O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, afirmou, na manhã desta terça-feira (25), que São Paulo será a “cidade da mobilidade” até 2014. - 95% das viagens [de transporte público] vão ser feitas em tempo ideal.
A afirmação foi feita durante a cerimônia de inauguração do primeiro trecho da linha 4-Amarela, na estação Faria Lima, na zona sul de São Paulo. Além de Portela, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o governador Alberto Goldman (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o secretário municipal de Transporte, Alexandre de Moraes, e vários outros políticos participam do evento.
Portela disse ainda que, até o final deste ano, São Paulo terá transporte em 240 km de trilhos, sendo 162 km administrados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 78 pelo Metrô. Até 2014, segundo ele, essa malha deve atingir os 420 km.
Enquanto os políticos discursavam dentro da estação, do lado de fora o público se concentrava em frente aos portões para experimentar o transporte. Por volta das 12h, cerca de 50 pessoas esperavam a abertura do local para fazer a viagem de Pinehiros à Paulista.
A partir desta terça, as estações Paulista e Faria Lima passam a funcionar em caráter experimental das 9h às 15h. O publico poderá acessá-las gratuitamente nas próximas semanas, durante esta fase de testes. O consórcio ViaQuatro estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.
A afirmação foi feita durante a cerimônia de inauguração do primeiro trecho da linha 4-Amarela, na estação Faria Lima, na zona sul de São Paulo. Além de Portela, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o governador Alberto Goldman (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o secretário municipal de Transporte, Alexandre de Moraes, e vários outros políticos participam do evento.
Portela disse ainda que, até o final deste ano, São Paulo terá transporte em 240 km de trilhos, sendo 162 km administrados pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e 78 pelo Metrô. Até 2014, segundo ele, essa malha deve atingir os 420 km.
Enquanto os políticos discursavam dentro da estação, do lado de fora o público se concentrava em frente aos portões para experimentar o transporte. Por volta das 12h, cerca de 50 pessoas esperavam a abertura do local para fazer a viagem de Pinehiros à Paulista.
A partir desta terça, as estações Paulista e Faria Lima passam a funcionar em caráter experimental das 9h às 15h. O publico poderá acessá-las gratuitamente nas próximas semanas, durante esta fase de testes. O consórcio ViaQuatro estima que nesse período cerca de mil pessoas utilizem as duas estações da linha 4. A previsão é de que o horário seja expandido para o padrão de toda a rede até setembro.
Diferentemente das outras linhas do metrô paulista, a Amarela será administrada em uma parceria público-privada. Nos próximos 30 anos, a linha será operada pelo consórcio Via Quatro. A linha também promete ser a mais moderna de São Paulo. Os vagões vão ter ar-condicionado, acesso à internet sem fio e os trens serão operados de forma automática, sem maquinistas.
Com dois meses de atraso, uma das obras mais aguardadas do transporte público, tem 4,9 km de extensão e liga as estações Paulista, na rua da Consolação, e Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros.
As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações. Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 m abaixo do leito do rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as estações República e Luz. Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.
Com dois meses de atraso, uma das obras mais aguardadas do transporte público, tem 4,9 km de extensão e liga as estações Paulista, na rua da Consolação, e Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros.
As obras da linha 4 começaram em abril de 2004. A previsão inicial era de que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Mas problemas com desapropriações de imóveis e o desmoronamento da estação Pinheiros - em janeiro de 2007, matando sete pessoas - atrasaram as inaugurações. Após Paulista e Faria Lima, a previsão é de que duas novas estações sejam abertas até novembro: Butantã e Pinheiros. Entre as duas, os trens do Metrô passarão 15 m abaixo do leito do rio Pinheiros. Até abril, o governo promete também entregar as estações República e Luz. Por essas seis estações, deverão passar diariamente 700 mil passageiros por dia. Numa segunda etapa, prevista para 2012, haverá ainda as estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Mackenzie-Higienópolis.
Fonte: R7.com
0 comentários:
Postar um comentário