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Vitória terá operação especial na estreia do Brasil na Copa do Mundo

segunda-feira, 14 de junho de 2010


A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e as empresas do Sistema Transcol prepararam uma operação especial para esta terça-feira (15), quando a Seleção Brasileira de Futebol fará o jogo de estreia na Copa do Mundo 2010.

O horário de pico correspondente à saída dos trabalhadores, que geralmente acontece entre as 16h30 e 19 horas e significa 100% da frota em circulação, será iniciado às 12h30 e encerrado às 15 horas. Isso porque as empresas, repartições públicas, construção civil e demais organizações vão liberar seus funcionários mais cedo, por volta do horário do almoço, uma vez que o Brasil entra em campo às 15h30.

Após as 15 horas, circulará aproximadamente 60% da frota do Sistema Transcol, o que corresponde à quantidade de ônibus em operação no horário entre picos dos dias úteis, que vai 8 horas às 16h30. “No dia do jogo, teremos uma inversão de pico e entre pico.

Depois do meio dia e meia, teremos 100% da frota nas ruas, ou seja, 1.500 ônibus, para atender a demanda de retorno do trabalho. E mais tarde, como o horário de pico já terá passado, manteremos aproximadamente 900 veículos, quantidade que normalmente circula ao meio dia”, explicou a diretora presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete.

Portanto, durante e depois do jogo, que acontece entre as 15h30 e as 17h30, os intervalos entre as viagens das linhas serão os mesmos intervalos praticados na hora do almoço, nos dias comuns.

A programação foi baseada no monitoramento da demanda nos dias em que a Seleção Brasileira jogou na Copa da Alemanha, em 2006. Os jogos aconteceram às 16 horas, horário próximo ao do jogo desta terça-feira (15), e técnicos da Ceturb-GV analisaram o carregamento das linhas de ônibus nas diferentes faixas horárias.

As análises realizadas não identificaram necessidade de alterar a operação no domingo (20), quando acontece o segundo jogo do Brasil. Caso seja preciso, viagens extras podem ser realizadas com frota reserva nos terminais. A companhia ainda definirá a operação da sexta-feira (25), dia do jogo que encerra a participação brasileira na primeira fase, de acordo com os horários de expediente do comércio, indústria e repartições públicas.

Reforço de 80 ônibus nos terminais de integração

Quem assistir ao jogo fora de casa e depois precisar voltar de ônibus, contará com frota extra. Entre as 17h30 e as 19h30, 80 ônibus de reforço ficarão estrategicamente distribuídos nos dez terminais de integração (Jacaraípe, Laranjeiras e Carapina, na Serra, Jardim América, Itacibá e Campo Grande, em Cariacica, São Torquato, Ibes, Vila Velha e Itaparica, em Vila Velha).

Os veículos serão utilizados para cumprimento de viagens extras, reforçando linhas que apresentarem acréscimo de demanda. Equipes volantes da Ceturb-GV circularão pela Grande Vitória, monitorando os pontos de ônibus das vias de maior movimento e a frota de reforço será acionada de acordo com a necessidade.

Fonte: Ceturb-GV
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DF: Rodoviários decidem garantir a volta pra casa da população


O sindicato dos rodoviários decidiram garantir a volta pra casa da população de Brasília. Porém, os motoristas da Viplan continuam a manifestação na Rodoviária de Brasília onde os não permitem o embarque e estão estacionando os veículos próximo ao Touring. O sindicato continua reunido e deve se pronunciar oficialmente durante a noite desta segunda-feira (14).

Mais cedo, a categoria não aderiu a opção de rodar com a catraca liberada. Segundo informações do sindicato dos rodoviários, antes de sair da garagem, os empresários apresentaram aos seus funcionários um termo de compromisso, declarando ciência de responsabilidade sobre eventuais prejuízos. A maioria dos motoristas não assinou o termo. Na garagem da Viplan, representantes do sindicato chegaram a rasgar dois desses documentos, os únicos que foram assinados.

Além disso, nas garagens, oficiais de Justiça garantiam o cumprimento da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da última quinta-feira (10/6), que obriga 60% da frota nas ruas.

Os rodoviários pedem reajuste de 20% e a renovação do acordo coletivo da categoria.

Fonte: Clicabrasília
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São Paulo: Obras no Terminal Sacomã alteram itinerários de ônibus na zona sul


Em virtude da continuação das obras de recuperação do pavimento rígido do piso térreo do Terminal Sacomã, das 22h do dia 11 de junho às 4h do dia 14 de junho e das 4h do dia 14 de junho às 4h do dia 21 de junho, a SPTrans informa alteração no itinerário de linhas de ônibus que circulam no terminal.
Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
  • Linhas e plataformas:Das 22h00 do dia 11/06/10 até as 04h00 do dia 14/06/10
Interdição: Plataforma 1, saída do terminal para a Rua Bom Pastor e acesso pela Rua Francisco Peres ao terminal
5021-10 Água Funda - Terminal Sacomã
5033-10 Vila Brasilina - Terminal Sacomã
5036-10 Jd. Celeste - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
5101-10 Terminal Sacomã - Terminal Pq. D. Pedro II
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: sem Alteração.
5102-10 Terminal Sacomã - Terminal Amaral Gurgel
5104-10 Terminal Sacomã - Praça da República
5107-10 Terminal Sacomã - Terminal Correio
513L-10 Terminal Sacomã - Penha
5705-10 Terminal Sacomã - Metrô Vergueiro
571T-10 Terminal Sacomã - Terminal Rod. Tietê
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
5103-10 Terminal Sacomã - Moema
5103-21 Terminal Sacomã - Metrô Santa Cruz
Sentido Único: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal
  • Das 04h00 do dia 14/06/10 até as 04h00 do dia 21/06/10
Interdição: Saída do terminal para a Rua Francisco Peres
5029-10 Jd. Patente - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, prosseguindo normal.
5030-10 Jd. Maria Estela - Terminal Sacomã
5034-10 Vl. Livieiro - Terminal Sacomã
5038-10 Pq. Bristol - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.
Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Rodovia Anchieta, prosseguindo normal.
5034-31 Terminal Sacomã - Vl. Livieiro
Sentido Único: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Rodovia Anchieta, prosseguindo normal.
5104-10 Terminal Sacomã - Praça da República
Ida: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
Volta: sem Alteração.
  • Das 22h00 do dia 11/06/10 até as 04h00 do dia 14/06/10
Interdição: Plataforma 1, saída do terminal para a Rua Bom Pastor e acesso pela Rua Francisco Peres ao terminal.
5020-10 Hospital Heliópolis - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Com. Taylor, Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
5032-10 Vila Arapua - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Silva Bueno, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Malvina Ferrara Samarone, Rua do Lago, Rua Francisco Peres, Rua Dr. Audísio de Alencar, acesso, Terminal Sacomã.
Volta: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.
514T-10 Terminal Sacomã - Jd. Itápolis
Ida: Terminal Sacomã, Rua Francisco Peres, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Estrada das Lágrimas, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Bom Pastor, prosseguindo normal.normal.
Volta: sem Alteração.
  • Das 04h00 do dia 14/06/10 até as 4h00 do dia 21/06/10
Interdição: Saída do terminal para a Rua Francisco Peres
5031-10 Vl. Arapua - Terminal Sacomã
5031-21 Vl. Conde do Pinhal - Terminal Sacomã
5035-10 Vl. Arapua - Terminal Sacomã
Ida: sem Alteração.Volta: Terminal Sacomã, Av. Pres. Tancredo Neves, Rua Sumé, retorno, Av. Pres. Tancredo Neves, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie à direita, Estrada das Lágrimas, prosseguindo normal.
Fonte: SPTrans
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Porto Alegre: Parada de ônibus onde jovem morreu em abril ganha novo nome


Quase dois meses depois da morte Valtair Jardim de Oliveira, 21 anos, vítima de uma descarga elétrica em uma parada de ônibus da Avenida João Pessoa, em Porto Alegre, a família do jovem recebeu hoje à tarde uma homenagem. O local da tragédia de 13 de abril ganhou uma placa em memória do estudante e mudou de nome para "Estação Vavá", que era como Valtair era carinhosamente chamado por amigos e parentes.

O que eu queria mesmo era ter meu filho comigo. Mas já que Deus o levou, agradeço por terem atendido ao meu pedido. Nada vai trazer meu filho de volta, mas essa é uma homenagem que a nossa família está recebendo. Se não fosse a união da minha família, com certeza, não estaria em pé agora — disse a mãe de Valtair, Eva Jardim, 60 anos, que participou do ato nesta tarde.

A prima do jovem Luciane Jardim Pereira, 33 anos, explica que a família ainda espera pelo resultado do inquérito policial que apontará os responsáveis pelo choque que matou o estudante. — Tudo está se encaminhando dentro da lei. Nós não vamos deixar o caso parar. As despesas que tivemos, de R$ 5,8 mil, já foram pagas pela prefeitura. A questão da indenização está com os nossos advogados — explica ela.

— É uma homenagem para que a memória dele não seja esquecida. Não era dessa maneira que a gente queria que ele fosse lembrado. Foi uma perda de uma maneira tão trágica — lamenta Luciane. A sindicância realizada pela prefeitura sobre o caso deve ser concluída até o final deste mês, segundo informações da assessoria de imprensa.

O delegado Paulo César Jardim, da 1ª DP de Porto Alegre, trata o caso como homicídio culposo e diz que o inquérito deve ser concluído nos próximos dias. Segundo ele, falta apenas o resultado do laudo da perícia. A Polícia já ouviu 30 pessoas na investigação.


Relembre o caso Valtair


Fonte: Zero Hora
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DF: Rodoviários temem demissão por Catraca Livre


A promessa de que os ônibus circulem com catracas livres nesta segunda-feira (14/6) pode estar comprometida. Os rodoviários estão divididos quanto a seguir ou não a decisão, tomada ontem em assembleia. Eles temem ser demitidos caso permitam que os passageiros embarquem sem pagar passagens, já que isso configuraria carona e poderia lhes render uma demissão por justa causa.

Essa era a realidade no terminal rodoviário de Samambaia Norte, desde cedo. Por volta de 6h, apenas três ônibus haviam deixado o local. No entanto, esses veículos estão cobrando passagens normalmente. O restante dos motoristas e cobradores de veículos que partem do local ainda não haviam decidido o que fazer neste mesmo horário. Mais tarde, porém, representantes do sindicato chegaram ao local e pressionaram os funcionários a deixar a garagem. Além de temerem o desemprego caso sigam a decisão acordada entre a categoria e o Sindicato dos Rodoviários, os funcionários de empresas de ônibus estão apreensivos quanto à possibilidade de terem os ônibus apedrejados se não saírem dos terminais, ou circularem de forma normal, cobrando as passagens.

No P Norte, a situação também é de incerteza. Logo no início da manhã, por volta de 5h30, a maioria dos rodoviários seguia a decisão da assembleia e permitia que os passageiros embarcassem pela parte de trás dos veículos. No entanto, por volta de 6h, alguns dos funcionários cobravam passagens dos usuários do transporte. Além disso, alguns ônibus sequer chegaram ao terminal, o que provoca filas e espera.

O mesmo ocorre em Sobradinho, onde parte dos motoristas e cobradores também não resolveu se vai circular conforme decisão tomada na assembleia de ontem. No entanto, como há representantes do sindicato da categoria na rodoviária da cidade, a maioria dos rodoviários permite que os passageiros que embarcam no local entrem sem pagar passagens, mas garantem que, nas paradas de ônibus, irão cobrar as tarifas.

Em Planaltina, a maioria dos rodoviários opta por circular normalmente. Como a maioria dos passageiros desconhece a decisão de circular com catraca livre, não há confusão no terminal da cidade. Nas paradas de ônibus, entre Planaltina e Sobradinho, todos os usuários do transporte pagam passagens.

A empresa Valmir Amaral entrega a seus funcionários um termo para que eles assinem e confirmem estar cientes que o transporte de passageiros deve ocorrer de maneira usual, ou seja, com a cobrança de passagens. No entanto, a maioria dos motoristas e cobradores da empresa em Sobradinho não assinaram o documento. A Viplan também tenta intimidar os motoristas obrigando-os a assinar um termo em que se comprometem a cobrar as passagens. A empresa também aumentou em 50% o efetivo de fiscais no terminal de Samambaia Sul. Por isso, muitos funcionários desobedecem a determinação do sindicato.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, a medida tomada pela empresa acima é a mesma tentada por outros empresários. Para ele, é mais um artifício que eles usam para impedir a manifestação da categoria. Segundo o representante, os rodoviários estão em campanha salarial e o processo envolve causar um prejuízo às empresas de ônibus como forma de pressioná-las a atender às reivindicações da categoria. Osório destaca ainda que a demissão é um risco que a categoria corre em qualquer tipo de manifestação feita.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Distrito Federal destaca que os motoristas podem circular com a catraca liberada. No entanto, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários podem ser responsabilizados por isso, inclusive judicialmente. De acordo com o sindicato dos patrões, ainda não se fala em demissão, mas em responsabilização.

Fonte: Correio Braziliense
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Fortaleza: Semana começa com indefinição quanto à greve de ônibus


Ontem, grevistas deram uma "trégua", mas medida teve pequeno efeito porque poucos usuários sabiam

Os passageiros do transporte coletivo da Capital começam mais uma semana em clima de incerteza quanto ao fim da greve dos motoristas de ônibus, que completa sete dias. Enquanto isso, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro) faz, a partir das 16 horas de hoje, nova assembleia com a categoria.

Ontem, até o início da noite, o despacho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), divulgado no sábado - e que amplia o horário de pico de 6h30 às 8 horas para de 5 às 9h; e de 17h às 18h para 17h às 21h - não havia sido entregue aos representantes do Sintro. O despacho determina, ainda, que o funcionamento de 70% da frota aconteça por empresa e linhas de ônibus. Porém, só entra em vigor quando as partes forem comunicadas oficialmente.

A greve permanece sem tempo determinado para acabar, já que o movimento segue dentro dos trâmites estabelecidos pela Lei de Greve, como analisa Harley Ximenes, presidente a Comissão de Direito Trabalhista da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Ceará (OAB-CE). "É preciso que haja bom senso das partes", orienta.

Desgaste

Muitas vezes, pondera, a classe patronal cria impasses e joga a população contra os trabalhadores. Porém, chama a atenção para o desgaste de um movimento muito longo, sendo necessária, muitas vezes, a busca de outros meios de negociação.

Conforme informações do Tribunal Regional do Trabalho, desde a tarde de sábado que um oficial de Justiça foi designado para entregar o despacho aos sindicatos, sem conseguir encontrar os representantes do Sintro, que mantiveram os telefones desligados.

Ontem pela manhã, o Diário do Nordeste esteve na sede do Sintro, que permaneceu fechada. À noite, o advogado da entidade, Fernando Castelo Branco, disse que apenas hoje pela manhã o sindicato volta a funcionar normalmente "e, então, receberá o despacho".

Já o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) recebeu o despacho do TRT no sábado à tarde mesmo. As medidas do Tribunal foram bem aceitas pelos dirigentes do Sindiônibus.

Fonte: Diário do Nordeste
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Rio de Janeiro: Edital de licitação das linhas de ônibus será publicado na terça-feira


O prefeito Eduardo Paes garantiu ontem que a licitação das linhas de ônibus será concluída até agosto — prazo para também implantar o Bilhete Único. Paes afirmou que o edital sai no Diário Oficial de terça-feira. O anúncio já havia sido adiado duas vezes, porque faltava fazer ajustes em alguns itens. As empresas que vencerem a concorrência vão ganhar concessões de 20 anos.

No entanto, a regulamentação do setor deve pesar no bolso do passageiro. A expectativa é de que o preço da passagem dos ‘quentões’ (sem ar-condicionado) passe de R$ 2,35 para R$ 2,40.

De acordo com as regras previstas no edital, a cidade será dividida em cinco áreas. Mas apenas quatro serão licitadas: Zona Sul, Zona Norte e duas que dividem a Zona Oeste. O Centro do Rio será considerado ‘área comum’, já que recebe linhas de várias regiões.

Vão vencer a disputa as empresas que apresentarem o melhor plano técnico para aprimorar o sistema e oferecerem a maior outorga (taxa paga pela exploração do serviço). Elas terão seis meses para colocar em prática as propostas.

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Recife: Frota de ônibus aumentará nos dias de jogos do Brasil


Os usuários de ônibus terão que ter muita atenção nos dias dos jogos do Brasil, principalmente aqueles que trabalham no Centro do Recife e precisam se deslocar para o subúrbio. Isso porque o Grande Recife Consócio de Transporte, em acordo com as 18 empresas de ônibus que operam na RMR, vai mudar o envio da frota máxima de ônibus nas ruas, das 18h, como acontece normalmente, para as 14h. A alteração vai acontecer no dia do jogo entre Brasil e Coreia do Norte marcado para uma terça-feira, dia 15 de junho. A partida entre Brasil e Costa do Marfim, que será realizada no dia 20 de junho, um domingo, segundo o Grande Recife não haverá alteração por não ser realizada em dia útil.
Já no jogo entre Brasil e Portugal, o esquema será semelhante ao da primeira partida da Seleção Canarinho. Para atender a demanda nos dois jogos, 25% das linhas de ônibus que operam no sistema serão reforçadas. O usuário contará com um aumento de 160 viagens. Porém, devido ao pouco movimento de pessoas nas ruas no momento em que acontecem as partidas, o Grande Recife Consócio Metropolitano decidiu reduzir a frota no período.

Fonte: Folha de Pernambuco
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