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Faixa preferencial na marginal Tietê irá facilitar circulação de ônibus

quarta-feira, 24 de março de 2010


A prefeitura de São Paulo pretende instalar uma faixa preferencial para ônibus na marginal Tietê depois da inauguração da nova pista, prevista para o fim deste mês. Como não será uma faixa exclusiva, outros veículos, incluindo táxis, poderão utilizar o trecho. Essa faixa preferencial será demarcada na pista da direita da marginal Tietê, na zona norte de São Paulo, e terá 19,1 km. O objetivo é desafogar o tráfego de transportes coletivos na via.

De acordo com a SPTrans, órgão da prefeitura de São Paulo, a utilização será permitida logo após a inauguração das pistas centrais da Nova Marginal, previstas para o fim deste mês. A via continuará em obras até outubro quando estão previstas as entregas das novas pontes e viadutos.

As obras da nova pista da marginal começaram há nove meses e foram gastos R$ 1,9 bilhão pelo governo. Segundo o órgão, na marginal circulam diariamente, por hora, cerca de 140 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, com uma média de 370 mil passageiros. No horário de pico, a quantidade de ônibus aumenta para 250 por hora.

Atualmente, o pior trecho da marginal TIetê está entre a Vila Prudente e a ponte das Bandeiras. Com a entrega das novas pistas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai diminuir a velocidade de ônibus e caminhões na via expressa da marginal Tietê, de 90 km/h para 70 km/h. A companhia informou que tomou a medida para evitar acidentes, uma vez que a fluidez deve aumentar e os motoristas podem “abusar” da velocidade.

Fonte: R7.com
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Metrô de São Paulo atrasa e ameaça expansão. “O poder público é relapso”


“Metro de SP atrasa e ameaça expansão – Três das cinco linhas com obras ou entregas para este ano foram adiadas; de 28 estações prometidas pelo governo (Serra – PHA), só 16 são novas”.
“Gestão Serra já cita prazo até 2011 para concluir a primeira fase da Linha 4-amarela (onde abriu-se a cratera, sobre a qual o Zé Pedágio não disse uma única palavra – PHA); entrega da Luz e da República é incerta.”
Ou seja, um desastre ferroviário, como diria o sábio Mino Carta.
(O Mino desconfia que, em outubro ainda, o Serra vai ligar para o Luiz Gonzaga Belluzzo e pedir dois empregos: no Palmeiras e na Facamp.)
Na mesma Folha(*) provincial, no espaço que o Otavinho entregou ao Clovis Rossi, há um diagnóstico muito interessante sobre o que aconteceu em São Paulo neste verão, quando o Conversa Afiada homenageou o governador de São Paulo com o epíteto de Zé Alagão:
“O verão de 2009-2010 colocou a cidade frente a frente com sua inviabilidade. Vivemos a experiência … do colapso urbano … O poder público se revelou especialmente relapso. O Tietê voltou a inundar e até um peixe foi encontrado no túnel do Tribunal de Justiça submerso, coroando com humor negro o desgoverno da nossa Veneza improvisada”.
Muito bom, não, amigo navegante ?
Muito bom.
Só tem o problema (além do “coroando”).
O notável colonista (**) põe a culpa no Kassab.
Ah, esses colonistas (**) não se emendam.
Paulo Henrique Amorim
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (***) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.
(***) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Fonte: Paulo Henrique Amorim
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Prefeitura retira mais quatro ônibus de circulação na Zona Sul do Rio

A prefeitura do Rio tirou mais quatro ônibus de circulação nesta terça-feira. A operação da Subsecretaria de Fiscalização de Transportes, no Terminal Rodoviário do Cosme Velho e na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, apreendeu quatro coletivos da empresa Breda, sendo dois da linha 484 (Olaria-Copacabana) e outros dois da 497 (Penha-Cosme Velho). Os veículos apresentavam irregularidades como ausência de extintor de incêndio, parabrisa e pneus mau conservados e falta de limpeza externa e interna, além de outros itens desrespeitados do Código Disciplinar de Transportes do Município.
Desde o início da fiscalização intensiva realizada pela Secretaria municipal de Transportes (SMTR), no início de março, já foram apreendidos 29 ônibus. Todos eles pertenciam às cinco empresas que obtiveram a pior colocação em ranking de reclamações realizado pela secretaria. A Breda, companhia que teve quatro veículos lacrados nesta terça-feira, ocupa a primeira posição no ranking. De acordo com a SMTR, o levantamento será refeito a cada três meses.

Fonte: O Globo

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DF: Justiça obriga 80% da frota do metrô na hora de pico

terça-feira, 23 de março de 2010


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Mário Caron, determinou, no início da tarde desta terça-feira (23), que os metroviários cumpram percentual mínimo de 80% do efetivo durante a volta para casa dos trabalhadores brasilienses.

Em decisão liminar, o desembargador do Trabalho determinou ao sindicato da categoria, em greve desde a 0h desta terça-feira, que mantenha 60% da frota no pico da manhã (das 6h às 9h), 30% da frota no intervalo entre picos e 80% no fim do dia (das 16h às 19h). A decisão tem efeito imediato.

O TRT se manifestou em ação protocolada nesta manhã pelo Metrô-DF, onde a Companhia argumenta que não foram observados os prazos legais de notificação do movimento com antecedência mínima de 72 horas (art. 13 de Lei de Greve). O Metrô-DF questionava ainda o percentual de 30% de operação, definido pelo sindicato, o que colocaria em risco a segurança dos usuários do sistema. Como prova do transtorno enfrentado pela população, foram anexadas cópias das imagens registradas pelo Circuito Fechado de TV das estações.

Falta de energia
A operação do Metrô-DF foi interrompida no início da tarde (por volta de 1h20) pela queda no fornecimento de energia. Todas as estações foram fechadas por aproximadamente 30 minutos até a retomada total no sistema elétrico.

Fonte: Agência Brasília


Video: G1
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Passe livre em coletivos urbanos aos domingos em Caxias do Sul está ameaçado de extinção


A Secretaria do Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM) e a Viação Santa Tereza (Visate) tornaram público um pacote de medidas para fazer a revisão das gratuidades da tarifa no transporte coletivo de Caxias do Sul. As propostas indicam até a possibilidade de extinção do passe livre no último domingo de cada mês.Na conta para reduzir gratuidades entram as isenções para Pessoas Portadoras de Deficiência (PPDs), que passariam a ter direito a 40 passagens por mês em vez de livre utilização como ocorre hoje.

A tarifa estudantil também consta nos estudos. Para obter o desconto de 50%, como ocorre hoje, o estudante terá de ganhar até dois salários mínimos. Quem tem rendimentos até cinco salários mínimos, teria direito a 25% de desconto sobre o valor da passagem, de R$ 2,20. O critério renda per capita também seria utilizado para conceder o benefício a pessoas entre 60 anos e 65 anos.
Segundo o titular da STTM, Vinicius Ribeiro, a ideia não é retirar direitos e benefícios, mas encontrar saídas para fazer valer inclusive o que estabelece a legislação. Pela lei, para serem implementadas novas gratuidades é preciso indicar as fontes de receitas para custear a instituições de novas isenções.

Fonte: Pioneiro
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Ônibus biarticulado chama a atenção em SP


O modelo de ônibus conhecido como Top Bus chamou a atenção de quem passava nessa tarde de sábado (20) pela rodovia SP-147, no trecho entre Mogi Mirim e Limeira. O ônibus biarticulado, segundo o morador Wagner Guidi, "é uma novidade na região, porque circula mais só na capital".
O Top Bus é conhecido como o maior ônibus do mundo. Tem capacidade para transportar 161 passageiros, sendo 63 sentados e 98 em pé. Suas proporções impressionam: são 3,5 m de altura, 2,5 m de largura e 26,78 m de comprimento. Há modelos em circulação nas cidades de São Paulo (SP) e Goiânia (GO) e Curitiba(PR).

Fonte: Terra
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Transporte de ônibus e micro-ônibus do DF é restabelecido


Cerca de 100 mil usuários das linhas de ônibus e micro-ônibus da Alternativa (Cooperativa de Trabalho do Transporte Autônomo de Passageiros Regular) e da Cootarde (Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas) podem voltar a utilizar os serviços das duas cooperativas na tarde desta terça-feira (23).

Pela manhã, os funcionários decretaram greve por tempo indeterminado e estacionaram quase duzentos veículos em volta da sede do governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti, como forma de se manifestar contra as linhas prometidas e não oferecidas, por contrato de licitação do governo do DF.

Após reunião com representantes das duas partes, o DFTrans, órgão gestor ligado à Secretaria de Transportes do DF, pediu o prazo de uma semana para fazer um relatório para readequar os termos negociados anteriormente. Neste meio tempo, compromisso é de que os usuários sejam normalmente abastecidos pelo transporte público desses grupos para as cidades-satélites de Brazlândia, Santa Maria e Gama.

Fonte: BOL Notícias
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Em Maceió, SMTT faz novas alterações em linhas de ônibus da capital


Novas alterações ocorrem nos transportes coletivos de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa a população que suas reivindicações e necessidades são estudadas com o intuito de proporcionar-lhe um melhor atendimento.
A primeira acontece na linha 716 – Clima Bom/Pta. Verde/Iguatemi/V. Farol, que terá suas viagens alternadas, sendo duas pela B. do Gonzaga e uma pela Feirinha e Morada. Além disso, nos dias úteis, a viagem de 6h36 sai do Osman (via G. Barbosa).
A linha 602- S. Lira/Iguat./Via D. Leão/Cleto/P.Verde teve seu itinerário revisto e atualizado, além de reajuste na grade horária, de acordo com a mudança operacional na região do Salvador Lira. Veja:
Ida: Terminal Salvador Lira; Av. Dr. Julio Cesar M. Uchoa; Estrada do Rio do Meio; Rua Carlos Gomes De Barros; Av. Gov. Luiz Cavalcante; Rua Eliezer Rufino de Castro; Rua 3 – Conj. Jose Maria de Melo; Rua Desemb. Carlos de Gusmao; Rua Luiz B. Xavier; Rua Ver. M. Vieira Peixoto; Rua Hamilton Moraes; Rua Antonio Magalhães; Rua Pedro Braga Dubeaux Leaorua Santana; Av. Durval de Goes Monteiro; Av. Fernandes Lima; Praca do Centenario; Av. Moreira E Silva; Rua Santa Cruz; Rua Comendador Palmeira; Av. Dom Antonio Brandao; Ladeira Geraldo Santos Melo; Av. Humberto Mendes; Av. Maceio; Praca Da Liberdade; Rua Jangadeiros Alagoano; Praca Lions; Rua Eng. Mario de Gusmao; Av. Alvaro de Otacilio; Av. Dr. Antonio Gomes de Barros; Av. Dona Constanca; Shopping Center Iguatemi.
Volta: Shopping Center Iguatemi; Av. Dona Constanca; Rua Industrial Moacir Duarte; Av. Gustavo Paiva; Bomba da Marieta; Av. Comendador Calaca; Praca Senhor do Bonfim; Ladeira Geraldo Santos Melo; Av. Thomas Espindola; Praca do Centenario; Av. Fernandes Lima; Av. Durval de Goes Monteiro; Rua Santana; Rua Luiz B. Xavier Rua Ver. M. Vieira Peixoto; Rua Hamilton Moraes; Rua Antonio Magalhaes; Rua Pedro Braga Dubeaux Leao; Rua Desemb. Carlos De Gusmao; Rua 3 – Conj. Jose Maria de Melo; Rua Eliezer Rufino de Castro; Av. Gov. Luiz Cavalcante; Rua Carlos Gomes de Barros; Estrada do Rio do Meio; Av. Dr. Julio Cesar M. Uchoa; Terminal Salvador Lira.

Dias úteis: 05:10; 05:30; 05:45; 06:00; 06:12; 06:24; 06:36; 06:48; 07:00; 07:12; 07:24; 07:36; 07:50; 08:05; 08:20; 08:35; 08:50; 09:10; 09:30; 09:45; 10:00; 10:15; 10:30; 10:45; 11:00; 11:15; 11:30; 11:45; 12:00; 12:15; 12:30; 12:45; 13:00; 13:15; 13:30; 13:45; 14:00; 14:20; 14:40; 15:00; 15:20; 15:40; 16:00; 16:16; 16:32; 16:48; 17:04; 17:20; 17:36; 17:52; 18:10; 18:30; 18:50.
Sábados: 05:15; 05:45; 06:15; 06:40; 07:05; 07:30; 08:00; 08:30; 09:00; 09:25; 09:50; 10:15; 10:40; 11:05; 11:35; 12:05; 12:35; 13:05; 13:35; 14:05; 14:35; 15:05; 15:40; 16:15; 16:50; 17:25; 18:00; 18:35; 19:10; 19:45; 20:20; 21:00; 21:40; 22:20.
Domingos e Feriados: 05:30; 06:00; 06:30; 07:00; 07:30; 08:00; 08:25; 08:50; 09:15; 09:40; 10:05; 10:30; 11:00; 11:30; 12:00; 12:25; 12:50; 13:15; 13:40; 14:05; 14:30; 15:00; 15:30; 16:00; 16:30; 17:00; 17:35; 18:10; 18:45. 19:20; 19:55; 20:35; 21:15; 21:55; 22:35.
A linha 039 – Cleto Marques Luz/Centro, devido à demanda, passou por reajuste da programação dos sábados. Veja:
Dias úteis: 05:15; 05:40; 06:00; 06:13; 06:25; 06:35; 06:45; 06:53; 07:01; 07:09; 07:17; 07:25; 07:33; 07:42; 07:51; 08:00; 08:10; 08:20; 08:30; 08:40; 08:50; 09:00; 09:13; 09:26; 09:39; 09:52; 10:05; 10:16; 10:27; 10:38; 10:49; 11:00; 11:11; 11:22; 11:33; 11:44; 11:55; 12:06; 12:17; 12:28; 12:39; 12:50; 13:05; 13:20; 13:35; 13:50; 14:05; 14:20; 14:35; 14:50; 15:05; 15:20; 15:35; 15:50; 16:05; 16:20; 16:35; 16:50; 17:05; 17:20; 17:35; 17:50; 18:10; 18:30; 18:50; 19:15; 19:45; 20:15; 20:45; 21:15; 21:50; 22:30.
Sábados: 05:15; 06:00; 06:20; 06:36; 06:52; 07:08; 07:24; 07:40; 07:56; 08:12; 08:28; 08:44; 09:00; 09:20; 09:40; 10:00; 10:16; 10:32; 10:48; 11:04; 11:20; 11:40; 12:00; 12:20; 12:40; 13:10; 13:40; 14:10; 14:50; 15:30; 16:10; 16:50; 17:30; 18:10; 18:50; 19:30; 20:10; 21:00; 21:50.
Domingos e Feriados: 06:00; 06:50; 07:40; 08:30; 09:20; 10:10; 11:00; 11:50; 12:40; 13:30; 14:20; 15:10; 16:00; 16:50; 17:40; 18:30; 19:20; 20:10; 21:00; 21:50.

Fonte: O Jornal
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