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São Paulo: Corredor de ônibus Guarulhos-SP fica pronto em 2012

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O governo do Estado assinou contrato para iniciar obra de três quilômetros de sistema viário entre os Terminais Taboão e Cecap, em Guarulhos. O trecho faz parte do corredor de ônibus Guarulhos-Tucuruvi, que terá 32,3 km de extensão (entre Taboão e a zona norte da capital) e vai transportar 100 mil passageiros/dia. A previsão é de que o corredor funcione já em 2012.

CONFORTO, SEGURANÇA, MODERNIDADE
O projeto deverá atender aos conceitos de segurança, modernidade, acessibilidade, expressos por:
  • Racionalização da frota: utilização racional de recursos, efetivada, principalmente, pela redução da frota (de 20% a 30% considerando os sistemas municipal e intermunicipal)
  • Ultrapassagem: corredor segregado com canteiro central e pista dupla nos pontos de parada possibilitando a ultrapassagem e maior eficiência operacional com adoção de viagens expressas e semi-expressas.
  • Respeito Ambiental: adoção de veículos com tecnologia avançada, dentro dos padrões de emissão EURO III, utilização de motores a gás ou híbridos diesel-elétricos e/ou gás-elétrico. Além da redução de emissões em razão de um número inferior de veículos e de novas tecnologias veiculares, há um substancial ganho ambiental em função da maior velocidade operacional (menor concentração de gases em determinada área).
  • Modernidade: eficiência operacional (controle eficiente de chegadas e partidas, tempo de parada nos pontos, velocidade constante) e a facilidade de integração com outros modais, como ferrovia, metrô, vans e outros ônibus.
  • Integração Metropolitana: Promover a integração da rede intermunicipal, com a rede municipal de ônibus nos terminais metropolitanos propostos, prevendo a integração nos terminais, pólos regionais do município de São Paulo e metrô.
  • Integração Tarifária: Contemplar uma política de integração tarifária com os outros modais metropolitanos e sistemas geridos pelas municipalidades.
  • Bilhetagem Eletrônica: Contemplar a utilização de sistemas de cobrança automática compatíveis com as propostas em estudo pelos órgãos metropolitanos e pelos órgãos gestores municipais.
  • Recuperação da Malha Urbana: Adoção de medidas para a recuperação e valorização urbanística.
  • Segurança: Segurança dentro e fora dos veículos. Embarque e desembarque adequados, seguindo normas de acessibilidade e sistema de informações aos usuários. Compondo ainda o atributo segurança incluem-se a monitoração eletrônica (GPS, câmaras de vigilância, etc,) e o entorno limpo, conservado e bem iluminado.


VEÍCULOS
Como parte da política de conferir modernidade, segurança e bom desempenho ao sistema, está prevista a utilização de ônibus de última geração para a operação no Corredor Guarulhos-Tucuruvi. Assim, faz-se necessária a combinação, em um mesmo veículo, de características e detalhes construtivos que atuem diretamente na percepção do público, seja este usuário habitual ou não, motoristas de veículos particulares, moradores das regiões por onde se estende o corredor e os demais munícipes.

Características
  • Veículos Padron e Articulado com piso baixo
  •  Motores eletrônicos de baixa emissão
  • Baixo índice de ruído
  • Ar-condicionado
  • Facilidade de acesso à Pessoa Portadora de Deficiência (PPD)
  • Freios ABS
  • Suspensão a ar
  • Câmbio automático
  • Porta do lado esquerdo
  • Sistema sonoro
Fonte: EMTU

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