Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Qualidade no transporte é o que importa para o usuário do Grande Recife

terça-feira, 3 de agosto de 2010


Pesquisa de opinião encomendada pelo Grande Recife Consórcio sobre o transporte público da Região Metropolitana do Recife revelou que os passageiros querem um serviço de qualidade mesmo que, para isso, tenham que abrir mão de uma passagem mais barata.
E que mais da metade dos usuários acredita que o sistema será modernizado com a execução de projetos prometidos pelo governador Eduardo Campos. É o caso do Corredor Norte-Sul, uma pista exclusiva de ônibus com 45 quilômetros de extensão que ligará o Norte ao Sul da Região Metropolitana; da implantação de um corredor de transporte na Avenida Norte, inclusive com uma pista elevada; e da requalificação e prolongamento do Corredor Leste-Oeste até São Lourenço da Mata, onde será erguida a arena da Copa do Mundo de 2014.

Dos 5 mil usuários de ônibus ouvidos na pesquisa nos 14 municípios da RMR, ano passado, a maioria definiu que o transporte público precisa urgentemente ampliar a frota de ônibus, reforçar a segurança nos coletivos, baixar o preço da passagem, melhorar o conforto nos veículos, reduzir os intervalos, criar mais linhas e ser fiscalizado com critério. Quase metade dos ouvidos (46,07%) considerou o sistema ruim e péssimo. Embora 53,93% classifiquem como regular, bom e ótimo, a avaliação negativa terminou prevalecendo sobre a positiva. Outro dado: quem anda de ônibus, em sua maioria, tem renda baixa (até 3 salários mínimos), usa a trabalho e acha a passagem muito cara.

Nessa ordem, essas são as principais exigências dos entrevistados. Pesquisas do tipo são periódicas nos sistemas de transporte sérios. No Brasil, são raras e, em Pernambuco, quase inéditas. O setor empresarial garante que faz análises do tipo com frequência, mas, se o faz, não divulga. Embora na prática revelem o que muita gente já sabe, elas têm que ser realizadas e é preciso saber tirar proveito dela. O Grande Recife garantiu que saberá. Promete que a partir da pesquisa vai traçar metas e redirecionar projetos no setor. Vamos esperar.

Fonte: JC Online


0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960