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Uberaba: Empresas do transporte coletivo começam a reduzir frotas

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


Com a chegada do período de férias e diminuição de cerca de 40% no número de usuários do transporte coletivo, haverá mudanças nas linhas e horários dos ônibus no município.
De acordo com Claudinei Nunes, diretor de Trânsito e Transportes da Prefeitura, das 38 linhas, 20 serão modificadas. “Seguirão tabelas especiais, com redução dos veículos”, afirma, mas na maioria delas a diminuição será muito menor nos horários de pico, ou seja, das 18h às 20h, completa.
Segundo Nunes, em função do aumento da frota de ônibus, ocorrida devido à substituição das empresas prestadoras do serviço em Uberaba, alguns trajetos apresentarão o mesmo número de veículos e horários da época em que o funcionamento era executado pelas companhias Transmil e São Bento. “A Tutunas-Cartafina, por exemplo, vai praticar a mesma tabela de dias úteis da Transmil, então não será tão drástico”, descreve o diretor.
No total, a redução da frota nos horários de pico será de 12 veículos e, nos entrepicos, a redução pode chegar até 18. Em trajetos mais movimentados, Nunes afirma que, mesmo com grande redução de usuários devido às férias escolares e de trabalhadores, poucos ônibus serão suprimidos da tabela. “De todos os veículos, os que vão para a Uniube são os que perdem mais passageiros, mas no Cássio Resende-Uniube, por exemplo, que faz trajetos mais longos e com mais pessoas, vamos manter os horários das 18h às 20h”, finaliza.
Para os ônibus rurais, com destino às comunidades da Baixa, Capelinha do Barreiro, Santa Fé e Vale do Sol, as mudanças foram implantadas ontem. Nas linhas urbanas, a redução vale a partir da próxima segunda-feira (28) e vão até o dia 29 de janeiro.
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João Pessoa recebe mais ônibus novos e tem a melhor frota do Nordeste


Em menos de cinco anos, a frota de ônibus coletivo da cidade de João Pessoa tornou-se a mais nova entre todas as capitais nordestinas, com idade média de 3,8 anos. Dos 463 veículos em circulação, 319 foram adquiridos ao longo da atual administração. Na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Ricardo Coutinho entregou 16 ônibus adaptados à população, elevando para 58 o número de veículos com mecanismos de acessibilidade. A solenidade foi realizada no anel interno do Parque Solon de Lucena (Lagoa).

Ricardo Coutinho falou que há mais de cinco anos, a média de idade dos ônibus que circulavam na cidade era de 7,4 anos. Antes, existiam apenas 4 ônibus adaptados para transporte de portadores de necessidades especiais. Na atual gestão foram implantados o sistema de GPS em toda frota e os projetos como Integração Temporal e a construção da Integração do Varadouro. “Esses são avanços importantes e que refletem o desejo e o trabalho desta gestão. Estamos melhorando muito e respeitando, principalmente, as necessidades e os direitos dos cidadãos”, ressaltou o prefeito.

A superintendente de Transporte e Trânsito (STTrans), Laura Farias, disse que a meta é garantir que todas as linhas de transporte público da cidade tenham acessibilidade e que garantam a mobilidade segura para aqueles que necessitam diariamente do transporte público. “O prefeito Ricardo Coutinho está trabalhando com afinco para atender toda demanda e por isso já alcançamos objetivos significantes e que refletem no dia-a-dia da cidade”, comemorou Laura.
Usuário
Carlos Antônio dos Santos, 45, morador do bairro do Padre Zé, sofreu uma paralisia nas pernas e em um dos braços ainda quando tinha nove meses de idade. Ele relatou que passou a maior parte de sua vida dentro de casa porque não tinha como se locomover na cidade. “Agora eu sou um homem livre. Posso sair de casa junto com minha esposa porque eu sei que tem transporte de qualidade para isso”, disse Carlos.

Veículos adaptados
Todos os veículos que foram entregues possuem elevador que dá acesso com mais facilidade aos cadeirantes. Os veículos são zero quilômetro, têm novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio. Os ônibus possuem itens que melhoram a acessibilidade. A porta é mais larga, mede um metro e 10 centímetros, enquanto as dos ônibus convencionais medem 90 centímetros. As cadeiras também são mais largas, destinadas a gestantes e obesos.

Os veículos têm corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. Os ônibus já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.
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Os relatos de um cidadão sobre o transporte público no Rio


O transporte público no Rio continua sendo um retrato do inferno, do caos, do descaso, da falta de respeito, da incompetência, da omissão, do desdém e do total desrespeito do governador e do prefeito com a população, que é obrigada a pagar para o estado e município inúmeros impostos e taxas, porém, é tratada como se fosse gado.
A qualquer hora do dia constatamos engarrafamentos nas principais vias de acesso à cidade do Rio de Janeiro (Av. Brasil, Linha Vermelha, Linha Amarela etc). Os motoristas enfrentam um trânsito lento, caótico e desorganizado, além de transitar por vias completamente esburacadas. Os atrasos são constantes. O problema deveria ser encarado como de calamidade pública, pois prejudica a economia local e nacional, e, portanto, devem ser tomadas medidas emergenciais.
Enquanto o xerife da Seop, do marketing e da pirotecnia e o relator da Lei Seca mandam a população deixar o carro em casa e usar transporte público (aliás, segundo o xerife da cidade, ele vai triplicar o número de reboques nas ruas, visando aumentar a arrecadação da prefeitura), andar de ônibus é uma aventura com todos os riscos de acidentes e total falta de segurança.
Se pegarmos o Metrô, os trens estão superlotados, não há manutenção do sistema, existem pouquíssimas composições e ainda temos que aturar as constantes paradinhas súbitas que arremessam as pessoas umas contra as outras. Isso sem falar no absurdo do preço da passagem. Esses problemas no Metrô (mau atendimento, falta de informação, falta de trens, trens sem ar-condicionado, superlotados, truculência dos seguranças etc) são constantes e diários, sem que ninguém seja responsabilizado ou punido.
O Metrô cobra uma tarifa absurda, recebe dinheiro de graça do BNDES, arrecada milhões, porém presta um péssimo serviço à população. Ainda somos obrigados a ouvir o discurso cínico da companhia de que "o Metrô Rio agradece a preferência". E como todos sabemos, a agência que deveria fiscalizar não fiscaliza nada, apenas autoriza aumentos.
Não temos transporte público decente há décadas: trens, ônibus, barcas e metrô prestam um péssimo serviço à população durante o dia e não funcionam de madrugada. As empresas privatizadas (Supervia, Barcas e Metrô) vivem atormentando a vida dos passageiros e o Estado não faz absolutamente nada.
O Metrô não tem a menor consideração pelos passageiros e no horário do rush ninguém consegue entrar nos trens. No caso da Supervia, além do péssimo atendimento à população mais carente, os atrasos são frequentes, há falta de investimentos maciços, os trens estão sucateados e seguranças truculentos e mal preparados já foram filmados chicoteando covardemente a população.
No caso das Barcas, o serviço é péssimo, já ocorreram diversos acidentes, mas tudo continua rigorosamente igual, diante da omissão, cumplicidade e incompetência do governo do estado.
As concessionárias arrecadam milhões para transportarem a população em verdadeiras latas de sardinha. Não existem meios de transporte no Rio decentes e não existe nenhuma política visando a melhoria do transporte público. É inaceitável que à noite não funcione o Metrô, existam pouquíssimos ônibus circulando, além do péssimo serviço prestado pelos taxistas, que ainda cobram bandeira dois.
O Poder Público é totalmente incompetente e omisso em relação ao transporte público. Por que não colocar esses secretários de Transporte (do estado e município), o governador e o prefeito para pegarem o Metrô, os trens, os ônibus e as barcas no horário do rush? Será que eles acham que todos têm condições de andar de táxi? Será que eles sabem que os taxistas cobram bandeira dois na madrugada?
Em qualquer lugar do mundo esses secretários incompetentes e omissos já teriam sido sumariamente demitidos. Ocorre que são secretários nomeados politicamente e que não têm nenhum compromisso com a população. Os secretários de Transportes, tanto do estado como do município, não são do ramo. O secretário de Transportes do estado, além de não ser do ramo, não passa de um bon vivant. Quanto ao secretário de Transportes do município, a sua missão não é cuidar do trânsito: sua especialidade é instalar pardais e lombadas por toda a cidade numa suspeitíssima e vergonhosa indústria das multas, que age impunemente na cidade extorquindo os motoristas diariamente.
Resta andar de carro, mas, nesse caso, somos assaltados nos sinais de trânsito pelos bandidos que estão em cada esquina da cidade, e assaltados pela CET-Rio (Companhia de Engarrafamento de Trânsito), através da indústria das multas, que instalou centenas de caça-níqueis para nos multar que funcionam em plena madrugada. Ressaltando que os motoristas também estão sendo vítimas diariamente da indústria ilegal e imoral dos reboques a serviço do Detran, Seop e da CET-Rio (na verdade, o que esses burocratas estão fazendo é um verdadeiro confisco que a lei não autoriza).
Infelizmente, esses secretários são nomeados politicamente e não têm nenhum compromisso com a população. Portanto, o caos e o inferno no trânsito vão continuar diante da omissão do estado e da prefeitura, que só pensam em aumentar e criar mais impostos e taxas e estão solenemente se lixando para a população, que vai continuar sustentando com seus impostos esse bando de incompetentes e demagogos.

Fonte: O Globo

Este artigo foi escrito por um leitor do Globo.
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São Carlos: Passageiros reclamam da qualidade do transporte coletivo


O aumento na passagem dos ônibus em São Carlos levantou a discussão sobre a qualidade do transporte coletivo na cidade. A passagem que antes custava R$ 2,20, passou para R$ 2,30 nesta terça-feira (22), mas os passageiros reclamam das lotações nos ônibus, do tempo de espera nos pontos e do atraso nos horários de circulação.
O secretário de Transportes e Trânsito, Nilson Carneiro, afirma que este ano 12 novos ônibus começaram a rodar. São 120 nos horários de pico e 54 no restante do dia.
“Nós vamos executar um projeto para fazer um levantamento do sobe e desce em todas as linhas de cidade em 2010, para melhorar a qualidade do transporte coletivo aqui em São Carlos”, disse o secretário.
A má qualidade do serviço leva muita gente a desistir dos ônibus e a comprar uma moto ou um carro. O resultado é um trânsito cada vez mais lento e complicado e, além disso, a queda no número de passageiros torna ainda mais difícil investir em melhorias no transporte público.
Para o especialista em trânsito Coca Ferraz, a solução seria aumentar os subsídios pra deixar a passagem mais barata e mudar o atual sistema de transporte. “Nós temos que ter subsídio nas tarifas para que resulte em preço menor, como uma tarifa de R$ 1 em São Carlos e Araraquara, por exemplo. E temos que trabalhar para melhorar a qualidade do sistema de trransportes, com novas linhas, ônibus menores, talvez, para oferecer um menor intervalo entre um carro e outro”, sugere.
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Continua o impasse no transporte público de São Luís

Continua sem definição o impasse no transporte coletivo da capital. Sem receber nenhuma proposta da Prefeitura de São Luís, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) sustenta a afirmação de que algumas empresas demitirão um percentual que varia entre 10% e 15% de seus trabalhadores. Em consequência, o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (STTREMA) ameaça novamente paralisar suas atividades a partir da 0h de amanhã (23).
Semana passada, a diretoria do STTREMA anunciou que faria uma paralisação quarta-feira, dia 16, em protesto contra as empresas que iniciaram os processos de demissão de aproximadamente 15% de seu efetivo. Segundo o presidente do STTREMA, Dorival Sousa da Silva, a paralisação foi adiada a pedido do secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Ribamar Oliveira, em reunião na sede da SMTT com a participação do presidente do SET, José Luís Medeiros. "Nós ficamos aguardando um posicionamento do SET sobre o cancelamento dos avisos-prévios. Até ontem (21) não recebemos nada deles. Só temos a informação de que continuam valendo os avisos assinados", observou Dorival da Silva.
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Para especialistas, aumento da passagem em São Paulo, afasta a população do transporte público e coletivo

terça-feira, 22 de dezembro de 2009


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse ontem, ao participar da Parada Disney, que o aumento da tarifa de ônibus para R$ 2,70, a partir do dia 4 de janeiro, está embasado em estudo e é compatível com a inflação. Ele afirmou que espera a compreensão da população sobre o reajuste.
O superintendente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Marcos Bicalho, disse, porém, que a medida afasta a população do transporte público e coletivo. "Passa a ser mais vantajoso comprar um carro ou uma moto." Quem faz duas viagens de ônibus por dia gasta R$ 92 por mês. Em janeiro, serão R$ 108 - pouco menos do que a prestação de uma moto. Bicalho critica o valor. "Não conhecemos as variáveis, mas é possível dizer que R$ 2,70 é um valor alto para a população brasileira", disse.
Entre janeiro e fevereiro, as tarifas do Metrô, da CPTM e da EMTU, hoje em R$ 2,55, também serão reajustadas. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, para que os passageiros programem seus gastos, basta um cálculo com base no Índice de Preço ao Consumidor (IPC): tarifa entre R$ 2,60 e R$ 2,70.
Depois de três anos sem reajustes, a tarifa de ônibus em São Paulo passará de R$ 2,30 para R$ 2,70 a partir do dia 4 de janeiro. Os R$ 0,40 a mais representam aumento de 17,4%. De acordo com a tabela da ANTP, atualizada em outubro, São Paulo passa a ter uma das tarifas mais caras do País. Em outras capitais, o valor não supera R$ 2,50. Na sexta-feira à noite, o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, enviou ofício ao presidente da Câmara, Antônio Carlos Rodrigues (PR), com informações sobre o aumento. O comunicado é uma formalidade, porque a decisão não precisa de aprovação.
A Secretaria Municipal de Transportes informou ontem, em nota, que o preço da integração entre ônibus e transporte sobre trilhos vai subir dos atuais R$ 3,65 para R$ 4,00, também a partir do dia 4 de janeiro. No entanto, o texto não explica se esse novo valor considera os reajustes das passagens de metrô e trens, previstos para os meses de janeiro ou fevereiro.
Hoje, a tarifa do transporte sobre trilho custa R$ 2,55 e deve subir a R$ 2,60 ou R$ 2,70. A nota da Secretaria de Transportes explica que o período de viagem do bilhete único passa de duas para três horas, mas o passageiro só pode fazer uma viagem de trem ou metrô e outras quatro em ônibus municipais.
Fonte: O Estado de S. Paulo.
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Em 2010, Rio Branco terá Melhorias no transporte coletivo


Um acordo firmado entre a prefeitura de Rio Branco e empresários de transporte coletivo garantirá a renovação de 44% da frota de ônibus. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo prefeito da capital, Raimundo Angelim, que detalhou os dados do convênio.
Segundo a parceria, até 30 de abril de 2010, 62 novos ônibus estarão circulando em Rio Branco. Os veículos são totalmente adaptados aos portadores de necessidades especiais. Outra medida importante prevista para o próximo ano é a implantação do sistema de gestão de qualidade na prestação de serviços, buscando estabelecer o padrão ISO 9000 no transporte público.
Estão previstos, ainda, cursos de requalificação para operadores do sistema (motoristas, cobradores e fiscais), treinamentos de qualificação para novos operadores, além de investimento tecnológico em controle de horários de passagens dos ônibus nos pontos de parada.
Mesmo com os investimentos, o prefeito Raimundo Angelim assegurou que o aumento na frota não implicará reajuste na tarifa dos ônibus, uma vez que a renovação dos veículos era algo necessário há algum tempo.
Isso significa que, se o acordo for cumprido à risca, a população da capital poderá usufruir um transporte coletivo de qualidade a partir de 2010.
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Grande Vitória ganha Novo Serviço Especial Mão na Roda


No dia 04 de janeiro, entra em operação o Novo Serviço Especial Mão na Roda da Grande Vitória, destinado ao transporte de cadeirantes nos municípios atendidos pelo Sistema Transcol. A partir de 2010, o serviço passa a ter um novo modelo de gestão, sendo operado pelo Consórcio Cidadania - empresas privadas do ramo de transporte do Estado, que venceram processo licitatório e receberam um termo de permissão do Governo para operar o sistema.

As mudanças significam melhoria na prestação dos serviços, com ampliação da frota de veículos e mais vagas disponíveis, além de uma logística mais apurada para otimizar as viagens agendadas. Com o novo serviço, a capacidade da frota será ampliada de 73 para 97 lugares, o que significará um ganho de produtividade de aproximadamente 25%.

A frota do Novo Mão na Roda, que hoje é composta por 22 vans e um microônibus, terá 17 microônibus, 15 com quatro e dois com seis lugares, e oito vans, que transportam de dois a três passageiros simultaneamente. Também será adquirido um software de roteirização, que permitirá melhor aproveitamento da frota e realização de mais viagens.

O novo Mão na Roda vai começar a funcionar no dia 04 de janeiro, operado pelo Consórcio Cidadania, que também será responsável pela Central de Atendimento do Serviço Especial Mão na Roda (Casem), pelo treinamento e preparação dos motoristas e pela manutenção preventiva e corretiva da frota. A Casem começa a operar com seis atendentes, três operadores, dois programadores, um auxiliar e um coordenador e funcionará na sede do GVBus, em Santa Lúcia, Vitória.

O novo Mão na Roda foi elaborado pela Ceturb-GV em conjunto com usuários, acompanhantes de usuários e motoristas do serviço, que apresentaram as oportunidades de melhorias. Após análise das propostas apresentadas e pesquisas, foi criada uma nova regulamentação para o serviço, apresentada em audiência pública que contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, da Apae, do Poder Legislativo, dos conselhos municipais e estadual das pessoas com deficiência, do Crefes e das federações de associações de moradores e movimentos populares da Grande Vitória.

Mão na Roda hoje: 22 vans e 1 microônibus, totalizando 73 lugares

Mão na Roda em 2010: 7 vans e 18 microônibus, totalizando 97 lugares
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