Tesoura de jardinagem, capacete, controle remoto, colchão de ar, guarda-chuvas, bíblia, livros, óculos, bota e casaco infantil. Esses são alguns dos objetos esquecidos por usuários do transporte coletivo de Sorocaba e que estão no “Achados e Perdidos” que funciona no Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, o serviço recebe de 30 a 40 objetos por dia, entre documentos e outros pertences, que são trazidos geralmente pelos motoristas e usuários de ônibus. De acordo com a Urbes, de janeiro a maio deste ano o serviço registrou cerca de 2.400 objetos esquecidos, sendo que 1.140 foram devolvidos aos seus respectivos donos.
Todo o serviço é centralizado no Terminal São Paulo, assim como tudo o que é encontrado “perdido” no Terminal Santo Antônio ou em uma das Áreas de Transferência é levado ao Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Vilma Fátima Soares Cacace, funcionária responsável pelo serviço de “Achados e Perdidos” da Urbes, conta que sempre que existe um telefone ou endereço junto com o documento ou objeto perdido ela tenta localizar o proprietário, mas nem sempre tem resultado. “Nós temos muita dificuldade em encontrar os donos dos objetos e por isso pedimos às pessoas que perderam algum objeto nos ônibus ou nos terminais que venham até o Terminal São Paulo para buscá-los”, explica.
Quando os donos não são encontrados, os objetos são guardados e permanecem durante 30 dias no local. Após esse período, se o dono não vier resgatar seus pertences, os objetos são doados à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS). Já no caso de documentos, os funcionários guardam em um envelope e arquivam em ordem alfabética.
O caso da gerente administrativa Arlete Fraga da Mota não foi esquecimento. Há cerca de um mês furtaram a carteira dela quando estava em um hipermercado da cidade. A partir daí foi um transtorno, principalmente porque ela teve que solicitar a 2ª via de todos os seus documentos.
A sorte dela foi que, na semana passada, a sua carteira foi parar no “Achados e Perdidos” do Terminal São Paulo e a Urbes conseguiu encontrá-la. “O serviço deles é maravilhoso, a Vilma me tratou super bem. Fiquei muito feliz em recuperar meus documentos e a minha carteira, que é um mimo pra mim. Só levaram os meus R$ 50”, conta Arlete. O mimo, segundo Arlete, é porque ela ganhou a carteira do genro.
Como proceder
As informações para quem perdeu algum objeto podem ser obtidas pessoalmente ou por telefone. No entanto, a entrega é feita somente ao proprietário, que deve detalhar o tamanho, a cor ou qualquer outra característica que identifica o item perdido de seu dono. Já no caso de documentos de identidade, os pais por estarem identificados também podem retirá-los no balcão da seção.
Os objetos perdidos ficam à disposição dos proprietários no balcão de informações do Terminal São Paulo de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 17h. As informações podem ser obtidas também pelo telefone (15) 3231.0814, no mesmo horário, ou pelo site da Urbes (http://www.urbes.com.br/), no Fale Conosco.
Realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, o serviço recebe de 30 a 40 objetos por dia, entre documentos e outros pertences, que são trazidos geralmente pelos motoristas e usuários de ônibus. De acordo com a Urbes, de janeiro a maio deste ano o serviço registrou cerca de 2.400 objetos esquecidos, sendo que 1.140 foram devolvidos aos seus respectivos donos.
Todo o serviço é centralizado no Terminal São Paulo, assim como tudo o que é encontrado “perdido” no Terminal Santo Antônio ou em uma das Áreas de Transferência é levado ao Balcão de Informações do Terminal São Paulo.
Vilma Fátima Soares Cacace, funcionária responsável pelo serviço de “Achados e Perdidos” da Urbes, conta que sempre que existe um telefone ou endereço junto com o documento ou objeto perdido ela tenta localizar o proprietário, mas nem sempre tem resultado. “Nós temos muita dificuldade em encontrar os donos dos objetos e por isso pedimos às pessoas que perderam algum objeto nos ônibus ou nos terminais que venham até o Terminal São Paulo para buscá-los”, explica.
Quando os donos não são encontrados, os objetos são guardados e permanecem durante 30 dias no local. Após esse período, se o dono não vier resgatar seus pertences, os objetos são doados à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (ABOS). Já no caso de documentos, os funcionários guardam em um envelope e arquivam em ordem alfabética.
O caso da gerente administrativa Arlete Fraga da Mota não foi esquecimento. Há cerca de um mês furtaram a carteira dela quando estava em um hipermercado da cidade. A partir daí foi um transtorno, principalmente porque ela teve que solicitar a 2ª via de todos os seus documentos.
A sorte dela foi que, na semana passada, a sua carteira foi parar no “Achados e Perdidos” do Terminal São Paulo e a Urbes conseguiu encontrá-la. “O serviço deles é maravilhoso, a Vilma me tratou super bem. Fiquei muito feliz em recuperar meus documentos e a minha carteira, que é um mimo pra mim. Só levaram os meus R$ 50”, conta Arlete. O mimo, segundo Arlete, é porque ela ganhou a carteira do genro.
Como proceder
As informações para quem perdeu algum objeto podem ser obtidas pessoalmente ou por telefone. No entanto, a entrega é feita somente ao proprietário, que deve detalhar o tamanho, a cor ou qualquer outra característica que identifica o item perdido de seu dono. Já no caso de documentos de identidade, os pais por estarem identificados também podem retirá-los no balcão da seção.
Os objetos perdidos ficam à disposição dos proprietários no balcão de informações do Terminal São Paulo de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14h às 17h. As informações podem ser obtidas também pelo telefone (15) 3231.0814, no mesmo horário, ou pelo site da Urbes (http://www.urbes.com.br/), no Fale Conosco.
Fonte: Jornal Ipanema
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