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Horários das linhas dos ônibus 'amarelinhos' mudam a partir de segunda-feira em Florianópolis
quinta-feira, 12 de agosto de 2010Postado por Meu Transporte às 00:47 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Consórcios que representam as empresas de ônibus do Rio recebem as melhores notas técnicas na licitação da prefeitura
As notas técnicas tomam como base 12 itens que levam em conta prazos para a implantação do bilhete único, absorção da mão de obra operacional (como motoristas, trocadores, despachantes e pessoal administrativo), tempo de experiência na operação do sistema, entre outros itens. Os consórcios cariocas se comprometeram a implantar o bilhete único em 60 dias obtendo a nota máxima do quesito. Já os consórcios paulistas se propõe a implantar o sistema em 90 dias, levando nota seis.
A licitação da prefeitura divide a cidade em cinco lotes. O Lote 1 (Centro do Rio) não foi licitado por ser considerado local de operação comum. Para o lote 2 (Zona Sul e Tijuca) disputaram o Consórcio Intersul (liderado pela carioca Real Auto Ônibus), que obteve média final de 91,67, os paulistas Consórcio SP RIO (liderado pela Vila Galvão), que obteve 63,3 pontos de média e o Via Sul-Metropolitana (liderado pela Via Sul), que teve um total de 75 pontos de média. O Consórcio Intersul só não alcançou a nota máxima no quesito Certificação ISO-9000 porque menos de 10% dos integrantes não dispõem da certificação. O IS0-9000 reúne um conjunto de exigências técnicas para o reconhecimento da qualidade do serviço prestado pelo interessado. Nesse quesito, apenas o Consórcio Via Sul tinha o certificado.
O Consórcio Via Sul perdeu pontos no prazo para implantar o bilhete único, reciclar os motoristas e pelo tempo de experiência em operação. Já o SP Rio perdeu pontos nas notas para o prazo de adesão ao Programa Economizar (de racionalização do uso de combustíveis), implantação de GPs e câmeras internas nos coletivos. E também nos prazos para reformar terminais rodoviários, percentual de absorção da mão de obra que já presta o serviço no Rio. O consórcio recebeu nota zero em dois quesitos: na certificação Iso 9000 e porque menos de 30% das linhas que opera hoje usam vale-transporte eletrônico.
Para o lote 3 (Zona Norte), o consórcio Intennorte (liderado pela carioca viação Nossa Senhora de Lourdes) teve média final de 85,83 contra 58,33 da SP Rio. No Lote 4 (Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio) a média final do Consórcio Via Sul foi de 75 contra 91,67 do Consórcio Transcarioca liderado pela Viação Redentor. O Consórcio SantaCruz liderado pela Viação Pégaso, que teve nota 75 de média, foi o único a apresentar propostas para o Lote 5 (Zona Oeste).
Postado por Meu Transporte às 00:44 1 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Equipes fazem teste de estresse no transporte público em São Paulo, Rio e Pernambuco
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Fonte: Jornal Hoje
Postado por Meu Transporte às 11:39 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Videos
São Paulo: Carros e motos invadem livremente o corredor de ônibus inaugurado há 12 dias
No corredor, que começa no terminal metropolitano de Diadema, no ABC, e vai até a Estação Morumbi da CPTM, passando por Santo Amaro e Brooklin, na Zona Sul, os passageiros afirmam que é grande o tempo de espera por um ônibus. "Todo dia espero pelo menos 30 minutos. As lotações foram proibidas no corredor e estamos com duas linhas a menos", disse o porteiro Zerlito de Almeida, que diariamente faz o percurso entre o Jardim Miriam e o Morumbi. Ele explicou que, por causa da grande espera pelo ônibus, acaba demorando mais tempo que antes do corredor para fazer o mesmo trajeto.
Por parte dos motoristas de carro, as reclamações ficam por conta dos congestionamentos, que, segundo eles, aumentaram após a implantação do corredor, há 12 dias. Isso porque a faixa da esquerda foi transformada em corredor exclusivo, mas a da direita continua a ser usada também por coletivos, que não podem deixar passageiros nos paradas do corredor porque só têm portas à direita.
"Está um horror! Circulo diariamente pelas avenidas Vicente Rao e Vereador João de Luca e demoro 40 minutos para chegar na Roque Petroni, onde trabalho. Antes demorava 15 minutos", afirmou a analista de tráfego telefônico Eloisa Batista. "Das 8h às 9h e das 17h às 19h fica tudo parado. Havia quatro faixas que dividíamos com os ônibus, mas agora só temos três", explicou o representa comercial Robson Brito. "Há trechos em que ficamos encurralados no meio dos coletivos".
Vistoria pelo corredor Diadema-Morumbi
Carros da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e motos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram flagrados pelo DIÀRIO percorrendo todo o percurso do corredor metropolitano. Apesar da fiscalização, diversas irregularidades foram constatadas no corredor.
Linha semiexpressa de Diadema até a Berrini
Desde semana passada, a EMTU implantou viagens semiexpressas do terminal Diadema até a estação Berrini, da CPTM, durante os horários de pico. As linhas que circulam pelo corredor são a Terminal Diadema-Morumbi; Terminal Diadema-Berrini e Jardim Castelo - Itaim Bibi, via Diadema. Essas linhas são atendidas por uma frota de 34 coletivos.
Promessa de ônibus articulados e reformas
A obra do corredor Diadema-São Paulo demorou 24 anos para ser concluída. Foi entregue à população no último dia 31. Um dos objetivos do projeto foi de encurtar as viagens pela metade do tempo. Em alguns casos, de até uma hora.
Durante a inauguração, o prefeito Gilberto Kassab prometeu implantar ônibus articulados, novos e mais modernos, para evitar a superlotação de passageiros. Além disso, está previsto um reforço nos alambrados que separa a pista do passeio público.
Fonte: Diário de S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 11:19 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Recife: Projetos de vias sem soluções práticas
A obra de duplicação das faixas do viaduto Capitão Temudo, na Joana Bezerra, está para ser entregue aos recifenses no final de dezembro. Porém, sem pistas de ciclismo ou corredor para pedestre. “Essa intervenção vai desafogar o trânsito naquela área, que está saturado. Mas se não pensar no transporte coletivo e alternativo, voltará ao mesmo problema. A médio prazo, serão mais carros circulando por ali, consequentemente, os mesmos engarrafamentos”, pontua.
A presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Débora Mendes, justifica esta lacuna no projeto por ter sido elaborado em 1976. “Como é mais antigo, não houve esse cuidado. As demais obras agora estão sendo pensadas dentro do novo conceito de mobilidade, como a Via Mangue e da avenida Norte. Se isso vai ser contemplado no futuro, pode ser. Mas em paralelo estamos pensando soluções para o trânsito em conjunto com outros órgãos”, esclarece.
Postado por Meu Transporte às 11:12 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Marina Silva quer transformar metrópole em cidade sustentável
Postado por Meu Transporte às 11:02 0 comentários
Marcadores: Eleições
Trânsito parado em Goiânia
Postado por Meu Transporte às 10:54 0 comentários
Marcadores: Goiás
BH terá consultoria em projeto de corredores de ônibus
Postado por Meu Transporte às 10:49 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Mato Grosso do Sul