O ônibus que tombou nesta segunda-feira, dia 14, depois que a direção quebrou, não é um caso isolado. Ele estava com o IPVA atrasado. Em várias cidades, passageiros reclamam de problemas antigos.
Na Rodoviária do Plano Piloto, ônibus com pneu careca, lanterna solta e muitas reclamações. “Muitas vezes eles quebram na ida e na volta. No tempo de chuva fica ainda pior”, conta a dona de casa Margarida Alves. “Cadê os ônibus novos? Não estão nas ruas. Tem pra circular, mas pra linha longa não”, reclama o funcionário público Raimundo Lima. Do lado de dentro, sujeira e outros problemas. “Não tem condição nenhuma, se tiver chovendo molha dentro”, diz um homem. “Está tudo quebrado, com poucas cadeiras e sujas”, fala a servente Damiana Cardoso Santos.
No terminal do Setor O, em Ceilândia, a reclamação se repete. “É o motor, a lataria, o banco, é na hora que a gente passar na roleta. Esses circularzinhos mesmo, o parafuso já soltou”, lembra a dona de casa Ana Paula Tavares. “É preciso ficar empurrando. Um dia ajudei até a empurrar um ônibus”, conta um senhor. A falta de manutenção pode ter sido a causa do acidente com um ônibus da Viação Planeta que tombou a caminho do Gama na manhã desta segunda-feira, dia 14. De acordo com a polícia, a barra de direção quebrou. Cinco pessoas ficaram feridas. “Pode ser falta de manutenção ou o próprio desgaste da peça. Coisa que o motorista não tem como ficar verificando, fica debaixo do carro. Ele pode verificar pneu, sistema elétrico, mas a barra de direção tem que ser na empresa”, avalia o soldado Jairo Pinheiro, da Polícia Militar. O ônibus que tombou estava com o IPVA atrasado.
Segundo os motoristas, essa não é uma exceção. As empresas não pagam o imposto porque tentaram se beneficiar de uma lei distrital. Só que há seis meses o Tribunal de Justiça considerou inconstitucional a isenção do IPVA para o transporte coletivo. Mesmo assim, os empresários continuam sem pagar o imposto e o governo finge que não vê. De acordo com o Detran, na semana passada dois ônibus foram apreendidos por não portar o documento de 2009. A multa é de R$ 191. O Sindicato dos Donos das Empresas disse que o IPVA dos ônibus apreendidos está sendo regularizado.
0 comentários:
Postar um comentário