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Marcopolo incentiva o uso do ônibus

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


A Marcopolo escolheu a 28ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, para lançar uma campanha nacional de incentivo ao uso do transporte coletivo. Com o slogan “Cuide do futuro do nosso planeta. Ande mais de ônibus. Faça andar essa ideia”, a empresa pretende mostrar que a utilização dos ônibus proporciona vantagens para a qualidade de vida da comunidade, para o meio ambiente e para a diminuição dos congestionamentos nas cidades .
De acordo com o diretor-geral da empresa, José Rubens de la Rosa, no mesmo espaço físico ocupado por cinco automóveis nas ruas e avenidas, com a média de duas pessoas por veículo, é possível transportar 160 passageiros em um ônibus, com conforto, rapidez e segurança. “É preciso mostrar e conscientizar toda a comunidade para a importância do transporte urbano na melhoria da qualidade de vida, preservação ambiental e redução dos congestionamentos. E isso, a cada dia, passa a ser fundamental para o futuro, não somente em grandes metrópoles, mas em cidades médias e pequenas”, salienta o executivo.
O uso do ônibus como meio de transporte diário é muito incentivado em países desenvolvidos e torna-se uma opção com benefícios imediatos para toda a comunidade.

Fonte: Fernando Fischer
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PAC da Copa de 2014 financiará 20 projetos de BRT


Com a definição dos recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento para a Mobilidade Urbana durante a Copa do Mundo de 2014, os sistemas de transporte rápido por ônibus foram escolhidos por nove das 12 cidades-sede do mundial. Segundo dados reunidos pela NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), ao todo, serão construídos 20 BRTs (Bus Rapid Transit), a fim de melhorar de forma ostensiva a mobilidade urbana nos próximos anos.

“A definição do orçamento veio em ótimo momento. Já estamos a apenas quatro anos do mundial e é necessário que as obras já tenham o seu andamento iniciado. Com isso, a implantação ocorrerá de forma ordenada e os prazos serão cumpridos”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU.

Para a Copa do Mundo deste ano, a África do Sul construiu uma rede de transporte urbano totalmente nova, baseada em BRT. Em todo o mundo, existem mais de 80 cidades com os sistemas implantados e outras centenas com projetos em fase de implantação. “Os municípios brasileiros precisam de sistemas de transporte coletivo que comportem o aumento de demanda durante a Copa e que também sejam deixados como legado à população”, explica Bicalho.

No total, o poder público brasileiro investirá mais de R$ 11 bilhões para o financiamento de 47 projetos variados no transporte coletivo urbano. Serão utilizados recursos do FGTS, por meio do programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.

Vantagens do BRT - Para a NTU, a opção da maioria das cidades-sede da Copa pelo BRT é positiva, principalmente, porque a sua implementação é rápida, levando de 24 à 36 meses. Além disso, a solução é mais barata, se comparada às outras modalidades de transporte, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e metrô.

Entre as principais vantagens do sistema estão o uso de estações fechadas e mais organizadas, qualidade dos serviços, novas opções de viagens e veículos com maior capacidade. Geralmente, um ônibus biarticulado de 25 metros é capaz de comportar 270 passageiros. “Ao optar por um BRT, adquire-se uma solução completa para mobilidade nos centros urbanos. Os serviços ficam melhores e os usuários passam a confiar mais no transporte coletivo”, explica Bicalho.

Os painéis informativos dentro das estações avisam em quanto tempo o ônibus estará disponível na parada. Em média, o intervalo pode variar de 30 a 60 segundos. Além disso, a gestão da operação em tempo real permite uma maior regularidade na oferta de transporte.

O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, a uma fração do seu custo. (Assessoria NTU).

Fonte: Gazeta Digital
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Trânsito terá mudanças durante a Festa da Uva em Caxias do Sul

Durante a Festa da Uva 2010 o trânsito em volta dos Pavilhões terá alterações para facilitar o acesso de veículos e pedestres ao evento. Com as mudanças a Rua Ludovico Cavinato terá as duas pistas operando no sentido Avenida Ruben Bento Alves-Pavilhões (confira abaixo outras alterações).
Nos dias de corso alegórico haverá também alterações no Centro. O fechamento da Sinimbu começará cinco horas antes do início do desfile, com a proibição do estacionamento entre as ruas Coronel Flores e a Vereador Mario Pezzi. Quando faltar três horas para o início da apresentação, o tráfego será desviado para as ruas Coronel Flores, Bento Gonçalves e Vereador Mario Pezzi. A via será totalmente fechada duas horas antes do início do corso, com a proibição do tráfego de ônibus. O trânsito na Sinimbu será liberado após o término do desfile e da limpeza da rua.
- O transporte coletivo irá operar através da Rua Ludovico Cavinato convertendo a esquerda na Avenida Honeyde Bertussi e Padre Lamonatto. O ponto de embarque e desembarque será na Rua Ivo Remo Comandulli no trecho leste
- Haverá ônibus especiais partindo da Rua Visconde de Pelotas esquina com Rua Bento Gonçalves (imediações do colégio Presidente Vargas), com freqüência adequada ao horário do dia e a necessidade do público.
O horário destes ônibus especiais iniciará uma hora antes da abertura dos Pavilhões e encerrará uma hora após o fechamento, ou do término de shows
- Os ônibus das linhas 07-Pioneiro, 59-Pôr-do-Sol (via Matheo Gianella), 64-Vinhedos e 54-Interbairros, também farão seus roteiros junto aos Pavilhões.
Fonte: RBS
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Urgente: Quatro pessoas morreram depois que um poste e um transformador caíram em cima de um ônibus em Niterói

Quatro pessoas morreram depois que um poste e um transformador caíram em cima de um ônibus em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quinta-feira (18). As informações são da Niterói, Transportes e Trânsito S.A. (Nittrans).
O acidente foi na Rua Dourtor March, no Barreto, em Niterói.
Segundo a Nittrans, o poste foi derrubado pelo ônibus da linha 143 (São Gonçalo-Niterói, via Doutor March), que pegou fogo em seguida. O veículo ficou completamente destruído pelas chamas.
De acordo com informações iniciais, os mortos seriam o motorista, o cobrador e dois passageiros. Há pelo menos uma pessoa ferida, que foi levada para o Hospital Azevedo Lima, em Niterói.
A Secretaria estadual de Saúde informou que o ferido sofreu pequenas queimaduras no peito, orelha e braços. Ele vai ser transferido para o Hospital das Clínicas, onde ficará apenas em observação. O paciente está lúcido.
Por causa do acidente, que ocorreu na pista sentido Centro de Niterói, próximo do Hospital Horência de Freitas, a Rua Rua Doutor March está fechada ao trânsito. Motoristas que saem de São Gonçalo em direção a Niterói, devem seguir por Neves, pela Rua João Brasil.
Para quem segue em direção a São Gonçalo a opção é ir pela Rua Doutor Oliveira Botelho.
Bombeiros do quartel de Niterói estão no local.
A Ampla, concessionária de energia do município, informou através de nota que presta apoio aos bombeiros no local do acidente. A empresa não informou se há problemas no fornecimento de energia na região.
Fonte: G1
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Goiânia: Sistema de transporte muda 27 linhas de ônibus

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


Os usuários do transporte coletivo foram e estão sendo pegos de surpresa pela CMTC, com alterações de itinerário que algumas linhas de ônibus sofrem a partir de amanhã. Algumas terão pequenas alterações, outras grandes intervenções, e a maioria dos usuários ouvidos ontem nos terminais sequer sabia das mudanças.

“Não acredito que o Campus Marista não vai passar nos finais de semana e feriados! Isso é um absurdo. O povo está sendo lesado mais uma vez!” A reação é da camareira Doverli Pereira, 46, quando a reportagem informou sobre as mudanças em algumas linhas de ônibus. Doverli mora na Vila Itatiaia e trabalha num hotel no Setor Marista. “Entro no serviço às 7 horas da manhã, inclusive nos finais de semana e feriados. Pego o Campus Marista às 6 horas da manhã. Agora, terei de pegar o Itatiaia/Praça da Bíblia às 5 horas da manhã, e no terminal pegar o 028, que demora bastante e vive lotado. Descerei na Avenida 87 e ainda terei de andar uns 20 minutos para chegar ao trabalho. É um absurdo.”

No Terminal Padre Pelágio, os usuários da linha 036 (Nova Esperança/Recanto do Bosque) garantem que não sabiam das mudanças na rota. A gari Terezinha Rosa Assunção, 44, reside no Setor Morada do Sol e diz que não foi avisada. A secretária Luana Patrícia de Paula, 23, moradora do Setor Estrela Dalva, também afirma que não sabia da alteração na rota do seu ônibus. “Vou ter de perguntar, preciso saber se continuarei pegando no mesmo ponto. Que complicação!”

O zelador Milton Fagundes, 32, utiliza a linha do Bairro Feliz e diz que recebeu um panfleto informando das novidades. “Vi o panfleto e fiquei preocupado. Esse ônibus já demora demais, não tem horário pra passar e agora vai dar mais voltas, pelo que entendi. No caso dessa linha, acho que a mudança foi pra pior.”

A assessoria da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou não saber das alterações e nem mesmo o porquê de tais mudanças. Informações que não teriam sequer sido repassadas ao órgão. Uma das assessoras garantiu que a companhia deve se informar sobre o assunto hoje, após as 12 horas. O mesmo relato da RMTC, que também deve se inteirar sobre o assunto assim que os servidores retornarem aos postos de trabalho nesta quarta. O que deixa menos de 12 horas para que o trabalhador escolha uma nova linha ou faça algum tipo de adaptação, mediante inclusão de mais uma delas para se chegar ao destino.

Durante o feriado da terça-feira, nenhum aviso constava nas áreas referentes ao embarque dos passageiros. Onde, seguindo a falta de interesse, a maioria dos funcionários que passavam o feriado trabalhando nos diversos terminais de Goiânia contaram também não saber da mudança. No Terminal Padre Pelágio, o maior da capital, apenas um dos motoristas estava a par das alterações nas rotas. Ele preferiu não se identificar com medo de retaliação por parte da companhia. Outra, uma vendedora de bilhetes, que também preferiu não revelar o nome, contou estar no terminal todos os dias, confirmou que nenhum anúncio ou distribuição de material foi feito acerca da mudança.

Fonte: O Hoje

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Guarulhos: Edital do bilhete único será disponibilizado a partir de amanhã


Depois de muita espera por parte dos interessados, o edital que dará início à reestruturação do transporte público na cidade deverá ser disponibilizado a partir de amanhã, conforme disse na sexta-feira (12) o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo. A íntegra do documento estará disponível na sede da secretaria (Rua Gilberto Dini, 19, Bom Clima), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Para ter acesso, basta levar um CD-ROM para retirá-lo, ou acesse o site da prefeitura: http://www.guarulhos.sp.gov.br/. Contestado por uns, exaltado por outros, o novo sistema que deverá entrar em operação a partir do segundo semestre deste ano tem o objetivo de desafogar o trânsito, principalmente no centro da cidade, e melhorar a condição do transporte público para o usuário. Outra melhoria que acompanhará o novo sistema, segundo Evaldo, será o Bilhete Único, que deve começar a funcionar até o fim do ano. A prefeitura estima que aproximadamente 480 mil usuários irão ser beneficiados com o novo sistema, um aumento de 15,5% com relação ao número atual que é de 380 mil pessoas. O edital, que desde o mês passado é aguardado pela sociedade, pode significar um marco no transporte público na cidade de Guarulhos.

Fonte: Diário de Guarulhos
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Em Salvador: Irregularidades nos ônibus assustaram passageiros durante o Carnaval

Os motoristas de transportes coletivos entraram no clima de Carnaval e esqueceram da segurança dos passageiros. No ponto de ônibus, o medo. No transporte, os comentários das barbaridades que os condutores andaram fazendo no trânsito.
Com pressa de terminar o expediente e chegar em casa, muitos motoristas passaram por sinais fechados, fizeram ultrapassagens perigosas, evitaram parar nos pontos e, ainda, atendiam celular enquanto estão dirigindo.
Nem as câmeras instaladas no interior dos veículos estão inibindo as atitudes perigosas dos motoristas. Turistas e moradores da cidade ficaram com medo de sair de transporte público no período carnavalesco.
Fonte: iBahia
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Paraná: Especialista classifica como “inconveniente” modelo atual de tarifação do transporte público


As atuais discussões acerca do reajuste da tarifa do ônibus de Londrina, município do norte do Paraná, trouxeram à tona a defasagem da política tarifária no transporte coletivo. O modelo aplicado hoje, não apenas em Londrina, mas em outras tantas cidades brasileiras, é considerada, por especialistas, um modelo “nada inteligente”. É o que explica o advogado, doutor em Direito do Estado, Fernando Vernalha Guimarães. Especialista e professor na área de concessões, em 2008, ele foi consultor do Paranacidade para a reestruturação do transporte coletivo em sete grandes municípios paranaenses.
“A questão da política tarifária no transporte coletivo merece uma discussão sobre o modelo que vem sendo utilizado’”, afirma Vernalha. Segundo ele, uma das principais críticas a ser feita ao modelo de tarifação do transporte coletivo adotado na maioria dos municípios do Paraná é quanto a formulação das planilhas. O especialista afirma que atualmente, a atualização tarifária funciona segundo uma fórmula que considera o custo de prestação dos serviços efetivamente praticado pelas concessionárias. Sobre esse custo, aferido periodicamente pela Administração Pública, aplica-se uma margem de lucro, alcançando-se, desta forma, o valor final da tarifa. Os modelos variam, de município para município, quanto à complexidade desta fórmula. Porém, como regra, o custo real da concessionária sempre comporá uma base de cálculo para a quantificação do valor da tarifa.
“Esse não é um sistema inteligente, pois não estimula a concessionária a economizar no custeio do serviço público. Seja qual for o seu custo, ele servirá de base para a aplicação da margem de lucro. Não há estímulo à eficiência do concessionário, gerando prejuízos ao próprio usuário do serviço, que poderia estar arcando com uma tarifa mais econômica. Ou seja: a ineficiência do concessionário é transferida para a tarifa, prejudicando o bolso do usuário”, critica o advogado. Ainda de acordo com Vernalha, a reforma desta metodologia de reajuste não poderia atingir as concessões vigentes (devido à inalterabilidade da cláusula econômica do contrato), mas seria uma sugestão para ser levada às próximas concessões.
Há mais de 20 dias que o reajuste de 7%, anunciado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) no dia 15 de janeiro, vem sendo discutido na Justiça. O grande debate é sobre o caráter abusivo desse aumento, já que foi proposto em menos de seis meses do anterior, em agosto de 2009, quando subiu de R$ 2 para R$ 2,10. Reajustado, o valor passaria de R$ 2,10 para R$ 2,25. No entanto, no dia 19 de janeiro, o Ministério Público (MP) ingressou com uma ação para tentar impedir esse aumento. O órgão pediu liminar suspendendo o reajuste, mas no final de janeiro este pedido foi negado pelo juiz da 9ª Vara Cível de Londrina, Aurênio José Arantes de Moura. O MP ainda pode recorrer dessa decisão.
Fonte: Primeira Linha Comunicação
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