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ANTP firma convênios com EMTU e prefeitura paulistana para projetos de transporte sustentável

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Visando implementar acordo firmado em março último com o Banco Mundial – o qual prevê projetos de transporte sustentável, no valor total de US$8,5 milhões, com o objetivo de reduzir emissões de gases de efeito estufa nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba – a ANTP assinou me meados de outubro de 2010 dois convênios bilaterais específicos.

No dia 14 de outubro, foi firmado convênio com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU-SP), ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, considerando uma série de atividades, entre as quais, o gerenciamento do transporte coletivo e um estudo sobre as alternativas energéticas para o transporte urbano já testadas pela empresa pública.

Em 19 de outubro, foi assinado o convênio com a Prefeitura de São Paulo, com atividades que envolvem a participação da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). Uma das atividades diz respeito à primeira pesquisa de origem-destino de cargas urbanas na capital paulista. Uma outra atividade prevista se refere à elaboração de um inventário de emissões de poluentes, estudo que será realizado pela ANTP. A solenidade aconteceu durante evento em que a prefeitura apresentou um novo protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro de 2010 nas ruas da cidade de São Paulo; desenvolvido pela montadora Volvo, esse ônibus conta com um motor diesel e outro elétrico.

O acordo com o Banco Mundial abrange ainda outras organizações do setor, em duas Regiões Metropolitanas, com as quais a ANTP já firmou convênios bilaterais próprios: a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), vinculada à administração municipal da capital mineira, e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), ligado à Prefeitura de Curitiba. Os recursos são provenientes do Fundo GEF (Global Environment Facility) e são entregues pelo Banco Mundial à ANTP que os repassa às organizações conveniadas.

Fonte: ANTP
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Rio de Janeiro: Engarrafamentos impedem uso do Bilhete Único

Pelo terceiro dia consecutivo, o engarrafamento continua dando um drible no Bilhete Único Carioca (BUC). Na manhã desta quarta-feira, mais uma vez os usuários - principalmente os que moram na Zona Oeste - reclamaram do intervalo de duas horas para fazer as duas viagens por R$ 2,40. Alguns, como a governanta Tania Maria da Silva, de 39 anos, fizeram uma apelo para que o prefeito Eduardo Paes aumente esse limite de tempo para três horas ou que estenda o uso do BUC para os trens:
- Eu não ando de ônibus de jeito algum, por isso para mim o bilhete só valeria mesmo se pudesse usá-lo no trem. Mas sei que, para quem vem de ônibus, é impossível chegar ao Centro em duas horas. Ô prefeito, faz uma favor para a população da Zona Oeste e muda essas regras! - disse ela, que mora em Bangu e trabalha em Copacabana.
Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Transportes (SMTR) informou que "não descarta, conforme informou o prefeito, ajustes no tempo de uso do Bilhete Único Carioca (BUC), mas por enquanto manterá as regras atuais". Ainda segundo a SMTR, nessa primeira fase de implantação do BUC, o foco será em avaliar o novo sistema. A Secretaria acredita que gradativamente a população vai assimilar a melhor forma de usar o BUC.

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Cuiabá: Passagens de ônibus serão reajustadas neste domingo

Às zero hora deste domingo (14), entra em vigor o reajuste anual da tarifa do transporte intermunicipal de passageiros entre Cuiabá e Várzea Grande. A tarifa de R$ 2,40, foi reajustada em 9,09% de acordo com levantamento dos custos operacionais feito pela Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT) junto a empresa concessionária.

As prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande também a anunciaram o reajuste do transporte nesta terça-feira (9) e, a partir de agora, o início da cobrança no transporte Intermunicipal (Cuiabá/Várzea Grande) e no transporte coletivo das duas cidades passa a ser realizado na mesma data. Na Capital, a nova tarifa é de R$ 2,50 e os várzea-grandenses vão pagar pelo transporte coletivo na cidade, R$ 2,40. A unificação é o primeiro passo para uma única tarifa nos três sistemas de transporte, até a Copa de 2014. A presidente da Ager-MT, Márcia Vandoni, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, e o superintendente de Trânsito e Transporte de Várzea Grande, Fernando Sé, comunicaram a medida em reunião, na tarde de ontem, na prefeitura de Cuiabá.

Para Márcia Vandoni, o usuário não terá mais dúvidas sobre quando e quanto vai pagar pelo transporte coletivo tendo o reajuste na mesma data. Até então, Cuiabá definia o reajuste anual no mês de abril, o intermunicipal em setembro e Várzea Grande, em agosto. "O usuário não terá mais dúvidas sobre quando começa a pagar o reajuste. Já a empresa concessionária, mantém o equilíbrio econômico financeiro do contrato e tem que garantir a qualidade do serviço", constatou Vandoni.

De acordo com a Ager-MT, o novo valor da tarifa poderia ser menor se fossem computados o número de passagens gratuitas concedidas no sistema de transporte intermunicipal. São 73.796 passageiros que não pagam para utilizar o serviço, em média, por mês. "Na verdade, os usuários pagantes arcam com os custos de quem tem a gratuidade no transporte intermunicipal. Se esses usuários fossem computados a tarifa seria de R$ 2,24", destacou Vandoni.

Entre Cuiabá e Várzea Grande, a média mensal no transporte coletivo é de mais de 1,129 milhão de passageiros. Aprovado em sessão regulatória da Agência, em 21 de julho, este é o terceiro reajuste da tarifa concedido à empresa União Transporte e Turismo Ltda, concessionária do serviço, entre Cuiabá e Várzea Grande, desde dezembro de 2006. O índice solicitado pela União Transporte foi de 15%, mas o percentual estabelecido a partir do levantamento da Coordenadora de Estudos Econômicos (CEE) da Agência de Regulação apontou uma correção menor. Entre os fatores analisados na planilha de custos operacionais estão os insumos (combustível, peças de reposição, frota), número de passageiros e quilômetro rodado, entre outros.

Um dos itens que têm mais peso na composição tarifária, de acordo com o coordenador da CEE, Emerson Almeida, é o número de passageiros. "O sistema de transporte intermunicipal Cuiabá e Várzea Grande registrou uma queda de 17% no número de usuários, entre 2008 e 2009", explicou Almeida. Em 2008, o número de passageiros no sistema de transporte intermunicipal foi de 1.268.371 e em 2009, caiu para 1.055.776.

"Esta redução no número de usuários acontece em todo o país, não só em função da qualidade do serviço, mas principalmente, pela facilidade em adquirir um veículo ou uma moto hoje em dia. Assim, temos um volume menor de pessoas pagando pelo mesmo sistema que acaba não atendo os interesses da população. O governo Federal tem que rever a questão do transporte de massa e adotar medidas para que o sistema seja mais eficiente", ponderou Márcia Vandoni.

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Ônibus de Jundiaí-SP terão GPS para controle de frota

A Secretaria de Transportes de Jundiaí (SP) e empresas concessionárias do transporte coletivo local instalaram hoje equipamentos de GPS em 20 dos 285 ônibus que servem o Sistema Integrado de Transporte Urbano (Situ) da cidade. A previsão é de que toda a frota esteja equipada e possa ser monitorada até a segunda quinzena de dezembro. O Situ atende 120 mil passageiros por dia.
A ação faz parte da primeira etapa do Sistema de Controle de Desempenho da Frota. O objetivo é tornar o transporte coletivo urbano mais eficiente, já que o equipamento permitirá, por exemplo, a detecção precoce de ônibus parados (em congestionamentos, quebrados ou envolvidos em acidentes). "Com o sistema de monitoramento via GPS poderemos disponibilizar veículos-reserva mais rapidamente. Os operadores que visualizarem ônibus parados poderão acionar o terminal mais próximo, que providenciará um veículo para quem espera por aquela linha", afirmou o diretor de Transportes, Leslie Litano Tealdi.
O equipamento de GPS instalado em cada ônibus calcula a cada segundo as coordenadas de geoposicionamento do veículo via satélite e as envia pela rede de telefonia móvel para a central na qual é feito o monitoramento. As posições dos ônibus são cruzadas com informações de horários, pontos e linhas cadastradas em um banco de dados do sistema.
Há uma central na secretaria, duas unidades operacionais estão em processo de instalação nas garagens das concessionárias e outras sete serão distribuídas nos terminais de ônibus do Situ. Segundo informou Tealdi, a meta é de, futuramente, tornar essas informações acessíveis aos passageiros em painéis nos terminais, pela internet e por meio de aparelhos de telefone celular. Também faz parte do projeto o cadastramento dos 2.500 pontos de ônibus de Jundiaí, todos os itinerários e as 70 linhas em operação.

Fonte: Estadão
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Em Curitiba, Tarifa de ônibus deve ser reajustada em 2011

As recentes mudanças nas regras do sistema de transporte público de Curitiba, em que as empresas passaram por uma licitação e devem cumprir determinadas regras para continuar a explorar as linhas de ônibus que operam na cidade, abrem a possibilidade de aumento da tarifa dos ônibus, deixando os usuários preocupados. O preço da passagem hoje é de R$ 2,20 e o último reajuste aconteceu em janeiro de 2009, quando o valor era de R$ 1,90.

Em entrevistas para uma rádio da capital, ontem, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, e o presidente da Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer, deixaram escapar que pode haver esse reajuste.
O prefeito disse que “haverá uma análise em todas as planilhas para verificar se existe a possibilidade de aumento”. Isfer reforça esta probabilidade de subir o preço porque “em fevereiro é o mês de reajuste do salário dos motoristas e cobradores e isso pode contribuir para a alta na tarifa”.

Antes mesmo da confirmação, a população já se mostra contrária ao aumento. A autônoma Karen Beatriz Felipe Hilgenstierel acredita que não existem razões para que a tarifa custe mais do que R$ 2,20.
“Nosso transporte público não é exatamente bom e acho até que pagamos caro por ela. Vai ser ruim para todo mundo esta medida”, lamenta. A autônoma reclama ainda que, além da qualidade do transporte deixar a desejar, a população sofre com os constantes atrasos nas linhas. “Pelo o que a gente paga, deveria haver mais ônibus para nos atender. Nós perdemos muito esperando e isso incomoda bastante”, afirma.

Fonte: Paraná Online
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Em Goiânia, Terminal bandeiras será entregue no fim do ano

Iniciadas com mais de um ano de atraso em relação ao primeiro cronograma, as obras do novo Terminal Bandeiras, na Região Sudoeste de Goiânia, deverão ser entregues com seis meses de atraso em relação à estimativa da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) feita no início da construção, em janeiro deste ano. A nova previsão de entrega do terminal, cuja construção está bem adiantada, é para o dia 31 de dezembro. “Para começar o ano de 2011 de terminal novo”, informou ontem ao POPULAR o engenheiro de planejamento e obras da CMTC, Benjamin Kennedy Machado.
A última previsão feita pelo presidente da CMTC, Marcos Massad, em 10 de outubro deste ano, era de entregar o terminal no prazo de 40 dias. Kennedy explica que a empresa vencedora da concorrência para a construção teve problemas financeiros e atrasou os salários dos operários, o que prejudicou a manutenção do cronograma. “A obra estava realmente em ritmo bem devagar”, reconhece o engenheiro. “De uns 40 dias para cá, ela ganhou outro ritmo, acelerado”, afirma.
Previstas para setembro de 2008, as obras do novo Terminal Bandeiras tiveram início em janeiro deste ano. A estrutura existente foi toda demolida e a CMTC instalou um terminal provisório para acomodar os passageiros em uma área distante poucos metros do terminal antigo. As obras agora estão na fase final de acabamento. Os operários estão trabalhando nas instalações elétricas e na parte de revestimento, colocando pisos e louças, além do acabamento das plataformas para embarque e desembarque de passageiros. “Está ficando excelente”, diz Kennedy, acrescentando que acredita que o novo Terminal Bandeiras ficará melhor do que o Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia.
No próximo dia 30, as empresas concessionárias iniciarão a estrutura telemática, sistema de som e de informações, além de câmeras de monitoramento, a exemplo do Terminal Cruzeiro, medida que agradou os usuários e reduziu o número de ocorrências de crimes dentro daquele espaço. A CMTC está investindo R$ 10,132 milhões na construção do terminal. Kennedy destaca que ele receberá um piso de granitina de alta resistência e que as plataformas lineares são melhores do que as do Terminal Cruzeiro, em formato de L. “Ele não terá placas que impedem a visibilidade de quem está de fora”.
Fonte: Senge-GO
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Natal: Empresários querem aumentar as tarifas dos ônibus

Não foi nesta semana, mas o aumento na tarifa de ônibus de Natal segue como meta dos empresários do setor. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) informa que o reajuste da tarifa,  compromisso previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Executivo e pelos empresários, estava combinado entre as partes para ocorrer após o período eleitoral. Mesmo após a exoneração de Renato Fernandes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), os empresários garantem que continuarão a cobrança e, para isso, tentam agendar um encontro com o secretário do Gabinete Civil e interino da Semob, Kalazans Bezerra.

Com a majoração da tarifa prevista inicialmente para ocorrer em 1º de junho deste ano, os empresários vêm diariamente pressionando a Prefeitura, através da Semob, para determinar o aumento. Os principais argumentos dos empresários são os aumentos das gratuidades, de serviços especiais e aumento salarial dos rodoviários.

De acordo com o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão, os empresários tiveram um aumento de 4% nos custos somente com os reajustes salariais dos motoristas e cobradores, implementado desde 1º de maio deste ano. Além disso, Maranhão também explicou  que, com a disponibilização do Passe Livre (que permite ao usuário pagar apenas uma passagem e pegar mais de um ônibus durante uma hora), mais de 1,5 milhão de usuários por mês utilizam dois ônibus pagando apenas uma passagem. “É uma gratuidade que não é arcada pelo Executivo, e sim pelo próprio usuário”, explicou Augusto Maranhão, que também se queixou do aumento de estudantes utilizam a meia passagem. “Antes da bilhetagem eletrônica eram (os estudantes) 16%. Hoje já são 38%, e o município não arca com nenhum centavo dessa gratuidade”.

Apesar da mudança no comando da Semob, o Seturn acredita que não ocorrerão mudanças no andamento da negociação sobre a tarifa. No entanto, mais do que o aumento, os empresários dizem que aguardam ansiosos pela licitação do transporte público na cidade. “Nós reivindicamos um direito legítimo, que é o aumento da tarifa já previsto no TAC, mas que está atrasado. Queremos a licitação para o reajuste não depender da boa vontade de nenhum prefeito e nós não termos que arriar as calças para reivindicar um aumento de tarifa. Por isso vamos pressionar”, garante Augusto Maranhão.

Fonte: Tribuna do Norte
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Prefeitura do Rio apresenta ônibus que vai circular na Transoeste


Fonte: R7.com
Prefeitura apresentou o primeiro BRT (Bus Rapid Transit), modelo de ônibus que será utilizado na Transoeste, na manhã desta terça-feira (9), no local onde está sendo construído o túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Com capacidade de transportar 160 passageiros, o ônibus fará o itinerário que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande, também na zona oeste. Ele tem piso elevado a 90 cm do solo, portas do lado esquerdo e não tem catraca interna.
O prefeito Eduardo Paes disse que o ônibus pode ser comparado a um metrô de superfície.
- Sempre falamos muito que as pessoas no Rio têm que andar menos de carro e usar bastante transporte público. Os passos para permitir que as pessoas façam isso estão sendo dados agora. Primeiro, com a contratação do Bilhete Único no sábado (dia 6) e agora com um transporte público de qualidade.
A prefeitura disse que a economia será de uma hora no tempo de viagem entre os pontos de ligação. 
Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade.
As obras desse corredor de BRT, que vai ter 56 km de extensão, estão orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
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