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Paraná: Acordo põe fim à possibilidade de greve no transporte coletivo

sábado, 20 de fevereiro de 2010


Os motoristas e cobradores de ônibus entraram em acordo com o sindicato patronal e suspenderam a greve da categoria. O acordo foi fechado em reunião na manhã desta sexta-feira (19), no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR).
A categoria vai receber reajuste salarial de 4,5%, sendo 0,14% de aumento real e 4,36 de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Com isso, o salário base do motorista passa de R$ 1.180 para R$ 1.233 e o do cobrador aumenta de R$ 669,20 para R$ 699,31.
Além do aumento salarial, foi fixado um aumento na cesta básica, que passou de R$ 95 para R$ 99, e no plano de saúde, que subiu de R$ 39 para R$ 40. Os trabalhadores também vão receber seguro de vida.
No encontro, os trabalhadores receberam a garantia de que, independente de que empresa ganhe a licitação do transporte coletivo, os direitos trabalhistas dos funcionários serão mantidos. O processo de licitação foi aberto pela Urbanização de Curitiba (Urbs) no fim de dezembro de 2009.
Entretanto, segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc), o resultado foi insatisfatório. "Não chegou exatamente ao que esperávamos, mas a questão da garantia dos benefícios depois da licitação foi um ponto positivo do acordo", afirma o presidente do Sindimoc, Denílson Pires.

Fonte: Paraná Online
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Metrô Recife bate recorde de Passageiros e também não houve trem depredado no Carnaval

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


Durante os quatro dias do reinado de momo o Metrô do Recife atendeu mais de 700 mil usuários, batendo o recorde de passageiros no dia do desfile do Galo, onde 260 mil pessoas foram transportadas. Para melhorar o fluxo dos usuários, o metrô executou esquema especial com intervalos entre trens de 4 minutos no sábado de Zé Pereira.
Os usuários do metrô estão de parabéns pelo bom comportamento, por não haver registro policial, nem depredações no sistema (trens e estações). O Superintendente da CBTU-Metrorec, José Marques de Lima afirmou que, mesmo com o grande número de usuários-foliões, a operação comercial transcorreu sem anormalidades, superando as expectativas anteriores de transporte de passageiros, sem nenhum ato de vandalismo. “Tivemos um contingente expressivo de seguranças operacionais e contamos com reforço extra da empresa contratada para segurança e ainda da PMPE que percorreram os trens e estações continuadamente”, acrescentou Marques.
José Marques, aproveitou a ocasião para agradecer ao Comandante Geral da PMPE, Cel. José Lopes, pelo apoio de fundamental importância dado pela Policia Militar, que atuou juntamente com a Policia Ferroviária Federal, de forma preventiva garantindo a tranquilidade dos usuários durante o carnaval.
Fonte: Metrorec
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Governo de SP promete entregar em julho corredor de ônibus em obras há 23 anos


O corredor de ônibus Diadema-Brooklin, que ligará o ABC com os trens metropolitanos e o metrô da capital paulista, está sendo construído há 23 anos. O governo do estado agora se comprometeu a entregar tudo ainda este ano. Mas o Ministério Público entrou no caso, para saber o motivo de tanta demora.
A previsão é de que o corredor terá 12 quilômetros e será uma nova ligação do ABC com os trens metropolitanos e o metrô da capital paulista. O projeto começa no terminal Diadema da EMTU, passa pelas avenidas Presidente Kennedy, Cupecê, Vereador João de Luca, Vicente Rao e Roque Petroni. Serão cinco paradas e o passageiro vai poder chegar até a Estação Morumbi da CPTM e, no futuro, à Estação Brooklin-Campo Belo, do Metrô.
O primeiro anúncio deste corredor foi em 1986. Em 2008, uma reportagem do SPTV tratou do atraso nas obras. No ano passado, houve nova cobrança. Em agosto de 2009, o presidente da EMTU, Julio Antonio de Freitas Gonçalves, deu explicações sobre as obras. A promessa na época era concluir o corredor até o fim do primeiro semestre do ano passado. “No processo de licitação temos uma ação na Justiça. Nós estamos aguardando o posicionamento da Justiça para prosseguir o processo de licitação", disse ele na ocasião.
A decisão judicial saiu e as obras recomeçaram, em dezembro de 2009. Agora, o Ministério Público diz que irá acompanhar o andamento da construção. “O valor da obra está orçado em R$ 22 milhões, requisitamos a planilha de todos os pagamentos realizados desde o início da obra. Vamos investigar por que demorou tanto essa obra, vamos fazer um acompanhamento sobre essa situação. Temos o compromisso que ela vai acabar em julho de 2010”, disse o promotor de Justiça Saad Mazloum.
O presidente da EMTU reafirmou o compromisso de concluir o corredor ainda este ano. “Concluído o processo judicial, foi contratada a empresa em processo licitatório e, no início do segundo semestre, iremos entregar essa obra para a população, com todos os benefícios que ela traz. Era compromisso da gestão concluir essa obra e temos um contrato em andamento”, afirmou Julio de Freitas Gonçalves.



Fonte:G1
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Aumento do transporte individual faz cada brasileiro perder R$ 70 por ano no trânsito


Estresse, queda nos níveis de qualidade de vida, poluição e alto custo para se locomover. A lista de dificuldades enfrentadas por motoristas de grandes cidades brasileiras tende a crescer nos próximos anos, junto com o número de carros nas ruas. "Temos uma condição extremamente interessante de mobilidade social deslocando uma demanda reprimida de automóveis", avalia Fernando Arbache, especialista em infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas.
Ele compara o processo de migração econômica da classe D para a C com fenômeno similar ocorrido nos Estados Unidos nos anos 1950, época em que o consumo ganhou escala no país americano. "O problema é que não vamos ter uma crise do petróleo com o pré-sal aí. Vamos, sim, continuar com o combustível fóssil e o etanol", indica.
Uma das consequências do movimento apontado por Arbache será a extensão dos horários tradicionais de pico enfrentados por motoristas em centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. É o que mostra pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral.
"O trânsito será mais perene e lento, com prolongamentos de horários de pico nos grandes corredores dessas cidades", indica Paulo Resende, coordenador de infraestrutura e logística da entidade. O aumento da poluição é apontado por Resende como o efeito mais perceptível. "A emissão de gases será até 30% maior que o índice normal de cada veículo, por conta do tempo gasto em congestionamentos", afirma.
Contudo, o impacto do trânsito não deve ficar restrito a ardores nos olhos, problemas respiratórios ou debates sobre o aquecimento global. Ele já é sentido no bolso: o trânsito parado custa a cada brasileiro R$ 70 por ano - valor calculado pela Fundação Dom Cabral de acordo com as horas de trabalho estacionadas. "A cidade de São Paulo perdeu R$ 3,3 bilhões em 2008, em quatro vias: as marginais Pinheiros e Tietê, e as Avenidas Badeirantes e 23 de Maio. Isso foi quase 10% do PIB do Estado", avalia Resende.
Fonte: Brasil Econômico
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Recife: Quase 500 ônibus foram depredados durante o carnaval

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


O Grande Recife Consórcio de Transporte divulgou esta manhã o balanço de depredações ocorridas durante o carnaval deste ano. Durante os dias de folia, 491 coletivos foram alvo da ação dos vândalos. Este número é 6,51% superior a 2009, quando 461 ônibus foram quebrados.
O número de veículos depredados representou, este ano, 36% da frota em operação durante a festa, que foi de 1.362 ônibus – 72 a mais do que em 2009 (quando este percentual foi de 35,7%).
Ao todo, em 2010, foram avariadas 960 peças, causando um prejuízo de R$ 87 mil – equivalente a 47 mil tarifas do anel A. Em 2009, o total de itens quebrados foi de 812, totalizando um custo de R$ 63 mil em reparos. Os principais alvos dos vândalos foram: vidros de janelas corrediças, com 416 avarias, alçapão de teto com 94 peças danificadas, e pára-brisa dianteiro, 56 unidades quebradas.
A diretora de operações do Grande Recife, Taciana Ferreira, lembrou que, além do prejuízo financeiro ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, o vandalismo afeta diretamente os usuários, que terão que esperar mais tempo por seus ônibus já que alguns veículos tiveram que sair da operação para passar pelos reparos e reposições necessárias.
Serviço – Ainda de acordo com o Grande Recife, o serviço ofertado durante o Carnaval 2010 ganhou um reforço importante em relação a 2009. Durante os quatro dias de festa, circularam 1.362 coletivos diariamente, nas áreas circunvizinhas aos pólos da RMR, o que significou um acréscimo de 346 ônibus em relação a frota que circularia na região, em dias úteis. Isto significou a oferta de 72 ônibus a mais que no carnaval de 2009 - o que representou um total 20% superior ao serviço operado no ano passado. Este contingente de veículos realizou um total de 2.892 viagens extras, totalizando 13.193 viagens feitas durante o período (com destino aos pólos ou regiões vizinhas).
Em relação a 2009, quando foram realizadas 8,6 mil viagens, o crescimento da oferta foi de 35%. Foram mais de 270 profissionais ligados ao consórcio, entre divulgadores, técnicos e fiscais, trabalhando nas ruas, durante os quatro dias de folia, para garantir o funcionamento da operação especial montada para o período momesco. Este ano, o consórcio reforçou o serviço de 150 linhas, que tiveram acrescidos o total de viagens e coletivos em operação. Além disso, quatro linhas especiais foram criadas, incluindo uma exclusivamente para atender ao Galo da Madrugada.


Fonte: Diário de Pernambuco
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Prefeitura de São Bernardo do Campo dará novo atendimento no transporte coletivo municipal


A partir deste sábado (20/2), a população da região da Vila São Pedro e Esperança contará com novo atendimento no transporte coletivo municipal. Com o funcionamento do Ponto de Controle Operacional Terminal Tiradentes, na Rua Tiradentes, a Prefeitura de São Bernardo do Campo passará a oferecer melhores condições operacionais e uma maior oferta de transporte coletivo na região.

O novo Ponto de Controle Operacional passará a oferecer a motoristas e cobradores do transporte coletivo municipal, um local apropriado para realizar as operações, antes feitas no entroncamento da Rua dos Pássaros com a Rua Jardim, na Vila São Pedro, e no entroncamento da Rua Jardim com a Passagem dos Lírios, na Vila Esperança.

Além de inadequado, uma vez que não contava com uma estrutura básica, o local tinha de ser compartilhado com diversos veículos que ficavam estacionados na via pública, ocupando o espaço destinado aos ônibus e acarretando prejuízos significativos à operação do transporte coletivo municipal.

O terminal, que ocupa as antigas instalações antes utilizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos para armazenamento de material, passou por ampla reforma e agora conta com pátio para manobra e estacionamento dos ônibus, refeitório e salas de descanso e leitura, além de funcionar como garagem.

A nova estrutura terá ainda uma sala destinada ao Centro de Controle Operacional (CCO) e banheiros feminino e masculino. Com a intervenção, as linhas municipais do Terminal São Pedro agora farão ponto final no Terminal Tiradentes, e as linhas do Terminal Esperança, na Rua Jardim, farão ponto final no Terminal São Pedro. De acordo com o diretor operacional da Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo (ETC), o Terminal Tiradentes trata-se de um importante trecho de ligação entre a Vila São Pedro e Vila Esperança.

"O terminal proporcionará melhor controle das linhas e os operadores terão um amplo pátio para estacionamento, além de espaço adequado para suas refeições", explica. Os passageiros irão desembarcar num ponto de parada na saída do terminal. O ponto de parada da Vila Esperança também passou por adequações e ganhou abrigo e nova pintura.

São 60 carros operando nas linhas que atendem a Vila São Pedro e 16 carros para suprir a demanda da Vila Esperança, totalizando 10 linhas que atendem aproximadamente 45 mil pessoas. Melhorias.

- A Secretaria de Transportes também realizou melhorias no viário dessa região, como complementação do asfalto e nova sinalização em um trecho da Rua Jardim próximo ao Terminal Esperança, onde foi feita uma adaptação para permitir a passagem do coletivo.

A população será informada das alterações por meio de informativos fixados nos ônibus. Na Vila São Pedro, também foram recuperados os pontos de parada da linha 1 (Taboão/Esperança), que receberam um abrigo e uma nova pintura.

Ao todo, foram recuperados quatro pontos em substituição aos antigos, sendo que na Rua Jardim (Vila São Pedro), foi implantado um ponto de parada duplo, e outro igual na mesma rua, na Vila Esperança.
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Marcopolo incentiva o uso do ônibus


A Marcopolo escolheu a 28ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, para lançar uma campanha nacional de incentivo ao uso do transporte coletivo. Com o slogan “Cuide do futuro do nosso planeta. Ande mais de ônibus. Faça andar essa ideia”, a empresa pretende mostrar que a utilização dos ônibus proporciona vantagens para a qualidade de vida da comunidade, para o meio ambiente e para a diminuição dos congestionamentos nas cidades .
De acordo com o diretor-geral da empresa, José Rubens de la Rosa, no mesmo espaço físico ocupado por cinco automóveis nas ruas e avenidas, com a média de duas pessoas por veículo, é possível transportar 160 passageiros em um ônibus, com conforto, rapidez e segurança. “É preciso mostrar e conscientizar toda a comunidade para a importância do transporte urbano na melhoria da qualidade de vida, preservação ambiental e redução dos congestionamentos. E isso, a cada dia, passa a ser fundamental para o futuro, não somente em grandes metrópoles, mas em cidades médias e pequenas”, salienta o executivo.
O uso do ônibus como meio de transporte diário é muito incentivado em países desenvolvidos e torna-se uma opção com benefícios imediatos para toda a comunidade.

Fonte: Fernando Fischer
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PAC da Copa de 2014 financiará 20 projetos de BRT


Com a definição dos recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento para a Mobilidade Urbana durante a Copa do Mundo de 2014, os sistemas de transporte rápido por ônibus foram escolhidos por nove das 12 cidades-sede do mundial. Segundo dados reunidos pela NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), ao todo, serão construídos 20 BRTs (Bus Rapid Transit), a fim de melhorar de forma ostensiva a mobilidade urbana nos próximos anos.

“A definição do orçamento veio em ótimo momento. Já estamos a apenas quatro anos do mundial e é necessário que as obras já tenham o seu andamento iniciado. Com isso, a implantação ocorrerá de forma ordenada e os prazos serão cumpridos”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU.

Para a Copa do Mundo deste ano, a África do Sul construiu uma rede de transporte urbano totalmente nova, baseada em BRT. Em todo o mundo, existem mais de 80 cidades com os sistemas implantados e outras centenas com projetos em fase de implantação. “Os municípios brasileiros precisam de sistemas de transporte coletivo que comportem o aumento de demanda durante a Copa e que também sejam deixados como legado à população”, explica Bicalho.

No total, o poder público brasileiro investirá mais de R$ 11 bilhões para o financiamento de 47 projetos variados no transporte coletivo urbano. Serão utilizados recursos do FGTS, por meio do programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.

Vantagens do BRT - Para a NTU, a opção da maioria das cidades-sede da Copa pelo BRT é positiva, principalmente, porque a sua implementação é rápida, levando de 24 à 36 meses. Além disso, a solução é mais barata, se comparada às outras modalidades de transporte, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e metrô.

Entre as principais vantagens do sistema estão o uso de estações fechadas e mais organizadas, qualidade dos serviços, novas opções de viagens e veículos com maior capacidade. Geralmente, um ônibus biarticulado de 25 metros é capaz de comportar 270 passageiros. “Ao optar por um BRT, adquire-se uma solução completa para mobilidade nos centros urbanos. Os serviços ficam melhores e os usuários passam a confiar mais no transporte coletivo”, explica Bicalho.

Os painéis informativos dentro das estações avisam em quanto tempo o ônibus estará disponível na parada. Em média, o intervalo pode variar de 30 a 60 segundos. Além disso, a gestão da operação em tempo real permite uma maior regularidade na oferta de transporte.

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, a uma fração do seu custo. (Assessoria NTU).

Fonte: Gazeta Digital
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