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Obras do metrô não avançam em Salvador

sábado, 14 de novembro de 2009

A imprensa baiana especulou nos últimos dias que a finalização das obras do metrô de Salvador estavam paralisadas devido à ação impetrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mediante denúncias de corrupção ligados aos empresários da empresa italiana Impregilo, uma das responsáveis pelas obras do sistema de transporte.
A notícia soou como uma bomba nos órgãos de governo que preparam a cidade para a Copa 2014, já que um sistema de transporte público eficiente é pré-requisito indispensável para a fidelização da cidade como sede do Mundial. Segundo o secretário do TCU, Antonio França, o órgão nunca recomendou a intervenção ou a paralisação da obra. “O que ocorreu foi a retenção de R$ 115 milhões, valor investigado pelo poder público, após constatar sobrepreço nos serviços prestados. No que depende do TCU, as obras não estariam paralisadas”, diz. O que se vê, no entanto, nos canteiros, é uma redução sensível do andamento das obras. O secretario explica que, para o valor ser liberado, a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), autarquia da prefeitura, “deve divulgar até o primeiro trimestre de 2010, prazo estipulado em acordo, a planilha de custos das obras do metrô”.
Reconhecendo a importância de um sistema de transporte de massa que atenda às necessidades de mobilidade urbana tendo em vistas o Mundial, o secretário afirmou que o metrô de Salvador é um item indispensável para integrar o sistema de mobilidade urbana da cidade, por isso está certo que será concluído. O secretário acrescentou ainda que, mesmo estando fora da responsabilidade do estado, o sistema de mobilidade urbana é um tema que une todos os níveis de governo, em busca de soluções viáveis e duradouras para a cidade. Ele citou, por exemplo, a expansão de vias exclusivas para ônibus, construção de novas avenidas, viadutos, assim como o projeto para implantação de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT) ou veículo leve sobre pneus (VLP), que está sendo estudado como uma solução viável para ligar o aeroporto ao estádio. “O metrô é uma necessidade, mas não resume o futuro sistema de transporte que será instalado na cidade.
O VLT é uma boa opção para resolver a questão do transporte público”, diz.Campello antecipou que estará juntamente com o governador Jacques Wagner e o prefeito João Henrique, em Brasília, no próximo dia 24, participando de uma reunião interministerial, com o objetivo de discutir os problemas de infraestrutura das 12 cidades-sede. “Um dos temas que serão aprofundados será sem dúvida a questão da mobilidade urbana”. Segundo o secretário, a reunião contará, inclusive, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com prazo de conclusão para 2003, o metrô soteropolitano está longe de ser finalizado e certamente será um calo no pé dos gestores públicos. Diante das dúvidas, fica cada vez mais difícil estipular uma data de inauguração dos trens, o que deixa a cidade de Salvador vulnerável a uma reavaliação da Fifa.
Será que os novos projetos de VLT ou VLP, que até então não foram apresentados pelo poder público resolveriam a questão? Será que a implantação do novo sistema seria mais viável que a conclusão do metrô. Estas são perguntas que aguardam respostas.
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Protestos marcam votação da Lei dos transportes na câmara de vereadores de Teresina

Depois de muita confusão e bate boca na Câmara de Vereadores de Teresina na noite de ontem(12), a presidência da Casa decidiu adiar a votação do projeto de lei que regulamenta o sistema de transporte coletivo de Teresina.
Dezenas de estudantes, liderados por dirigentes da União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES), invadiram o plenário fazendo barulho e defendendo o adiamento da sessão para a próxima terça feira(17) para que os todos os vereadores tomem conhecimentos das 56 alterações propostas no projeto incial da Prefeitura. Os jovens usavam faixas com os frases: "Licitação sim! Enganação não".
O preço da tarifa de ônibus, foi um ponto polêmico. Para vereadora Rosário Bezerra, apenas o executivo decidir pelo preço sem passar pelo Legislativo é “dar muito poder”, por isso defende que passe pela Câmara para que os vereadores não “sejam pegos de surpresa”. O parecer da CLJ foi contrário, por ferir o Código de Postura.
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Americanos analisam modelo de transporte público da Capital Porto Alegre

Responsável pelo transporte em uma região com população semelhante à de Porto Alegre, o americano David Armijo se surpreendeu com o tamanho do sistema de transporte público na capital gaúcha. Ao lado de 14 gestores de empresas dos Estados Unidos, ele conheceu ontem iniciativas da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A intenção é analisar as ideias para possível implementação em seu país.
Chefe executivo da Autoridade Regional de Transporte do Condado de Hillsborough (Flórida), Armijo informou que as cidades que compõem a região - a principal delas, Tampa - somam 1,3 milhão de habitantes, mas os 250 ônibus só transportam 46 mil passageiros por dia. Em Porto Alegre, a frota de 1,5 mil ônibus leva 18 vezes mais: 858,8 mil passageiros a cada 24 horas.
- O povo americano ama carro. Temos de providenciar serviços mais atrativos para fazer com que as pessoas usem mais o transporte coletivo - disse Armijo, explicando que o baixo preço de veículos e combustíveis é responsável, em parte, pela situação.
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Rio Branco-AC: Projeto propondo a redução da passagem de ônibus para R$ 1 aos domingos

O vereador Alonso Andrade (PSDB) apresentou, na sessão desta quarta-feira, 11, projeto propondo a redução da passagem de ônibus para R$ 1 aos domingos. A intenção, de acordo com o parlamentar, é estimular a visitação de espaços turísticos e históricos de Rio Branco.
Para Alonso Andrade a redução nas tarifas sempre aos domingos não trará prejuízos para as empresas que atuam no transporte coletivo, pois em outras cidades onde acontece a redução, foi registrado um aumento de 40% no número de passageiros.
“Estou apresentando esse projeto e espero que os nobres vereadores possam analisar com muito carinho. Minha intenção é beneficiar as famílias mais carentes, possibilitando que elas possam visitar os espaços turísticos e históricos, além de poder visitar parentes e participar de atividades culturais e religiosas”, explicou.
Alonso Andrade disse que o projeto é uma forma de inclusão social, pois muitos pais de família não tem condições de levar seus filhos para visitar espaços turísticos e culturais, além de participar de atividades religiosas.
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Em Bélem, Ação Metrópole reúne lideranças para explicar sistema integrado de transporte


As três principais obras da primeira etapa do Ação Metrópole foram apresentadas esta semana a funcionários dos Correios, professores de escolas particulares, trabalhadores informais, lideranças de centros comunitários, servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e de órgãos públicos, entre eles Seter, Sagri e Sepaq. O encontro, realizado na sede do Ação Metrópole, na Sacramenta, contou com a participação do deputado estadual Carlos Bordalo (PT). O Governo do Pará investe R$ 131 milhões, financiados pelo Banco do Brasil, para construir o elevado da avenida Júlio César, revitalizar a Rodovia Arthur Bernardes e ampliar a avenida Independência, no chamado "Corredor Norte" de Belém.
O projeto que abre vias alternativas entre o centro de Belém e as áreas de expansão na região metropolitana é a maior intervenção nos últimos 20 anos nos sistemas viário e de transporte público da Região Metropolitana de Belém. Mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, pela redução no tempo dos deslocamentos e pela melhoria na qualidade dos ônibus que fazem o transporte público na região.
Coordenador de planejamento do Ação Metrópole, o arquiteto e urbanista Paulo Ribeiro explicou que o projeto se baseia em estudos feitos desde a década de 90.

A estabilidade econômica e a facilidade de acesso a crédito provocaram um aumento do número de veículos nas ruas, fato que antecipou a saturação das principais vias de Belém, prevista para ocorrer em 2012. Atualmente, nos horários de pico, os congestionamentos se estendem da avenida Doutor Freitas à rodovia Mário Covas, com carros andando a uma velocidade de 5 km/h. "A ideia é criar um sistema integrado com ônibus percorrendo vias exclusivas e maior capacidade para passageiros. Teremos estações e terminais de integração, nos quais serão disponibilizados serviços para a população", adianta Paulo Ribeiro.
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Blitz verificar condições dos ônibus brasília

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A blitz foi no trajeto de Águas Lindas para Brasília. Fiscais encontraram veículos com pneus carecas, direção com folga e, principalmente, com documentação irregular. Catorze ônibus foram apreendidos.

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Sem paralisação dos ônibus nos próximos dias na Grande Florianópolis


Quem teme perder os compromissos por causa de uma nova paralisação relâmpago dos funcionários de ônibus da Grande Florianópolis pode ficar tranquilo, pelo menos por enquanto.
O secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo da Grande Florianópolis (Sintraturb), Antônio Carlos Martins, garantiu que não há nenhuma ação da categoria prevista para esta quinta-feira nem para os próximos dias.
Motoristas e cobradores ameaçaram, na última semana, que entrariam em greve até o fim de 2009. Também poderiam ser feitas paralisações sem aviso prévio à população nesse período.
A categoria briga por um acordo na Participação nos Lucros (PL) das empresas de transporte público e pela manutenção de cerca de 1,1 mil cobradores nos cargos. Os trabalhadores também reclamam da diminuição dos horários de ônibus na Capital.
No último dia 3, os funcionários paralisaram o serviço por cerca de duas horas. As pessoas que estavam no Terminal Integrado do Centro (Ticen) foram pegas de surpresa e responderam com indignação ao protesto dos trabalhadores.
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União põe VLT nos trilhos de Brasília


O Distrito Federal conseguiu, em 9 de novembro, a garantia de financiamento no valor de R$ 361 milhões para investimento em obras de melhoria do acesso do Aeroporto Juscelino Kubitschek ao centro de Brasília. Os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014. O assunto foi tratado pelo governador em exercício Paulo Octávio com os ministros das Cidades, Márcio Fortes, dos Esportes, Orlando Silva, e do Planejamento, Paulo Bernardo. A equipe do presidente Lula tem se reunido com todos os governadores de Estados e prefeitos de capitais que sediarão os jogos da Copa.

O Governo Federal pretende distribuir R$ 5 bilhões entre as 12 cidades - Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo - que receberão seleções em 2014. No caso do Distrito Federal, os ministros aprovaram a liberação de recursos para duas obras complementares: R$ 98 milhões serão destinados à ampliação do balão do aeroporto, para desafogar o trânsito, e o restante (R$ 263 milhões) será aplicado na construção do VLT (veículo leve sobre trilhos).

A expectativa do Governo do Distrito Federal (GDF) é aplicar o dinheiro na etapa que liga o aeroporto ao Terminal da Asa Sul, no Setor Policial Sul. O estudo de engenharia do balão do aeroporto deve ser concluído até março, para que as obras tenham início em maio. A previsão é que as construções fiquem prontas em 12 meses.

O ministro Márcio Fortes explicou que o financiamento, com recursos da Caixa Econômica Federal, poderá ser pago em 20 anos, com prazo de carência de até quatro anos. A equipe do Governo Federal responsável pelos projetos do PAC reuniu-se ontem também com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e com o prefeito de Recife, João da Costa. Para Recife, a proposta foi de financiamento de R$ 317 milhões, para a construção de corredores exclusivos para ônibus, e de liberação de R$ 300 milhões, do orçamento do Ministério das Cidades, para compra de 15 trens para o Metrô.

O VLT é o meio de transporte público urbano que o Governo do Distrito Federal quer instalar na capital para reduzir o número de ônibus nas ruas e também a poluição. A primeira etapa da obra irá ligar o fim da Asa Sul (516) até a 502 Norte. Serão 16 vagões que circularão a 70 km/h. Cada vagão comporta 500 pessoas.
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