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Série Transporte pelo Mundo Chega a Cidade do México

domingo, 30 de maio de 2010


Transporte na Cidade do México é gerido pelo governo do Distrito Federal do México através de várias empresas públicas que administram os diferentes meios de transporte. O governo da Cidade do México opera o sistema de propriedade pública de trânsito mais movimentado e segundo na América do Norte depois de New York City , se os operadores privados (que transportam cerca de 60% do tráfego) estão incluídos, a Cidade do México sistema de transporte de passageiros movimenta cerca de duas vezes os passageiros do New York MTA .
Muitas vezes, os valores ridership dado para a Cidade do México não incluem o tráfego suburbano na Cidade do México, quatro terminais de ônibus em massa, cada um dos quais é semelhante em tamanho à Port Authority Bus Terminal , em Nova York.

O Metro da Cidade do México (em espanhol, Metro de la Ciudad de México), formalmente Sistema de Transporte Colectivo, é um sistema de metro que serve a área metropolitana da Cidade do México (o que inclui alguns municípios no Estado do México ). É o sistema de metro segunda maior da América do Norte depois que o New York City Subway e, em 2008, o sistema serviu 1.467 milhões de passageiros, colocando-o como o quinto maior número de passageiros no mundo.

A linha de metrô tinha 16 estações, e abriu ao público em 1969. O sistema tem se expandido desde então, em uma série de trancos e barrancos. A partir de 2010, o sistema é composto por onze linhas e 451 quilômetros (280 milhas) de trilhos de passageiros. Dez das linhas de metro, de aro de borracha , em vez de rodas de aço tradicional, têm pneus de borracha (também chamado de pneumáticos de tração), que são mais silenciosos e lidar melhor com o solo instável Cidade do México.
O Metro STC tem 163 estações , 24 das quais têm duas ou mais linhas (correspondências ou estações de transferência). Ele tem 106 estações de metro (o mais profundo do que 35 metros abaixo do nível da rua), 53 estações de superfície e 16 estações elevatórias.
No final de 2007, do Distrito Federal mexicano governo anunciou a construção de uma nova linha do metrô: linha 12 irá correr para a parte sudeste da cidade, conectando com as linhas 7, 3, 2 e 8, respectivamente.


O Metrobus é um sistema de transporte de ônibus expressos que atende a Cidade do México, que opera desde 19 de junho de 2005. Composto de 80 ônibus que percorrem 20 quilômetros sobre a Avenida de los Insurgentes, em ambos os sentidos entre a estação de Metro Indios Verdes até San Ángel. Essse sistema é baseado no no ligeirinho de Curitiba.

A frota do Metrobús é constituída por mais de 80 ônibus articulados, que carregam uma média de 315.000 pessoas por dia. É aproximadamente a metade do número de passageiros que andam no sistema de metrô de Washington, a segunda maior rede ferroviária urbana dos Estados Unidos.



O Metrobús é um sistema de ônibus rápido]] (Autocarro Rapid Transit por suas siglas em inglês) que presta serviço na Cidade de México. Seu controle e administração está a cargo do organismo público descentralizado Metrobús.
O Metrobús conta com 2 rotas. A cada rota tem atribuída uma letra e uma cor distintivo. Tem uma extensão total de 47,1 quilómetros e possui 81 estações das quais: 75 são de passagem, 2 de transbordo e 4 terminais. Todas as estações se encontram dentro da Distrito Federal.
Em 2007 recebeu o prêmio Liderança Mundial que outorga a organização não lucrativa World Leadership Forum com sede em Londres, Inglaterra. O prêmio outorga-se talvez dos projectos em áreas de engenharia civil e arquitectura, comunicações, planejamento urbano, ciência e tecnologia, e transporte.
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São Paulo: Corredor de ônibus vai chegar ao Morumbi

sexta-feira, 28 de maio de 2010


O corredor de ônibus ABD ganhará um novo trecho, de 12 km, até o dia 21 de julho. Segundo a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a faixa exclusiva será ampliada até a estação Morumbi, da linha 9 da CPTM.
Atualmente, o corredor de ônibus tem 33 km de extensão. O sistema começa no terminal São Mateus (zona leste de SP) e vai até os municípios de Santo André, Mauá, São Bernardo e Diadema (todos na Grande São Paulo).
O novo traçado incluirá a avenida Presidente Kennedy, em Diadema, e as avenidas Cupecê, João de Luca, Vicente Rao e Roque Petroni Jr., no Morumbi (zona oeste de SP). Ao todo, 25 ônibus intermunicipais e 11 linhas municipais irão operar no trecho.

Fonte: Agora S. Paulo
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Fortaleza: Ônibus. Rodoviários de Fortaleza decidem por estado de greve


Os rodoviários de Fortaleza decidiram no final da tarde desta sexta-feira (28), que vão entrar em estado de greve a partir de segunda-feira (31).
A categoria realizou uma assembleia com quase dois mil profissionais, a maioria optou pela paralisação. Eles recusaram a proposta do Sindiônibus de reajuste de 5,5,%. Os trabalhadores querem 45% de aumento.
A partir da próxima segunda-feira (31), a categoria terá 72 horas para paralisar totalmente as atividades. Na quinta-feira, os profissionais do transporte coletivo da capital fazem uma nova assembleia para decidir se entrarão ou não em greve.

Fonte: Jangadeiro Online

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DF: Fácil diz que o governo depositou apenas metade do dinheiro do Passe Livre


Apenas metade do dinheiro destinado à recarga dos cartões do Passe Livre entrou na conta da Fácil, segundo informou a assessoria da empresa. Nesta quinta-feira (27/5), o governador Rogério Rosso (PMDB) sancionou a Lei que autoriza o remanejamento de R$ 6 milhões da Secretaria de Obras para o abastecimento do benefício. Contudo, segundo a Fácil, apenas R$ 3 milhões foram depositados nesta manhã.

De acordo com a empresa, 46 mil estudantes devem procurar pelo benefício. Se o valor repassado a cada aluno for de 98 reais – o mínimo que cada um tem direito – o cálculo será de R$ 4,5 milhões. Até as 14h, desta sexta-feira (28/5), 6.233 estudantes já fizeram recarga, o que representou um débito de R$ 614 mil.

A assessoria do governador, Rogério Rosso (PMDB), confirmou que, ainda que o repasse autorizado seja de R$ 6 milhões, apenas metade do dinheiro foi depositado hoje. O motivo é que o governo espera a comprovação dos gastos da Fácil para liberar o restante da verba.

Fonte: Correio Brasiliense
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Fortaleza: Sindiônibus oferece 5,5% de reajuste e motoristas podem entrar em Greve


Em uma nova rodada de negociação, realizada na manhã desta sexta-feira, 28, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) ofereceu 5,5% de reajuste para motoristas e cobradores. A categoria pede 45% de reajuste salarial. Em rodadas anteriores, o Sindiônibus havia oferecido 4,5%.
  • De acordo com Tobias Brandão, um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Ceará (Sintro), “a greve será inevitável”, pois a categoria não vai aceitar o percentual oferecido. Os trabalhadores vão se reunir em duas assembleias, nesta sexta-feira, 28, a partir das 16 horas, e sábado, 29, às 9 horas. “Não estamos pedindo aumento salarial, estamos pedindo perdas. Sabemos que as empresas têm condições de pagar”, afirma Tobias. As assembleias servirão para a categoria decidir quando deve ter início a paralisação, obedecendo o prazo legal de 72 horas para deflagrar greve, segundo Tobias Brandão.
Segundo a assessoria de comunicação do Sindiônibus, o reajuste de 5,5% foi oferecido após cálculos do que seria mais viável para as empresas de ônibus e de forma que atendesse à variação da inflação, que foi de 5,49%. O percentual proposto repõe a inflação, medida pelo INPC/IBGE, nos últimos 12 meses (de maio/2009 a abril/2010), segundo o Sindiônibus.
  • Ainda de acordo com o Sindiônibus, a Procuradoria Regional do Trabalho vai julgar uma ação cautelar movida pelo sindicato, que prevê que, em caso de greve, seja garantido um percentual mínimo de carros operando, por se tratar de um serviço essencial. Além disso, o Sindiônibus pede a proibição do bloqueio das garagens das empresas e da depredação dos ônibus.
“A movimentação na entrada da garagem cria um constrangimento que induz o profissional que ia trabalhar normalmente a aderir à paralisação, sob pena de ser marginalizado pelos colegas”, acredita o o presidente da Comissão de Negociação Intersindical do Sindiônibus, Frederico Lopes.

Fonte: O Povo online

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Paulistanos devem demorar cerca de quatro minutos para circular entre as estações Paulista e Faria Lima


Após a inauguração do primeiro trecho da linha 4-Amarela do Metrô, prevista para as 12h de terça-feira (25), os paulistanos vão circular entre as duas novas estações, Paulista e Faria Lima, em aproximadamente quatro minutos. De acordo com consórcio ViaQuatro, que vai operar o ramal, o tempo será esse até que as duas outras estações entre a Paulista e Faria Lima, Fradique Coutinho e Oscar Freire, estejam prontas.

Com dois meses de atraso, uma das obras mais aguardadas do transporte público, terá 4,9 km de extensão e vai ligar as estações Paulista, na rua da Consolação, e Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros.

Nos primeiros meses, as estações funcionarão fora do horário de pico, apenas entre 9h e 15h. O período reduzido é adotado para que sejam feitos os ajustes necessários quando o volume de passageiros é menor. O consórcio ViaQuatro estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.

Nos próximos dias - entre uma e três semanas -, usuários não precisarão pagar pelas viagens na linha 4, que vai funcionar no esquema de operação assistida. De acordo com o Metrô, nesse primeiro período os passageiros só podem fazer a integração entre essas duas estações da linha 4-Amarela e entre a linha 2-Verde.

As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações. Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 m abaixo do leito do rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as estações República e Luz.

Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.

Fonte: R7.com
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Salvador: Ônibus seletivos e micro-ônibus aderem à bilhetagem eletrônica


A partir desta terça-feira (1º), as linhas dos serviços seletivo e micro-ônibus de Salvador serão integradas ao sistema de bilhetagem eletrônica. Com a incorporação desses serviços, toda a frota que integra o sistema de transporte coletivo por ônibus de Salvador passa a ser atendida pela bilhetagem eletrônica.
As linhas que aderiram ao sistema podem ser consultadas na internet. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3535-0039.

Fonte: Correio da Bahia
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Secretário diz que São Paulo será a “cidade da mobilidade” até 2014


O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, afirmou, na manhã desta terça-feira (25), que São Paulo será a “cidade da mobilidade” até 2014. - 95% das viagens [de transporte público] vão ser feitas em tempo ideal.
A afirmação foi feita durante a cerimônia de inauguração do primeiro trecho da linha 4-Amarela, na estação Faria Lima, na zona sul de São Paulo. Além de Portela, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o governador Alberto Goldman (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o secretário municipal de Transporte, Alexandre de Moraes, e vários outros políticos participam do evento.
Portela disse ainda que, até o final deste ano, São Paulo terá transporte em 240 km de trilhos, sendo 162 km administrados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 78 pelo Metrô. Até 2014, segundo ele, essa malha deve atingir os 420 km.
Enquanto os políticos discursavam dentro da estação, do lado de fora o público se concentrava em frente aos portões para experimentar o transporte. Por volta das 12h, cerca de 50 pessoas esperavam a abertura do local para fazer a viagem de Pinehiros à Paulista.
A partir desta terça, as estações Paulista e Faria Lima passam a funcionar em caráter experimental das 9h às 15h. O publico poderá acessá-las gratuitamente nas próximas semanas, durante esta fase de testes. O consórcio ViaQuatro estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.

Diferentemente das outras linhas do metrô paulista, a Amarela será administrada em uma parceria público-privada. Nos próximos 30 anos, a linha será operada pelo consórcio Via Quatro. A linha também promete ser a mais moderna de São Paulo. Os vagões vão ter ar-condicionado, acesso à internet sem fio e os trens serão operados de forma automática, sem maquinistas.
Com dois meses de atraso, uma das obras mais aguardadas do transporte público, tem 4,9 km de extensão e liga as estações Paulista, na rua da Consolação, e Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros.
As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações. Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 m abaixo do leito do rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as estações República e Luz. Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.

Fonte: R7.com
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