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Ônibus de Curitiba funcionam em horário diferenciado no fim de ano

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


Os ônibus do transporte coletivo vão funcionar no período de Natal e Ano Novo com uma tabela especial de horários em função dos feriados. Nos dias 24 e 31 de dezembro - quinta-feira - os ônibus vão rodar com horário de sábado.

Nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e nos dias 1, 2 e 3 de janeiro - sexta, sábado e domingo - os ônibus vão cumprir horário de domingo. A tarifa domingueira - a R$1,00 - só vale para os domingos.Os horários de ônibus e trajeto das linhas podem ser consultados no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), nos totens de informação existentes na cidade e pelo telefone 156.
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145 novos abrigos em pontos de ônibus de Viana e Cariacica


Moradores de oito bairros de Viana e 29 bairros de Cariacica serão beneficiados com a instalação de 145 novos abrigos de ônibus em pontos de parada. Os novos equipamentos começaram a ser instalados pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) nesta segunda-feira (14), no bairro Marcílio de Noronha, em Viana.Já estão definidos os locais de instalação de 103 abrigos. Até a primeira quinzena de janeiro de 2010, 29 módulos serão instalados em Viana e, a partir de janeiro, 74 serão instalados em Cariacica. Ainda serão definidos os locais de instalação de outros 42 equipamentos em ambos os municípios.

De acordo com a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, os municípios foram escolhidos de acordo com a necessidade. “Em Vitória e Vila Velha, a responsabilidade de instalar abrigos é das prefeituras. Em Serra, Cariacica e Viana, esse trabalho é realizado em conjunto com a Ceturb-GV. Como o município de Serra instalou diversos abrigos recentemente, decidimos priorizar Cariacica e Viana, instalando os módulos em calçadas com, no mínimo, dois metros de largura”, explicou.

Os abrigos são de aço galvanizado, possuem calhas coletoras de água de chuva e estrutura modular, podendo ser montados isoladamente ou em conjunto de dois ou mais. Além de caracterizar os pontos de parada e oferecer mais conforto aos usuários, os novos abrigos são acessíveis para cadeirantes, com espaço para acomodação da cadeira de rodas ao lado dos bancos
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Novo acesso ligará bairro Pampulha ao Santa Luzia


Um novo acesso viário vai ligar o bairro Pampulha ao Santa Luzia, na região sul da cidade. A rua Amoroso Costa, que existe no local, se transformará na continuação da rua João Balbino, que liga a avenida Anselmo Alves dos Santos à avenida João Naves de Ávila. Com aproximadamente 1 quilômetro de extensão, o projeto visa facilitar o fluxo de veículos na região, principalmente do transporte coletivo. O investimento ainda não está definido. O início das obras depende de desapropriações de oito residências pela prefeitura, o que está previsto para 2010.Segundo a secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes, o projeto é uma forma de melhorar o sistema viário e interligar os bairros sem a necessidade de ir ao centro da cidade. De acordo com ela, a rota visa diminuir o fluxo de veículos na avenida João Naves de Ávila, evitando congestionamentos e melhorando as condições para a população.

A prioridade é o transporte coletivo. “Quando se criam alternativas de rotas mais curtas, possibilita que o transporte coletivo fique mais ágil. Com isso, alcança um número maior de pessoas, pois diminui o tempo de percurso e aumenta a frequência dos ônibus nos pontos”, afirmou.A obra divide opiniões entre moradores do bairro. Para a estudante Nayara Janaína Aparecida Santos, que mora há dois anos no local, o aumento do movimento, que deve ser gerado com a conclusão da obra, vai valorizar os lotes e residências. Já o pedreiro José Gonçalves da Silva, que reside há 12 anos no bairro, não gostou do projeto. “Vai ficar pior. Aqui sempre foi um bairro calmo e tranquilo, agora vai ficar movimentado”, disse. A dona de casa Valdete Carvalho Cunha, moradora há cinco anos, afirmou que a nova via não muda em nada o bairro.
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Em Natal, frota de ônibus da linha circular do campus terá veículos adaptados

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recebeu ofício da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informando que, até o início do ano letivo de 2010, haverá veículos adaptados na linha circular do Campus Universitário. A medida foi tomada em resposta à recomendação feita pelo MPF/RN, que requisitava a adoção de providências necessárias para garantir transporte adequado às pessoas com deficiência que frequentam a UFRN.
O procurador da República Kleber Martins de Araújo, que assinou a recomendação, argumentou que "a inexistência de ônibus adaptado no campus não prejudica apenas o direito de tais pessoas à acessibilidade ao transporte público, mas também à educação, já que é altamente desestimulante dirigir-se às instituições de ensino com tanto sacrifício". A atitude do MPF/RN teve como um dos objetivos, portanto, evitar que outros alunos com dificuldade de locomoção deixassem de frequentar a UFRN, devido à falta de acessibilidade.
Na resposta à recomendação, a Semob menciona, ainda, que até abril de 2010, a frota urbana do município contará com mais 100 ônibus, todos acessíveis. Desse total, 50 já seriam incorporados agora em dezembro, o que deve permitir atender ao compromisso de disponibilizar tais veículos à comunidade universitária.

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Campo Grande: Praça das Águas e ponto de embarque custarão R$ 8 milhões

A Prefeitura de Campo Grande tentará captar junto a empresários parte dos R$ 8 milhões necessários para implantar a Praça das Águas, um ponto de embarque em frente ao Shopping Campo Grande, reordenar o trânsito na Avenida Afonso e adotar novas medidas para conter enchentes no Córrego Prosa. Há pouco, por 15 votos a 4, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 6.768/09, de autoria do Poder Executivo, que institui o Plano da Operação Consorciada para a Implantação da Praça das Águas entre as avenidas Afonso Pena, Ceará, Paulo Coelho Machado e Ricardo Brandão, no Chácara Cachoeira.
Pela proposta, segundo a presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Marta Martinez, serão adotadas barreiras de contenção de enchente no córrego Prosa, que passa atrás dos edifícios construídos pela Plaenge, na Avenida Afonso Pena. Com a redução da velocidade da água, o poder público pretende acabar com os constantes transbordamentos do córrego ao longo das avenidas Ricardo Brandão e Fernando Corrêa da Costa.

Terminal – A proposta ainda prevê a construção de um ponto de embarque do transporte coletivo urbano em frente ao Shopping Campo Grande. O objetivo é dar mais agilidade ao embarque e desembarque de passageiros, que acaba contribuindo para agravar o caos no trânsito da região. Com o ponto, segundo Marta, haverá mais agilidade no embarque dos passageiros e os ônibus permaneceram menos tempo em frente ao shopping. Os usuários do transporte coletivo vão pagar a passagem antes de entrar no terminal.
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Dois novos trens da Linha 2 (Verde) são entregues em São Paulo


O prefeito de São Paulo participou nesta terça-feira (15/12) da entrega do 7º e 8º novos trens da Linha 2 (Verde) do Metrô. Realizada na estação Paraíso, a cerimônia contou com a presença do governador em exercício, do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, e de representantes da comunidade judaica e sírio-libanesa, que é expressiva na região."O Governo do Estado merece parabéns pelo intenso investimento em transporte público.

Esses dois novos trens vão melhorar de forma significativa o transporte da Cidade de São Paulo e ainda incentivar a população a utilizá-lo", declarou o prefeito.

Os dois novos trens fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, que prevê a circulação de 47 novas unidades até 2010, além da ampliação dos atuais 61,3 quilômetros de linhas para 240 quilômetros, sendo 160 quilômetros pertencentes à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As novas composições possuem ar-condicionado, nível de ruído reduzido, câmeras de segurança e portas mais largas, que facilitam o embarque e desembarque.

As obras da Linha 2 (Verde), que hoje interliga a Vila Madalena ao Ipiranga, estão em estágio avançado. A linha será estendida até a Vila Prudente e serão inauguradas mais duas estações: Tamanduateí e Sacomã. Atualmente, o metrô tem quatro linhas distribuídas com 55 estações e 127 trens.
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Prefeitura anuncia investimentos de R$ 1 bilhão no trânsito de Belo Horizonte

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou um investimento de R$ 1 bilhão para melhorar o trânsito, na capital. Os passageiros do transporte coletivo também devem ser beneficiados. A Avenida Pedro I, uma das principais ligações da região norte à Avenida Antônio Carlos, vai até o centro. A duplicação desta via está prevista no projeto da prefeitura. O objetivo é deixar a cidade pronta para ser sede da Copa do Mundo.

Entre as principais obras está a implantação da Via 710. Que vai começar na Avenida dos Andradas, no bairro São Geraldo, depois segue por este descampado, onde está prevista a construção de novo trecho. Dali por diante a via será paralela à linha do metrô. A Rua Conceição do Pará, no bairro Santa Inês e a Rua Amaro Xisto de Queiroz, no bairro Fernão Dias, vão fazer parte do corredor, que será emendado a um viaduto na Avenida Cristiano Machado.

Além da união entre as regiões leste e nordeste e dos trechos que já existem, também está prevista a construção da Via 800, com túneis e ruas que ligam a Avenida Catalão à Via Expressa. O corta caminho vai terminar na Avenida Barão Homem de Melo.

Os passageiros do transporte público também serão beneficiados. Nas principais avenidas que ligam a região norte ao centro, está prevista a implantação de um sistema de ônibus articulados com estações chamadas de BRT. A linha 1 do metrô também vai ganhar reforço.

Outras obras também foram acertadas com o governo federal:

- Duplicação da Avenida Pedro I
- Construção da Via 210, que vai ligar a Via do Minério, no Barreiro, a Avenida Tereza Cristina
- Complemento do Bulevar Arrudas, da Avenida Barbacena até o bairro Coração Eucarístico.

A avenida Pedro I, uma das principais ligações da região norte à Avenida Antônio Carlos, que vai até o centro. A duplicação desta via que você vê agora está prevista no projeto da prefeitura. O objetivo é deixar a cidade pronta para ser sede da Copa do Mundo. O dinheiro virá de um financiamento da Caixa Econômica Federal e não inclui indenização para as desapropriações.
Fonte: Globominas
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Passageiros reclamam das condições dos ônibus no Distrito Federal


O ônibus que tombou nesta segunda-feira, dia 14, depois que a direção quebrou, não é um caso isolado. Ele estava com o IPVA atrasado. Em várias cidades, passageiros reclamam de problemas antigos.

Na Rodoviária do Plano Piloto, ônibus com pneu careca, lanterna solta e muitas reclamações. “Muitas vezes eles quebram na ida e na volta. No tempo de chuva fica ainda pior”, conta a dona de casa Margarida Alves. “Cadê os ônibus novos? Não estão nas ruas. Tem pra circular, mas pra linha longa não”, reclama o funcionário público Raimundo Lima. Do lado de dentro, sujeira e outros problemas. “Não tem condição nenhuma, se tiver chovendo molha dentro”, diz um homem. “Está tudo quebrado, com poucas cadeiras e sujas”, fala a servente Damiana Cardoso Santos.

No terminal do Setor O, em Ceilândia, a reclamação se repete. “É o motor, a lataria, o banco, é na hora que a gente passar na roleta. Esses circularzinhos mesmo, o parafuso já soltou”, lembra a dona de casa Ana Paula Tavares. “É preciso ficar empurrando. Um dia ajudei até a empurrar um ônibus”, conta um senhor. A falta de manutenção pode ter sido a causa do acidente com um ônibus da Viação Planeta que tombou a caminho do Gama na manhã desta segunda-feira, dia 14. De acordo com a polícia, a barra de direção quebrou. Cinco pessoas ficaram feridas. “Pode ser falta de manutenção ou o próprio desgaste da peça. Coisa que o motorista não tem como ficar verificando, fica debaixo do carro. Ele pode verificar pneu, sistema elétrico, mas a barra de direção tem que ser na empresa”, avalia o soldado Jairo Pinheiro, da Polícia Militar. O ônibus que tombou estava com o IPVA atrasado.

Segundo os motoristas, essa não é uma exceção. As empresas não pagam o imposto porque tentaram se beneficiar de uma lei distrital. Só que há seis meses o Tribunal de Justiça considerou inconstitucional a isenção do IPVA para o transporte coletivo. Mesmo assim, os empresários continuam sem pagar o imposto e o governo finge que não vê. De acordo com o Detran, na semana passada dois ônibus foram apreendidos por não portar o documento de 2009. A multa é de R$ 191. O Sindicato dos Donos das Empresas disse que o IPVA dos ônibus apreendidos está sendo regularizado.


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