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Mercedes aposta em sistema de trilhos

sexta-feira, 21 de maio de 2010


A Copa do Mundo de 2014 exige do Brasil urgência na realização de melhorias não apenas nos estádios, mas também na infraestrutura de transporte público urbano, segundo especialistas. Com o foco no potencial de negócios nessa última área, a Mercedes-Benz realizou ontem, em sua unidade de Campinas (SP), seminário sobre o tema BRT (em inglês, trânsito rápido de ônibus). A atividade faz parte do Show Bus, grande evento de relacionamento com parceiros e clientes da montadora, que reuniu empresários, consultores e representantes do setor público.
Um dos presentes ao seminário foi o ministro das Cidades, Márcio Fortes, que afirmou que o
  • BRT - sistema de transporte por meio de corredores exclusivos de ônibus como o Expresso Tiradentes, de São Paulo ou a estrutura de transporte de Curitiba (PR) - é prioridade para a Copa do Mundo devido à rapidez em sua implementação e também pelo custo menor em relação ao metrô nas cidades que sediarão os jogos.

INVESTIMENTO - O ministério tem R$ 7,7 bilhões de recursos compromissados para obras de infraestrutura de transporte para o Mundial. A maior parte desse montante vai para projetos de BRTs, em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Recife e Manaus. O valor não inclui gastos com a aquisição dos veículos, que ficarão a cargo das operadoras, mas com a construção dos corredores, estações para embarque e desembarque e a integração com outros sistemas.
As perspectivas são promissoras para a Mercedes, segundo o vice-presidente de vendas da companhia, Joachim Maier. A empresa, que atualmente detém mais de 50% do mercado de ônibus no País, projeta que o potencial é de 3.000 a 4.000 veículos comercializados em função apenas dos investimentos nessa opção de transporte.
  • EXPECTATIVA - A companhia, que já é o maior fornecedor de veículos para sistemas desse tipo na América Latina e exporta chassis de ônibus para mais de 30 países, espera abocanhar parte importante dessas vendas. "Podemos oferecer gama ampla, de articulados até microônibus para operar nas linhas alimentadoras (que levam as pessoas até as redes principais)", afirma o executivo da montadora.

VALORES - Como idéia de valores, o novo chassi de ônibus articulado O500 RSDD 8x2, lançado durante a Show Bus, custa R$ 305 mil, sem incluir o encarroçamento.
Maier cita ainda que o BRT representa hoje 10% dos negócios da companhia e destaca que a empresa, que produz atualmente 30 mil ônibus ao ano, também se prepara para o aumento da demanda futura.
A montadora investe R$ 1,5 bilhão até 2012 ampliar em 25% a capacidade produtiva da fábrica de São Bernardo.

  • Preço e tempo de instalação estão entre as vantagens
    Também presente ao evento, o ex-governador do Paraná Jaime Lerner, que é arquiteto, enumerou as desvantagens de outros sistemas. "O metrô é 100 vezes mais caro por quilômetro e o VLT (veículo leve sob trilhos) é dez vezes mais caro. E o tempo de implantação é de menos de três anos; não leva 20 anos. Também não precisa de subsídio, normalmente se sustenta", afirma. Ele acrescenta que os corredores exclusivos estimulam as pessoas a deixarem seus carros em casa, e estes são os principais fatores de emissão de poluentes no transporte.
    Para o presidente da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), Ailton Brasiliense, essa é uma solução que chega a ser "óbvia". "Não é só de transporte, mas de qualificação urbana, para repensar a cidade olhando os próximos dez, 15, 20 anos, com um plano urbano", diz.
    O dirigente acrescenta que é importante pensar a integração de sistemas, "se possível com bilhete único", já que os ônibus não resolvem tudo. Ele cita que, para fluxo de 5.000 a 10 mil pessoas por hora em uma direção, compensa o BRT, mas, para 50 mil a 60 mil pessoas/hora, é mais vantajoso a implantação do metrô. "É preciso um plano diretor", assinala Brasiliense.

África do Sul optou pelo BRT para atender às necessidades da Copa
Como parte dos preparativos da Copa deste ano, que começa no dia 11 de junho e termina no dia 11 de julho, a África do Sul optou por implantar o sistema BRT, como alternativa de infraestrutura de transporte. Uma das cidades que recebe investimentos desse tipo é Joanesburgo.
Parte dessa operação na cidade já está em funcionamento e deverá facilitar o acesso dos turistas para os jogos. O engenheiro Wagner Colombini Martins, autor do projeto de implantação, destaca que o custo estimado ficou em US$ 5 milhões por quilômetro, contra US$ 100 milhões por quilômetro do metrô.
Para as cidades brasileiras, deficientes em transporte público, que receberão jogos na próxima edição do Mundial, em 2014, a diferença de preço pode se tornar fator importante na escolha do projeto a ser implantado.
A Mercedes informa que fez vendas para atender esse projeto.

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Nova paralisação do transporte coletivo em Blumenau não deve ocorrer até dia 2 de junho


Está marcada para dia 2 de junho a próxima audiência do Ministério Público do Trabalho com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Público (Sindetranscol), Siga e Seterb, para solucionar as reivindicações dos motoristas e cobradores. A exigência da procuradoria é de que até essa data o sindicato não promova nova paralisação, sob pena de responder na Justiça.

Cerca de 400 motoristas e cobradores paralisaram os serviços em forma de protesto nesta quinta-feira, das 4h às 7h, para questionar as multas cobradas pelo Seterb ao Consórcio Siga, repassadas aos trabalhadores. As multas se referem a estacionamentos em local indevido nos terminais, atrasos no itinerário, embarque pela porta traseira de pessoas não-autorizadas e falta de identificação do trabalhador.

De acordo com o presidente do Sindetranscol, Ari Germer, são descontadas da folha dos funcionários e variam de R$ 55 a R$ 105. Presidente do Consórcio Siga, Humberto Sackl garante que multas não são arcadas pelos funcionários.

O contrato prevê apenas multas sobre a responsabilidade individual, como o não-uso do crachá. Apesar de esclarecido no contrato de trabalho a possibilidade de multas, o procurador do Trabalho em Blumenau, Eder Sivers solicitou às empresas a análise das multas para verificar se a culpa das infrações cobradas é de responsabilidade dos trabalhadores.

Fonte: Jornal de Santa Catarina
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Greve do transporte coletivo na capital acreana

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Emdurb prevê tarifa da Circular a R$ 2,35


Em tempo recorde – menos de dois dias úteis – a Emdurb concluiu a análise técnica sobre o pedido da Circular para reajuste do valor da tarifa de R$ 2,10 para R$ 2,50. Com pressa, já despachou o documento para o gabinete da prefeitura, que deve remeter à análise do SAF (Sistema Auxiliar de Fiscalização do Transporte Coletivo) ainda hoje.
Fazendo uso da chamada tabela Geipot, que gera reajustes sobre os indicadores utilizados pela empresa para justificar o aumento, a autarquia chegou ao valor de R$ 2,351 e a julgar pela agilidade na análise do pedido é possível imaginar o empenho que será dado à questão.
Na planilha apresentada a Circular mostra um suposto cálculo aferido em junho de 2009, pela Emdurb, em que a passagem teria chegado a R$ 2,461. O técnico responsável pela análise, Antônio Magaroto, diz desconhecer o cálculo que teria gerado esse valor.
“Em 2009 os lançamentos apresentaram uma tarifa em torno de R$ 2,31. Não sei de onde tiraram isso”.
O presidente do SAF, Antônio Carlos da Silva, acredita que os documentos devem chegar hoje ao sistema, que tem até 15 dias úteis para avaliar o pedido, votar, e devolver para definição do prefeito Mário Bulgareli.
“Assim que chegar os 11 membros começam as apreciações. Deveremos ter uma sessão extraordinária na próxima semana e trataremos o tema com toda atenção devida”.

UJS e usuários rejeitam R$ 2,35
Para o presidente regional da UJS, Marcos Aurélio dos Santos, a discussão sobre transporte coletivo em Marília não deveria estar sobre o preço da passagem, mas sobre os avanços na abertura de licitação para a exploração do serviço.
“Temos a lei aprovada, podemos ter uma passagem bem mais em conta, até com duas empresas explorando o serviço, mas continuamos tendo que combater os desmandos da Circular”.
Entre os usuários é perceptível a revolta contra o pedido de aumento. “R$ 2.10 já é mais caro que muita cidade grande por ai. A Circular não cansa de querer explorar quem precisa do ônibus”, diz o desempregado Raiden da Silva.

Fonte: Jornal Diário

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Uberaba: Modelo de pontos de ônibus em forma de tubos é criticado na Câmara de Vereadores


A implantação das estações tubos de transporte coletivo, em toda a avenida Leopoldino de Oliveira, está gerando polêmica entre os vereadores da oposição. De acordo com o vereador Itamar Ribeiro (DEM), a instalação de pontos de ônibus neste formato sugerido pela consultoria do engenheiro Jaime Lerner pode gerar confusão no tráfego de automóveis na avenida, visto que será destinada uma via para a circulação do transporte coletivo, podendo atrapalhar a circulação dos carros.

O projeto do engenheiro de Curitiba traz uma reformulação do trânsito de Uberaba. Entre as mudanças está o sistema de transporte coletivo; dois terminais de integração serão construídos no percurso e também dez estações de ônibus para interligar as regiões leste e oeste da cidade. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, a circulação de ônibus irá reduzir de 80 para 12 carros, além disso, de três em três minutos terá coletivos nos pontos de ônibus.

Entretanto, a situação ainda gera dúvida. De acordo com Itamar, as avenidas de Uberaba são estreitas demais para ter uma via destinada aos coletivos. Municípios como Curitiba, Goiânia e até mesmo Uberlândia têm condições de receber uma transformação no trânsito de tal forma. Sobre esta alegação, Karim afirmou que não haverá problemas no trânsito, visto que a via não será exclusiva para a circulação de ônibus, os motoristas poderão utilizar esta via.

Além disso, o vereador afirmou que os uberabenses, melhor do que ninguém, conhecem as necessidades do município, portanto, deveria ser investido em mão-de-obra da cidade. "Antes de realizar projeto de tal amplitude, há várias irregularidades que precisam ser vistas e analisadas no trânsito da cidade. Discordo plenamente da alteração para mão única em algumas ruas. Antes de fazer uma grande ação, precisa ser feito o básico", alerta Itamar.

Esclarecimentos - O vereador ainda irá protocolar um requerimento na sexta-feira pedindo esclarecimento ao Executivo sobre o projeto de reformulação do trânsito de Uberaba e sobre a construtora que irá realizar o serviço. Já na sessão de ontem na Câmara Municipal, Itamar enviou ao Executivo inúmeros requerimentos pedindo esclarecimento sobre convênios celebrados para a realização de diversas obras. Entre eles está a solicitação para enviar a cópia do contrato, no valor de mais de R$ 427 mil, sobre o Programa de Saneamento para Todos.

Outro requerimento é para o envio do convênio de R$295 mil, do Executivo com a Caixa Econômica Federal, sobre a implantação de sinalização turística na cidade, sendo onde será instalada a sinalização, a cópia do documento e o cronograma das atividades.

Fonte: Jornal de Uberaba
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BRT é prioridade no PAC da Copa, explica Marcio Fortes

quinta-feira, 20 de maio de 2010


O ministro Marcio Fortes participou na manhã desta quarta-feira (19) do seminário “BRT’s na Copa do Mundo: do projeto ao concreto”, realizado em Campinas (SP), abordando as iniciativas do governo Federal na área de mobilidade urbana.

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, também participou do evento, promovido pela Mercedes Benz.

O ministro apresentou projetos do PAC da Mobilidade Urbana da Copa, destinados a melhorar a mobilidade urbana das cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014 durante o evento e que deixarão um legado para a população após o evento. O tipo de projeto que receberá maior volume de investimentos federais será o BRT (Bus Rapid Transit).

Há 20 projetos de BRT que o governo Federal apoia com financiamento do FGTS e do BNDES nas cidades de Belo Horizonte (6), Cuiabá (2), Curitiba (1), Fortaleza (4), Manaus (1), Porto Alegre (2), Recife (2), Rio de Janeiro (1) e Salvador (1).

“Escolhemos muitos projetos de BRT por causa das vantagens que eles apresentam em comparação com os outros modais, como o metrô e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT): a menor relação entre custo e número de passageiros transportados ”, explicou o ministro.

Segundo Marcio Fortes, o alto custo de uma obra de metrô ou de VLT (Veículo leve sobre Trilhos) fez com que São Paulo optasse por pedir financiamento para uma obra de monotrilho. “O custo da terra nas grandes cidades é muito alto.

Para construir o seu BRT, o Rio de Janeiro estima investir cerca de R$ 300 milhões apenas em desapropriações de terrenos por onde ele passará”, afirmou.

PAC 2 – Além dos investimentos que visam a realização do Mundial de 2014, o ministro abordou os investimentos em mobilidade urbana previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, conhecida como PAC 2.

“Enquanto investimos R$ cerca de 3 bilhões em obras do metrô no PAC 1, reservamos R$ 18 bilhões para projetos de mobilidade no PAC 2”, afirmou o ministro, acrescentando que parte dos recursos poderá ser usada para custear a elaboração dos projetos.

A exemplo do PAC 1, o governo Federal vai convocar prefeitos, governadores e seus secretariados para discutir a priorização dos projetos que serão apoiados pelo PAC 2. “Nós não vamos impor nada, queremos ouvir quais são as obras mais importantes para melhorar a mobilidade em cada município ou região metropolitana”, concluiu Fortes.

Fonte: Ministério das Cidades
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Estações do metrô de São Paulo ganharão barreira acústica


A reclamação de muitos paulistanos sobre o excesso de ruído gerado pelo metrô em trechos elevados, como é o caso das estações Pedro 2º, Brás e Bresser-Mooca ganhará um atenuante. A empresa vai instalar, até o final do ano, barreiras acústicas entre essas estações.

Ainda de acordo com o texto, a fase atual é de licitação para escolha da empresa que instalará a barreira --espécie de parede com alturas variadas que acompanhará os trilhos e será revestida de materiais isolantes, como cortiça.
Problema crônico em linhas ferroviárias, a emissão de ruídos é mais grave na linha 1-azul e em trechos da linha 3-vermelha, que, por serem mais antigas, não passaram pelos licenciamentos ambientais quando foram construídas. E também pelo envelhecimento da estrutura como ocorre com amortecedores de carros. O desgaste gera ainda a formação de ondas nos trilhos.

Fonte: Folha online
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Salvador: Metrô começa a entrar nos trilhos



O secretário de Transportes e Infraestrutura, Euvaldo Jorge, técnicos da prefeitura e do Consórcio Metrosal visitaram, na manhã de ontem, as obras do metrô de Salvador, previstas para serem concluídas em setembro.
“Vamos colocar os trens nos trilhos dentro de oito meses”, garantiu o secretário, ressaltando que, após a finalização da parte física das estações, serão iniciados os ajustes dos trens – por mais quatro meses – mas ainda não há previsão de quando o sistema começa a funcionar. A estimativa é que o transporte beneficie cerca de 30 mil pessoas. Na última sexta-feira, o prefeito João Henrique entregou ao presidente da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), Hebert Motta, e à diretoria do Consórcio Metrosal uma notificação do Tribunal de Contas da União autorizando a contratação das obras do Pátio Auxiliar de Manobra (PAM) e as chamadas obras de Solo Mole (solos que necessitam de reforço para suportar cargas especiais), orçadas em R$ 13 milhões.
No projeto inicial do metrô, o PAM estava previsto para ser construído após o percurso do sistema (12 quilômetros), na Estação Pirajá. Como o governo federal dividiu a obra em duas etapas, foi necessário fazer novo pedido para a construção da área após os primeiros seis quilômetros, ao final da Estação Norte, na Rótula do Abacaxi. Com a construção destas duas últimas obras desta primeira etapa, a prefeitura garante concluir os 2% restantes das obras civis do metrô, mas o secretário ainda não arrisca uma data para o início do funcionamento do metrô, já que resta uma série de etapas a serem cumpridas.
“Finalizados as obras até o final de setembro, começam as fases de revisão dos trens, montagem, testes operacionais e capacitação dos profissionais, há ainda estudos referentes à avaliação comercial e redimensionamento da frota de ônibus”, destaca Euvaldo Jorge.
Acompanhados pela imprensa, o secretário e os técnicos percorreram os 6 km do metrô, passando por todas as quatro estações – Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte (Rótula do Abacaxi).
“Está praticamente tudo pronto”, diz o diretor de planejamento da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), José Hamilton Bastos, destacando a necessidade de instalação de duas escadas rolantes e dois elevadores – para deficientes físicos – a cada estação. Para servir a população, foram instalados quatro banheiros em cada estação.
“Quem chegar a Estação de Brotas poderá, através das escadas rolantes, ter acesso à Avenida Bonocô e ao Viaduto das Pitangueiras, nos Gales, outra vantagem é que a Estação da Rótula está acoplada à estação de ônibus”, informou Bastos, demonstrando as facilidades do sistema.
Na chegada da Estação de Brotas, os visitantes foram surpreendidos por uma grande quantidade de lixo, descartado do alto de uma encosta e espalhado por entre os trilhos do metrô. “Estou entrando em contato com a Limpurb agora mesmo para resolver esta questão”, garantiu o secretário.

Fonte: Tribuna da Bahia
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