Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Faixa Reversível deveria dar prioridade para transporte público

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


A cena é comum em várias vias de movimento intenso da Capital Paulista. Uma longa fila de carros e ônibus ladeada por uma faixa do sentido oposto, demarcada por cones, onde carros de passeio com dois, no máximo, cinco passageiros, trafegam com mais tranqüilidade. Enquanto isso, o ônibus, com 30, 50, 70 ou mais de 100 passageiros fica parado no meio do congestionamento.

Boa parte dos especialistas em trânsito e transportes vê nessa realidade que ainda a política de mobilidade das grandes cidades, em especial São Paulo, privilegia o transporte individual.

A pergunta parece ser simples demais, e a resposta é mais ainda: Se o ônibus consegue transportar na rua ou avenida o equivalente a até 70 carros, dependendo do seu porte, por que ele não receberia a preferência e as faixas reversíveis não se transformam em corredores?

Os investimentos seriam os mesmos. Os mesmos cones, os mesmos horários, os mesmos agentes e o mesmo dinheiro servindo um número maior de pessoas.E quanto aos pontos de ônibus? Como seriam os embarques e desembarques? Aí que viriam as vantagens financeiras e operacionais do sistema.

Com um número menor de ônibus, as empresas e a cidade poderiam atender uma demanda maior de pessoas que necessitam de deslocamentos diários. Isso porque, a transformação de faixas reversíveis em corredores poderia propiciar a criação de linhas semi-expressas, que lotam já nos terminais e podem percorrer o trajeto até o final de maneira mais rápida, com menos paradas.

A lógica é tão simples que, além de dinamizar e baratear os transportes por ônibus, incentivaria o uso de transporte coletivo nos horários de pico. Mas e os carros com dois ou mais ocupantes? É a lógica da democracia. A maioria tem prioridade. Se um carro leva duas pessoas em 4 metros de comprimento, um ônibus leva isso em apenas um banco repartido, sendo que, no mínimo, um ônibus convencional oferece de 35 a 40 lugares.

Foi nisso que Enrique Peñalosa, prefeito de Bogotá, que implantou o Transmilênio, considerado um dos sistemas de corredores de ônibus mais modernos e eficientes cujas obras começaram em 1998 e em 18 de dezembro de 2000 foram concluídas. “É a democratização do espaço público” – defende até hoje o colombiano.

Além do trânsito e dos transportes por ônibus, a utilização de faixas reversíveis como corredores de ônibus pode ajudar a desafogar o quase esgotado sistema. É o que revela uma reportagem recente do Jornal Agora São Paulo, de 7 de agosto de 2010.

A reportagem de Willian Cardoso destaca o sofrimento dos passageiros da linha 11 Coral, da CPTM, entre Guaianazes, na zona Leste da Capital e o bairro da Luz, no centro.

Entre 06h30 e 07h30 passam pela estação 21 mil passageiros, sendo que a capacidade de transporte é de 20 mil, de acordo com a própria CPTM. O número de pessoas transportadas aumentou de maneira considerável nos últimos 10 anos: em 2000 eram 25 mil passageiros contra 200 mil no pico. Na ocasião, o jornal entrevistou o especialista em transporte público Horácio Augusto Figueira, que defende o uso das faixas reversíveis para ônibus.

“A superlotação dos trens da zona Leste é uma tragédia anunciada. Ele defende a transformação da faixa reversível da Radial Leste em um corredor expresso para ônibus biarticulados nos horários de pico”.Isso, para Figueira, poderia atrair parte dos passageiros dos trens para o ônibus, auxiliando na diminuição da superlotação das estações.

Não só a Radial Leste, como, na visão de estudiosos, outras faixas de carros poderiam ser transformadas em corredor. Em São Paulo, há mais de 15 faixas reversíveis, sendo que a minoria prioriza o ônibus.

A faixa para ônibus na estrada M Boi Mirim, na zona Sul, tem se mostrado uma alternativa interessante.



READ MORE - São Paulo: Faixa Reversível deveria dar prioridade para transporte público

Dilma defende trem-bala e expansão do transporte ferroviário

A candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), prometeu nesta quarta-feira expandir a malha ferroviária do país e refutou as críticas da oposição a seus projetos para o setor.
Ela assegurou que, se eleita, concluirá a construção da ferrovia Transnordestina e expandirá a Norte-Sul, assim como melhorará o escoamento da produção das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A candidata disse ainda que pretende conceder ferrovias à iniciativa privada.
"A nossa intenção é que sejam ferrovias posteriormente licitadas", discursou Dilma em evento promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Segundo ela, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, as concessões não foram feitas devido à crise financeira internacional.
"A incerteza em relação ao futuro, que necessariamente afetaria o investidor privado, poderia conduzir a concessão a ser uma licitação vazia", comentou.
"Investir em ferrovias é investir na ampliação da nossa oferta e nossa capacidade de... controlar e manter a inflação sob controle."
TREM-BALA E METRÔ
A petista também rebateu as críticas de seus adversários ao projeto de construção do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo.
O candidato do PSDB, José Serra, tem dito que seria melhor investir em metrôs nas grandes cidades do país. Dilma, por outro lado, disse que os dois meios são complementares, uma vez que o primeiro é para a ligação entre centros urbanos e o segundo é para o transporte público dentro das cidades.
"Metrô é fundamental... (metrô e trem-bala) não são substitutos perfeitos um do outro", argumentou.
Ela defendeu ainda a criação de um instituto que una esforços do governo, universidades e da iniciativa privada para desenvolver o setor ferroviário.
"Não estamos fazendo esse trem de alta velocidade para ficar importando tecnologia e equipamentos eternamente dos países produtores. Estamos fazendo isso dentro de uma visão integrada de transferência de tecnologia."
Ainda quanto à solução dos problemas de infraestrutura, nesta semana Dilma defendeu a abertura do capital da Infraero, estatal que administra os aeroportos do país, para agilizar as obras necessárias ao setor.

Fonte: O Globo

READ MORE - Dilma defende trem-bala e expansão do transporte ferroviário

Maringá: Terminal de transporte coletivo passa por reformas


A Secretaria de Transportes de Maringá (Setran) está reformando os sanitários do Terminal de Transporte Coletivo Urbano, situado na Avenida Tamandaré, na região central de Maringá.

Além dos sanitários masculino e feminino, os banheiros privativos do terminal, a cozinha e o setor administrativo passam por reformas, que incluem a troca do sistema hidráulico e elétrico.As grades que cercam o terminal também receberam nova pintura.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, as obras custaram R$ 170 mil. O recurso veio do Fundo Municipal de Transportes.

Fonte: O Diário


READ MORE - Maringá: Terminal de transporte coletivo passa por reformas

São Paulo: SPTrans cria linha de ônibus na zona sul


A SPTrans informa que, a partir de 14 de agosto, a linha 745M/21 COHAB Adventista – Campo Limpo, operará nos dias úteis, com frota de cinco veículos, das 6h às 8h, atendendo aos moradores da região do Campo Limpo.

Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

745M/21 COHAB Adventista – Campo Limpo

Ida: Rua Domingos Peixoto da Silva, Rua Integrada, Rua Modelar, Estrada de Itapecerica, Av. Carlos Lacerda, Lgo. Do Campo Limpo, Estrada do Campo Limpo, Rua Roque de Mingo, Rua Jorn. José Leite Pinto, Rua Luiza de Castro Nascimento, Rua Mario Maia, Rua Jorge Ozi, Rua Manoel Grandini Casquel, Rua João Alphonsus, Rua Jorge Ozi.

Volta: Rua Jorge Ozi, Rua Mário Maia, Rua Luiza de Castro Nascimento, rua Jornalista José Leite Pinto, Rua Mário Neme, Estr. Do Campo Limpo, Lgo.do Campo Limpo, Av. Carlos Lacerda, Estr. De Itapecerica, Rua Domingos Peixoto da Silva.

Fonte: SPTrans


READ MORE - São Paulo: SPTrans cria linha de ônibus na zona sul

Ônibus parados causam caos no trânsito de Fortaleza


Os motoristas estão reunidos para decidir se volta com a Operação Catraca Zero. Na A avenida Domingos Olímpio, segundo informações do repórter Leonardo Capibaribe está fechada. Os pneus da maioria dos veículos foram secados e houve um princípio de confronto. Alguns motorista revoltaram-se por estarem impedidos de trafegar, além dos passageiros.

Desde às 11h, quando iniciou-se nova paralisação dos motoristas rodoviários em Fortaleza, diversos ônibus estão parados nas principais avenidas da cidade. O resultado são imensos engarrafamentos e a população encontrando dificuldades para se locomover.

Na Bezerra de Menezes, próximo ao North Shopping, alguns ônibus estacionaram após serem abordados por integrantes do Sintro. Eles entregaram as chaves dos veículos, que tiveram alguns pneus esvaziados. O fluxo é também prejudicado por obras do Transfor.

Outras avenidas também têm ônibus parados, gerando grande engarrafamentos. Há relatos de veículos parados nas avenidas 13 de maio, Bezerra de Menezes, Imperador, Aguanambi e Domingos Olímpio.Na Aguanambi, princilmente no sentido sertão/praia, o engarrafamento é quilométrico, como pode ser visto na imagem abaixo, registrada às 15h desta quinta-feira (12)



READ MORE - Ônibus parados causam caos no trânsito de Fortaleza

São Paulo aprova lei que garante escolha de novo destino caso ônibus quebre


Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (11) possibilita que o passageiro escolha em que ônibus e para que destino quer embarcar gratuitamente caso haja pane no veículo em que ele viaja. Para virar lei, a proposta depende ainda de sanção do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Autor do projeto, o vereador João Antônio afirma que atualmente quando o ônibus quebra parte dos passageiros tem de esperar outro ônibus da mesma empresa e para o mesmo destino, mesmo que estejam em corredores servidos por outras companhias. Com o projeto, ele pretende estabelecer que os passageiros podem escolher livremente para onde ir e em que ônibus embarcar, sem nenhum custo.João Antônio reconhece que a lei é inócua para os passageiros que usam o bilhete único, que permite fazer até quatro viagens no período de três horas ao custo de apenas uma tarifa, mas afirma que a ideia pode ser útil para quem não detém o cartão.

A lei ainda permite ao usuário solicitar a restituição do valor da passagem, na forma em que o pagamento foi efetuado (dinheiro ou créditos no bilhete único).
Fonte: G1 - SP


READ MORE - São Paulo aprova lei que garante escolha de novo destino caso ônibus quebre

Começa hoje a segunda greve de ônibus do ano em Fortaleza


Após 48 dias do fim da última paralisação, ocorrido no dia 24 de junho último, eis que motoristas, trocadores e fiscais prometem iniciar novo movimento grevista a partir de hoje e por tempo indeterminado. Com mais esta manifestação da categoria, em 2010, a população é que vai arcar com os transtornos, ficando com o seu direito de ir e vir comprometido.
O cenário para mais uma penalização imposta à população está armado. De um lado, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), que promete continuar sua estratégia de surpresas, promovendo assembleias-relâmpago nas portas das garagens, terminais e locais de maior fluxo de coletivos. Do outro, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Sindiônibus), que montou esquema para tentar dar condições para que os ônibus possam circular. Ainda como parte integrante deste quadro, a Prefeitura, que não admite intervir no impasse, procura apenas, através de seus órgãos, acompanhar e desenvolver ações de acompanhamento da paralisação.
O presidente do Sintro, Domingo Neto, afirmou que esta paralisação será de "alto nível´´, sem violência. "Vamos cumprir o que a Lei de Greve determina, ou seja, colocar em circulação 30% da frota de ônibus". Domingo Neto disse também que não é interessante para a categoria a proposta do Sindiônibus em assinar o dissídio coletivo em comum acordo. "Queremos negociar sim, nosso reajuste salarial, que ele (Sindiônibus) radicaliza", acrescentou.
Empresários
Já o Sindiônibus, através de seu diretor-técnico, Dimas Barreira, explicou que toda a frota que opera em Fortaleza estará à disposição dos trabalhadores nas garagens. "Solicitamos à Polícia Militar medidas de segurança para dar garantias aos que realmente queiram trabalhar". Dimas assegurou também que faz parte do esquema do órgão reforço de seu pessoal, que será colocado em pontos estratégicos para acionar eventuais substituições de carros ou de motoristas e trocadores.
Prefeitura
A Prefeitura programou o reforço de efetivos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC). A partir de hoje, cerca de 380 guardas municipais reforçarão a segurança em todos os terminais de ônibus, divididos em três turnos, sendo 18 no período diurno e seis à noite. A operação visa garantir a segurança dos usuários e proteger o patrimônio público.
O Grupo de Apoio Móvel ficará de prontidão nos terminais, com uma viatura e quatro agentes. A Divisão de Operações da Etufor, auxiliada por 187 agentes, supervisionará o embarque e desembarque de passageiros nos sete terminais, fazendo, inclusive, permuta de veículos, quando necessário. Já a AMC disponibilizará viaturas com agentes nos entornos de todos os terminais de transportes.
Fonte: Diário do Nordeste


READ MORE - Começa hoje a segunda greve de ônibus do ano em Fortaleza

Recife: Problemas no Terminal de Ônibus do Barro têm previsão para terminar


Há pouco mais de um mês, a equipe do Bom Dia Pernambuco esteve no terminal de ônibus do Barro, na Zona Oeste do Recife. Os passageiros sofriam com a escuridão, a demora e a desorganização na hora do embarque e do desembarque.

Agora, os passageiros afirmam que a iluminação do Terminal do Barro melhorou. Vários postes de luz foram religados. Mas a reportagem exibida no dia 9 de julho mostrava outros problemas além da escuridão, como o longo tempo de espera nas plataformas e a pista onde deveriam parar os ônibus, ocupada por passageiros.

O Grande Recife Consórcio de Transporte - por meio de nota - informou que estava prevista uma reforma do Terminal, mas não definiu uma data. E a situação continua confusa e muito desconfortável para quem precisa passar todos os dias pelo local.São, em média, 160 mil pessoas em trânsito por dia, em busca das dez linhas de ônibus. Na plataforma em que param os ônibus que vão para o bairro da Várzea, todos esperavam desolados com a demora do transporte.

Como o pedreiro José Fernandes, que voltava para casa depois de um dia inteiro de trabalho. “Eu trabalho na Várzea e moro em Piedade. Todo dia é esse sufoco, eu espero pelo menos uns 40 minutos”, falou. No ponto de embarque para o bairro zumbi, a plataforma ficou pequena para a quantidade de passageiros e eles esperam bem na pista de parada do ônibus. Ninguém faz fila e quando chega o transporte parece um salve-se quem puder.

Os ônibus partem lotados com gente viajando nas escadas. A porta se fecha com muita dificuldade. A estrutura precária do Terminal não é a única explicação para tanto tumulto. Embarque e desembarque poderiam ser mais organizados se houvesse um pouco mais de civilidade entre muitos passageiros. “Não tem ônibus suficiente para todo mundo, mas eu acho que a população também poderia ajudar”, falou a auxiliar administrativo Juliana Oliveira.

O Grande Recife Consórcio de Transporte reconhece que o Terminal precisa de uma ampliação. A assessoria de comunicação do Consórcio informou que a obra, que vai praticamente dobrar o tamanho do Terminal, está prevista para começar no início de setembro e deve ser concluída em um ano.

A assessoria disse ainda que a fiscalização das filas é feita por quatro vigilantes de apoio e quatro orientadores, e que os passageiros são orientados a não ficar na pista de parada de ônibus, nem em qualquer lugar que ofereça risco. Mas que, muitas vezes, fica difícil controlar todas as pessoas.

Fonte: pe360graus.com


READ MORE - Recife: Problemas no Terminal de Ônibus do Barro têm previsão para terminar

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960