As três principais obras da primeira etapa do Ação Metrópole foram apresentadas esta semana a funcionários dos Correios, professores de escolas particulares, trabalhadores informais, lideranças de centros comunitários, servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e de órgãos públicos, entre eles Seter, Sagri e Sepaq. O encontro, realizado na sede do Ação Metrópole, na Sacramenta, contou com a participação do deputado estadual Carlos Bordalo (PT). O Governo do Pará investe R$ 131 milhões, financiados pelo Banco do Brasil, para construir o elevado da avenida Júlio César, revitalizar a Rodovia Arthur Bernardes e ampliar a avenida Independência, no chamado "Corredor Norte" de Belém.
O projeto que abre vias alternativas entre o centro de Belém e as áreas de expansão na região metropolitana é a maior intervenção nos últimos 20 anos nos sistemas viário e de transporte público da Região Metropolitana de Belém. Mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, pela redução no tempo dos deslocamentos e pela melhoria na qualidade dos ônibus que fazem o transporte público na região.
Coordenador de planejamento do Ação Metrópole, o arquiteto e urbanista Paulo Ribeiro explicou que o projeto se baseia em estudos feitos desde a década de 90.
O projeto que abre vias alternativas entre o centro de Belém e as áreas de expansão na região metropolitana é a maior intervenção nos últimos 20 anos nos sistemas viário e de transporte público da Região Metropolitana de Belém. Mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, pela redução no tempo dos deslocamentos e pela melhoria na qualidade dos ônibus que fazem o transporte público na região.
Coordenador de planejamento do Ação Metrópole, o arquiteto e urbanista Paulo Ribeiro explicou que o projeto se baseia em estudos feitos desde a década de 90.
A estabilidade econômica e a facilidade de acesso a crédito provocaram um aumento do número de veículos nas ruas, fato que antecipou a saturação das principais vias de Belém, prevista para ocorrer em 2012. Atualmente, nos horários de pico, os congestionamentos se estendem da avenida Doutor Freitas à rodovia Mário Covas, com carros andando a uma velocidade de 5 km/h. "A ideia é criar um sistema integrado com ônibus percorrendo vias exclusivas e maior capacidade para passageiros. Teremos estações e terminais de integração, nos quais serão disponibilizados serviços para a população", adianta Paulo Ribeiro.
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