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SuperVia pagará R$ 6 mil a passageiro retirado de trem por seguranças

sábado, 20 de março de 2010

A Justiça do Rio condenou a SuperVia a pagar R$ 6 mil de indenização por danos morais a um passageiro retirado indevidamente de um dos vagões. Tiago de Jesus, que se dirigia para o trabalho, foi arrancado bruscamente da composição por seguranças da concessionária. Os homens alegavam que Tiago estaria impedindo o fechamento das portas, fato que acabou não se comprovando. A decisão é dos desembargadores da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.
Na ocasião, Tiago foi levado para a delegacia policial mais próxima e só foi liberado com a chegada de sua mãe, Cristina Campos, que teve que sair do trabalho para buscá-lo. A indenização será repartida entre mãe e filho, que receberão R$2 mil e R$4 mil, respectivamente.
De acordo com a desembargadora Maria Augusta Vaz de Figueiredo, relatora do processo, a SuperVia não apresentou provas suficientes acerca de desvios na conduta do passageiro, não havendo razão para a sua retirada do trem. Ainda segundo a desembargadora, é obrigação da transportadora, por contrato, conduzir os passageiros em segurança até o destino final, salvo motivo comprovado e válido para interrupção do serviço.
Fonte: O Globo
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Site do metrô-SP ignora filas ao simular trajetos


A ferramenta que ensina rotas para passageiros do Metrô na internet ignora filas e conexões entre as linhas para informar o tempo gasto nas viagens pelo sistema sobre trilhos da capital e Grande São Paulo. Na última semana, a reportagem testou cinco caminhos sugeridos pelo sistema, chamado simulador de trajetos, e todos demoraram mais que o prometido. Segundo o Metrô, o sistema informa o menor tempo entre origem e destino.
A maior diferença anotada pela reportagem foi de 34 minutos, da Estação Tietê (Linha 1-Azul) para a Estação Giovanni Gronchi (Linha 5-Lilás). A menor foi de 11 minutos, entre as Estações Santo André da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Barra Funda.
A ferramenta que informa os tempos de viagem fica no topo do site da companhia (www.metro.sp.gov.br). Nela, é possível programar a viagem com antecedência, selecionando as estações de embarque e desembarque em todas as paradas do Metrô e da CPTM. O guia informa quais são as estações em que é preciso fazer baldeação e quais são os custos da viagem, além de indicar que o tempo apresentado é o menor, entre a origem e o destino. O site tem 196 mil acessos por mês e 35% dos visitantes (cerca de 70 mil) entram no simulador de trajetos.

Fonte: O Estado de S. Paulo
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Em Niterói inauguração de corredor viário cria um novo modelo de mobilidade no município

sexta-feira, 19 de março de 2010

Foto Ilustrativa

Considerado fundamental para a reorganização do trânsito de Niterói, o Corredor Viário Metropolitano da Alameda São Boaventura e Avenida Feliciano Sodré será inaugurado neste sábado (20/3), às 9h, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, e pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes. Com seis quilômetros de extensão, esta é a primeira via expressa do estado do Rio dotada com faixas exclusivas para ônibus.

  • A obra, executada pela Secretaria de Transporte em parceria com a Prefeitura de Niterói, cria um novo modelo de mobilidade no município e garante acessibilidade total aos portadores de necessidades especiais. As intervenções contemplam ainda outras ruas importantes para o fluxo do trânsito na região central de Niterói, como Feliciano Sodré, Saldanha Marinho e Praça Renascença. As vias foram equipadas com um moderno sistema de sinalização, nova iluminação, recapeamento e ampliações de pistas.

Na Alameda São Boaventura, a principal intervenção foram as seis plataformas de embarque e desembarque para ônibus, construídas sobre o canal Dona Vicenza, que corta os 3,5 quilômetros da via. Com o novo sistema, os ônibus só poderão circular pela pista junto ao canal, que será segregada das demais faixas por tachões. As estações substituirão os pontos de ônibus distribuídos pela avenida. Cada baia tem capacidade para seis ônibus ao mesmo tempo. Tudo isso proporcionará maior fluidez do trânsito na via.

  • Além da Alameda e da Feliciano Sodré, o novo complexo viário também contou com importantes intervenções nas ruas Saldanha Marinho, Manuel Pacheco, Washington Luiz e Praça Renascença. Toda essa área recebeu nova sinalização semafórica. O novo sistema contempla 28 travessias, sendo 16 na Alameda São Boaventura, seis na Avenida Feliciano Sodré, seis na Rua Saldanha Marinho. O controle dos novos semáforos – 89 ao todo - será feito por meio de um sistema digital de monitoramento eletrônico, que permite sincronizar os fluxos das estações e da Alameda. As vias receberam ainda novas placas de trânsito e sinalização horizontal.

As ruas beneficiadas ganharam novos postes de luz, tiveram o meio-fio recuperado e ganharam asfalto novo. Mas a principal novidade fica por conta dos cuidados que foram tomados para garantir o padrão de mobilidade para portadores de necessidades especiais, como deficientes visuais e cadeirantes. Agora, para atravessar a Alameda, a Feliciano Sodré e a Saldanha Marinho com segurança, os deficientes visuais só precisarão acionar as botoeiras sonoras presas aos postes dos semáforos. Esses equipamentos emitirão um som alertando sobre o tempo que resta para a travessia. Todos os cruzamentos ganharam rampas para cadeirantes e faixas com pisos táteis.

  • A Alameda São Boaventura também passou por uma revitalização paisagística. Ao longo das obras, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói e a Secretaria Estadual de Transportes desenvolveram um amplo Plano de Compensação Ambiental, que contou com o plantio de 377 só na via principal e mais de oito mil mudas em diversas ruas do entorno e outros pontos da cidade.

A arquitetura das estações
Principais intervenções
Alameda São Boaventura
Ganhou seis estações: Getulinho, Riodades, Horto, Bairro Chic, João Brasil e Nossa Senhora das Mercês. Além das novas estações, a via recebeu novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e semafórica, iluminação pública, e serviços de pavimentação, plantio de árvores e arbustos.

  • Avenida Feliciano Sodré
    Principal corredor viário utilizado pelos motoristas que vêm da Alameda, Rodovia Amaral Peixoto, Avenida do Contorno e Benjamim Constant, em direção ao Centro, a Avenida Feliciano Sodré tem agora quatro faixas no sentido Centro e duas faixas exclusivas para ônibus no sentido Ponte Rio-Niterói. Recebeu nova iluminação pública e da sinalização semafórica sincronizada com o sistema da Alameda. Nesta avenida há quatro estações de passageiros:
    Rodoviária Roberto Silveira, Moinho Atlântico, Mercado Municipal e Ponto Cem Réis.

Rua Saldanha Marinho
A rua será o acesso para os carros que seguem do Centro em direção a Ponte Rio-Niterói e que não poderão mais passar pela Feliciano Sodré. A via passou por ampla revitalização, recebendo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária, modernização da iluminação pública e rampas para cadeirantes em todos os cruzamentos. Para evitar congestionamentos, está proibido o estacionamento ao longo da via.

  • Praça Renascença
    Adequações de espaço e remanejamento de postes, para implantação da quarta faixa de rolamento da Avenida Feliciano Sodré, além de melhorias urbanísticas, novo paisagismo, iluminação pública, e acesso para a Rua Manuel Pacheco de Carvalho e Rua Fróes da Cruz, em direção ao Centro.

Rua Washington Luiz
Via transversal à Rua Saldanha Marinho. Nela foi construída uma ponte com 10 metros de largura e 10 metros de comprimento sobre o canal, além dos serviços de recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e iluminação pública.
Rua Manuel Pacheco de Carvalho
A Rua Manuel Pacheco de Carvalho é continuação da Rua Saldanha Marinho. Passa a contar com duas faixas de rolamento no sentido Praça Renascença. Receberá novo recapeamento asfáltico, nova sinalização viária e melhorias na iluminação pública.

  • Números
    Passageiros: 250 mil/dia
    Ônibus/hora: 240 na Alameda São Boaventura e 530 na Feliciano Sodré
    Linhas Municipais: 24
    Linhas Intermunicipais: 107
    Automóveis: 50mil/dia

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

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UFPE oferece auxílio-transporte para alunos do Recife, Vitória e Caruaru


Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), câmpus Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru, poderão solicitar a concessão do auxílio-transporte para os quatro meses do primeiro semestre e quatro meses do segundo semestre deste ano.

A seleção será feita atendendo a critério socioeconômico informado pelo candidato. As inscrições para as unidades do Caruaru e Vitória vão até a próxima terça-feira (23).

No Recife, o período vai de 29 de março a 9 de abril. Confira o edital.

Os candidatos do Recife devem residir na Região Metropolitana do Recife (RMR) e utilizar o sistema público de transporte urbano. Os alunos do Interior podem morar em Caruaru e Vitória de Santo Antão ou cidades vizinhas.

O pagamento do auxílio-transporte será realizado diretamente na conta bancária do selecionado durante o período letivo, sendo interrompido nas férias. No ato da inscrição, o estudante deverá descrever o percurso e as linhas utilizadas no deslocamento UFPE-residência-UFPE.

Todas as informações fornecidas pelo estudante estarão sujeitas à verificação. Se for comprovada a não veracidade da informação, o estudante perderá o direito ao benefício.O resultado será divulgado no dia 16 de abril. No Recife, 23 de abril.

Fonte: JC online
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Prefeitura e a BHTrans realizam a implantação de 680 abrigos de passageiros em pontos de ônibus em diversos bairros


Até o final de abril, a Prefeitura e a BHTrans finalizam a implantação de 680 abrigos de passageiros em pontos de ônibus em diversos bairros de todas as regiões da cidade, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
Para esses novos abrigos foi elaborado outro modelo, baseado nos existentes no centro da cidade, a fim de manter a identidade do mobiliário urbano, porém com dimensões menores, adaptados para calçadas estreitas. “Como os passeios da maioria dos bairros fora do centro da capital são menores, foi necessário fazer adaptações para atender também a esses locais”, esclarece a diretora de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans, Jussara Bellavinha.
Os novos abrigos respeitam o Código de Posturas, que estabelece a reserva de 1,5 metro livre para a circulação de pedestres. Eles começaram a ser implantados em agosto de 2009 e contavam com uma barra de encosto, conforme tinham sido elaborados. Em função de pedidos da comunidade, o projeto inicial foi modificado e foram colocados assentos no lugar da barra de encosto.
Até o começo de março deste ano, foram trocados os encostos de 80 abrigos da região Oeste e 62 em Venda Nova. Até o final de abril, todos os 240 encostos já estarão substituídos.
Aprovação
Na avenida Cristiano Machado, no bairro Guarani, os usuários aprovaram a substituição do encosto pelo assento. É o caso de Leonardo Rodrigues, que aguardava a linha 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) no ponto de parada. “Vai ficar bem melhor, especialmente para os idosos”, disse. Outra passageira, Irani de Fátima Oliveira Domingos, também gostou da modificação e só expressa uma preocupação: “só espero que os vândalos não apareçam por aqui”.
Para realizar esse projeto, as solicitações dos usuários foram estudadas pelos técnicos da BHTrans, considerando-se as condições físicas dos locais e a movimentação de passageiros nos pontos de ônibus pesquisados. Um mobiliário simples e funcional foi a solução às demandas dos passageiros de ônibus, respeitando o pequeno espaço disponível nas calçadas.
O contrato de instalação dos abrigos, firmado após realização de concorrência pública, prevê ainda a recomposição das calçadas e instalação de piso tátil no local, de acordo com as normas de acessibilidade em vigor. “Nos lugares em que a calçada ainda é de terra, o contrato prevê a sua construção em um espaço de pelo menos 4 m2,” explica o analista da Gerência de Sinalização da BHTrans, Carlos Alberto Faria Gonzaga.

Os locais contemplados foram definidos a partir de demandas da comunidade, apresentadas às regionais nas Comissões Regionais de Transportes e Trânsito, às Gerências Regionais da BHTrans e por meio de vereadores. Até o início de março, 484 abrigos para passeios estreitos já haviam sido distribuídos por todas as regiões da cidade. Somente a regional Noroeste ganhou 121 abrigos, por ser área de maior malha viária de Belo Horizonte.
Fonte: Portal PBH
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Em Campinas, Corredor de ônibus da Lix da Cunha entra em operação domingo


As linhas de ônibus metropolitanas e municipais que utilizam a Avenida Lix da Cunha, em Campinas, passam a utilizar, a partir de domingo (21), o corredor exclusivo para os ônibus implantado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

E o corredor finalizado este mês ganhou duas novas estações de paradas, uma no Balão do Tavares, nas proximidades da saída para a rodovia Anhanguera, e outra abaixo da ponte da Avenida Alberto Sarmento, no bairro Bonfim.

De acordo com a EMTU, passam pela Lix da Cunha diariamente 51 linhas intermunicipais, ligando Campinas aos municípios de Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Monte Mor e Americana, além das linhas municipais. O horário de funcionamento do corredor é das 4h30 às 00h10.

O corredor Sumaré-Campinas tem no total 33 quilômetros de extensão e sete quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Três milhões e meio de passageiros utilizam o sistema mensalmente.

Fonte: EPTV
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Frota em Feira de Santana será renovada este ano com 25 veículos zero quilômetro.


A frota de ônibus do transporte coletivo urbano em Feira de Santana será renovada este ano com 25 veículos zero quilômetro. Dez deles, já com a nova padronização e equipamentos que facilitam a acessibilidade e segurança dos passageiros, serão inseridos no Sistema Integrado de Transportes (SIT) na próxima sexta-feira (26), pela manhã.
Os ônibus vão compor a frota da empresa de ônibus Princesinha e já estão saindo da fábrica Mascarello, em Cascavel, no Paraná, com a nova padronização, valorizando as cores da bandeira de Feira de Santana. Além disso, também estão adaptados com equipamentos que facilitam a acessibilidade de cadeirantes, a exemplo de rampas hidráulicas, e também iluminação especial com LED e câmeras de segurança.
Participando do 71º Fórum Nacional de Secretários de Transportes e Trânsito, em Foz do Iguaçu, no Paraná, realizado quinta-feira (18) e sexta-feira (19), o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, aproveitou para inspecionar os ônibus montados na Mascarello que servirão à frota em Feira de Santana. “A nova padronização resultará em um visual mais operacional, facilitando a identificação dos veículos”, ressaltou.
Outros 15 ônibus, também da empresa Princesinha, devem chegar à cidade antes do dia 15 de abril, visando serem utilizados já para o período da Micareta, que ocorre entre os dias 15 a 18 do próximo mês. Ao todo, a frota de Feira de Santana conta com 188 ônibus urbanos.
Alguns dos novos ônibus, conforme o secretário Flailton Frankles, já estão na estrada vindo para Feira de Santana. “Gradativamente estamos renovando a frota de ônibus que serve à à cidade, diminuindo substancialmente a idade média dos veículos. No ano passado já substituímos 26 ônibus”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana
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Porto Alegre garantirá acessibilidade nas lotações


A Capital será a primeira cidade do país a garantir acessibilidade no sistema seletivo de transporte (lotações). A reunião para tratar do assunto foi realizada na manhã de hoje, 17, na Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis). "Porto Alegre é pioneira em vários projetos estruturantes de acessibilidade", disse o titular da Seacis, Tarcízio Teixeira Cardoso. "Em relação ao transporte seletivo, diferente de outras cidades, há a regulamentação municipal que nos possibilita um melhor planejamento para o benefício do cidadão", afirmou.
A proposta aprovada na reunião prevê elevador de acesso e um box para cadeirantes em todas as 403 lotações de Porto Alegre, que manteriam os atuais 21 lugares. Será encaminhada para os fabricantes das carrocerias, que vão elaborar um projeto para avaliação da Seacis e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Após aprovação do projeto, as concessionárias do serviço começarão a tratar da substituição da frota.
Não houve a definição de prazos, mas a expectativa é iniciar os procedimentos até o final do ano. A premissa de que todo transporte que atende ao público precisa ser acessível é garantida pelo Decreto 5.296, de 2004. Atualmente, de uma frota com o total de 1.572 ônibus em Porto Alegre, 27% têm acessibilidade, percentual superior aos 10% exigidos pela legislação.
Participaram do encontro o secretário Tarcízio Cardoso e representantes da Subsecretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL) e da EPTC.

Fonte: PMPA
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