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São José dos Campos: Linhas de ônibus têm reforço no fim de semana para provas do Enem

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Para facilitar o transporte dos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no neste fim de semana (dias 6 e 7), a Prefeitura de São José dos Campos vai reforçar diversas linhas de ônibus da cidade.

Na região sul, vão receber carros extras as seguintes linhas: 302 (Putim), 307 (Morumbi), 308 (Bosque), 310 (Residencial União), 316 (Torrão de Ouro), 322 (Capuava), 323 (Campo dos Alemães).

As linhas da região leste que terão mais ônibus serão a 204 (Novo Horizonte), 206 (Santa Inês), 215 (Tesouro-Aquarius), 231 (Tesouro-Vila Dirce), 232 (Novo Horizonte direto), 244 (Jardim São José).

A linha 129 (Santana), na região norte, será reforçada com um veículo. No total, serão 22 ônibus extras em toda a cidade.

A operação será supervisionada pela Prefeitura, que poderá fazer alterações na programação, conforme a demanda.
 
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Curitiba: Urbs tem operação especial para atender candidatos do ENEM

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A vai fazer uma operação especial de trânsito e transporte neste fim de semana para atender os cerca de 100 mil candidatos previstos para as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 20 locais.
Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) estarão em vias de acesso e nas proximidades dos locais de prova, e semáforos de ruas e avenidas do entorno terão o tempo reprogramado de acordo com a previsão de fluxo de veículos.
No caso do transporte coletivo haverá reforço em linhas que têm os locais de prova no trajeto. A orientação para quem vai fazer a prova do ENEM, de carro particular ou de ônibus, é para que saia de casa mais cedo, com tranquilidade, evitando transtornos. Motoristas devem observar e obedecer a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito o que inclui locais de proibição de parada e de permissão para embarque e desembarque. 
Confira as linhas de ônibus especiais deste fim de semana

Fonte: URBS
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Transalvador fará operação especial para ENEM 2010

A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador – Transalvador fará operação especial para trânsito e transporte, em função da realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2010, a ser realizado neste final de semana, nos dias 06 e 07de novembro, a partir das 13h.

TRÂNSITO – No setor de trânsito, entre motos e carros, estarão à disposição da operação no sábado (dia 6), 50 veículos, com apoio de 96 agentes. No domingo (dia 07), serão 52 veículos, com 96 agentes de trânsito, divididos entre sete áreas de atuação.
1 -) Centro – Barra – Graça – Av. Centenário – Vale do Canela – Av. Centenário – Barris – Ondina – Rio Vermelho – Nordeste.
2 -) Comércio  Garibaldi -  Vasco da Gama – Ogunjá – Dique  – Bonocô -  Brotas – Luis Anselmo -  Sete Portas – Túnel A. Simas.
3 -) Amaralina (Largo das Baianas) – Itaigara – Pituba – Costa Azul – Armação – Pituaçu – Sereia – Dorival Caymin.
4 -) Juracy Magalhães – ACM – Iguatemi – Paralela – Rótula Aeroporto.
5 -) Baixa de Quintas – Barbalho – Lapinha – Liberdade – Pirajá – Calçada – Roma – Ribeira -   todos os bairros à esquerda da BR-324.
6 -) Barros Reis – Rótula Abacaxi – Cabula – Tancredo Neves – Sussuarana – Sete de Abril -Castelo Branco – Águas Claras – Valéria- todos os bairros à direita da BR-324
7 -) Suburbana – São Thomé de Paripe – Tubarão.

TRANSPORTE – As linhas abaixo deverão operar com frota máxima de dias úteis das 10h às 17h. Todos os veículos adaptados com elevadores entrarão em operação em suas linhas a partir das 10h até as 18h.

Fonte: Bahia Press
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Governo do Dist. Federal apresenta 32 projetos para mobilidade urbana ao Ministério das Cidades

O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta sexta-feira (5/11), 32 projetos que devem propiciar o aumento da mobilidade urbana, da acessibilidade e do transporte coletivo ao Ministério das Cidades. As propostam somam R$ 4 bilhões, dos quais 95% deverão ser financiados. O governo local entra com os 5% restantes, a título de contrapartida.

De acordo com a subsecretaria de Captação de Recursos da Secretaria de Fazenda do DF, em paralelo à apresentação das 32 cartas-consulta, o GDF está solicitando a renegociação do Programa de Ajuste Fiscal (PAF), de formas a garantir que o governo possa captar os recursos disponíveis no programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.

Entre as propostas apresentadas estão a complementação de recursos para o Veículo Leve sobre Pneus (VLP), que, por meio de ônibus articulados em faixas exclusivas, vai integrar a linha do metrô às cidades do Gama e Santa Maria; a expansão da Linha 1 do Metrô até o final da Asa Norte; o túnel sob o centro de Taguatinga, que vai ligar a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) a avenida Elmo Serejo e a revitalização de corredores de transporte coletivo, tais como as avenidas Hélio Prates, Comercial e Sandu, em Taguatinga.
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Transporte coletivo de Anápolis tem boa aceitação pela população

A TCA é referencial de Anápolis pelo seu destaque na grande imprensa especializada como uma das melhores empresas de transporte coletivo do Brasil. Pela satisfação dos clientes e pelo sentir da população, a cidade tem orgulho de seu transporte público: pesquisa divulgada pelo Ecope, no mês em que Anápolis completa 103 anos, aponta que 97,2 por cento dos anapolinos estão satisfeitos com a TCA. A pesquisa repete percentual idêntico a outra, divulgada no ano passado: menos de três dos cem entrevistados querem mudanças no setor. Nenhuma pessoa ou instituição, na história de Anápolis, tivera índice de aceitação popular tão expressivo. À bagagem de experiência, resultante da prática adquirida ao curso desses quase 50 anos de trabalho incessante, além de seus recursos materiais e tecnológicos, acumulados em contínuo investimento, a empresa soma o patrimônio humano de relevância maior: a sua equipe de 870 profissionais de excelência, apreensivos com o processo licitatório, que coloca em risco o seu emprego e a garantia de sobrevivência de um universo de cinco mil pessoas que direta ou indiretamente dependem da TCA.

Sede e integraçãoAlcançadas estas metas, construiu sua nova sede ao lado do trevo de saída para Brasília, de concepção arrojada, ampla, com 20 mil metros quadrados de edificações, moderna, funcional e aprazível, com belas sacadas, extensos jardins e gramados, clube dos funcionários, campo de futebol e pomar. Muito verde e muito espaço numa extensão total de 38 mil metros quadrados. Trata-se da maior área verde empresarial da cidade.
Com vistas ao aperfeiçoamento da logística do sistema radial integrado centralizado no Terminal Urbano, edificou-se a Garagem Nasson, na região norte da cidade, ao mesmo passo em que implantou-se o estratégico pátio de estacionamento na Avenida Universitária. Estas duas concepções atendem à imposição das intenções de viagens manifestadas em pesquisa técnicas. Ao construir o Terminal Urbano no centro da cidade, na década de 80 (ampliado nos anos 90) para a implantação da integração total das linhas com o segundo embarque gratuito, a TCA criou um dos maiores benefícios sociais das últimas décadas em Anápolis, gerando qualidade de vida e economia para as pessoas que dependem do transporte coletivo para seus deslocamentos.

A era tecnológicaA TCA ingressou na era tecnológica já na década de 90. Em outras palavras, adaptou os métodos tradicionais de trabalho ao uso de sistemas computadorizados. E para colocar-se em paralelo aos crescentes avanços dessa tecnologia, investiu forte no setor. Graças a essa visão, implantou o controle informatizado das viagens, sem participação humana, sistema único no mundo que garante a realização de todas as viagens, sem falhas. Um programa criado em Anápolis que exporta tecnologia para diversos Estados e para o exterior. Em 2005, já sob a direção do Sr. Lacy Martins da Silva, funcionário da empresa desde a sua fundação, a TCA marcou mais um avanço em tecnologia, disponibilizando aos seus clientes embarque mais fácil, mais rápido e mais seguro através do SAIT – Sistema Anapolino Inteligente de Transporte.
Naquele mesmo ano, iniciou a era da frota ecológica, adquirindo ônibus “amigáveis” ao meio ambiente. Hoje, 30 por cento da frota de 190 veículos com motor eletrônico, pertencem à denominada “geração verde”. Modelos de última geração, sempre bem cuidados, que garantem conforto e segurança. A TCA destaca-se pelo atendimento de qualidade acima da média nacional, conhecida pela sua eficiência e pela segurança que oferece à cidade, impulsionando o crescimento urbano, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos. Anápolis nunca registrou crise em seu transporte coletivo. Nenhuma greve e nenhuma quebra de contrato. A empresa sempre buscou o que há de melhor no mundo, em transporte coletivo, e mantém cotidiana atuação de cidadania na priorização de projetos e ações de responsabilidade social, cultural e ambiental. Um exemplo de cidadania é a construção de modernos abrigos nos pontos de parada, contribuindo com o embelezamento da cidade e a melhoria da qualidade de vida.
Na esteira da modernidade, segue a ótica das pesquisas e soluções para os problemas do transporte de massa nas cidades de grande e médio portes. Com este fito, a TCA, em parceria com a CMTT—Companhia Municipal de Trânsito e Transportes, implantou com sucesso faixas exclusivas de ônibus na Rua João Buta, perto do Terminal Urbano, e na Avenida Brasil Sul, trecho entre o cruzamento com a Rua Engenheiro Portela e o Kartódromo Internacional.

Fonte: Jornal Contexto
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Em Cascável, Usuários do transporte coletivo reclamam de problemas com cartão do Vale Sim

Os usuários do transporte coletivo de Cascavel estão enfrentando um transtorno. Desde o dia 1º de outubro cartões do Vale Sim estão sendo retidos nas catracas e mais de 500 usuários tiveram o mesmo problema. A empresa que administra o serviço informou que os cartões sem crédito estavam sendo retidos, para facilitar a recarga.
Mas os usuários reclamam que mesmo com créditos os cartões estavam ficando nas catracas. Para recuperar o cartão é preciso comparecer à sede da empresa, munido de um documento com foto. A assessoria de imprensa do Vale Sim informou que vai deixar de reter os cartões e o usuário vai apenas pagar o valor da passagem, caso não tenha créditos.

Fonte: RPCTV
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Prefeitura de Uberaba descarta aumento de tarifa nos ônibus

Empresas de transporte coletivo tentam antecipar revisão da tarifa de ônibus para este ano. Pedido chegou ao gabinete do prefeito esta semana, justificando a demanda por causa do peso da mão-de-obra nos custos, embora denúncias deem conta de redução no quadro de funcionários.
No ofício, dirigentes da Líder e Viação Piracicabana atestam que agosto é a data-base para negociação com os funcionários e este ano a questão foi solucionada sem paralisar serviços e causar transtornos à população.
Entretanto, as empresas alegam que o acordo trouxe um desequilíbrio econômico-financeiro e as despesas com pessoal pesaram nos custos. Por isso, é solicitado o adiantamento do estudo sobre a tarifa para este ano. O documento não especificou índice para aumento da passagem de ônibus.
Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito Anderson Adauto (PMDB) posicionou apenas que não há condições de tratar o assunto este ano e descartou a possibilidade de conceder reajuste agora, bem como a antecipação de estudos para o aumento da passagem. Hoje o usuário paga R$ 2,20 para andar de ônibus.

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Joinville terá novamente ''transporte coletivo'' depois da meia-noite

Ainda este mês os “táxis amarelos” como são chamados pela população voltarão a circular em alguns horários depois da meia-noite, quem comemora muito essa iniciativa são os funcionários de barzinhos, restaurantes e lanchonetes da cidade, finalmente poderão ir de novamente de ônibus para casa.
Na manhã desta sexta haverá reunião entre as empresas concessionárias do serviço de transporte coletivo (Gidion e Transtusa) e a Seinfra para acertar detalhes do projeto.
A princípio, seis ônibus vão fazer as linhas, que terão saída do terminal em três horários: 1h30, 2h30 e 3h30. Segundo Keufner, as novas linhas começam no dia 16. Segundo o gerente da Seinfra, o novo Madrugadão terá diferenças em relação ao modelo que funcionou até maio.
Antes, os ônibus saíam do Centro para os bairros. Eram usados 11 veículos. O novo esquema deve ter seis ônibus e as linhas serão circulares, com saída e retorno ao Terminal Central.
O Madrugadão foi suspenso em maio com a justificativa de baixa demanda. A decisão prejudicou, principalmente, funcionários de bares e restaurantes que trabalhavam até tarde.

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