Durante esta fase, serão testados a aceleração dos carros, a frenagem, o circuito da cadeia de tração e outros itens. A previsão é que em outubro, o Metrô inicie a operação assistida, período em que os trens vão circular com passageiros, mas ainda sem cobrança de passagem e em um período de tempo reduzido. Nesta etapa, que tem previsão de durar seis meses, serão feitas as aferições restantes e a adaptação dos passageiros ao novo serviço.
O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, Rômulo Fortes, explica que a operação assistida vai assegurar as condições de confiabilidade necessárias para que o trem comece a operar comercialmente, ou seja, já cobrando tarifa. "Vamos assegurar que o trem que vai entrar em operação é o trem de melhor qualidade para o usuário", diz.
Os dois primeiros TUEs que estão Ceará fazem parte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80 metros, cada. Cada composição é formada por três carros: duas caixas com cabine nas extremidades (o que permite que o trem ande nas duas direções sem precisar fazer retorno) e uma caixa só para passageiro no centro. O valor investido pelo Governo do Estado na compra dos trens foi de R$ 240 milhões.
Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.

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Manaus receberá 1.108 novos ônibus até julho deste ano

A cidade de Manaus terá a frota mais moderna e nova do Brasil até o final deste semestre, com 80% dos ônibus em circulação com idade inferior a dois anos de uso, pelo menos é o que prevê o presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante.
Segundo ele, a nova licitação do sistema de transporte coletivo deve colocar nas ruas da cidade 1.108 carros até julho.
Atualmente, a grande maioria dos veículos utilizados tem mais de sete anos, com exceção dos 250 novos já colocados nas ruas.
A renovação da frota de Manaus em no máximo 120 dias após o anúncio das vencedoras que irão operar no sistema de transporte coletivo da cidade é um dos principais requisitos impostos pela Prefeitura para as 37 empresas que se inscreveram e participam do processo licitatório que começa no dia 4 de fevereiro, com a abertura dos envelopes técnicos e das propostas dos interessados.
“Está nas informações repassadas para os interessados que é condição indiscutível a renovação da frota neste prazo (120 dias) e que qualquer mudança na tarifa só poderá ser discutida depois de cumpridos estes termos”, afirmou Cavalcante.
Caso as futuras concessionárias não cumpram esta, ou qualquer das outras determinações do contrato de serviço, Cavalcante assegurou que a Prefeitura irá agir imediatamente, inclusive com intervenção no lote que apresentar irregularidades.

Fonte: D24 am

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