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Em Campo Grande, Novos ônibus executivos entram em operação

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

As empresas de transporte coletivo urbano de Campo Grande deram início ao processo de substituição dos ônibus executivo, mais conhecidos como “fresquinhos”. Os micro-ônibus passaram a ser substituídos por carros maiores, que transportam número maior de passageiros.
Segundo informou João Rezende Filho, diretor da Assetur, 25 micro-ônibus com ar-condicionado vinham operando como veículos do tipo executivo. Desse total, 15 já foram substituídos por veículos maiores, com moderno sistema de ar-condicionado e dotados de duas portas.
“Os carros são um pouco maior, mas menores do que os ônibus convencionais. Isso ocorre para que os novos veículos não percam mobilidade no trânsito de Campo Grande”, informou João Rezende. A fim de diferenciá-los dos ônibus convencionais, as empresas adotaram um novo lay-out externo, identificando-os como ônibus executivo.
O diretor da Assetur disse que cada uma das cinco concessionárias opera com cinco veículos do tipo executivo, o que dá um total de 25 ônibus. Desses, 15 já foram substituídos e gradativamente todos os micro-ônibus estarão fora de circulação, substituídos pelos novos carros.

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Manaus concorre a prêmio nacional de qualidade em transporte coletivo

Acordo assinado na manhã desta quarta-feira (20), entre a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), coloca Manaus entre as cidades concorrentes do Prêmio de Qualidade 2011. A certificação é entregue somente às empresas com comprovada excelência na prestação do serviço. A capital tem até setembro do próximo ano para se adequar às exigências da entidade.

A adesão ao Programa de Eficiência da ANTP foi oficializado com a assinatura do documento pelo superintendente da SMTU, Marcos Cavalcante, e o gerente de qualidade da ANTP, Alexandre Rezende. Através do acordo, Manaus se compromete a adotar modelos da Agência para otimizar o serviço do transporte coletivo. Segundo a Superintendência, a ação representa um desafio a ser implantado na capital amazonense.

A avaliação da qualidade do serviço de Manaus vai começar em setembro de 2011. Até lá, serão 13 meses para remodelar o atual sistema de transporte urbano na capital. Entre os pontos cobrados pelo prêmio, estão quesitos que vão da liderança e análise de estratégias, até a satisfação de usuários, fornecedores e trabalhadores do sistema, como motoristas e cobradores.

Equipes avaliadoras virão ao Estado para treinar a formação de avaliadores internos. Através de visitas técnicas, serão elaborados relatórios de acompanhamento o desempenho do transporte em Manaus. A solicitação da Agência é por melhorias contínuas e sistematizadas.

O resultado do prêmio será divulgado em outubro de 2011, durante o 18º Congresso Brasileiro de Transportes Urbanos.

Reformulação do sistema

No início deste mês, o prefeito Amazonino Mendes prometeu 900 novos veículos do transporte coletivo até junho de 2011. A melhoria do atual sistema de transporte coletivo está prevista na licitação que deve ser aberta em dezembro deste ano para captação de novas empresas para o serviço da cidade. Segundo Amazonino, até metade do ano que vem, Manaus terá a frota mais nova do país.

Fonte: Portalamazônia
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Passagem de ônibus em Santa Maria custará R$ 2,20

Está definido o novo valor da tarifa de ônibus urbano em Santa Maria. A partir de domingo, a passagem vai custar R$ 2,20. O valor atual é R$ 2. O anúncio foi feito pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB) na manhã desta quarta-feira.
A decisão ocorreu depois de o Conselho Municipal de Transportes ter aprovado, por 10 votos a cinco, o reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,31. Segundo Schirmer, a prefeitura não negociará novo valor enquanto as empresas do transporte coletivo não implantarem o sistema de passagem integrada, que vai permitir que o usuário utilize mais de um ônibus com valor único, ainda não definido.
O transporte nos seletivos passará de R$ 2,50 a R$ 2,75.

Fonte: ZERO HORA
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Tarifa de ônibus Municipal de Votorantim sobe a partir de 3ª feira

A tarifa municipal praticada pelo transporte coletivo de Votorantim passará a custar R$ 2,10 a partir da próxima terça-feira (26). O valor foi sugerido após estudo realizado pela Comissão Especial para analisar realinhamento do valor do transporte coletivo urbano. Foram tomadas por base a planilha de custeios, que apontaram defasagem no valor cobrado, o que deve garantir o transporte de qualidade. Diante disso foi atendido a reivindicação da empresa permissionária, a Auto Ônibus São João que destacava ainda a questão do índice inflacionário.
Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, devido ao reajuste salarial na data base da categoria, bem como dos insumos apresentados pela empresa, chegou-se ao realinhamento do valor nominal da tarifa do vale transporte e bilhete unitário urbano para R$ 2,50.
Já em relação ao subsídio oferecido pela Prefeitura de Votorantim, foi sugerido que o valor para os usuários do cartão integração, seja de R$ 2,10, sendo assim o governo municipal vai arcar com R$ 0,40 da tarifa real a ser cobrada.
Mensalmente a empresa transporta no município 360 mil passageiros, destes aproximadamente 127 mil são subsidiados pela Prefeitura. Para tanto aqueles que ainda não possuem o cartão integração, basta comparecer ao guichê da empresa, que fica no Terminal Municipal.
De acordo com a legislação municipal, o subsídio não se aplica à tarifa especial para estudantes que já possuem desconto de 50% na tarifa cheia e nem ao passe social, e é concedido somente ao usuário que se utiliza do cartão eletrônico comum, o “cartão inteligente” e não é extensivo ao bilhete unitário.

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Fortaleza: Mudanças nas linhas de ônibus

Nesta quinta-feira (21), as linhas de ônibus que passam pela Av. 13 de maio, no bairro de Fátima, vão mudar de itinerário. Isso por causa de obras do Transfor.
Ao todo são 11  linhas que trafegam entre as ruas Monsenhor Liberato e Martinho Rodrigues. Na linha (088) Antônio Bezerra / Albert Sabin, os ônibus seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e dobram na Av. Dep. Oswaldo Studart.

As linhas:
(011) Circular I
(029) Parangaba / Náutico
(030) Siqueira / Papicu / Via 13 de maio
(033) Circular I (corujão)
(075) Campus do Pici / Unifor
(605) José Walter / BR -116 / Av. I
(606) José Walter / Br 116/ Av. N
(625) Parque Manibura / Borges de Melo
(55) Conj. Alvorada / North Shopping
Nessas linhas acima citados, os ônibus agora seguem seguem pela Av. Luciano Carneiro, Rua Mário Mamede e retomam a Av. 13 de maio.
Ja na linha (602) Parque Pio  XII / Ana Gonçalves, os novo itinerário segue pela Rua Dep. Oswaldo Studart, Rua Martinho Rodrigues e Av. 13 de maio.

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Ônibus elétricos começam a circular pelas ruas de SP, Curitiba e Rio

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Uma novidade nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Ônibus elétricos começam a circular pelas capitais paulista, fluminense e paranaense. Os veículos com a nova tecnologia, bem menos barulhenta, já são usados na Inglaterra, na Suíça e no Canadá. Os motores elétricos lançam menos gases tóxicos no ambiente.
Em Curitiba, o modelo está sendo testado em uma das linhas mais longas e movimentadas da cidade. Depois, o ônibus será testado em São Paulo e no Rio de Janeiro. O coletivo funciona com dois motores: um a diesel, que é utilizado sempre que o veículo estiver em movimento, e outro motor, elétrico, que funciona nas freadas e arrancadas. O passageiro percebe a diferença entre um motor e outro. Quando acionado, o elétrico parece até que o veículo está desligado.
Segundo o fabricante, como o motor a diesel só é acionado quando o veículo ultrapassar dos 20km/h, a economia pode chegar a 35%. Uma pesquisa mostra que a maior parte dos ônibus convencionais passam a maior parte do tempo parados no trânsito, lançando gases poluentes. Por isso, o uso do motor elétrico nas freadas não é por acaso, já que a emissão de gases poluentes é cerca de 90% menor, porque o motor elétrico não solta fumaça.


Fonte: O Globo
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São Paulo testa ônibus que polui até 90% menos do que veículo com motor a diesel comum

Foi apresentado nesta terça-feira um protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro nas ruas de São Paulo. O sistema pode diminuir as emissões de poluentes de 80% a 90% em relação a motores a diesel comuns e reduz o consumo de combustível em até 35%.
O ônibus tem dois motores, um elétrico e um a diesel. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Ele também gera energia durante as freagens. Já o motor a diesel funciona em velocidades mais altas.
Quando o veículo está parado, o motor a diesel fica desligado e não há emissões de poluentes. Estudos da Volvo --fabricante do protótipo-- dizem que o tempo que o veículo fica parado pode chegar a metade do tempo total de operação do ônibus.
O novo ônibus ficará em testes em São Paulo por 15 dias a partir de domingo (24), na linha Cidade Universitária-Aclimação. Neste período, seu desempenho será comparado com o de quatro ônibus comuns que fazem o mesmo trajeto. Depois o ônibus segue para Rio de Janeiro e volta para São Paulo para um teste mais longo em março de 2011. Só então a prefeitura decide se vai comprar os veículos.
No evento de apresentação do ônibus, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou convênio com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para o projeto Transporte Sustentável e Qualidade de Ar, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos meios de transportes.

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São Paulo: Metrô assina contrato de prolongamento da linha Lilás

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) assinou nesta manhã os contratos de construção do prolongamento da Linha 5-Lilás, que vai do Capão Redondo até o Largo 13, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
Por isso, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Avenida Adolfo Pinheiro, no trecho entre o Largo 13 de Maio e a Rua Conde de Itu, a partir das 7 horas de domingo. A interdição deve durar 60 dias.
A CET informou que os veículos que seguem pela avenida, no sentido centro, serão desviados para a pista no sentido bairro. Já para os motoristas que seguem no sentido bairro, a opção é a Rua Doutor Antonio Bento e a Avenida Mário Lopes Leão.

Segundo o Metrô, os novos contratos vão possibilitar as construções de novas estações e estender a Linha da Estação Adolfo Pinheiro, já em construção, para a Chácara Klabin. Neste percurso, a linha terá duas integrações, com outras duas estações do metrô, a Santa Cruz, da Linha Azul, e Chácara Klabin, da Linha Verde. Os obras devem estar prontas em 2014, segundo o Metrô.

Fonte: Estadão
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