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Começa hoje a segunda greve de ônibus do ano em Fortaleza

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


Após 48 dias do fim da última paralisação, ocorrido no dia 24 de junho último, eis que motoristas, trocadores e fiscais prometem iniciar novo movimento grevista a partir de hoje e por tempo indeterminado. Com mais esta manifestação da categoria, em 2010, a população é que vai arcar com os transtornos, ficando com o seu direito de ir e vir comprometido.
O cenário para mais uma penalização imposta à população está armado. De um lado, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), que promete continuar sua estratégia de surpresas, promovendo assembleias-relâmpago nas portas das garagens, terminais e locais de maior fluxo de coletivos. Do outro, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Sindiônibus), que montou esquema para tentar dar condições para que os ônibus possam circular. Ainda como parte integrante deste quadro, a Prefeitura, que não admite intervir no impasse, procura apenas, através de seus órgãos, acompanhar e desenvolver ações de acompanhamento da paralisação.
O presidente do Sintro, Domingo Neto, afirmou que esta paralisação será de "alto nível´´, sem violência. "Vamos cumprir o que a Lei de Greve determina, ou seja, colocar em circulação 30% da frota de ônibus". Domingo Neto disse também que não é interessante para a categoria a proposta do Sindiônibus em assinar o dissídio coletivo em comum acordo. "Queremos negociar sim, nosso reajuste salarial, que ele (Sindiônibus) radicaliza", acrescentou.
Empresários
Já o Sindiônibus, através de seu diretor-técnico, Dimas Barreira, explicou que toda a frota que opera em Fortaleza estará à disposição dos trabalhadores nas garagens. "Solicitamos à Polícia Militar medidas de segurança para dar garantias aos que realmente queiram trabalhar". Dimas assegurou também que faz parte do esquema do órgão reforço de seu pessoal, que será colocado em pontos estratégicos para acionar eventuais substituições de carros ou de motoristas e trocadores.
Prefeitura
A Prefeitura programou o reforço de efetivos da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza (AMC). A partir de hoje, cerca de 380 guardas municipais reforçarão a segurança em todos os terminais de ônibus, divididos em três turnos, sendo 18 no período diurno e seis à noite. A operação visa garantir a segurança dos usuários e proteger o patrimônio público.
O Grupo de Apoio Móvel ficará de prontidão nos terminais, com uma viatura e quatro agentes. A Divisão de Operações da Etufor, auxiliada por 187 agentes, supervisionará o embarque e desembarque de passageiros nos sete terminais, fazendo, inclusive, permuta de veículos, quando necessário. Já a AMC disponibilizará viaturas com agentes nos entornos de todos os terminais de transportes.
Fonte: Diário do Nordeste


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Recife: Problemas no Terminal de Ônibus do Barro têm previsão para terminar


Há pouco mais de um mês, a equipe do Bom Dia Pernambuco esteve no terminal de ônibus do Barro, na Zona Oeste do Recife. Os passageiros sofriam com a escuridão, a demora e a desorganização na hora do embarque e do desembarque.

Agora, os passageiros afirmam que a iluminação do Terminal do Barro melhorou. Vários postes de luz foram religados. Mas a reportagem exibida no dia 9 de julho mostrava outros problemas além da escuridão, como o longo tempo de espera nas plataformas e a pista onde deveriam parar os ônibus, ocupada por passageiros.

O Grande Recife Consórcio de Transporte - por meio de nota - informou que estava prevista uma reforma do Terminal, mas não definiu uma data. E a situação continua confusa e muito desconfortável para quem precisa passar todos os dias pelo local.São, em média, 160 mil pessoas em trânsito por dia, em busca das dez linhas de ônibus. Na plataforma em que param os ônibus que vão para o bairro da Várzea, todos esperavam desolados com a demora do transporte.

Como o pedreiro José Fernandes, que voltava para casa depois de um dia inteiro de trabalho. “Eu trabalho na Várzea e moro em Piedade. Todo dia é esse sufoco, eu espero pelo menos uns 40 minutos”, falou. No ponto de embarque para o bairro zumbi, a plataforma ficou pequena para a quantidade de passageiros e eles esperam bem na pista de parada do ônibus. Ninguém faz fila e quando chega o transporte parece um salve-se quem puder.

Os ônibus partem lotados com gente viajando nas escadas. A porta se fecha com muita dificuldade. A estrutura precária do Terminal não é a única explicação para tanto tumulto. Embarque e desembarque poderiam ser mais organizados se houvesse um pouco mais de civilidade entre muitos passageiros. “Não tem ônibus suficiente para todo mundo, mas eu acho que a população também poderia ajudar”, falou a auxiliar administrativo Juliana Oliveira.

O Grande Recife Consórcio de Transporte reconhece que o Terminal precisa de uma ampliação. A assessoria de comunicação do Consórcio informou que a obra, que vai praticamente dobrar o tamanho do Terminal, está prevista para começar no início de setembro e deve ser concluída em um ano.

A assessoria disse ainda que a fiscalização das filas é feita por quatro vigilantes de apoio e quatro orientadores, e que os passageiros são orientados a não ficar na pista de parada de ônibus, nem em qualquer lugar que ofereça risco. Mas que, muitas vezes, fica difícil controlar todas as pessoas.

Fonte: pe360graus.com


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CTBel intensifica fiscalização nos ônibus de Belém


A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) iniciou no último dia 5 uma operação de fiscalização dos ônibus que rodam na cidade e também da frota que opera na Região Metropolitana, visando, sobretudo, a segurança do usuário do transporte coletivo. Nessa operação, são verificados itens como pneus, bancos, campainha, documentação, piso, pára-brisa, validador, janelas, portas e bancos, entre outros.
Além da vistoria feita anualmente nos coletivos, obedecendo à terminação da placa do veículo e seguindo o mesmo cronograma adotado pelo Detran-PA, a CTBel poderá, em qualquer época, realizar inspeção ou vistoria nos veículos e, se for o caso, determinar a retirada de circulação daqueles que não ofereçam condições de tráfego, até que sejam reparados e aprovados em nova vistoria, como determina o Regulamento do Serviço de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Belém (RSTCOMB).
Só este ano, a CTBel já fez 325 autuações de ônibus e aplicou multas conforme o Regulamento, sendo que os principais motivos foram por piso liso, pneu careca, queima de parada, desvio de itinerário, redução de drota e circular com a porta aberta.
Já 44 ônibus foram apreendidos e recolhidos ao parque de retenção da CTBel por terem sido constatadas irregularidades como falta de manutenção e veículos com mais de 10 anos de uso o que é proibido pelo regulamento de transporte.
Segundo o mesmo Regulamento, serão aplicadas multas às empresas operadoras pela não observância às regras do serviço de transporte coletivo de Belém, que são estipuladas em até 100 Unidades Fiscais do Município (UFM). Os valores variam de R$ 75,00 a R$ 750,00.
Com a intensificação da fiscalização em vias públicas de Belém neste mês de agosto, nos dias 5, 6 e 10 foram vistoriados 90 veículos, sendo que 43 foram autuados administrativamente por descumprimento ao regulamento do transporte e 4 foram aprendidos. O órgão garante continuar com a intensificação da fiscalização até o final do mês, e depois prosseguir com a fiscalização rotineira que é realizada diariamente durante todo o ano pelos fiscais de transporte da CTBel.

Fonte: Diário do Pará


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Terminal de ônibus em Sorocaba tem “achados e perdidos”


Tesoura de jardinagem, capacete, controle remoto, colchão de ar, guarda-chuvas, bíblia, livros, óculos, bota e casaco infantil. Esses são alguns dos objetos esquecidos por usuários do transporte coletivo de Sorocaba e que estão no “Achados e Perdidos” que funciona no Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, o serviço recebe de 30 a 40 objetos por dia, entre documentos e outros pertences, que são trazidos geralmente pelos motoristas e usuários de ônibus. De acordo com a Urbes, de janeiro a maio deste ano o serviço registrou cerca de 2.400 objetos esquecidos, sendo que 1.140 foram devolvidos aos seus respectivos donos.
Todo o serviço é centralizado no Terminal São Paulo, assim como tudo o que é encontrado “perdido” no Terminal Santo Antônio ou em uma das Áreas de Transferência é levado ao Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Vilma Fátima Soares Cacace, funcionária responsável pelo serviço de “Achados e Perdidos” da Urbes, conta que sempre que existe um telefone ou endereço junto com o documento ou objeto perdido ela tenta localizar o proprietário, mas nem sempre tem resultado. “Nós temos muita dificuldade em encontrar os donos dos objetos e por isso pedimos às pessoas que perderam algum objeto nos ônibus ou nos terminais que venham até o Terminal São Paulo para buscá-los”, explica.
Quando os donos não são encontrados, os objetos são guardados e permanecem durante 30 dias no local. Após esse período, se o dono não vier resgatar seus pertences, os objetos são doados à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS). Já no caso de documentos, os funcionários guardam em um envelope e arquivam em ordem alfabética.
O caso da gerente administrativa Arlete Fraga da Mota não foi esquecimento. Há cerca de um mês furtaram a carteira dela quando estava em um hipermercado da cidade. A partir daí foi um transtorno, principalmente porque ela teve que solicitar a 2ª via de todos os seus documentos.
A sorte dela foi que, na semana passada, a sua carteira foi parar no “Achados e Perdidos” do Terminal São Paulo e a Urbes conseguiu encontrá-la. “O serviço deles é maravilhoso, a Vilma me tratou super bem. Fiquei muito feliz em recuperar meus documentos e a minha carteira, que é um mimo pra mim. Só levaram os meus R$ 50”, conta Arlete. O mimo, segundo Arlete, é porque ela ganhou a carteira do genro.

Como proceder

As informações para quem perdeu algum objeto podem ser obtidas pessoalmente ou por telefone. No entanto, a entrega é feita somente ao proprietário, que deve detalhar o tamanho, a cor ou qualquer outra característica que identifica o item perdido de seu dono. Já no caso de documentos de identidade, os pais por estarem identificados também podem retirá-los no balcão da seção.
Os objetos perdidos ficam à disposição dos proprietários no balcão de informações do Terminal São Paulo de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 17h. As informações podem ser obtidas também pelo telefone (15) 3231.0814, no mesmo horário, ou pelo site da Urbes (http://www.urbes.com.br/), no Fale Conosco.

Fonte: Jornal Ipanema


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Campinas: Pontos de ônibus improvisados oferecem riscos em rodovias


As rodovias que cortam a região de Campinas representam, em muitos trechos, perigo para quem precisa esperar ônibus às margens da estrada. Uma delas é a Rodovia Santos Dumont, que liga Campinas e Indaiatuba, onde uma mulher morreu atropelada em um ponto de ônibus improvisado no acostamento no último domingo ((08), próximo ao Jardim Fernanda. O motorista perdeu o controle do veículo e atingiu a vítima. Ela morreu na hora.
A equipe de reportagem da EPTV retornou ao local nesta quarta-feira (11) e encontrou problemas em outros trechos da estrada, onde há paradas do transporte coletivo sem recuo de pistas e proteção, fora de qualquer critério de segurança.
O problema se agrava nos horários de pico do movimento nas pistas e no aumento do número de pessoas que aguardam pelo transporte. Muitos ônibus estão lotados e passam sem parar. E os passageiros precisam esperar mais tempo no acostamento sem sinalização ou proteção.
De acordo com Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), não existe nenhuma lei específica sobre a parada de ônibus para atender aos passageiros em rodovias. O ônibus pode parar no acostamento para embarque ou desembarque, desde que não seja necessário o desembarque ou embarque de bagagem. Por isso, segundo o especialista em trânsito Rogério Alves da Silva, é necessário o bom senso das concessionárias em relação às normas básicas de segurança para motoristas e pedestres.
A equipe de produção da EPTV entrou em contato com a concessionária Colinas, responsável pela administração da Rodovia Santos Dumont. Em nota, a concessionária disse que "todos os acidentes e, principalmente os graves, recebem avaliação técnica aprofundada sobre as circunstâncias que os envolvem". Ainda segundo a assessoria de imprensa, a Colinas desconhecia que o local onde houve o atropelamento fosse considerado ponto de ônibus oficial. De acordo com a concessionária, "as 'paradas' acontecem irregularmente e a empresa proprietária do ônibus será notificada sobre essa irregularidade. Não há previsão de construção de ponto de ônibus para o local, pois o mesmo não é homologado".

Fonte: EPTV

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Manaus: Ônibus do transporte executivo terão rotas definidas pelo IMTT


Com o objetivo de ampliar o atendimento aos usuários de transporte coletivo e evitar a concorrência com o sistema convencional, os microônibus do sistema executivo de passageiros vão passar a ter seu itinerário determinado pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT). A medida faz parte do programa Choque de Ordem colocado em prática pela Prefeitura de Manaus para organizar o transporte de passageiros na capital.

O anúncio foi feito na segunda-feira (9), pelo presidente do IMTT, Marcos Cavalcante, aos representantes de cooperativas que atuam no setor, em reunião realizada no final da tarde.

A rota de cada veículo será entregue aos representantes de cooperativas a partir desta quarta-feira (11) na sede do IMTT, quando todos os microônibus do sistema executivo devem ser apresentados para a conferência de documentos do proprietário, do veículo e do condutor.

“Nossa meta é organizar o sistema executivo de passageiros. Não é perseguição a ninguém. Queremos que todos trabalhem dentro da regularidade e com respeito”, assegurou o presidente do IMTT. Ele complementou que depois da verificação de documentos, só deverão circular os microônibus que tiverem o selo azul de vistoria já realizada pela Prefeitura de Manaus.

Após essa análise, o IMTT expedirá um documento autorizando a circulação do microônibus até que seja realizada a licitação específica para o sistema executivo de transporte. “A fiscalização vai ser intensa. Quem for pego fora da rota estabelecida pela prefeitura, perde a autorização de circulação”, avisou o presidente.

De acordo com estudos técnicos do IMTT, atualmente circulam em Manaus cerca de 250 microônibus do sistema executivo. A fiscalização constatou que muitos deles estão sem a vistoria. Somente após essa apresentação ao IMTT, a Prefeitura terá um diagnóstico de quantos microônibus estão na irregularidade.


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Horários das linhas dos ônibus 'amarelinhos' mudam a partir de segunda-feira em Florianópolis


As linhas dos ônibus "amarelinhos" no Norte da Ilha de Santa Catarina terão novos horários e itinerários a partir de segunda-feira. De acordo com a Secretaria de Transportes de Florianópolis, as alterações serão nos bairros Jurerê, Canasvieiras e Rio Vermelho.

Em Jurerê, serão reativados 14 horários nos dias úteis e três partidas do balneário aos sábados. O percurso do amarelinho passa por Jurerê, Jurerê Internacional e Praia do Forte. Todos em direção ao Centro da cidade.

Já em Canasvieiras, o trajeto será alterado. O ônibus deixará de circular por Jurerê Internacional. Ele vai acessar a SC-401 pela rodovia Maurício Sirotsky Sobrinho.

As linhas executivas do Rio Vermelho Sítio de Cima e Ingleses também terão alteração, com aumento de partidas dos bairros.




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Consórcios que representam as empresas de ônibus do Rio recebem as melhores notas técnicas na licitação da prefeitura


Os consórcios que representam as empresas de ônibus do Rio receberam as melhores notas técnicas na licitação da prefeitura para a concessão do sistema pelo prazo de 20 anos. A abertura dos envelopes ocorreu na manhã desta quarta-feira no auditório da Secretaria municipal de Transportes. Os seis consórcios participantes, sendo quatro formado por empresas do Rio de Janeiro e duas por empresas de São Paulo, anunciaram que pretendem apresentar recursos em relação as avaliações. Por isso, ainda não há data para abertura dos envelopes com a proposta comercial (valor que os consórcios oferecem por cada lote) e da documentação comprovando a habilitação jurídica.
As notas técnicas tomam como base 12 itens que levam em conta prazos para a implantação do bilhete único, absorção da mão de obra operacional (como motoristas, trocadores, despachantes e pessoal administrativo), tempo de experiência na operação do sistema, entre outros itens. Os consórcios cariocas se comprometeram a implantar o bilhete único em 60 dias obtendo a nota máxima do quesito. Já os consórcios paulistas se propõe a implantar o sistema em 90 dias, levando nota seis.
A licitação da prefeitura divide a cidade em cinco lotes. O Lote 1 (Centro do Rio) não foi licitado por ser considerado local de operação comum. Para o lote 2 (Zona Sul e Tijuca) disputaram o Consórcio Intersul (liderado pela carioca Real Auto Ônibus), que obteve média final de 91,67, os paulistas Consórcio SP RIO (liderado pela Vila Galvão), que obteve 63,3 pontos de média e o Via Sul-Metropolitana (liderado pela Via Sul), que teve um total de 75 pontos de média. O Consórcio Intersul só não alcançou a nota máxima no quesito Certificação ISO-9000 porque menos de 10% dos integrantes não dispõem da certificação. O IS0-9000 reúne um conjunto de exigências técnicas para o reconhecimento da qualidade do serviço prestado pelo interessado. Nesse quesito, apenas o Consórcio Via Sul tinha o certificado.
O Consórcio Via Sul perdeu pontos no prazo para implantar o bilhete único, reciclar os motoristas e pelo tempo de experiência em operação. Já o SP Rio perdeu pontos nas notas para o prazo de adesão ao Programa Economizar (de racionalização do uso de combustíveis), implantação de GPs e câmeras internas nos coletivos. E também nos prazos para reformar terminais rodoviários, percentual de absorção da mão de obra que já presta o serviço no Rio. O consórcio recebeu nota zero em dois quesitos: na certificação Iso 9000 e porque menos de 30% das linhas que opera hoje usam vale-transporte eletrônico.
Para o lote 3 (Zona Norte), o consórcio Intennorte (liderado pela carioca viação Nossa Senhora de Lourdes) teve média final de 85,83 contra 58,33 da SP Rio. No Lote 4 (Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio) a média final do Consórcio Via Sul foi de 75 contra 91,67 do Consórcio Transcarioca liderado pela Viação Redentor. O Consórcio SantaCruz liderado pela Viação Pégaso, que teve nota 75 de média, foi o único a apresentar propostas para o Lote 5 (Zona Oeste).

Fonte: O Globo


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