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Corredor de ônibus em Joinville ainda gera dúvidas sobre o uso das pistas
quarta-feira, 18 de agosto de 2010Postado por Meu Transporte às 17:23 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Santa Catarina
Brasília debate sistema de ônibus rápido para cidades-sede
Este é o principal tema de discussões do seminário “Transporte de qualidade para uma vida melhor”, que ocorre nesta terça-feira (17) em Brasília, organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Tema que ganha importância com a decisão do governo federal de incluir o BRT no chamado PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da mobilidade urbana, para garantir a execução dos projetos dentro dos prazos estabelecidos para o Mundial, ao longo dos próximos três anos.
Para demonstrar as vantagens do BRT sobre outros meios de transporte, como o metrô convencional e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), um tipo de metrô de superfície, que será adotado em Brasília, a NTU trouxe da Colômbia os dois principais administradores do Transmilenio, o BRT de Bogotá. O sistema funciona desde 2001 e hoje transporta 1,6 milhão de passageiros por dia, sendo 45 mil por hora em cada sentido. Mas o Brasil foi pioneiro no sistema na América do Sul, com o BRT de Curitiba, implantado nos anos 1970.
De acordo com o presidente da NTU, Otávio Vieira da Cunha Filho, o custo de implantação do BRT representa 10% do custo de instalação do metrô e chega a ser quatro vezes mais barato do que o do VLT. Além disso, o prazo para implantação também é menor, 18 meses, enquanto o do VLT é de quatro anos (se não houver desapropriações) e o do metrô pode chegar a 20 anos.
Para o presidente da NTU, o momento é favorável devido aos compromissos assumidos pelo governo federal para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Dos R$ 20 bilhões do PAC da mobilidade urbana, R$ 6 bilhões já estão alocados pelo governo federal, com mais R$ 3 bilhões de contrapartida dos estados e municípios, para essa fase inicial em que serão [implantados] 20 corredores em nove cidades-sede da Copa”.
Além de Belo Horizonte, que está construindo quatro corredores expressos para o BRT, Cunha Filho disse que Recife e Goiânia já têm projetos prontos e recursos para iniciar as obras. A iniciativa privada vai bancar a compra dos ônibus e a manutenção das estações. Cada veículo deve custar cerca de R$ 600 mil. Para atender as nove cidades-sede da Copa que optaram pelo sistema seria preciso montar uma frota de 1,5 mil ônibus, o que representaria um investimento de aproximadamente 2 bilhões.
A palestra de abertura do seminário teve como tema “Transmilenio: mudança da qualidade de vida em Bogotá”. Falaram sobre o assunto Arturo Fernando Rojas Rojas, gestor governamental do BRT na capital colombiana, e Victor Raul Martinez, executivo da operadora privada do sistema, que circula numa extensão de 82 quilômetros (km) em Bogotá. Eles procuraram mostrar como o BRT representou uma solução de baixo custo para o transporte de massa da cidade de 7 milhões de habitantes e 2,6 mil metros de altitude, com melhoria do trânsito, passagens mais baratas, menos poluição do ar e velocidade média de 25 quilômetros por hora (km/h), contra 8 km/h dos ônibus convencionais.
Postado por Meu Transporte às 17:17 0 comentários
Marcadores: Amazonas, B R T, Bahia, Brasília, Ceára, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo
Candidatos ao governo de SP prometem melhorar transporte
Questionado por um morador de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, sobre seus projetos para a melhoria do trânsito na região e na capital paulista, Mercadante aproveitou para atacar o adversário tucano, Geraldo Alckmin.
"O governo do PSDB nesses 16 anos não cumpriu o que prometeu, como qualidade do metrô e modernização da linha da CPTM. Em dois anos, dobramos a capacidade de transporte da CPTM. Trinta quilômetros de metrô nós vamos ter que fazer, principalmente por causa da Copa, precisamos priorizar o desenvolvimento do metrô. Vamos dar prioridade ao transporte coletivo de São Paulo", disse o petista. "Até agora o PSDB não conseguiu encaminhar nada do que prometeu. Estamos em agosto e não sabemos nem onde vai ser a Copa", afirmou.
Alckmin retrucou as críticas do adversário dizendo que em seu governo foi construída a linha 5 do metrô e que uma obra, até a Chácara Klabin, está em construção. "Vamos integrar o trem que vem do ABC ao metrô", acrescentou.
O candidato do PP Celso Russomanno também prometeu transportes públicos de qualidade para os moradores do ABC Paulista se locomoverem à capital. "Vou verificar a quantidade de ônibus nos horários de pico. Quem anda de carro leva multa se não usa cinto de segurança, mas as pessoas saem carregadas, penduradas em cima de ônibus e ninguém faz nada", disse.
Questionado sobre o apoio do deputado federal Paulo Maluf à sua candidatura - relembrando quando o ex-prefeito pediu votos à Celso Pitta - Russomano lembrou que Maluf já apoiou chapas do PT e do PSDB e ainda fez questão de elogiar o ex-prefeito. "Ninguém pode negar que ele sempre foi um bom administrador, fez muito para São Paulo, quando construiu o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, estava pensando em 20 anos na frente e foi muito contestado."
Postado por Meu Transporte às 08:02 1 comentários
Em Curitiba, Promessa do Metrô ficou no papel
Postado por Meu Transporte às 07:56 0 comentários
Marcadores: Paraná, trem/metrô
Campinas: Terminal Vila União ganhará estacionamento para ônibus
Esses veículos ficavam na rua do Terminal, sobretudo, no horário de almoço dos motoristas, fim de jornadas (rendição) ou troca de motoristas, trazendo problemas à circulação, uma vez que havia ocupação de uma faixa da Rua Dusolina Leone Tourniex.
A construção do estacionamento só foi possível graças à cessão de um terreno de mil metros quadrados, de propriedade da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, que cedeu o espaço para uso da EMDEC.
Segundo a EMDEC, os trabalhos de terraplanagem no local já foram iniciados na quarta-feira, dia 11 de agosto. A área receberá muros e pavimento em pedriscos para a circulação dos veículos.
O estacionamento deve ser concluído até o final do mês de agosto.
Saiba mais:Inaugurado em novembro de 2000, o terminal recebeu, em março desse ano, obras de revitalização. Na ocasião, o Vila União ganhou nova reconfiguração no trajeto dos ônibus, com acessos exclusivos para entrada e saída dos veículos. O prédio administrativo e a guarita foram reformados, recebendo novas instalações elétricas e hidráulicas; e nova pintura.
As vias foram recapeadas; as plataformas elevadas para embarque e desembarque em nível, e o Terminal recebeu piso podotátil (alerta e direcional). O Terminal também ganhou duas lombofaixas, ampliando a segurança na travessia de pedestres. Foram ainda instalados gradis de proteção; e um conjunto semafórico a LED com temporizador na regressiva, que mostra ao pedestre quanto tempo resta para a conclusão da travessia em segurança. As sinalizações horizontais e verticais foram recuperadas e reforçadas.
Pelo terminal, passam todos os dias cerca de 30 mil pessoas, que acessam 8 linhas do transporte urbano, com ponto de parada no local.
Postado por Meu Transporte às 07:54 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Metrô está fora dos trilhos em Salvador, BH e Recife
Por O Globo
Postado por Meu Transporte às 07:48 0 comentários
Marcadores: Bahia, Brasil, Minas Gerais, Pernambuco, trem/metrô
O interminável conflito entre empresários de transporte urbano em Fortaleza e seus motoristas
E quem padece com isso? Mais de um milhão de pessoas que dependem desse transporte coletivo para locomoção, dos bairros aos locais de trabalho, escolas e hospitais. E quem tem autoridade legítima para conduzir negociação? Em primeiro lugar, a prefeita municipal da cidade. E como? Indo, pessoalmente, à mesa de conflitos, dialogar com as partes em litígios, independentemente de qualquer provocação à Justiça do Trabalho, se necessário, mas nunca antes de ouvir propostas e contrapropostas.
As paralisações e ameaças só estão existindo em decorrência da falta de sensibilidade e de autoridade da gestora municipal de Fortaleza. As empresas funcionam com concessões públicas precárias e outorgadas pelo poder público municipal e ainda podendo ser cassadas em nome da ordem pública e do bem-estar social. A falta de transporte coletivo com quebra-quebra de terminais, agressões físicas e outros lamentáveis incidentes dizem respeito à ordem pública. Infelizmente a gestora municipal transfere à Justiça do Trabalho o que é de sua responsabilidade e ainda faz apelações populistas, afirmando que não autoriza aumento para as tarifas e que a greve é política. Quem pediu aumento de tarifa?
Isso não é brincadeira de gestora pública. Greve de motorista de ônibus sempre existiu e vai existir. É uma luta pela sobrevivência e não devemos ser contra. Porém, acima do conflito está o bem-estar social conduzido com seriedade e autoridade. No início da década de 60, era prefeito de Fortaleza o general Murilo Borges e ocorreu que está ocorrendo hoje. Com autoridade ele tentou acordo. Não obteve sucesso. Exauridos os meios comunicou aos empresários e motoristas que só lhe restava uma opção, e, em defesa do bem-estar social ia liberar as linhas de ônibus. Em seguida assinou decreto. Em pouco tempo sobrou transporte alternativo para servir a população.
Agora, o remédio pode não ser liberação de linhas, mas é inadmissível existir no poder público uma gestora lavando as mãos diante do sofrimento de um milhão de pessoas que dependem de sua ação. Se nada faz ou pouco faz, então por que lutou para ser prefeita de uma cidade do porte de Fortaleza? Administrar não é lazer!
Postado por Meu Transporte às 07:45 0 comentários
Marcadores: Ceára
Confira a íntegra do decreto que regulamenta os corredores de ônibus em Joinville
Parágrafo único. Considera-se faixa exclusiva para ônibus, para efeitos deste Decreto, a faixa de circulação da via pública devidamente demarcada e sinalizada, em toda a extensão da via ou em trechos da mesma, destinadas ao tráfego obrigatório dos ônibus dos serviços regulares e experimentais do transporte coletivo urbano, nos termos da Lei nº 3.806, de 16 de outubro de 2008.
Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.Marco Antônio TebaldiPrefeito Municipal
Postado por Meu Transporte às 07:39 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina