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Projeto para melhorar trânsito em Niterói está em busca de parcerias

quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Passados nove meses da apresentação do Plano Municipal de Transporte e Trânsito, elaborado pelo escritório do arquiteto paranaense Jaime Lerner, a Prefeitura parece ter começado a correr atrás da viabilização do projeto. O presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Sérgio Marcolini, esteve nesta terça-feira em Brasília em busca de parcerias para a execução das intervenções, que tinham prazo de dois anos para serem concluídas. No entanto, o atraso na execução do projeto revolta motoristas da cidade, que reclamam do tráfego.
Conhecido como Projeto Jaime Lerner, o plano foi apresentado em outubro de 2009, como a grande solução para desafogar o trânsito na cidade. Baseado no sistema de Bus Rapid Transit (BRT) – de operações de ônibus semelhantes às de um metrô de superfície –, o projeto prevê a construção de quatro terminais de ônibus interligados e dois mergulhões, além de um viaduto de pequeno porte na Rua Washington Luiz, junto à Avenida Jansen de Mello. Outras intervenções menores em pontos distintos também seriam feitas.
O orçamento inicial do projeto era de R$ 205 milhões, sendo R$ 85 milhões investidos pelo Poder Público e o restante pela iniciativa privada - graças à Lei das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Uma audiência pública para apresentação do projeto já foi realizada em março deste ano.
No entanto, do prazo de dois anos dado para a implantação do projeto, já se passaram nove meses sem que nenhuma intervenção tenha sido realizada. O presidente da NitTrans confirma que o plano ainda não foi iniciado, mas afirma que está tentando viabilizá-lo.
“Estou em Brasília justamente buscando parcerias para a implantação do projeto”, disse, nesta terça-feira, por telefone, Sérgio Marcolini.
Enquanto a Prefeitura não inicia a execução do projeto, motoristas reclamam das condições de tráfego na cidade. Quem passa pelas principais vias acredita que a situação só tem piorado e as intervenções estão se tornando cada vez mais urgentes.
“Hoje (terça), um acidente em Alcântara trouxe um reflexo enorme a Niterói e sempre é assim. Alguma coisa precisa ser feita porque a cidade não pode ficar nessa situação”, afirma o professor Edney Castelo Branco, de 36 anos.
A enfermeira Raquel Araújo, de 26 anos, diz que a cidade está em situação caótica.
“O trânsito está sempre muito congestionado e precisa de intervenções urgentes”.
“Alguma coisa precisa ser feita, porque o trânsito só tem piorado”, acredita o comerciante Júnior Ramoa, 22 anos.
Fonte: O Fluminense


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Prefeitura do Rio analisará propostas de licitação de ônibus nesta quarta


A prefeitura do Rio de Janeiro começa na quarta-feira (4) a abrir os envelopes com as propostas das empresas para a licitação das linhas municipais de ônibus. Seis consórcios participam do processo, sendo que quatro deles são liderados por empresas do Rio, e dois por grupos de São Paulo.

Os consórcios disputam a concessão para operar linhas de ônibus pelo prazo de 20 anos. A cidade foi dividida em quatro lotes: Zona Sul e Tijuca, Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, Zona Norte e Zona Oeste. A região do Centro não foi licitada por ser área de operação comum a todas as empresas.

Fonte: G1


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Ônibus terão que arcar com gratuidades para passageiros


Os consórcios que vencerem as licitações da Prefeitura do Rio para operar as linhas de ônibus e BRT (corredores expressos com veículos articulados) do Rio terão que arcar com as gratuidades dos estudantes da rede pública sem repassar os custos para a tarifa.
A dúvida que havia em relação a essa questão foi sanada, ontem, pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), ao concluir a análise do edital de concorrência.

— As gratuidades para alunos da rede pública são asseguradas pela Lei Orgânica do Município. O entendimento é que as planilhas de custos que serviram de base para fixar a tarifa em R$ 2,40 (valor do edital) já levaram isso em conta — disse o presidente do TCM, Thiers Montebello, logo após a votação.

O Rio Ônibus (sindicato das empresas) não quis se pronunciar até que a entidade tenha acesso à decisão. Porém, fontes ligadas ao sindicato disseram que, caso não haja subsídio da prefeitura, algumas medidas terão que ser tomadas para manter o equilíbrio na prestação do serviço à população: o município teria que combater o transporte clandestino, para possibilitar a transferência de mais passageiros para os ônibus.

Nos dias que antecederam a licitação, o assunto tinha virado motivo de polêmica, com correções seguidas no edital. Logo após a votação da lei que criou o bilhete único, o prefeito Eduardo Paes chegou a dizer que o município arcaria com os custos das viagens.

A decisão (por unanimidade) do Tribunal de Contas do Município permitirá o prosseguimento da concorrência. O processo de licitação começou na sexta-feira passada. Entretanto, os documentos que demostram se as empresas de ônibus cumprem as exigências técnicas e financeiras não puderam ser analisados. Isso porque faltava o TCM analisar o edital. Amanhã, a Comissão de Licitação analisará os documentos.



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Rio Grande: Usuários do transporte coletivo fazem novo protesto

Manifestantes saíram mais uma vez às ruas na tarde de ontem, 3, para protestar contra as mudanças do novo sistema de integração tarifária do transporte coletivo do Rio Grande, que está em vigor desde o dia 17 julho. Com palavras de ordem como “Que porcaria, transporte público virou mercadoria”, dezenas de usuários do transporte coletivo percorreram algumas das principais ruas do centro utilizando nariz de palhaço e levando cartazes e faixas pedindo por mudanças. Durante o trajeto, muitos trabalhadores do comércio, da construção civil, usuários que estavam nas paradas de ônibus e também pessoas que passavam pelas ruas demonstraram apoio ao protesto.
Na ocasião, os manifestantes salientaram que não são contra o novo sistema de integração, no entanto, reivindicaram o retorno de algumas linhas que foram extintas, a não obrigatoriedade do cartão Mais Rio Grande, e pediram também mais segurança nas estações de transbordo, além de reclamarem do tempo de espera para quem utiliza a integração.

Após a reunião no Legislativo, a comissão de manifestantes foi recebida pelo prefeito Fábio Branco e pelo secretário municipal da Segurança dos Transportes e do Trânsito, Enoc Guimarães, na sala de reuniões da Prefeitura. Enquanto isso, dezenas de pessoas continuavam o protesto em frente ao prédio.

Durante a reunião, o prefeito voltou a falar que novas reuniões públicas serão realizadas junto à comunidade rio-grandina para a discussão do sistema. Os novos encontros terão como objetivo fazer uma avaliação do sistema e esclarecer a população sobre as dúvidas a respeito das novas linhas e itinerários, bem como as vantagens para o usuário de ônibus. Ele disse ainda que mais de 20 profissionais estão acompanhado diariamente o novo sistema e ressaltou a necessidade de a população auxiliar o poder público na fiscalização do processo.

Fonte: Jornal Agora
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São Paulo: Corredor Diadema-Morumbi confunde usuários e motoristas

terça-feira, 3 de agosto de 2010


Passageiros, motoristas e pedestres ficaram confusos ontem no primeiro dia útil de operação do corredor de ônibus Diadema-Morumbi, inaugurado no sábado.
Como não havia radares para detectar invasões, carros e motos transitavam na faixa exclusiva para os coletivos na manhã de ontem. Pedestres também se arriscavam pela via. Devido à falta de sinalização, veículos fechavam cruzamentos e faziam conversões proibidas.
Ao meio-dia, funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ainda pintavam a sinalização na pista e trabalhadores consertavam o alambrado.
Ainda não adaptados, dezenas de ônibus paravam em antigos pontos à direita da avenida, em vez de trafegar ao lado do canteiro central, no corredor.
Devido à falta de critério, usuários não sabiam onde esperar. Diversas novas paradas ficam justamente em frente às antigas. "Acabei de perder o ônibus que ia tomar porque o motorista parou do outro lado, fora do corredor", diz a vendedora Ana Júlia Santos.

Fonte: Folha de São Paulo


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Metrô de Salvador é entregue pelo Governo a Cidade


O Governo da Bahia transfere oficialmente nesta quarta-feira (4) para o município de Salvador os trens do metrô. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, entregará ao prefeito João Henrique o documento de transferência dos seis equipamentos em uma solenidade no Salão de Atos da Governadoria, às 15h.

Fabricados na Coréia pela empresa Rotem e fornecidos pela Mitsui & Co Ltda., cada trem é composto por quatro vagões com tração elétrica, carrocerias e estruturas em aço inoxidável. A capacidade de cada um é de 1.250 passageiros e a composição oferece ar condicionado e isolamento acústico. A prefeitura garante que essa semana as máquinas subirão aos trilhos e, no máximo em 15 dias, será iniciada a fase de testes e ajustes, que vai demorar aproximadamente seis meses.



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Curitiba: Urbs implanta mais uma Integração por cartão transporte


A partir de 3 de agosto, passageiros da Linha Verde poderão trocar de ônibus e de rota na estação São Pedro sem pagar nova tarifa. A Urbanização de Curitiba S/A está ampliando o projeto experimental de integração temporal – feita por cartão de transporte, com tempo determinado.

A medida da Urbs beneficia principalmente moradores da Vila São Pedro, que se descolam ao Pinheirinho, e também para quem está entre a Linha Verde e a canaleta da República Argentina e tenham interesse em ir para a região central da cidade de forma mais rápida. A integração temporária na estação São Pedro atende reivindicação da comunidade que participou das audiências públicas da Prefeitura.

Os passageiros que estão, por exemplo, em qualquer um dos alimentadores: Vila São Pedro, Gramados e Urano, e queiram ir para o Terminal do Pinheirinho, podem descer na estação São Pedro, atravessar a pista pela faixa de pedestre e entrar no tubo sentido bairro sem pagar nova passagem, passando o cartão de transporte pelo validador de integração que está instalado nos dois tubos da estação.

A integração temporal nesse ponto agilizará as viagens de bairro para bairro. Antes, os passageiros dos alimentadores tinham de desembarcam no Terminal do Capão Raso, aumentando a distância para a integração com outro ônibus.A integração temporária também traz vantagens para quem circula entre a Linha Verde e a República Argentina. “É mais uma opção de descolamento para o Centro, e para a quem quer ir para a região da avenida Marechal.

Fonte: URBS


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Qualidade no transporte é o que importa para o usuário do Grande Recife


Pesquisa de opinião encomendada pelo Grande Recife Consórcio sobre o transporte público da Região Metropolitana do Recife revelou que os passageiros querem um serviço de qualidade mesmo que, para isso, tenham que abrir mão de uma passagem mais barata.
E que mais da metade dos usuários acredita que o sistema será modernizado com a execução de projetos prometidos pelo governador Eduardo Campos. É o caso do Corredor Norte-Sul, uma pista exclusiva de ônibus com 45 quilômetros de extensão que ligará o Norte ao Sul da Região Metropolitana; da implantação de um corredor de transporte na Avenida Norte, inclusive com uma pista elevada; e da requalificação e prolongamento do Corredor Leste-Oeste até São Lourenço da Mata, onde será erguida a arena da Copa do Mundo de 2014.

Dos 5 mil usuários de ônibus ouvidos na pesquisa nos 14 municípios da RMR, ano passado, a maioria definiu que o transporte público precisa urgentemente ampliar a frota de ônibus, reforçar a segurança nos coletivos, baixar o preço da passagem, melhorar o conforto nos veículos, reduzir os intervalos, criar mais linhas e ser fiscalizado com critério. Quase metade dos ouvidos (46,07%) considerou o sistema ruim e péssimo. Embora 53,93% classifiquem como regular, bom e ótimo, a avaliação negativa terminou prevalecendo sobre a positiva. Outro dado: quem anda de ônibus, em sua maioria, tem renda baixa (até 3 salários mínimos), usa a trabalho e acha a passagem muito cara.

Nessa ordem, essas são as principais exigências dos entrevistados. Pesquisas do tipo são periódicas nos sistemas de transporte sérios. No Brasil, são raras e, em Pernambuco, quase inéditas. O setor empresarial garante que faz análises do tipo com frequência, mas, se o faz, não divulga. Embora na prática revelem o que muita gente já sabe, elas têm que ser realizadas e é preciso saber tirar proveito dela. O Grande Recife garantiu que saberá. Promete que a partir da pesquisa vai traçar metas e redirecionar projetos no setor. Vamos esperar.

Fonte: JC Online


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