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Em Limeira, Apresentados 14 novos ônibus da Rápido Sudeste, todos adaptados para cadeirantes

quarta-feira, 24 de março de 2010

O Terminal Urbano Central de Limeira foi o palco para a exibição dos 14 novos ônibus da Viação Rápido Sudeste. A apresentação foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria dos Transportes, na manhã desta segunda-feira, 22 de março. Estiveram presentes o prefeito Silvio Félix, o secretário dos Transportes, Ítalo Ponzo Júnior, o diretor de Transportes, Rodrigo Oliveira, e o representante da Viação Rápido Sudeste, Valdemir Valentim Louvo.
A empresa investiu cerca de R$ 250 mil por veículo, sendo R$ 4 milhões no total. Com isso, as 7 linhas da viação – 102, 103, 104, 106, 107, 8B e 8C – ganharam 2 ônibus zero quilômetro. Além disso, 6 desses veículos estão em circulação desde o último dia 15 de março, segunda-feira. Já os 8 ônibus restantes passaram a operar hoje.
A nova frota é movida a biodiesel – combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, como gorduras animais ou óleos vegetais. Ela também traz em cada ônibus: uma porta central, com elevador hidráulico; espaço exclusivo, com sistema de cinto de segurança, para portadores de necessidades especiais (PNE) e acompanhantes; e piso elevado no mesmo nível que os passageiros comuns.
Para o prefeito, estes novos ônibus são apenas um dos aspectos do avanço do transporte coletivo no município. “Com a integração funcionando em 100% e a implantação dos ônibus eletrônicos – preparados para receber os cadeirantes –, entre outros investimentos, Limeira está no rumo da modernização”, cita. De acordo com Silvio, para que o trânsito flua com mais rapidez é fundamental esse investimento das viações. “Afinal o carro particular não pode ser a única alternativa de transporte para a população”, ressalta.
  • Terminal e integração
A Viação Rápido Sudeste, com as linhas 103 e 106, já integrava o Terminal Urbano Central em seu itinerário. A partir de agora, abrangerá também a linha 8C nesse trajeto. A Viação Limeirense também inclui esse ponto da cidade no percurso das linhas 1 e 2. Outro aspecto importante no desenvolvimento do transporte coletivo é a integração. Com uma média de 5.500 mil integrações feitas por dia – em ambas as viações – os passageiros do transporte coletivo têm economizado cerca de R$ 300 mil ao mês.

Fonte: Prefeitura de Limeira

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Faixa preferencial na marginal Tietê irá facilitar circulação de ônibus


A prefeitura de São Paulo pretende instalar uma faixa preferencial para ônibus na marginal Tietê depois da inauguração da nova pista, prevista para o fim deste mês. Como não será uma faixa exclusiva, outros veículos, incluindo táxis, poderão utilizar o trecho. Essa faixa preferencial será demarcada na pista da direita da marginal Tietê, na zona norte de São Paulo, e terá 19,1 km. O objetivo é desafogar o tráfego de transportes coletivos na via.

De acordo com a SPTrans, órgão da prefeitura de São Paulo, a utilização será permitida logo após a inauguração das pistas centrais da Nova Marginal, previstas para o fim deste mês. A via continuará em obras até outubro quando estão previstas as entregas das novas pontes e viadutos.

As obras da nova pista da marginal começaram há nove meses e foram gastos R$ 1,9 bilhão pelo governo. Segundo o órgão, na marginal circulam diariamente, por hora, cerca de 140 linhas de ônibus municipais e intermunicipais, com uma média de 370 mil passageiros. No horário de pico, a quantidade de ônibus aumenta para 250 por hora.

Atualmente, o pior trecho da marginal TIetê está entre a Vila Prudente e a ponte das Bandeiras. Com a entrega das novas pistas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai diminuir a velocidade de ônibus e caminhões na via expressa da marginal Tietê, de 90 km/h para 70 km/h. A companhia informou que tomou a medida para evitar acidentes, uma vez que a fluidez deve aumentar e os motoristas podem “abusar” da velocidade.

Fonte: R7.com
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Metrô de São Paulo atrasa e ameaça expansão. “O poder público é relapso”


“Metro de SP atrasa e ameaça expansão – Três das cinco linhas com obras ou entregas para este ano foram adiadas; de 28 estações prometidas pelo governo (Serra – PHA), só 16 são novas”.
“Gestão Serra já cita prazo até 2011 para concluir a primeira fase da Linha 4-amarela (onde abriu-se a cratera, sobre a qual o Zé Pedágio não disse uma única palavra – PHA); entrega da Luz e da República é incerta.”
Ou seja, um desastre ferroviário, como diria o sábio Mino Carta.
(O Mino desconfia que, em outubro ainda, o Serra vai ligar para o Luiz Gonzaga Belluzzo e pedir dois empregos: no Palmeiras e na Facamp.)
Na mesma Folha(*) provincial, no espaço que o Otavinho entregou ao Clovis Rossi, há um diagnóstico muito interessante sobre o que aconteceu em São Paulo neste verão, quando o Conversa Afiada homenageou o governador de São Paulo com o epíteto de Zé Alagão:
“O verão de 2009-2010 colocou a cidade frente a frente com sua inviabilidade. Vivemos a experiência … do colapso urbano … O poder público se revelou especialmente relapso. O Tietê voltou a inundar e até um peixe foi encontrado no túnel do Tribunal de Justiça submerso, coroando com humor negro o desgoverno da nossa Veneza improvisada”.
Muito bom, não, amigo navegante ?
Muito bom.
Só tem o problema (além do “coroando”).
O notável colonista (**) põe a culpa no Kassab.
Ah, esses colonistas (**) não se emendam.
Paulo Henrique Amorim
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que avacalha o Presidente Lula por causa de um comercial de TV; que publica artigo sórdido de ex-militante do PT; e que é o que é, porque o dono é o que é ; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
(**) Não tem nada a ver com cólon. São os colonistas do PiG (***) que combatem na milícia para derrubar o presidente Lula. E assim se comportarão sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galáxia tiver origem no trabalho e, não, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil é o único lugar do mundo em que jornalista chama patrão de colega. É esse pessoal aí.
(***) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Fonte: Paulo Henrique Amorim
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Prefeitura retira mais quatro ônibus de circulação na Zona Sul do Rio

A prefeitura do Rio tirou mais quatro ônibus de circulação nesta terça-feira. A operação da Subsecretaria de Fiscalização de Transportes, no Terminal Rodoviário do Cosme Velho e na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, apreendeu quatro coletivos da empresa Breda, sendo dois da linha 484 (Olaria-Copacabana) e outros dois da 497 (Penha-Cosme Velho). Os veículos apresentavam irregularidades como ausência de extintor de incêndio, parabrisa e pneus mau conservados e falta de limpeza externa e interna, além de outros itens desrespeitados do Código Disciplinar de Transportes do Município.
Desde o início da fiscalização intensiva realizada pela Secretaria municipal de Transportes (SMTR), no início de março, já foram apreendidos 29 ônibus. Todos eles pertenciam às cinco empresas que obtiveram a pior colocação em ranking de reclamações realizado pela secretaria. A Breda, companhia que teve quatro veículos lacrados nesta terça-feira, ocupa a primeira posição no ranking. De acordo com a SMTR, o levantamento será refeito a cada três meses.

Fonte: O Globo

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DF: Justiça obriga 80% da frota do metrô na hora de pico

terça-feira, 23 de março de 2010


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Mário Caron, determinou, no início da tarde desta terça-feira (23), que os metroviários cumpram percentual mínimo de 80% do efetivo durante a volta para casa dos trabalhadores brasilienses.

Em decisão liminar, o desembargador do Trabalho determinou ao sindicato da categoria, em greve desde a 0h desta terça-feira, que mantenha 60% da frota no pico da manhã (das 6h às 9h), 30% da frota no intervalo entre picos e 80% no fim do dia (das 16h às 19h). A decisão tem efeito imediato.

O TRT se manifestou em ação protocolada nesta manhã pelo Metrô-DF, onde a Companhia argumenta que não foram observados os prazos legais de notificação do movimento com antecedência mínima de 72 horas (art. 13 de Lei de Greve). O Metrô-DF questionava ainda o percentual de 30% de operação, definido pelo sindicato, o que colocaria em risco a segurança dos usuários do sistema. Como prova do transtorno enfrentado pela população, foram anexadas cópias das imagens registradas pelo Circuito Fechado de TV das estações.

Falta de energia
A operação do Metrô-DF foi interrompida no início da tarde (por volta de 1h20) pela queda no fornecimento de energia. Todas as estações foram fechadas por aproximadamente 30 minutos até a retomada total no sistema elétrico.

Fonte: Agência Brasília


Video: G1
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Passe livre em coletivos urbanos aos domingos em Caxias do Sul está ameaçado de extinção


A Secretaria do Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM) e a Viação Santa Tereza (Visate) tornaram público um pacote de medidas para fazer a revisão das gratuidades da tarifa no transporte coletivo de Caxias do Sul. As propostas indicam até a possibilidade de extinção do passe livre no último domingo de cada mês.Na conta para reduzir gratuidades entram as isenções para Pessoas Portadoras de Deficiência (PPDs), que passariam a ter direito a 40 passagens por mês em vez de livre utilização como ocorre hoje.

A tarifa estudantil também consta nos estudos. Para obter o desconto de 50%, como ocorre hoje, o estudante terá de ganhar até dois salários mínimos. Quem tem rendimentos até cinco salários mínimos, teria direito a 25% de desconto sobre o valor da passagem, de R$ 2,20. O critério renda per capita também seria utilizado para conceder o benefício a pessoas entre 60 anos e 65 anos.
Segundo o titular da STTM, Vinicius Ribeiro, a ideia não é retirar direitos e benefícios, mas encontrar saídas para fazer valer inclusive o que estabelece a legislação. Pela lei, para serem implementadas novas gratuidades é preciso indicar as fontes de receitas para custear a instituições de novas isenções.

Fonte: Pioneiro
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Ônibus biarticulado chama a atenção em SP


O modelo de ônibus conhecido como Top Bus chamou a atenção de quem passava nessa tarde de sábado (20) pela rodovia SP-147, no trecho entre Mogi Mirim e Limeira. O ônibus biarticulado, segundo o morador Wagner Guidi, "é uma novidade na região, porque circula mais só na capital".
O Top Bus é conhecido como o maior ônibus do mundo. Tem capacidade para transportar 161 passageiros, sendo 63 sentados e 98 em pé. Suas proporções impressionam: são 3,5 m de altura, 2,5 m de largura e 26,78 m de comprimento. Há modelos em circulação nas cidades de São Paulo (SP) e Goiânia (GO) e Curitiba(PR).

Fonte: Terra
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Transporte de ônibus e micro-ônibus do DF é restabelecido


Cerca de 100 mil usuários das linhas de ônibus e micro-ônibus da Alternativa (Cooperativa de Trabalho do Transporte Autônomo de Passageiros Regular) e da Cootarde (Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas) podem voltar a utilizar os serviços das duas cooperativas na tarde desta terça-feira (23).

Pela manhã, os funcionários decretaram greve por tempo indeterminado e estacionaram quase duzentos veículos em volta da sede do governo do Distrito Federal, o Palácio do Buriti, como forma de se manifestar contra as linhas prometidas e não oferecidas, por contrato de licitação do governo do DF.

Após reunião com representantes das duas partes, o DFTrans, órgão gestor ligado à Secretaria de Transportes do DF, pediu o prazo de uma semana para fazer um relatório para readequar os termos negociados anteriormente. Neste meio tempo, compromisso é de que os usuários sejam normalmente abastecidos pelo transporte público desses grupos para as cidades-satélites de Brazlândia, Santa Maria e Gama.

Fonte: BOL Notícias
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