Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

SPTrans implanta faixa reversível na Estrada do M'Boi Mirim

quarta-feira, 24 de março de 2010


Com o objetivo de aliviar o gargalo de trânsito provocado pela alta concentração de passageiros no corredor da Estrada do M'Boi Mirim, nas proximidades do Terminal Guarapiranga, a São Paulo Transportes (SPTrans) vai implantar uma faixa reversível, no período da manhã.
A faixa começa na Estrada do M'Boi Mirim, na altura da Rua José de Barros, e se estende até a Rua Amaro Velho, com 1,5 km de extensão e compreendendo as paradas João de Abreu e Francisco Xavier.
A faixa reversível funcionará no horário da manhã, das 6h às 8h, de segunda-feira à sexta-feira. Nesse período passam, em média, 300 ônibus por hora pela M'Boi Mirim. Com a nova medida, esse volume se dividirá entre o corredor convencional (174 ônibus/hora) e a faixa reversível (176 ônibus/hora). Dos 350 mil passageiros que usam o corredor diariamente, aproximadamente a metade passará pela faixa reversível.
Esse trecho no qual será implantada a nova faixa tem uma grande demanda devido ao Terminal Guarapiranga e à presença de vias importantes, tais como a Avenida Guarapiranga, a Avenida Guido Caloi e a Rua José Bruno Magaldi.
Esse grande volume de passageiros deixa sobrecarregadas as duas paradas próximas, retardando a operação de embarque e provocando a formação de filas de ônibus. Com a faixa reversível, a capacidade de embarque das paradas será duplicada porque os usuários poderão subir nos coletivos em ambos os lados. Com essa medida, a SPTrans espera reduzir em, pelo menos, 30% a extensão das filas de ônibus naquele ponto.
Para viabilizar a faixa reversível, serão instalados 14 aparelhos semafóricos novos, sendo 2 para pedestres. Serão pintados 1.250 m² de sinalização horizontal e chumbadas 100 unidades de tachões.
Para diminuir o risco de acidentes, o limite de velocidade na faixa reversível será de 40 km/h. Ela estará separada das demais faixas de rolamento por 200 balizadores de segurança que evitarão a invasão de carros e motos (principalmente na curva) e reforçarão o entendimento dos pedestres.
Também serão colocados gradis para guiar a travessia e 380 metros de alambrado para a segurança dos pedestres. Ao longo da faixa haverá a presença de 30 orientadores de travessia e 12 agentes de parada para auxiliar os usuários, além da colocação das 46 placas de sinalização e avisos junto às faixa de travessia.
Todos os motoristas das 28 linhas que circularão pela faixa reversível receberão treinamento (veja lista na apresentação anexa). A montagem e desmontagem será feita por 35 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que usarão 50 cones e 50 super-cones para demarcação da faixa.
A nova faixa reversível do corredor da M'Boi Mirim deve entrar em operação na primeira quinzena de abril.

Fonte: SPTrans

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960