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Em Porto Alegre, ações qualificam corredores da Assis Brasil e Farrapos

quarta-feira, 24 de março de 2010


Além da presença constante de fiscais, principalmente nos horários de pico, e da recuperação constante de paradas, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realiza, durante toda a semana, palestras e exposição de vídeos para motoristas e cobradores dos veículos do transporte coletivo que circulam pelos corredores das avenidas Assis Brasil e Farrapos. A medida faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas para qualificar a fluidez no deslocamento dos ônibus pelos corredores exclusivos.

Doze agentes de fiscalização e operação de transporte da EPTC e funcionários das empresas de ônibus que circulam na região trabalham diariamente para agilizar o tráfego das linhas de transporte coletivo e o cumprimento dos horários das viagens. Outras medidas tomadas foram a realização de ultrapassagens nos horários de pico, reordenamento das linhas nas estações, orientação de fiscais aos usuários, controle semafórico manual na Estação Benjamin, prolongamento da Estação Obirici e monitoramento do cumprimento das viagens em tempo real pela Central de Mobilidade da EPTC.

A diretora de Transportes da EPTC, Maria Cristina Molina Ladeira, explica que o objetivo do curso é reforçar a necessidade de uma eficiência constante no deslocamento pelos corredores, com o cumprimento dos horários, maior conforto e segurança para os passageiros.
O motorista da linha B55 – Protásio/Humaíta, Guilherme José de Souza, acredita que as ações já apresentam resultados. "Os horários estão sendo cumpridos. Vai melhorar cada vez mais", comemora. A operadora de caixa Pâmela Pinheiro, que pega ônibus no prolongamento da Estação Obirici, gostou das medidas. Ficou muito organizado. Está mais fácil identificar as linhas e com a nova cobertura não chove nas pessoas, observa.

Fonte: EPTC
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SPTrans implanta faixa reversível na Estrada do M'Boi Mirim


Com o objetivo de aliviar o gargalo de trânsito provocado pela alta concentração de passageiros no corredor da Estrada do M'Boi Mirim, nas proximidades do Terminal Guarapiranga, a São Paulo Transportes (SPTrans) vai implantar uma faixa reversível, no período da manhã.
A faixa começa na Estrada do M'Boi Mirim, na altura da Rua José de Barros, e se estende até a Rua Amaro Velho, com 1,5 km de extensão e compreendendo as paradas João de Abreu e Francisco Xavier.
A faixa reversível funcionará no horário da manhã, das 6h às 8h, de segunda-feira à sexta-feira. Nesse período passam, em média, 300 ônibus por hora pela M'Boi Mirim. Com a nova medida, esse volume se dividirá entre o corredor convencional (174 ônibus/hora) e a faixa reversível (176 ônibus/hora). Dos 350 mil passageiros que usam o corredor diariamente, aproximadamente a metade passará pela faixa reversível.
Esse trecho no qual será implantada a nova faixa tem uma grande demanda devido ao Terminal Guarapiranga e à presença de vias importantes, tais como a Avenida Guarapiranga, a Avenida Guido Caloi e a Rua José Bruno Magaldi.
Esse grande volume de passageiros deixa sobrecarregadas as duas paradas próximas, retardando a operação de embarque e provocando a formação de filas de ônibus. Com a faixa reversível, a capacidade de embarque das paradas será duplicada porque os usuários poderão subir nos coletivos em ambos os lados. Com essa medida, a SPTrans espera reduzir em, pelo menos, 30% a extensão das filas de ônibus naquele ponto.
Para viabilizar a faixa reversível, serão instalados 14 aparelhos semafóricos novos, sendo 2 para pedestres. Serão pintados 1.250 m² de sinalização horizontal e chumbadas 100 unidades de tachões.
Para diminuir o risco de acidentes, o limite de velocidade na faixa reversível será de 40 km/h. Ela estará separada das demais faixas de rolamento por 200 balizadores de segurança que evitarão a invasão de carros e motos (principalmente na curva) e reforçarão o entendimento dos pedestres.
Também serão colocados gradis para guiar a travessia e 380 metros de alambrado para a segurança dos pedestres. Ao longo da faixa haverá a presença de 30 orientadores de travessia e 12 agentes de parada para auxiliar os usuários, além da colocação das 46 placas de sinalização e avisos junto às faixa de travessia.
Todos os motoristas das 28 linhas que circularão pela faixa reversível receberão treinamento (veja lista na apresentação anexa). A montagem e desmontagem será feita por 35 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que usarão 50 cones e 50 super-cones para demarcação da faixa.
A nova faixa reversível do corredor da M'Boi Mirim deve entrar em operação na primeira quinzena de abril.

Fonte: SPTrans
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Grande Recife amplia prazo de validade da carteira de estudante 2009 até 30 de junho


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá prorrogar até o dia 30 de junho de 2010, a validade das carteiras de estudante de 2009, dos alunos do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibulares de toda a Região Metropolitana do Recife. Originalmente, o prazo de validade da versão 2009 do documento seria encerrado no próximo dia 31 de março.

A decisão foi tomada para evitar prejuízos aos estudantes, já que apenas 118 mil carteiras foram solicitadas pelas escolas em 2010. Historicamente, a média de emissão anual de carteiras é de 370 mil unidades. Até o momento, 12.504 mil carteiras já foram entregues as escolas e outras 4.298 mil estão prontas aguardando o resgate. O restante, pouco mais de 101 mil carteiras, está em fase de confecção pelo Grande Recife e, em breve irão estar à disposição das instituições de ensino. O prazo para a entrega da carteira de estudante 2010, a partir da documentação enviada pelas instituições de ensino, é de 50 dias úteis.

Até o momento, 1.679 escolas atualizaram o cadastro, número abaixo da média, se comparado as 2.095 escolas cadastradas no ano passado. Desse contingente de instituições de ensino, apenas 712 escolas solicitaram remessas para a emissão de novos documentos.

Salientamos que desde o último mês de janeiro o Grande Recife disponibilizou as escolas os formulários para distribuição entre os estudantes. Infelizmente, no entanto, a maior parte das instituições de ensino têm demorado para fazer o recadastramento, e consequentemente a solicitação, coleta e o repasse destes formulários para o Grande Recife.

É importante que os estudantes e seus familiares estejam em contato permanente com as escolas, cobrando das instituições o envio das informações ao Grande Recife e o resgate imediato do material impresso.

Os formulários de requerimento podem ser obtidos pelo site www.granderecife.pe.gov.br e entregue nas escolas. As consultas sobre a emissão da carteira podem ser feitas através do mesmo site e da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800.081.01.58.

Fonte: CGRT
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Projeto Leitura para todos foca a natureza nos ônibus de BH


Irão circular 4.644 lâminas em 258 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do Concurso O projeto Leitura para Todos, que divulga textos literários nos ônibus da capital, entra em uma nova fase. Desde o dia 19 de março, 123 textos feitos por alunos, pais, professores e funcionários de 33 escolas da rede municipal de ensino já estão disponíveis em algumas linhas de ônibus.

Os textos foram selecionados no concurso "Eu sou a Natureza", realizado pela BHTRANS, Secretaria Municipal de Educação e Associação Cultural Teia de Textos e nos levam a refletir sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, despertando uma consciência ecológica dos participantes e da população em geral. Foram publicados textos de gêneros diversos como crônica, poema, contos, dentre outros.

Essa fase do projeto foi dividida em três etapas, sendo cada uma com duração de dois meses. No total, vão circular 4.644 lâminas ilustradas e coloridas em 258 ônibus de 28 linhas próximas às escolas participantes do Concurso.

  • LINHAS QUE SERÃO CONTEMPLADAS NA 1ª ETAPA
    2207-SERRA VERDE, 14048-ESTRELA DO ORIENTE/JARDIM INCONFIDENCIA, 5507a-JARDIM GUANABARA , 341-ESTACAO BARREIRO/ESTACAO DIAMANTE VIA SAUDE, 314-SANTA HELENA/TEIXEIRA DIAS, 4403a-ZOOLOGICO VIA SERRANO, 3502-OURO PRETO/SAO GABRIEL, 9103-SANTA TERESA/SANTO ANTONIO, 808-ESTACAO SAO GABRIEL/PAULO VI, 809-ESTACAO SAO GABRIEL/BELMONTE, 706-ESTACAO SAO GABRIEL/ HELIOPOLIS, 4801a-JARDIM FILADELFIA/BOA VISTA.

O projeto Leitura para Todos, patrocinado pela BHTRANS e Associação Cultural Teia de Textos, teve início em 2/12/04 e tem como objetivo levar à população a literatura, de forma gratuita e descontraída, e incentivar o hábito da leitura. Com o concurso "Eu sou a Natureza", o projeto Leitura para Todos, visa também a estimular a produção de textos literários de um tema em destaque, como é o caso da natureza.

Os textos são afixados na parte traseira dos bancos dos ônibus com cordões de nylon, apresentados no formato A4 e plastificados permitindo que o usuário tenha acesso às obras literárias durante a sua viagem.Em 2007, o "Leitura para Todos" foi o vencedor do Prêmio "VivaLeitura" dos Ministérios da Cultura e da Educação na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1860 projetos de todo o Brasil. Esse é o mais importante prêmio de incentivo à leitura no país.

A idéia dos idealizadores do Leitura para Todos é expandi-lo para todas as linhas de ônibus deBelo Horizonte despertando a atenção e interesse pela leitura em pessoas de diferentes faixas etárias, tornando a viagem de ônibus mais divertida e atraente.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Antonieta Pereira, "o Leitura para Todos é o mais popular projeto de leitura da Grande BH e, por isso mesmo, contribui enormemente para elevar os níveis de leitura e escritura da população".

A BHTRANS e a Associação Cultural Teia de Textos estão empenhadas em buscar mais parceiros dispostos a apoiar a expansão do projeto. Esse projeto conta com o patrocínio do Hospital Semper, Agência Lapis Raro, AEC e Copasa, por meio das leis municipal e federal de incentivo à cultura.

Fonte: BHTrans
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Metrô: A expansão SP que não veio para a Região Sudoeste


O ‘Metrô pra Taboão’ foi o mote de várias campanhas eleitorais que elegeram (ou não) deputados na Região Sudoeste da Grande São Paulo, incluindo-se aí Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Com o metrô em Taboão, prometiam candidatos a deputados e governadores, a integração com os ônibus iria desafogar o trânsito, facilitar a vida dos trabalhadores que dependem do transporte público numa região com mais de 800 mil habitantes.

Mas, ao ler a manchete da Folha de S. Paulo desta terça-feira (23/03), a realidade mostra-se outra. Nenhuma citação sequer às possibilidades de expansão da Linha 4 do Metrô (amarela) além dos limites da Capital Paulista (Taboão ou Embu), muito ao contrário. Devido a uma série de entraves alegados pelo governo do Estado, tudo vai atrasar, inclusive as estações Butantã, Morumbi e Vila Sônia. A estação Butantã fica para fins de 2010 ou 2011, enquanto que as outras duas tem a nova previsão de serem abertas somente em 2014. Isto numa obra prometida para 2007. A linha 4 do Metrô é a primeira a ser operada pela iniciativa privada, num consórcio denominado ‘Via Quatro’, e a concessão do sistema foi dada pelo Governo do Estado por 30 anos.

Segundo a reportagem do jornalista Alencar Izidoro, da FSP, “O plano de expansão da rede sobre trilhos do governo José Serra (PSDB) atrasou. Obras ou entregas prometidas para 2010 em três das cinco linhas do metrô paulistano foram adiadas. Nas outras duas, há incertezas”, enquanto “a promessa do Estado veiculada em panfletos e na TV era de que ’28 novas estações’ de metrô e de trem seriam entregues de 2007 até este ano”.

Mas agora o governo paulista informa que, das ‘28 novas estações’, somente 16 são realmente novas, e que as demais se limitam a reconstruções e reformas de estações já existentes. Uma pena, principalmente para os municípios da região sudoeste, afunilados pelo corredor BR-116/Avenida Francisco Morato, que tem como única matriz de transporte coletivo o Ônibus, comandado por consórcios de empresas que monopolizam o transporte público, com péssimo atendimento aos cidadãos, que dia a dia têm de se amontoar em veículos lotados nos horários de pico. No Site do plano de expansão do Metrô (http://www.expansao.sp.gov.br/index.php) linhas como a 17 (Ouro - São Judas/Congonhas) e 6 (Laranja – Brasilândia/Água Branca), prometidas para 2010, nem sequer foram licitadas ainda.

Fonte: O Taboanense

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Em Goiânia, Falta de indicação inviabiliza uso de MSN


Os usuários do transporte público em Goiânia e região metropolitana, teoricamente, são os primeiros do País a contar com um serviço via SMS que informa em tempo real quanto falta para o ônibus chegar a um dos 4 mil pontos de ônibus espalhados na capital e em cidades do entorno. Com investimento de R$ 50 milhões, o sistema foi amplamente divulgado para a mídia, diferente do que ocorreu com as recentes mudanças de itinerários.

A alta tecnologia, no entanto, é de difícil utilização por algo bem mais rudimentar. Para se usar o serviço, é necessário saber o número do ponto de ônibus, para ser informado pelo SMS o horário em que o veículo passará. A numeração dos pontos, feita com tinta comum, simplesmente não foi feita. Denício explica que houve um atraso no processo de licitação, mas que dentro de 60 dias estará pronto.

Questionado sobre o lançamento do sistema sem poder ser utilizado, ele alegou que a companhia estava com a expectativa de que a licitação sairia mais rápido, por isso lançou a campanha sem a sinalização.Quanto à central de atendimento 0800 648 2222, que sempre está com as linhas ocupadas, o Ministério Público já analisou esta questão e pediu providências, que, segundo os órgãos, já estão sendo corrigidas.

No início de fevereiro, outra mudança movimentou a vida dos os usuários do transporte coletivo, que foram pegos de surpresa pela CMTC, com as alterações de 27 linhas convencionais e 9 do Citybus. A falta de divulgação pelos órgãos gerou transtornos e reclamações, mas eles afirmam que as mudanças vão gerar melhorias.“As linhas se aglutinaram, não acabaram, mas aumentaram a oferta”, salienta Denício, que admite que houve falha na divulgação das mudanças, e que folders foram feitos, mas não atenderam ao público.

“Estamos intensificando este trabalho, pois o propósito é melhorar o sistema de transporte coletivo.”O presidente da CMTC, Marcos Massad, enfatiza que as alterações estão sendo revistas, de acordo com as reclamações, e serão readequadas. Para o diretor técnico da CMTC, Denício Trindade, a intenção é sempre facilitar a vida do usuário do transporte coletivo. “Estamos no caminho.

Reconhecemos que houve falhas no novo plano operacional, como a falta de uma comunicação maciça informando as alterações nas linhas. Mas observamos que passado o impacto da mudança, as pessoas estão se adequando às mudanças e até reconhecendo que muitas foram para melhor.”

Fonte: O Hoje
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Fortaleza: Perigo em terminais de ônibus

Nos terminais de Fortaleza, o risco de atropelamentos, como o que aconteceu ontem no Papicu, é constante. Os passageiros reclamam que falta sinalização e orientação.
Nos terminais de ônibus é fácil encontrar exemplo de desrespeito às leis de trânsito. No local quem tem passagem livre é a desorganização.
Se depender dos motoristas, sempre pressionados em cumprir os horários, o pedestre não tem vez.
É um entra e sai de ônibus a todo instante, por todos os lados. O pedestre, perdido, sem saber quando vai dar para passar. Nem com os carros estacionados o perigo diminui. O espaço entre um ônibus e outro mal dá para passar uma pessoa.
Sobre a reclamação dos passageiros em relação à segurança dentro dos terminais, a Etufor diz que todos possuem faixa de pedestres e os usuários são orientados por agentes a utilizarem a faixa. Mas nem todos obedecem.
Com relação à velocidade, o motorista não pode ultrapassar os 20 km/h dentro dos terminais. A velocidade, segundo a Etufor, é monitorada por GPS. A empresa promete intensificar as campanhas educativas.

Fonte: Verdesmares

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Em Limeira, Apresentados 14 novos ônibus da Rápido Sudeste, todos adaptados para cadeirantes

O Terminal Urbano Central de Limeira foi o palco para a exibição dos 14 novos ônibus da Viação Rápido Sudeste. A apresentação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria dos Transportes, na manhã desta segunda-feira, 22 de março. Estiveram presentes o prefeito Silvio Félix, o secretário dos Transportes, Ítalo Ponzo Júnior, o diretor de Transportes, Rodrigo Oliveira, e o representante da Viação Rápido Sudeste, Valdemir Valentim Louvo.
A empresa investiu cerca de R$ 250 mil por veículo, sendo R$ 4 milhões no total. Com isso, as 7 linhas da viação – 102, 103, 104, 106, 107, 8B e 8C – ganharam 2 ônibus zero quilômetro. Além disso, 6 desses veículos estão em circulação desde o último dia 15 de março, segunda-feira. Já os 8 ônibus restantes passaram a operar hoje.
A nova frota é movida a biodiesel – combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, como gorduras animais ou óleos vegetais. Ela também traz em cada ônibus: uma porta central, com elevador hidráulico; espaço exclusivo, com sistema de cinto de segurança, para portadores de necessidades especiais (PNE) e acompanhantes; e piso elevado no mesmo nível que os passageiros comuns.
Para o prefeito, estes novos ônibus são apenas um dos aspectos do avanço do transporte coletivo no município. “Com a integração funcionando em 100% e a implantação dos ônibus eletrônicos – preparados para receber os cadeirantes –, entre outros investimentos, Limeira está no rumo da modernização”, cita. De acordo com Silvio, para que o trânsito flua com mais rapidez é fundamental esse investimento das viações. “Afinal o carro particular não pode ser a única alternativa de transporte para a população”, ressalta.
  • Terminal e integração
A Viação Rápido Sudeste, com as linhas 103 e 106, já integrava o Terminal Urbano Central em seu itinerário. A partir de agora, abrangerá também a linha 8C nesse trajeto. A Viação Limeirense também inclui esse ponto da cidade no percurso das linhas 1 e 2. Outro aspecto importante no desenvolvimento do transporte coletivo é a integração. Com uma média de 5.500 mil integrações feitas por dia – em ambas as viações – os passageiros do transporte coletivo têm economizado cerca de R$ 300 mil ao mês.

Fonte: Prefeitura de Limeira

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