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Mais confusão no segundo dia de mudanças no transporte coletivo em Foz do Iguaçu

sábado, 15 de janeiro de 2011

O primeiro dia das mudanças no transporte coletivo em Foz foi marcado por muita confusão. O dia que começou tumultuado para os passageiros, não terminou diferente. Na volta pra casa muita gente nem sabia qual ônibus pegar. E o segundo dia também foi complicado. Na cidade inteira, muitos passageiros continuam confusos. Veja as reportagens de Raphael Sibilla e Rossana Bittencourt.

Fonte: Paraná TV
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Felicidade em duas rodas em Nova York: nos últimos quatro anos, cidade ganhou 400 km de ciclovias

Tente cruzar qualquer ponte em direção a Manhattan na hora do rush e vai entender o nó do trânsito na capital do planeta. A prefeitura estima que a população da ilha triplica em um dia de trabalho, com apenas 30% da força de trabalho residindo no seu principal distrito. Dos muitos bairros dos outros quatro distritos - os dois mais populosos localizados na ilha de Long Island (Brooklyn, ao sul, e Queens, ao norte), além do Bronx e de Staten Island - e das cidades-satélites, nos Estados de Nova York, Connecticut, Nova Jersey e Pensilvânia, chegam diariamente quase 4 milhões de pessoas. E pelo menos 25% dos que usam Nova York só para trabalhar dirigem até lá. Por isso a cidade que conta com a malha de transporte urbano mais impressionante do planeta tem investido no transporte alternativo para enfrentar as seis horas diárias de engarrafamento, segundo a instituição equivalente à secretaria municipal de Transportes no Brasil. A cidade só perde para Los Angeles, com suas oito horas diárias de trânsito emperrado, em média.


Fonte: Valor Online
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Faltam abrigos nas paradas de ônibus de Manaus

Às 13h da tarde, o mecânico industrial Cláudio de Jesus, de 25 anos, com a esposa e dois filhos tentam abrigo do sol intenso embaixo de uma árvore na Avenida das Torres, que liga as zonas Norte e Centro-Sul de Manaus. Em toda a extensão da via, nenhum dos pontos de ônibus dispõe de cobertura para os usuários do transporte público.

Quem utiliza uma das linhas de ônibus que passam pela Avenida das Torres é obrigado a procurar sombra embaixo de árvores, telhados de casas e postes de iluminação. “É assim desde que inauguraram a avenida”, afirmou Cláudio, “quando chove a gente tem que voltar pra casa ou esperar na chuva”.

O problema se repete em vários pontos da cidade. Na Avenida Cosme Ferreira, zona Leste da capital, desde que inauguraram o Complexo Viário do Coroado o ponto de ônibus foi deslocado cerca de 100 metros. Sem abrigo, várias pessoas se amontoam embaixo do telhado de um comércio abandonado. “No horário de pico as pessoas ficam em pé no meio da rua. Falta iluminação e ainda ocorrem muitos assaltos”, afirma Dores Castro, de 44 anos.

Em outro ponto da avenida, em frente ao Terminal 5, também na zona Leste, o abrigo existente foi construído por uma empresa de moto táxi que utiliza o local. Além da falta de sinalização, a construção de um viaduto próximo encheu de lama a rua e a calçada, dificultando ainda mais a situação de quem utiliza o ponto de ônibus.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte Urbano (SMTU), foi iniciado esta semana um levantamento em toda a cidade dos locais em que faltam abrigos para os passageiros de ônibus. O órgão afirmou que planeja construir 400 novos abrigos onde for verificada a necessidade, como nos pontos da Avenida das Torres e Cosme Ferreira.

Fonte: Portal Amazonia
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Transporte coletivo terá esquema especial para vestibular da Universidade Federal de Uberlândia

O número de veículos do transporte coletivo de Uberlândia será ampliado no domingo (16), para atender aos candidatos inscritos no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2011-1, que acontecerá também na segunda-feira (17).
“Uberlândia receberá muitos candidatos de outras cidades e em alguns locais teremos um fluxo maior de pessoas. Queremos que esses jovens tenham tranquilidade na hora de ir para os locais de prova e, por isso, vamos colocar no domingo (16) mais quatro ônibus extras no Corredor Estrutural da Avenida João Naves, que atende os campi Santa Mônica e Educação Física. Na segunda-feira (17) não será preciso ampliar o número de veículos”, disse o secretário interino da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves.
Além do transporte coletivo, a Settran vai disponibilizar agentes para organizar o trânsito no início e fim das provas. “Temos alguns pontos em que o congestionamento é muito grande no dia do vestibular. Sempre disponibilizamos os agentes da Settran para dar melhor fluídez ao trânsito”, afirmou Divonei Gonçalves.
Agentes da Settran auxiliarão os condutores próximo aos locais de prova. “Mesmo com os ônibus extras e os agentes nas ruas, os candidatos devem sair de casa com antecedência para evitar contratempos. Neste período de chuvas, o trânsito fica um pouco mais lento e isso deve ser levado em conta”, disse o secretário interino.
Linhas de ônibus
Ônibus que atenderão no corredor João Naves de Ávila:
Campi Santa Mônica e Educação Física
- A105 – Santa Mônica /  Terminal Central – 4 veículos
- T101 – Morumbi / Terminal Central  - 5 veículos
- T103 – Morumbi / Terminal Santa Luzia – 4 veículos
- T131 – Terminal Sta Luzia / Terminal Central – 5 veículos
- T132 - Terminal Sta Luzia / Terminal Central – 5 veículos
Linha especial  S947, saindo do Terminal Central de 5 em 5 minutos até a porta do campus Santa Mônica.

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Blumenau: Corredor de ônibus da Rua 7 de Setembro será inaugurado

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A primeira etapa dos corredores de ônibus, que começa a funcionar pela Rua 7 de Setembro neste domingo, em Blumenau, terá uma equação difícil para resolver: como tornar mais ágil o transporte público se as três ruas principais do Centro comportam apenas 1,85% dos 130.145 carros de Blumenau?
Agora, com uma pista a menos na 7, ficará ainda mais apertado. O resultado desta matemática revela a limitação quando o assunto é mobilidade urbana. Com as faixas exclusivas para o transporte coletivo, a prefeitura pretende agilizar o serviço para atrair a população e, por consequência, reduzir a quantidade de carros nas ruas.
Os corredores serão implantados em seis ruas de Blumenau e, juntos, somam 8.770 metros. Todos eles estarão nas pistas da direita e serão exclusivos para a passagem dos ônibus (exceto em cruzamentos, quando haverá marcação de compartilhamento autorizado).
A faixa terá tachões, pinturas e placas indicando o uso restrito, o que será instalado neste sábado, véspera da inauguração da primeira etapa, na Rua 7 de Setembro. Segundo o diretor de Trânsito da Guarda Municipal, José Carlos de Oliveira, até 21 de fevereiro os agentes orientarão os motoristas no local. Depois disso, quem desrespeitar a sinalização será notificado.

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Em Curitiba, Operação fiscaliza motoristas do transporte coletivo, Acreditem!!!

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizou, na quinta-feira (13), uma operação de fiscalização em veículos do transporte coletivo de Curitiba. Foram abordados 93 motoristas. Os policiais fizeram testes com bafômetros e conferiram a documentação, entre outros itens, para garantir a segurança dos usuários do sistema.
A ação, promovida pela Companhia de Trânsito (Cotamotran) da unidade, se deve aos acidentes ocorridos recentemente, envolvendo ônibus bi-articulados, ligeirinhos e outros veículos. "Foram abordados 93 ônibus, e realizados testes com etilômetro (bafômetro) em condutores nos terminais urbanos, não sendo constatada nenhuma irregularidade com os veículos", afirma o comandante do BPTran, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza.
A vistoria foi realizada na noite de quinta-feira (14), em locais de alta circulação de ônibus, como os terminais do Boqueirão, Santa Cândida, Pinheirinho e Campina do Siqueira. "Foram lavrados três autos de infração contra motoristas dos coletivos por avanços do semáforo", disse Mattos.

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Em BH, Será que o Projeto Corta Caminho prioriza o transporte coletivo?

O Corta Caminho (também conhecido pelo nome de VIURBS - Programa de Vias Prioritárias de Belo Horizonte) é um conjunto de propostas que prevê 148 intervenções viárias que criarão alternativas transversais de trânsito de uma região a outra, descongestionando o hipercentro da capital, resgatando-o para usos mais nobres e eficientes - como o trânsito de pedestres e o transporte coletivo - e reduzindo o perfil radioconcêntrico que caracteriza o sistema viário da cidade. As intervenções propostas foram determinadas pelo Plano Diretor de Belo Horizonte - que tem como um de seus objetivos explícitos a descentralização da cidade e para tanto propõe uma série de diretrizes para fortalecer centros regionais - e baseadas em estudos elaborados por técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte desde 2002.

A abertura de novas vias, o alargamento de outras já existentes, os ajustes viários e a construção de túneis, trincheiras e viadutos, possibilitando ligações transversais independentes da articulação central, se configuram como soluções estruturais para o tráfego, equilibrando a circulação de veículos na cidade, com amplos reflexos na melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Conceitualmente, o Corta Caminho enfatiza o planejamento para médio e longo prazos, com intervenções previstas para um período de cerca de dez anos. Na prática, os seus efeitos começarão antes, pois as prioridades estabelecidas pelo programa serviram de referência para que a Prefeitura de Belo Horizonte fizesse a indicação das obras oferecidas à escolha da população por meio do Orçamento Participativo Digital em 2008.

A otimização do transporte coletivo é um dos destaques do Corta Caminhos. O planejamento viário não pode ficar centrado nos automóveis, mas em todas as formas de deslocamento, inclusive de pedestres. O que está sendo previsto é uma matriz, um modelo viário que permita a inclusão de qualquer nova tecnologia de transporte coletivo. Como exemplo, tomemos a Avenida Antônio Carlos, com quatro pistas exclusivas para esse tipo de transporte, assim como outras intervenções previstas no Corta Caminho.

A priorização do planejamento da cidade de forma organizada e sustentável resgata a concepção da Belo Horizonte dos primeiros anos, planejada pela comissão de Aarão Reis. Nos anos seguintes à inauguração, a cidade viveu períodos de ausência absoluta de preocupação com o futuro, sem nenhuma preocupação com o que viria nos anos subseqüentes. As propostas apresentadas no Corta Caminho, ao mesmo tempo que retomam a importância do planejamento da cidade, não são rígidas. Sua metodologia é dinâmica, propondo acompanhar a evolução da cidade, um organismo urbano que se transforma e evolui.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte/BHTRANS
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DF: Passageiros não conseguem consultar informações sobre linhas de ônibus a mais de 02 meses

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O estagiário Christopher Albino da Silva usa ônibus para ir ao trabalho e à faculdade. São quatro viagens por dia. Para saber os horários de cada linha, ele telefonou para o 156 e pediu informações, mas o serviço está indisponível há dois meses - e sem previsão de quando vai voltar a funcionar.

Outra opção seria conseguir as informações no site do DFTrans, mas o portal está desativado desde outubro. Sem saber as opções de horários, os passageiros acabam esperando mais tempo nas paradas. “Já não basta ter um serviço precário a pessoa ainda tem que ficar de uma a duas horas na parada esperando no fim de semana sem saber dos horários. Como a zebrinha, por exemplo, a gente não sabe os horários e linhas que funcionam. Além de ter que pagar um transporte caro, a gente tem que ficar esperando e aguardando por uma coisa que a gente deveria, no mínimo, saber quais os horários e itinerário pra gente não precisar aguardar porque é muito incômodo”, opina o estudante.

A promessa do novo diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, é melhorar o sistema de comunicação pela internet e por telefone. Outra proposta é que as informações estejam também em todas as paradas de ônibus. “Nós vamos reativar imediatamente, no mais breve prazo possível o portal de informações para que os usuários que têm acesso à internet possam identificar a linha de ônibus que lhe é necessária e o horário. Vamos também providenciar informações precisas nas paradas e terminais de ônibus e buscar uma solução para o problema da comunicação telefônica”, explica.

O diretor do DFTrans também disse que pediu um levantamento do número de paradas que precisam ser construídas e revitalizadas em todo o DF. (Lívia Veiga / Lázaro Aluísio)


Fonte: DFTV
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