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Guarulhos: Edital do bilhete único será disponibilizado a partir de amanhã

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


Depois de muita espera por parte dos interessados, o edital que dará início à reestruturação do transporte público na cidade deverá ser disponibilizado a partir de amanhã, conforme disse na sexta-feira (12) o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo. A íntegra do documento estará disponível na sede da secretaria (Rua Gilberto Dini, 19, Bom Clima), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Para ter acesso, basta levar um CD-ROM para retirá-lo, ou acesse o site da prefeitura: http://www.guarulhos.sp.gov.br/. Contestado por uns, exaltado por outros, o novo sistema que deverá entrar em operação a partir do segundo semestre deste ano tem o objetivo de desafogar o trânsito, principalmente no centro da cidade, e melhorar a condição do transporte público para o usuário. Outra melhoria que acompanhará o novo sistema, segundo Evaldo, será o Bilhete Único, que deve começar a funcionar até o fim do ano. A prefeitura estima que aproximadamente 480 mil usuários irão ser beneficiados com o novo sistema, um aumento de 15,5% com relação ao número atual que é de 380 mil pessoas. O edital, que desde o mês passado é aguardado pela sociedade, pode significar um marco no transporte público na cidade de Guarulhos.

Fonte: Diário de Guarulhos
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Em Salvador: Irregularidades nos ônibus assustaram passageiros durante o Carnaval

Os motoristas de transportes coletivos entraram no clima de Carnaval e esqueceram da segurança dos passageiros. No ponto de ônibus, o medo. No transporte, os comentários das barbaridades que os condutores andaram fazendo no trânsito.
Com pressa de terminar o expediente e chegar em casa, muitos motoristas passaram por sinais fechados, fizeram ultrapassagens perigosas, evitaram parar nos pontos e, ainda, atendiam celular enquanto estão dirigindo.
Nem as câmeras instaladas no interior dos veículos estão inibindo as atitudes perigosas dos motoristas. Turistas e moradores da cidade ficaram com medo de sair de transporte público no período carnavalesco.
Fonte: iBahia
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Paraná: Especialista classifica como “inconveniente” modelo atual de tarifação do transporte público


As atuais discussões acerca do reajuste da tarifa do ônibus de Londrina, município do norte do Paraná, trouxeram à tona a defasagem da política tarifária no transporte coletivo. O modelo aplicado hoje, não apenas em Londrina, mas em outras tantas cidades brasileiras, é considerada, por especialistas, um modelo “nada inteligente”. É o que explica o advogado, doutor em Direito do Estado, Fernando Vernalha Guimarães. Especialista e professor na área de concessões, em 2008, ele foi consultor do Paranacidade para a reestruturação do transporte coletivo em sete grandes municípios paranaenses.
“A questão da política tarifária no transporte coletivo merece uma discussão sobre o modelo que vem sendo utilizado’”, afirma Vernalha. Segundo ele, uma das principais críticas a ser feita ao modelo de tarifação do transporte coletivo adotado na maioria dos municípios do Paraná é quanto a formulação das planilhas. O especialista afirma que atualmente, a atualização tarifária funciona segundo uma fórmula que considera o custo de prestação dos serviços efetivamente praticado pelas concessionárias. Sobre esse custo, aferido periodicamente pela Administração Pública, aplica-se uma margem de lucro, alcançando-se, desta forma, o valor final da tarifa. Os modelos variam, de município para município, quanto à complexidade desta fórmula. Porém, como regra, o custo real da concessionária sempre comporá uma base de cálculo para a quantificação do valor da tarifa.
“Esse não é um sistema inteligente, pois não estimula a concessionária a economizar no custeio do serviço público. Seja qual for o seu custo, ele servirá de base para a aplicação da margem de lucro. Não há estímulo à eficiência do concessionário, gerando prejuízos ao próprio usuário do serviço, que poderia estar arcando com uma tarifa mais econômica. Ou seja: a ineficiência do concessionário é transferida para a tarifa, prejudicando o bolso do usuário”, critica o advogado. Ainda de acordo com Vernalha, a reforma desta metodologia de reajuste não poderia atingir as concessões vigentes (devido à inalterabilidade da cláusula econômica do contrato), mas seria uma sugestão para ser levada às próximas concessões.
Há mais de 20 dias que o reajuste de 7%, anunciado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) no dia 15 de janeiro, vem sendo discutido na Justiça. O grande debate é sobre o caráter abusivo desse aumento, já que foi proposto em menos de seis meses do anterior, em agosto de 2009, quando subiu de R$ 2 para R$ 2,10. Reajustado, o valor passaria de R$ 2,10 para R$ 2,25. No entanto, no dia 19 de janeiro, o Ministério Público (MP) ingressou com uma ação para tentar impedir esse aumento. O órgão pediu liminar suspendendo o reajuste, mas no final de janeiro este pedido foi negado pelo juiz da 9ª Vara Cível de Londrina, Aurênio José Arantes de Moura. O MP ainda pode recorrer dessa decisão.
Fonte: Primeira Linha Comunicação
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Campinas: Depredação de ônibus dá prejuízo de R$ 60 mil, mesmo no sistema Corujão

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Até Quando?

Vândalos depredaram 24 ônibus do transporte coletivo urbano de Campinas no três primeiros dias do Carnaval e deixaram às permissionárias do sistema um prejuízo de R$ 60 mil. Dos veículos danificados, 14 pertencem à VB Transportes e Turismo, que opera linhas da região dos DICs e Vila União. Os atos criminosos aconteceram sempre depois das 20h. Houve um caso, na noite de sábado (13/02), em que os arruaceiros entraram nos veículos armados, e fizeram toda a linha: exigiam que o motorista parasse em todos os pontos e todos os passageiros passeavam de graça.
O Carnaval é uma época historicamente complicada para o setor. No ano passado, por exemplo, 46 ônibus foram depredados e provocaram um prejuízo de R$ 85 mil às empresas. Para tentar conter a ação dos vândalos, a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) lançou uma campanha para conter os crimes, informando ao usuário o telefone do Disque-Denúncia (3236-3040).
O número de veículos atacados em 2010 diminuiu, mas o prejuízo provocado em cada ônibus foi maior. Foram quebrados vidros, alçapões, saídas de emergência, encostos de bancos. Nem mesmo o teto dos veículos escapou. A Transurc não soube estimar quanto tempo vai levar parta os veículos sejam recuperados e voltem a circular. O diretor de comunicação da Transurc, Paulo Barddal explica que as permissionárias possuem ônibus de várias marcas, e que determinadas peças de reposição nem sempre estão disponíveis nos almoxarifados. Mas o prejuízo não é só das permissionárias. O usuário, que conta hoje com número menor de ônibus em cada linha afetada, vai sofrer com o atraso e a lotação.

Fonte: Cosmo Online
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Ponto de ônibus cai em cima de quatro pessoas em Jaraguá do Sul


Quatro pessoas ficaram feridas no fim da tarde desta segunda-feira depois que a cobertura de concreto de um abrigo de ônibus caiu sobre elas na rua Walter Marquardt, no bairro Rio Molha, em Jaraguá do Sul. Eram quatro mulheres que esperavam a linha de ônibus da Canarinho que vai para os bairros Rio Molha e Barra do Rio Cerro.

Estava chovendo na hora do acidente. Elisiamara Riebe, de 25 anos, sofreu uma fratura na bacia e teve que ser removida debaixo dos escombros com a ajuda dos bombeiros. Junto com ela, estava Gisele Giovanella,19 anos, que sofreu cortes na cabeça. As outras duas mulheres, Íris Junckes Demarchi, 71 e Isolete Aparecida Antunes, 51, sofreram cortes leves na cabeça e ombros e conseguiram sair debaixo do abrigo um pouco antes de cair totalmente. Todas foram conduzidas ao hospital São José, de Jaraguá do Sul. Nesta segunda à noite, o estado de Elisiamara, a mais ferida das quatro mulheres, era estável, ela ainda passaria por uma cirurgia.

A Defesa Civil foi chamada para isolar o local logo depois do acidente.

Segundo o coordenador, Jair Alquini, as causas do acidente ainda devem ser apuradas. Conforme Alquini, a Secretaria de Obras deve remover o abrigo nesta terça da calçada. O secretário de Planejamento da prefeitura, Aristides Panstein, foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado. Na empresa Canarinho, responsável pelo transporte coletivo em Jaraguá, também ninguém foi encontrado para passar informações sobre o tempo que o abrigo estava instalado no local e como é feita a manutenção do ponto.

Fonte: Diário Catarinense
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Tarifa de ônibus é reajustada na Baixada Santista

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


Andar de ônibus na Baixada Santista está mais caro a partir deste domingo. As tarifas do transporte coletivo tiveram aumento em três municípios. O ônibus municipal passou a custar R$ 2,50 em Santos e na Praia Grande e R$ 2,40 no Guarujá. Em Santos e na Praia Grande a passagem custava R$ 2,40 e o aumento de 4,17% em ambas a cidade ocorre 14 meses após o reajuste anterior. No Guarujá, o preço era R$ 2,10 e o último aumento havia sido em 2007.

A Prefeitura de Santos argumenta que o novo valor foi definido com base em estudos técnicos realizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo a prefeitura, o cálculo da tarifa do transporte é feito por meio de planilha de custos, de acordo com metodologia do GEIPOT, órgão ligado ao Ministério dos Transportes. O valor obtido é influenciado diretamente pelas características de cada sistema de transporte, tais como idade média da frota, tipo de veículos, folha de pagamento dos empregados da operadora, número de gratuidades, número de passageiros transportados e quilometragem percorrida, entre outras.

Mesmo com o reajuste, os usuários de ônibus do Guarujá pagam R$ 1,50 na passagem em todo o último domingo do mês. Batizado de Tarifa Social, o benefício entrou em vigor em 15 de janeiro, por meio do Decreto 8.841/ 2010.
Fonte: Estadão
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No Rio, Empresa ameaça retirar ônibus das ruas por medo de vandalismo


O folião que optou por ir de ônibus ao Sambódromo pode ficar a pé. Embora a Secretaria Municipal de Transportes tenha anunciado um reforço em 115 linhas para atender o público durante 24 horas, empresas como a Viação Redentor não devem cumprir o acordo. Segundo rodoviários, os últimos ônibus da companhia da linha 268 (Castelo-Riocentro) sairão do centro da cidade às 22h30m. A 268 está incluída na relação divulgada pela prefeitura para facilitar a vida dos passageiros.
A linha atende a quem segue pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, a moradores de Jacarepaguá, Cidade de Deus, Freguesia, Taquara, Curicica e Camorim. Outra variação da linha percorre a Linha Amarela, servindo a quem mora no Caju, em Bonsucesso e Manguinhos.
De acordo com motoristas e trocadores, a Redentor irá retirar seus coletivos das ruas por temer atos de vandalismo e depredação na frota. A opção do usuário será esperar o sol raiar, até que o serviço seja retomado, apelar para vans e táxis ou tomar o trem e torcer para encontrar ônibus e topiqueiros de madrugada circulando por aquelas regiões.

Fonte: Extra On Line
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DF: Medo nos ônibus da Capital


“Antigamente o percurso das linhas era bem mais tranquilo; hoje em dia a gente já fica com medo quando um suspeito entra no ônibus”, comenta Jackson Rios, cobrador há 18 anos e vítima de três assaltos. “Eles entram nos ônibus como se fossem passageiros e acompanham o trajeto para depois anunciar o assalto; muitos param o ônibus e assaltam à noite, mas outros agem durante o dia mesmo.

”Segundo o cobrador, no momento do assalto o choque é grande e ninguém esboça reação. “Depois do susto a única coisa que passa pela cabeça é agradecer a Deus por não ter perdido a vida”, disse. Ele conta que geralmente os bandidos roubam até os passageiros e que muitos colegas seus sentem medo de trabalhar por causa do risco de morrer nos assaltos.

Antigamente, o dinheiro do caixa roubado tinha que ser pago pelos cobradores em duas parcelas, descontadas do salário, mas agora basta comprovar o roubo. Algumas empresas de ônibus instalaram câmeras para inibir a ação dos bandidos, mas nem todos os veículos possuem o monitoramento. “De alguma maneira câmeras são algumas medidas de segurança, mas, na minha opinião, também seria necessário reforçar o policiamento em pontos de mais riscos”, opina Jackson.

Segundo o delegado de Repreensão a Roubo (DRR), Felipe Maciel, é difícil prevenir assaltos. “Como os coletivos são de empresas particulares, não é o Estado que faz a instalação dessas câmeras. É possível apenas instalar câmeras em alguns pontos de ônibus de risco ou colocar policiais militares em algumas linhas”, sugere. “Geralmente, as empresas seguem uma conduta de prevenção, procuram traçar itinerário com melhor visibilidade, não circulam em alguns locais em determinados horários”, explica.

De acordo com o delegado, o maior número de assalto ocorre em Ceilândia, Itapoã, Santa Maria, Samambaia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Gama e Taguatinga. “São cidades que têm o maior índice de criminalidade também. Esses assaltantes geralmente são oportunistas que agem em dupla ou sozinhos”, comenta o delegado.

Algumas estratégias para coibir a ação dos bandidos já foram pensadas pela Polícia Militar, como, por exemplo, revista nos coletivos e nos passageiros. “A PM realiza operações de ponto de bloqueio em locais de maior incidência durante a noite. Os ônibus são parados na blitz e é feita revista dos passageiros e abordagem de algum suspeito”, explicou a tenente-coronel Hilda Ferreira, chefe de Comunicação Social da PM.

Fonte: Tribuna do Brasil
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