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Maceió: SMTT informa mudanças de horário de ônibus

quinta-feira, 13 de maio de 2010


A SMTT informa aos cidadãos maceioenses que a linha 072 – Gama Lins/Centro -via Colina/João Sampaio/Sanatório será substituída aos sábados, domingos e feriados pela linha 813- Int. Gama Lins/Colina dos Eucaliptos/Ceasa.

  • Horários:
    Sábados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
    Domingos e feriados: 05:00; 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:30; 10:00; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 13:00; 14:00; 15:00; 16:00; 17:00; 18:00; 19:00; 20:00; 21:00; 22:00.
Fonte: O Jornal
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Aumento nas tarifas de ônibus de Bauru, valerá a partir de 12 de junho


O aumento médio de 5% na tarifa de ônibus em Bauru valerá a partir do dia 12 de junho. Nesta quinta, o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) publica decreto no diário oficial da cidade autorizando o reajuste para as três empresas que exploram o sistema.
O maior acréscimo será para o pagamento de tarifa escolar integrada, que dá direito a usar dois ônibus. A tarifa passará de R$ 1,84 para R$ 1,95 (5,98%) mais cara. A passagem escolar sem integração era R$ 1,50 e vai para R$ 1,58.
A tarifa básica no cartão vai de R$ 2 para R$ 2,10. Em dinheiro, no ônibus, a passagem única vai de R$ 2,15 para R$ 2,25. A tarifa integrada normal valerá a partir do dia 12 de junho R$ 2,60, contra R$ 2,46 cobrados atualmente.
No mesmo decreto do aumento – que é anual –, o prefeito concede alguns benefícios para os usuários do sistema de ônibus. A grande novidade é a concessão do desconto de 25% no passe escolar para estudantes de até 25 anos. Atualmente, tal benefício só vale para menores de 18 anos.
Outro benefício é bônus com desconto de 10% no valor da tarifa nos horários com mais procura aos usuários com cartões cadastrados. Tal desconto só será possível para usuários do cartão fornecido pelas empresas. Esse bônus será permitido de segunda a sábado, das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 15h30.
O benefício não contempla domingos e feriados e o passe escolar.

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BH: Futebol, Inimigo Nº 01 do Transporte Público - Vândalos depredam 34 ônibus após jogo no Mineirão

A derrota do Cruzeiro para o São Paulo na primeira partida das quartas de final da Libertadores, nessa quarta-feira no Mineirão, terminou com 34 ônibus depredados, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH).
Deste total, sete são da frota destinada pela BHTrans para transporte especial de torcedores. O prejuízo médio por veículo é de R$ 700. A maioria dos ataques ocorreu no Anel Rodoviário, nas avenidas Pedro II, Antônio Carlos e rua José Clemente, no bairro Floramar.
As linhas mais atingidas foram 8350 (Estação Barreiro/Estação São Gabriel), 330 (Estação Barreiro/Independência), 2004 (Bandeirantes/Pilar), 3503 (Santa Terezinha/São Gabriel), 2214 (Floramar), 8501 (Maria Gorett/Engenho Nogueira), 6350 (Estação Vilarinho/Estação Barreiro), 4405 (Coqueiros) e 601 (Nova York/Juliana).

Fonte: Uai Minas

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Em 2 meses, 65% dos coletivos fiscalizados no Rio tiveram que parar de circular


Ônibus que circulam pelas ruas do Rio em mau estado de conservação e com problemas na documentação estão na mira da prefeitura. Balanço divulgado ontem pela Subsecretaria de Fiscalização de Transportes revelou que, nos últimos dois meses, de 279 veículos fiscalizados, 65% foram retirados de circulação.

Desde fevereiro, quando começaram as operações diárias, 163 ônibus foram multados. Destes, 72 foram lacrados e 19, removidos para depósitos da prefeitura. Outros 72 foram lacrados e apreendidos. As principais irregularidades são pneus carecas, falhas no sistema elétrico, bancos soltos e vidros trincados e quebrados.
Somente nos primeiros 11 dias de maio, 112 ônibus foram vistoriados, e 66, retirados de circulação. Desse último grupo, 11 eram piratas — sem registro na Secretaria Municipal de Transportes. Em operação realizada ontem, fiscais flagraram cinco ônibus piratas, além de outros 11 veículos com problemas de conservação e documentação.
Na lista das empresas de ônibus campeãs em irregularidades, a liderança é da Viação Zona Oeste, seguida por Transportes Campo Grande, Rubanil, Breda Rio e Pégaso. Moradora de Bangu, a diarista Maria do Carmo Santos, 41, reclama da empresa Campo Grande. “São sujos e têm bancos quebrados”, enumera.
Segundo a Fetranspor, o processo de vistoria e licenciamento dos ônibus no Detran e na Secretaria Municipal de Transportes ainda está em curso. Ainda de acordo com a federação, o número de ônibus retirados de circulação representa menos de 2% da frota que atende o Município do Rio.

Fonte: O Dia online
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Florianópolis: Estudantes se acorrentam contra reajuste de passagem de ônibus


Estudantes de Florianópolis acorrentaram os pés durante protesto pelo reajuste da passagem de ônibus municipal, nesta quinta-feira (13), em frente ao prédio do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis), que funciona dentro do Terminal do Centro (Ticen). Segundo a Secretaria Municipal de Transporte de Florianópolis, há três formas de pagamento de passagens.
O reajuste da tarifa com uso do cartão Passe Rápido foi de R$ 2,20 para R$ 2,38 (8%) e de R$ 2,80 para R$ 2,95 (5,3%) para pagamento em dinheiro. A tarifa social, que tem linhas específicas para atender a usuários em bairros carentes, passou de R$ 1,50 para R$ 1,60 (6,6%), com uso do cartão Passe Rápido, e de R$ 1,80 para R$ 1,90 (6%) para pagamento em dinheiro (Foto: Susi Padilha/Diário Catarinense/Ag.RBS)
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Ônibus começam a circular com bagageiro em Belo Horizonte


O projeto de um aluno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promete facilitar a vida dos usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte. Igor Alves Batista, que cursa o sexto período de engenharia mecânica, criou um bagageiro especial para os ônibus da capital, onde os passageiros podem acomodar bolsas, mochilas, sacolas e outros objetos pessoais.

O acessório é feito de liga de aço leve e fica acoplado no teto. Cinco ônibus - três da linha 4034 (Novo Dom Bosco/Savassi) e dois da linha 8405 (Palmares/Bela Vista) - começaram a circular em caráter experimental com o novo acessório nesta quarta-feira.

Os bagageiros têm aproximadamente três metros de comprimento e são abertos, o que, segundo o estudante, facilita a visualização dos pertences. Igor Batista também explicou que não há riscos de esquecimento ou roubo, já que boa parte dos usuários que utilizam o acessório ficam em pé, próximos aos objetos.

Estudos apontam que cerca de 41% dos passageiros pagantes dos ônibus carregam algum volume. Considerando as pessoas em pé, posicionadas após a roleta, o número de passageiros portando objetos atinge aproximadamente 72%. "Tendo mais ônibus com bagageiros transitando pela capital será possível ampliar o estudo, aprofundar melhor a percepção dos usuários sobre o projeto e até mesmo aperfeiçoá-lo", ponderou Igor.

Fonte: Uai - Minas
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São Paulo: Corredor metropolitano Taboão-Tucuruvi será finalizado em 2014


Depois de antiga promessa, o corredor de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que ligará a cidade à zona norte de São Paulo, já tem seu projeto executivo concluído e terá o primeiro trecho, que vai do Taboão ao Parque Cecap, pronto até junho do ano que vem. A previsão para o término do corredor prioritário, que irá do Taboão ao Tucuruvi, é 2014.
Ao todo, o corredor terá 20,5 quilômetros de extensão com terminais nos bairros Taboão, Parque Cecap, Vila Galvão e Tucuruvi. As obras para os três quilômetros do corredor entre Taboão e Parque Cecap, além dos terminais nos dois bairros, aguardam a contratação para serem iniciadas.

De acordo com o gestor de projetos da EMTU, Rogério Marcelino, o recurso representa uma melhor estruturação do transporte coletivo na cidade. Sobre a demora, Marcelino explicou, "há muito tempo a EMTU planeja o corredor, porém, só agora a empresa pode investir financeiramente no projeto". Ainda segundo o gestor, o corredor Taboão-Tucuruvi tem custo estimado em R$ 220 milhões, além dos cinco já gastos no projeto executivo.

A EMTU informou ainda que está prevista para 2011 a entrega do trecho de 13 quilômetros entre os terminais Cecap e Vila Galvão, além do terminal deste último. Em 2012, serão completados os 4,5 km do corredor, entre os terminais Vila Galvão e Tucuruvi. A empresa afirma que, em 2014, o corredor metropolitano estará concluído.

O corredor irá do Taboão, que terá terminal de ônibus na Marginal do rio Baquirivu com a rua Joaquina dos Santos, ao Tucuruvi, passando pelo terminal do Parque Cecap, que será construído na avenida Tancredo de Almeida Neves com a Monteiro Lobato, e pelo Centro, utilizando o Anel Viário e proximidades do Shopping Internacional de Guarulhos. O caminho irá cruzar a avenida Emílio Ribas, região da Vila Galvão, passando ainda sob a rodovia Fernão Dias e pelo bairro do Jaçanã, em São Paulo.

Na opinião da comerciante Kátia Tupinambá dos Santos, de 46 anos, este será um benefício aos munícipes, mas chegará atrasado. "Acredito que vai colaborar com o trânsito, porém, seria ainda melhor se já pudéssemos contar com o corredor em funcionamento", afirma Kátia.

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Recife: Terminal integrado do Barro está às escuras


Usuários do terminal integrado de passageiros do Barro estão preocupados com a falta de iluminação do local, eles contam que a única iluminação está nos corredores do Metrô, eles alegam falta de segurança, segundo o Usuário e seguidor do Blog Deyvson Thiago ''o terminal do Barro está aos escuros, passei por volta das 19:00hs e a única luz que tinha era na rampa do metrô e nada mais. Cadê a segurança dos passageiros? Imagina se fizessem arrastão pelo local? Será que a Celpe ou quem de direito vai fazer algo? E amanhã, vai ficar aos escuros de novo?''.

Vale Salientar que a iluminação deste terminal já é precária e com a falta dela já pode se imaginar como o terminal está sem esta iluminação, principalmente para os usuários das linhas alimentadoras que estão sendo desrespeitados pelo Consórcio Grande Recife, pois o lugar de Embarque e agora de Desembarque não tem estrutura nenhuma para comportar os passageiros, paradas sujas, sem iluminação, ao relento e nos fundos do terminal, sem bancos para os usuários e até pessoas idosas sentarem, falta de acessibilidade para pessoas com deficiência fisíca e falta de corrimão para organização das filas de Passageiros, na qual hoje prevalece a desorganização e o desrespeito na hora do embarque, sem falar que a última medida do Consórcio Grande Recife foi de mudar a área de desembarque que antes ficava na passarela do Metrô para o mesmo ponto de Embarque, ou seja, se estiver chovendo os passageiros tem que se molharem e ir correndo para não se molharem, pois o local de desembarque não tem estrutura suficiente para acomodar os passageiros que desembarcam, em breve teremos respostas do Consórcio sobre este problema.
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