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Diretor da ANTP diz que Copa dará visibilidade para circulação urbana

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O ganho imediato para a população de cidades que sediarão a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, será a maior atenção para o fenômeno da circulação urbana como função essencial das próprias cidades. A avaliação é do diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e assessor da Diretoria de Planejamento do Metrô de São Paulo, engenheiro Rogério Belda. Ele é um dos palestrantes do Ciclo de Debates Desafios da Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nos dias 25 e 26 de agosto, no Plenário, a partir de 14 horas.
O ciclo vai discutir o planejamento urbano, as políticas públicas de transporte e mobilidade urbana sustentável e a integração dos sistemas de transporte na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mais de 30 entidades são parceiras da Assembleia na construção do ciclo, entre órgãos governamentais, não governamentais e entidades de classe, como associações e sindicatos.
Impactos da Copa - Segundo Rogério Belda, Belo Horizonte, Rio e São Paulo são os polos que comandam uma rede urbana de fluxos de informação, riqueza e inovação. "As metrópoles que perdem eficiência correm o risco de perder importância na rede mundial de cidades. Em um plano mais prático e imediato, é essencial analisar como podem ser usadas as infraestruturas e as novas construções depois de terminadas as Copas", acrescenta.
Sobre os impactos das obras na vida da população, o diretor da ANTP afirma que é uma ótima oportunidade de "fazer do limão uma limonada". E explica que até a Copa das Confederações em 2013, será possível construir corredores segregados e semissegregados, reduzir os estacionamentos nas vias principais e ampliar o serviço do metrô na faixa de domínio existente, com previsão de posterior aperfeiçoamento e expansão com o intuito de uma operação em rede dos sistemas de circulação.
Já em relação aos transtornos que a população terá de enfrentar com as obras, Rogério Belda lembra que os habitantes sofrem também com obras que não são feitas, como os problemas com os congestionamentos e enchentes. Ele enfatiza, porém, que é importante definir a responsabilidade de realização e aprovação dos programas de desvio de tráfego. E cita o exemplo de São Paulo, cujas obras iniciais do metrô motivaram a criação de um núcleo de planejamento de transporte na nova Companhia do Metrô e, posteriormente, a criação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Fonte: Uipi
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São Paulo: Corredor de ônibus Guarulhos-SP fica pronto em 2012

O governo do Estado assinou contrato para iniciar obra de três quilômetros de sistema viário entre os Terminais Taboão e Cecap, em Guarulhos. O trecho faz parte do corredor de ônibus Guarulhos-Tucuruvi, que terá 32,3 km de extensão (entre Taboão e a zona norte da capital) e vai transportar 100 mil passageiros/dia. A previsão é de que o corredor funcione já em 2012.

CONFORTO, SEGURANÇA, MODERNIDADE
O projeto deverá atender aos conceitos de segurança, modernidade, acessibilidade, expressos por:
  • Racionalização da frota: utilização racional de recursos, efetivada, principalmente, pela redução da frota (de 20% a 30% considerando os sistemas municipal e intermunicipal)
  • Ultrapassagem: corredor segregado com canteiro central e pista dupla nos pontos de parada possibilitando a ultrapassagem e maior eficiência operacional com adoção de viagens expressas e semi-expressas.
  • Respeito Ambiental: adoção de veículos com tecnologia avançada, dentro dos padrões de emissão EURO III, utilização de motores a gás ou híbridos diesel-elétricos e/ou gás-elétrico. Além da redução de emissões em razão de um número inferior de veículos e de novas tecnologias veiculares, há um substancial ganho ambiental em função da maior velocidade operacional (menor concentração de gases em determinada área).
  • Modernidade: eficiência operacional (controle eficiente de chegadas e partidas, tempo de parada nos pontos, velocidade constante) e a facilidade de integração com outros modais, como ferrovia, metrô, vans e outros ônibus.
  • Integração Metropolitana: Promover a integração da rede intermunicipal, com a rede municipal de ônibus nos terminais metropolitanos propostos, prevendo a integração nos terminais, pólos regionais do município de São Paulo e metrô.
  • Integração Tarifária: Contemplar uma política de integração tarifária com os outros modais metropolitanos e sistemas geridos pelas municipalidades.
  • Bilhetagem Eletrônica: Contemplar a utilização de sistemas de cobrança automática compatíveis com as propostas em estudo pelos órgãos metropolitanos e pelos órgãos gestores municipais.
  • Recuperação da Malha Urbana: Adoção de medidas para a recuperação e valorização urbanística.
  • Segurança: Segurança dentro e fora dos veículos. Embarque e desembarque adequados, seguindo normas de acessibilidade e sistema de informações aos usuários. Compondo ainda o atributo segurança incluem-se a monitoração eletrônica (GPS, câmaras de vigilância, etc,) e o entorno limpo, conservado e bem iluminado.


VEÍCULOS
Como parte da política de conferir modernidade, segurança e bom desempenho ao sistema, está prevista a utilização de ônibus de última geração para a operação no Corredor Guarulhos-Tucuruvi. Assim, faz-se necessária a combinação, em um mesmo veículo, de características e detalhes construtivos que atuem diretamente na percepção do público, seja este usuário habitual ou não, motoristas de veículos particulares, moradores das regiões por onde se estende o corredor e os demais munícipes.

Características
  • Veículos Padron e Articulado com piso baixo
  •  Motores eletrônicos de baixa emissão
  • Baixo índice de ruído
  • Ar-condicionado
  • Facilidade de acesso à Pessoa Portadora de Deficiência (PPD)
  • Freios ABS
  • Suspensão a ar
  • Câmbio automático
  • Porta do lado esquerdo
  • Sistema sonoro
Fonte: EMTU
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Caxias do Sul: Sindicalistas preparam nova paralisação do Transporte Coletivo

Depois de um mês do protesto realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Caxias do Sul, que paralisou a saída dos ônibus da Visate na saída da garagem da empresa em cerca de uma hora, o que gerou um atraso para cerca de 30 mil usuários, os sindicalistas preparam novo protesto para breve.

Segundo Tacimer da Silva, presidente do Sindicato depois do protesto não houve nenhuma negociação. Eles reclamam da retirada de operadores de sistema, os cobradores de sete ônibus da empresa.

O Sindicato pretende pressionar os vereadores. Tramita na Câmara projeto de autoria do Vereador Assis Melo que muda a lei dos midibus. Segundo Tacimer o Sindicato prepara novos atos de protesto.O Sindicalista informa ainda que nem a empresa e nem o governo municipal ouviram as reivindicações dos trabalhadores até o momento.

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BH: Intervenções na Av. Antônio Carlos a partir de 20/10

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, informa que a partir do dia 20/10 (quarta-feira), entre as 23h e 5h, será implantado um estreitamento de pista na Avenida Antônio Carlos com a Rua Adalberto Ferraz, no sentido Bairro/Centro, próximo a Praça do Centenário. Essa intervenção será realizada todos os dias, com previsão de aproximadamente dois meses, em virtude das obras no Complexo da Lagoinha, realizada pelo Governo do Estado.

Já do dia 20/10 (quarta-feira) ao dia 22/10 (sexta-feira), devido às obras na Avenida Antônio Carlos, será interditado o Viaduto da Rua Rio Novo. Os veículos deverão utilizar como opção de desvio o Viaduto da Rua Formiga, próximo ao Conjunto IAPI.

Os trechos interditados e os desvios serão indicados por faixas de pano e sinalização de obra para orientar e garantir segurança aos motoristas. A empresa alerta para a importância de os motoristas redobrarem a atenção à sinalização implantada. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito monitoram o tráfego na região. Informações sobre o Transporte Coletivo podem ser obtidas na Central de Atendimento Telefônico da BHTRANS, pelo número 156, ou no portal da empresa – http://www.bhtrans.pbh.gov.br/.

Fonte: BHTrans
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Rio de Janeiro: Paes anuncia mudança no projeto da Transoeste

O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta segunda-feira, uma mudança no projeto da Transoeste, um sistema de corredor exclusivo para ônibus BRTs. A via será ampliada nas duas pontas, tanto na Barra, onde chegará ao Jardim Oceânico, quanto em direção à Zona Oeste porque, em vez de parar em Santa Cruz, como estava previsto originalmente, será estendida até o Centro de Campo Grande. A obra é um dos investimentos que visam às Olimpíadas de 2016. Com o novo traçado, o custo total do projeto, que era de R$ 692 milhões, subirá para R$ 800 milhões.
A Transoeste já começou a sair do papel. O viaduto, que ajudará a desafogar o trânsito na Avenida das Américas, está em construção. Os operários também já trabalham na duplicação de vias e na perfuração do Túnel da Grota Funda. A prefeitura promete terminar Transoeste até 2012. Também serão construídos outros três corredores expressos, um na Avenida Brasil, além da Transcarioca e da Transolímpica.
Paes enumerou todos os corredores que vão dar mais agilidade ao trânsito da cidade:
- Você vai ter um BRT saindo aqui da Barra, vindo pelo litoral, em direção à Zona Oeste. Você vai ter um outro cortando aqui, fazendo uma ligação com subúrbio, indo até a Ilha do Governador, que tá aqui. Você tem um outro cortando o maciço da Pedra Branca, chegando em Deodoro, na Avenida Brasil. E você tem o outro da Avenida Brasil chegando até o Centro da cidade.
Com a mudança, a Transoeste será o maior projeto para BRTs do estado, passando de 32 para 56 quilômetros. Uma nova licitação será realizada. O corredor exclusivo é um sistema voltado para o tráfego de ônibus articulados. Ao longo do traçado, as vias contarão com estações, feitas em estrutura de aço e com portas automáticas.

Fonte: O Globo
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SPTrans reorganizará linhas em terminais da zona sul

A SPTrans vai reorganizar o transporte público nos terminais Varginha e Grajaú, na zona sul da capital paulista, com o objetivo de agilizar o transporte na região. Algumas linhas serão reforçadas com maior número de partidas e outras serão criadas para atender a nova demanda de passageiros. As linhas locais, operadas com miniônibus, levarão os passageiros até os terminais, e os ônibus maiores vão levar os usuários até os centros de grande interesse e estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
A proposta aumentará em 27% a oferta de lugares, com viagens mais rápidas, mais opções de destinos e redução nos intervalos dos ônibus que ligam os bairros aos terminais, além de concentrar as linhas estruturais nos corredores, diminuindo o tempo de viagem. Mais de 250 mil passageiros serão beneficiados com as alterações.

Fonte: Estadão
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Despreparo afeta acesso de cadeirantes

Insatisfeito com o atendimento aos portadores de deficiência física no transporte coletivo mogiano, o vice-presidente do Centro de Integração da Pessoa com Deficiência (CIPD), Alessandro Alexandre Avelar, questiona o preparo dos motoristas e cobradores dos ônibus da cidade para atender aos cadeirantes.
De acordo com ele, que é tetraplégico há nove anos e utiliza o transporte público diariamente, apesar da maioria dos ônibus da frota mogiana contar com o elevador especial para a cadeira de rodas, os motoristas e cobradores não são capacitados para operá-lo. Na manhã de ontem, o motorista do coletivo que faz a linha Rodeio via Cabo Diogo Oliver teve problemas para acionar a plataforma eletrônica do elevador quando um passageiro deficiente precisou embarcar, e o ônibus ficou parado por cerca de 30 minutos até que o problema fosse resolvido.

Segundo Avelar, a situação se agrava em horários considerados de pico. "Como os motoristas não conseguem manipular corretamente o mecanismo do elevador, os demais passageiros ficam irritados e reclamam da demora em prosseguir a viagem", contou Avelar. Ele diz que os problemas são variados. "As rampas de elevação travam, os cintos de segurança muitas vezes não funcionam e a população não é educada para compreender as dificuldades de um deficiente físico". Avelar afirmou que a falta de utilização e manutenção dos elevadores também prejudicam seu funcionamento. "Os motoristas deveriam fazer um teste diariamente, para verificar se o elevador está funcionando", sugeriu o cadeirante.

Fonte: Mogi News
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Dílson Peixoto fala sobre sua eleição para presidir a Divisão América Latina da UITP

Membro do Conselho Diretor da ANTP, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, secretário das Cidades do Estado de Pernambuco e presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Dílson Peixoto presidirá a Divisão América Latina da União Internacional de Transportes Públicos (DAL/UITP) em mandato que terá início em abril de 2011 e se estenderá até julho de 2013. Na sequência desta matéria, acompanhe uma rápida entrevista com o dirigente.

Dílson foi eleito por unanimidade em 18 de setembro de 2010, durante reunião do Comitê Executivo da UITP, em Bruxelas, Bélgica; a oficialização dessa escolha ocorreu em 6 de outubro de 2010, durante a 8ª Assembléia da Divisão América Latina da UITP, realizada em Bogotá, juntamente com o Seminário Tecnologia em Transporte Público: desafios para os operadores, as autoridades e as industrias. A ANTP esteve representada nesses eventos.

Desafios. Desde junho de 2009, Dílson Peixoto ocupa o cargo de vice-presidente da Divisão América Latina da UITP. Como presidente, terá como desafio promover a troca de experiências comuns no transporte público no continente, além de reforçar a voz e a participação da América Latina no desenvolvimento de projetos e ações da área de transporte público em nível mundial, nos comitês internacionais.

O secretário geral da UITP, Hans Rat, disse que a escolha de Dílson Peixoto para comandar a Divisão da América Latina foi muito bem recebida por todos os membros. “O Grande Recife Consórcio de Transporte é um membro ativo da UITP e tem contribuído fortemente para a discussão da melhoria do transporte público na América Latina. Dílson é um gestor competente, que tem assumido uma postura moderna e positiva frente aos desafios do setor. Temos certeza de que sua chegada á presidência trará bons resultados”, destacou.

Outros integrantes. O Corpo Executivo da DAL/UITP tem ainda outros dois membros do Conselho Diretor da ANTP, eleitos vice-presidentes: Lélis Teixeira, da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e Joubert Fortes Flores, diretor do Metrô do Rio de Janeiro. Os outros vice-presidentes são Leonardo Ceragioli (APB Prodata/Brasil), Fernando Paes (Transmilenio/Colômbia), Juan Salgado (CUTCSA/Uruguai), Mario Gerardo Guerrero Dávila (Metrorrey/México) e Jorge Minteguiaga (Tecnoacion/Chile).

ENTREVISTA COM DILSON PEIXOTO

Informativo ANTP – A UITP é uma organização com 125 anos de existência e grande experiência tecnológica e comercial em nível global. A seu ver, que papel essa entidade tem exercido no sentido de fortalecer o transporte público na América Latina?

Dílson Peixoto – Exatamente por unir globalmente os pensamentos e ações dos segmentos da indústria, dos órgãos gestores e da academia, entendo que a UITP, e a sua Divisão América Latina, em estreita sintonia com as entidades de cada um dos países do nosso continente -- a exemplo da ANTP –, pode e deve formular coletivamente projetos e idéias capazes de modernizar os sistemas de transporte, em todos os seus modais, contribuindo assim, com a melhoria da mobilidades dos habitantes de nossas cidades.

Informativo ANTP – Nesse sentido, quais os seus planos a partir de abril de 2011?

Dílson Peixoto – Nossos planos são os planos traçados pelo Comitê Executivo da UITP. Evidentemente, buscando a sintonia com o conjunto de nossos vice-presidentes e em especial repito: articulando projetos, idéias e políticas com as entidades nacionais de cada um dos países membros.

Informativo ANTP – A ANTP participou ativamente da estruturação da DAL/UITP no início desta década e hoje as duas organizações compartilham um escritório em São Paulo. Como o senhor descreveria essa relação e como ela poderá caminhar nos próximos anos?

Dílson Peixoto – Buscarei permanentemente uma estreita sintonia entre estas duas entidades, de cujos respectivos órgãos diretivos que tenho a honra de participar.

Informativo ANTP – O senhor é também presidente do Fórum Nacional de Secretários. Como essa organização poderá cooperar com a Divisão América Latina da UITP?

Dílson Peixoto – O Fórum é um organismo estratégico, na medida em que os projetos e as idéias do setor são implementados na prática, na ponta, localmente. Daí a importância, mais uma vez ressalto, que a ANTP tem, participando dos eventos/reuniões da UITP e colaborando com o Fórum. De minha parte, envidarei todos os esforços no sentido de aproximar mais ainda os companheiros Secretários e Dirigentes do Fórum, com a ANTP e com a Divisão América Latina da UITP.

Informativo ANTP – Uma declaração final?

Dílson Peixoto – Registro a honra de haver sido eleito por unanimidade para assumir em abril do próximo ano este importante cargo. Entendo que tal fato só foi possível graças ao esforço coletivo de todos nós que fazemos o setor de transporte público e da mobilidade no Brasil, em especial dos companheiros que junto comigo construíram o primeiro consórcio público de transporte metropolitano do continente: o Grande Recife Consórcio de Transporte.

Fonte: ANTP
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