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Prefeitura de São Paulo não priorizou o Transporte Público

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009


Enquanto a cidade agoniza no caos do trânsito de São Paulo, prefeito diz que prioridade maior é saúde e educação, porém o transporte ´público hoje não é caso de saúde e educação também, em entrevista ao Jornal Estadão, foi lembrado que o prefeito de São Paulo não construiu um sequer quilômetro de corredores para ônibus, vejam a entrevista abaixo:

Mas em relação a transporte?
...É metrô. Após 30 anos, a cidade investe em metrô. É um absurdo, é constrangedor. Estamos provando que é possível investir no metrô, tanto que vamos investir R$ 2 bilhões em oito anos.

Mas o metrô é uma obra do governo do Estado?
É uma mentalidade velha, arcaica, de quem quer por nome em placa, tem a vaidade de fazer licitação. Eu estou preocupado com a cidade. As pessoas cumprimentam na rua a gestão: "Puxa vida, é isso mesmo, é metrô." O prefeito não querer colocar dinheiro no metrô é uma coisa de 50 anos atrás.

Mas foi a conjuntura política que permitiu isso, com o sr. na Prefeitura e Serra no governo estadual?
Não, qualquer que fosse o governador. É uma questão de convicção. Era um compromisso meu e do Serra, que estamos honrando.

Não se tem deixado de lado a construção de corredores de ônibus? O sr. não fez nenhum quilômetro?
Meu compromisso é de três corredores de ônibus, está no Plano de Metas: o Expresso Tiradentes, o Celso Garcia e o da zona sul. O Celso Garcia vai ser na forma de metrô, é um upgrade. O Expresso Tiradentes e o corredor zona sul vão ser na forma de monotrilho. Isso mostra que a nossa prioridade é o transporte público.

Mas e os ônibus? Os modais não devem se complementar?
Aqui não se complementa, se substitui. Tenho compromisso de três corredores, consegui viabilizar, porque é mais caro. Aqui, em vez de 500 mil pessoas usarem ônibus, vão usar metrô. Aqui, em vez de 500 mil pessoas usarem ônibus, vão usar monotrilho. Vai diminuir o número de ônibus, o que é muito bom para a cidade.

E quem depende do ônibus? O ano começa com aumento de tarifa.
Depois de três anos.

Mas o passageiro vai pagar mais?
Eles compreendem. É inédito isso. Depois de 30 anos, é a primeira vez que ficaram três anos sem ter reajuste.





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Passagem de ônibus em Maceió será reajustada e será uma das mais caras do Nordeste


Andar de ônibus em Maceió pode ficar mais caro no próximo ano. É que na última reunião do Conselho Municipal de Transporte Público foi proposto um aumento de R$0,15 na passagem de ônibus. A proposta deverá passar por aprovação do prefeito Cícero Almeida.

De acordo com o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, coronel Jorge Coutinho, a proposta de aumento passou por uma planilha de análise de custos que as empresas têm com insumos e folha de pagamento. Segundo ele, é necessário que se mantenha o equilíbrio no sistema rodoviário.
O prefeito Cícero Almeida, em entrevista à rádio Jornal, afirmou que tentará negociar com o superintendente da SMTT para que o reajuste só aconteça no segundo semestre de 2010. Ele também disse que pretende aumentar a passagem para R$ 2,10.
Atualmente, a passagem de ônibus custa R$ 2, valor que os usuários do transporte público já consideram alto. “Esse aumento não é justo, pois a passagem já é cara demais para a qualidade oferecida. Não há ônibus suficiente; de casa para o meu trabalho são 12 quilômetros e eu tenho que pegar dois ônibus. Os dois demoram um absurdo pra passar. Eu gasto uma hora, uma hora e meia para chegar lá, quando de carro o trajeto leva 20 minutos. Gasto seis passagens para ir e voltar do trabalho e da faculdade”, relata a estudante universitária Glauciane Jatobá.
O último reajuste na tarifa de transporte ocorreu no final de 2008, quando passou de R$ 1,8 para os atuais R$ 2. Aquele foi o segundo reajuste do ano passado, já que em março a tarifa já havia sido alterada.
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Transporte público de Brasília terá horário especial para a virada. Tarifa do metrô será de R$ 1


Nesta quinta-feira (31/12), último dia de 2009, haverá reforço no funcionamento dos ônibus e do Metrô, para facilitar o transporte de quem quer festejar a chegada do novo ano. Os ônibus que vão até a Rodoviária do Plano Piloto circularão em maior número, ainda não definido, o que dependerá da demanda. Os horários de circulação serão mantidos.
Uma linha especial, 103.1, fará o transporte dos que festejarão na Prainha, no Setor de Clubes Sul. O ônibus sairá da Rodoviária do Plano Piloto. No dia 1º os ônibus circulam com tabela de feriado.
Metrô
O Metrô opera desde as 6h de quinta-feira (31/12) e só vai parar às 3h de sexta-feira (1º/1). Até as 23h30, o embarque e desembarque será normal em todas as estações. De 23h30 às 3h do dia 1º, o embarque será somente nas estações Central (Rodoviária do Plano Piloto) e Galeria. No dia 1º de janeiro não haverá operação. A passagem do Metrô nos dois dias custará R$ 1.
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São Paulo: Saiba quais as Linhas de ônibus que atendem os locais das provas da 2ª fase da Fuvest

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


A São Paulo Transporte (SPTrans) informa as linhas que atendem aos locais e imediações para realização das provas da 2ª fase da Fuvest. Em cada linha haverá pelo menos um veículo adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. As provas serão realizadas de 3, 4 e 5 de janeiro. Os portões dos locais de prova da Fuvest 2010 serão abertos às 12h30 e fechados às 13h.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários no link abaixo ou ligue 156.

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Grande Recife aumenta o número de viagens das linhas bacuraus para o réveillon

As pessoas que irão para o Centro do Recife e o bairro de Boa Viagem passar o réveillon poderão contar com os ônibus. O Grande Recife Consórcio de Transporte está aumentando o número de viagens de todas as 41 linhas bacuraus que operam no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Os intervalos entre os coletivos deve ser de no mínimo 15 minutos e de 1h no máximo. Cerca de 327 viagens serão realizadas durante toda a madrugada da sexta-feira (1).
É uma pena que o consórcio Grande Recife continue atrás de outros administradores de transportes pelo Brasil em não informar os horários em seu Site:

Confira abaixo a lista das linhas envolvidas:
AEROPORTO; RES.BOA VIAGEM; JARDIM PIEDADE; CANDEIAS; MORENO; TOTÓ CURADO II; CURADO IV; ALTO STA. TEREZINHA; JARDIM BRASIL; AGUAS COMPRIDAS; OURO PRETO; MARANGUAPE II; RIO DOCE; PAU AMARELO; TORRÕES; MONSENHOR FABRÍCIO; CDU VÁRZEA; CAVALEIRO;JARDIM SÃO PAULO; MIRUEIRA; IGARASSU; CAETÉS; NOVA DESCOBERTA; BREJO; SÃO LOURENÇO; LOT. S. COSME E DAMIÃO; CABO; NOVA DESCOBERTA; M.DA CONCEIÇÃO; C.DO JENIPAPO; UR-11; JABOATÃO; DOIS UNIDOS; A.JOSÉ BONIFÁCIO; AMPARO; DOIS IRMÃOS/ RUI BARBOSA; UR-02(Ibura); ALTO DOIS CARNEIROS E JORDÃO C.MARCOS FREIRE.

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Manaus:Novos cadastros e renovação para meia passagem já podem ser realizados


Todos os estudantes que se cadastraram em 2009 para a meia passagem no transporte coletivo, devem renovar seus dados por meio do site da Prefeitura. O prazo para o recadastramento termina dia 31 de janeiro e quem não renovar suas informações pode ter o Cartão suspenso para a compra dos passes estudantis.
De acordo com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), gerenciador do sistema da meia passagem, o recadastro é obrigatório para os alunos que usam o Cartão PassaFácil Estudantil e querem manter o benefício em 2010.
O IMTT convoca ainda, dentro do mesmo período, os estudantes que ainda não se cadastraram e vão precisar usar a meia passagem em 2010. Para ter acesso ao Cartão PassaFácil pela primeira vez, o aluno ou responsável deve se dirigir a um dos 11 postos de Atendimento do Sinetram, apresentando carteira de identidade ou certidão de nascimento e fazer o cadastro.
Quem vai se recadastrar deve declarar agora, entre várias informações, se mudou de escola, de curso, se passou de ano, se está fazendo mais um curso. Esses dados serão cruzados com as informações das instituições de ensino que o aluno declarou fazer parte.
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São Paulo: Término de obras normaliza itinerários na região do Ipiranga


Em função do término de parte das obras da futura Estação Paulista da linha 04 - Amarela do Metrô, na Rua Greenfeld, entre as Ruas Agostinho Gomes e Arroio Hondo, na região do Ipiranga, a SPTrans normalizou os itinerários das linhas de ônibus que circulam pelo local.

Linhas e Itinerários:
* 476A/10 Ipiranga - Terminal Santo Amaro
Ida: sem alteração.
Volta:normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
* 477A/10 Sacomã - Ceasa
* 477P/10 Ipiranga - Rio Pequeno
* 478P/31 Sacomã - Pompéia
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
* 575C/10 Vila Matias - Metrô Conceição
Ida: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
* 574J/10 Metrô Conceição - Terminal Vila Carrão
Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Agostinho Gomes, prosseguindo normal.
* 571T/10 Terminal Sacomã - Terminal Rodoviário Tietê
* 5705/10 Terminal Sacomã - Metrô Vergueiro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Term. Sacomã.
* 5104/10 Terminal Sacomã - Praça da República
* 5107/10 Terminal Sacomã - Terminal Correio
* 513L/10 Terminal Sacomã - Penha
Ida: Terminal Sacomã, Rua Bom Pastor, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Term. Sacomã.
* 5703/10 Clube Atlético Ipiranga - Metrô Imigrantes
Sentido Único: normal até a Rua Clemente Pereira, Rua Agostinho Gomes, Rua Greenfeld, Rua Lino Coutinho, prosseguindo normal.
* 5102/10 Terminal Sacomã - Term. Amaral Gurgel - Noturna
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
* 5020/10 Hospital Heliópolis - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* 5032/10 Vila Arapuá - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Silva Bueno, Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* C008TRO São Caetano do Sul - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* C018TRO Santo André - Terminal Sacomã
* C063TRO Ribeirão Pires - Terminal Sacomã
* C063EX1 Rio Grande da Serra - Terminal Sacomã
* C066TRO Santo André - Terminal Sacomã
* C158TRO Mauá - Terminal Sacomã
* C160TRO Mauá - Terminal Sacomã
Ida: normal até a Rua Comte Taylor, Rua Agostinho Gomes, Rua Francisco Peres, Terminal Sacomã.
Volta: sem alteração.
* 494TRO São Caetano do Sul - Metrô AIto Ipiranga
* 493TRO Santo André - Metrô Alto Ipiranga
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Audísio de Alencar, acesso, Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie, Rua Cipriano Siqueira, Av. Almirante Delamare, prosseguindo normal.

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Grande Vitoria: Horários de linhas do Transcol e Seletivo pelo celular


Os usuários do Sistema Transcol contam agora com uma novidade para facilitar a programação de suas viagens de ônibus na Grande Vitória. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) disponibilizou o Ceturb Mobile, serviço que possibilita acesso aos quadros-horários e itinerários das linhas do Sistema Transcol e Serviço Seletivo pelo celular.

Por ter sido implementado na linguagem Java, o Ceturb Mobile pode ser executado na grande maioria dos aparelhos celulares e SmartPhones com os sistemas Symbian, Windows Mobile, BlackBerry. Na capa deste site está disponível um link com o passo a passo para fazer o download do programa, que posteriormente pode ser transferido para outro celular via bluethooth.

Pelo aparelho, é possível visualizar um menu com opções para acessar o quadro de horários, os itinerários e as linhas de ônibus, além de opções para atualizar, ajuda e mais informações sobre o programa. Assim, usuários das linhas de ônibus do Sistema Transcol e Serviço Seletivo podem consultar os horários de partida dos terminais e bairros e itinerários das linhas de ônibus em qualquer lugar, a qualquer hora, por meio do celular.

Confira as vantagens do Ceturb Mobile

- Permite que o usuário tenha maior controle sobre seus horários, evitando muito tempo de espera ou atrasos para o embarque;

- Diminui o número de consultas via telefone (08000 391517) e, conseqüentemente, o tempo de espera ao atendimento via telefone dos usuários que não possuem o Ceturb Mobile ou dos usuários que desejam outras informações que não sejam horários e itinerários;

- A consulta pode ser realizada de qualquer lugar, a qualquer hora, além de fornecer os dados sempre atualizados, pois, os mesmos são consultados diretamente na base de dados da Ceturb-GV;

- Por ser um aplicativo residente no aparelho, o custo da consulta é muito menor do que se a mesma fosse feita no aparelho, navegando no site da Ceturb-GV;

- Os resultados das consultas ficam salvos na memória do celular, evitando que o usuário tenha que se conectar à Internet e pagar (dependendo do plano e tecnologia do aparelho) a tarifa pela transferência de dados sempre que quiser consultar informações sobre uma linha que ele já tenha consultado anteriormente.

Aparelhos que possuem conexão Wi-Fi ou tecnologia 3G com plano de dados 3G habilitado não terão suas consultas na Internet tarifadas. O custo será zero.

Caso o aparelho não possua as tecnologias citadas acima, ao efetuar uma consulta o usuário pagará o custo dos dados trafegados à sua operadora. Cada operadora calcula o custo do trafego de dados de acordo com o plano do aparelho e com sua tabela de tarifas. Desta forma o usuário pagará pela quantidade de dados enviados e recebidos, ou seja, dados trafegados.
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