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No Recife: Linhas de ônibus do terminal Pelópidas Silveira serão reforçadas

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Grande Recife Consórcio de Transporte determinou às empresas operadoras (Cidade Alta e Itamaracá) a ampliação do atendimento em quatro linhas que operam no Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista. A medida visa corrigir distorções constatadas pelas equipes de fiscalização do órgão gestor. Ao todo, serão acrescidos sete veículos à frota atual para os dias úteis (que passará de 152 para 159 ônibus) e um veículo na operação do sábado, na linha 988-Desterro/Paulista. O incremento trará um crescimento de 71 viagens a mais do que o total realizado diariamente, em dias úteis e sábados. Nos dias úteis o total de viagens realizadas é de 2.039. Nos sábados, este número é de 1.494. Além da linha já citada as outras beneficiadas com a ampliação do serviço são: 979-Paulista (Rua do Sol)-EXPRESSO; 905–Igarassu/Paulista e 906-Paulista/Macaxeira.
A linha 905-Igarassu/Paulista – que foi alvo de reclamações por parte de um grupo de usuários na noite de ontem, possui uma característica diferenciada da maioria das linhas que opera dentro do Sistema Estrutural Integrado. Ela possui dois itinerários distintos. O primeiro liga os terminais integrados de Igarassu e Pelópidas, de forma direta, através da BR-101. O segundo faz esta mesma ligação, só que tem o itinerário estendido, passando pelo Sítio Histórico de Igarassu. Os técnicos do consórcio já haviam observado alguns problemas relacionados ao aumento nos intervalos das viagens – o que vinha provocando o aumento no tempo de espera da linha. Para corrigir o problema, esta linha receberá o incremento de dois (dos oito) coletivos extras, o que aumentará em 26 o número de viagens na operação diária da linha.
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BH apresenta pacote da Copa

Os projetos de revitalização e qualificação de Belo Horizonte e de modernização do transporte público municipal, que fazem parte do pacote elaborado para a cidade sediar a Copa de 2014, foram apresentados ontem à tarde em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal. Entre as proposta exibidas, a expansão do metrô e a construção da nova rodoviária. Também foram exibidos os planos para a implantação do BRT (Bus Repit Transit), sistema de ônibus que circula em calhas, em pistas exclusivas, com capacidade para atender a 200 pessoas por veículo. "Nosso investimento prioritário é o BRT. O sistema é o melhorar para a cidade", afirma o presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor Cesar. Segundo ele, o BRT será implantado primeiro na avenida Antônio Carlos.
A expectativa é de que o sistema entre em operação até 2012. "Os recursos já foram garantidos pela prefeitura e aprovados pela Câmara Municipal", disse Cesar.Sobre o metrô, ele voltou a informar ontem que o projeto de expansão do sistema, inclusive com ideia ligando a Cidade Administrativa (na região Norte da cidade) ao bairro Novo Eldorado (em Contagem), está elaborado. Mas, segundo ele, para que a proposta saia do papel, seria preciso a captação de R$ 2 bilhões em recursos junto ao governo federal.
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Ônibus quebrados geram reclamações em Sorocaba

Dois ônibus que integram o transporte coletivo de Sorocaba quebraram na tarde da segunda-feira, no Éden. O primeiro teve problemas mecânicos no rolamento da roda dianteira esquerda, fato que teria provocado um acidente caso o veículo não estivesse em baixa velocidade e em uma subida, segundo relato de um dos passageiros que não quis se identificar.
O primeiro incidente ocorreu por volta das 15h30, quando o ônibus de prefixo 1760 seguia pela avenida Independência e apresentou o defeito pouco antes do trecho em frente ao número 6.350. O usuário que estava no interior do veículo conta que minutos depois, quando os passageiros ainda aguardavam pelo próximo ônibus para completar o itinerário, um segundo veículo parou. Desta vez, por conta de um vazamento de combustível, ocasionado a partir de uma falha na bomba injetora, segundo informou a Urbes Trânsito e Transportes.
Ainda de acordo com a empresa responsável pelo transporte público na cidade, os dois ônibus foram recolhidos para manutenção e voltaram a operar na mesma data. Eles foram adquiridos pela empresa TCS - Transportes Coletivos de Sorocaba e começaram a circular no final do ano de 2002.
A Urbes acrescentou que a frota da empresa é submetida a revisões periódicas e que os ônibus em questão tiveram suas condições avaliadas nos dias 29 e 14 de outubro, respectivamente.
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Prefeitura de São Paulo remaneja R$ 58 mi para manter tarifa do ônibus

A Prefeitura de São Paulo ultrapassou o prometido teto de R$ 600 milhões para subsídios (repasses de recursos municipais) a empresas de ônibus e cooperativas de micro-ônibus em 2009, para conseguir manter a tarifa nos atuais R$ 2,30 até dezembro. Um decreto do prefeito Gilberto Kassab (DEM), publicado no sábado no Diário Oficial, remanejou mais R$ 58 milhões que seriam originalmente destinados, entre outras dotações, a investimentos na Companhia do Metropolitano (Metrô) e em transporte metropolitano para "compensações tarifárias" às viações.
Com esse novo repasse, segundo levantamento feito no Sistema de Execução Orçamentária, os créditos suplementares para subsídios, desde janeiro, já chegam a R$ 134,05 milhões. Esse total, mais o previsto no orçamento municipal (R$ 523,95 milhões), faz o valor previsto para as viações já atingir R$ 658 milhões neste ano, o maior repasse anual da década. Em 2008, o valor pago às empresas foi de R$ 630 milhões.
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Urbelândia é a primeira cidade do País a operar com os ônibus 100% adaptados para deficientes

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uberlândia tem 100% da frota de ônibus adaptada e acessível para deficientes. “Todos os veículos têm idade média menor que 1 ano e são adaptados com elevadores, para oferecer comodidade e segurança às pessoas com deficiência”, explicou o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira.Para definir as três empresas que operam no transporte coletivo de Uberlândia foram levados em conta, experiência em linhas urbanas, experiência em sistema de bilhetagem eletrônica, experiência em operação de veículos acessíveis, compromisso na adaptação de veículos para deficientes, experiência em operação de corredores, disponibilidade de veículos, certificado ISO – 9001: 2000, prazo para início de operação e idade média da frota.
“O transporte pra ser bom tem que ter ônibus novos, motoristas e cobradores comprometidos com a qualidade do serviço. Também tem que ter vias adequadas e o Prefeito está investindo em corredores de transporte. Então é um conjunto de ações para evitar demora e quebra de ônibus. Com isso vamos melhorar a qualidade do serviço, disse o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira.
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Transporte coletivo é a única solução para melhorias no trânsito de hoje


O crescimento desordenado das cidades é apontado como um dos principais obstáculos a uma boa qualidade de vida. E são as grandes metrópoles que sofrem as consequências no dia-a-dia tendo que enfrentar um trânsito caótico. Problema que pode e tem sido resolvido por meio de um planejamento adequado.


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Trânsito de Natal é caótico e sem planejamento

As ruas de Natal estão saturadas de veículos. O trânsito, nos horários de pico, tira a paciência de muitos motoristas que ficam presos nos congestionamentos. E a situação se agrava com o passar dos anos. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), até a última quinta-feira (10.09), circulavam 275.351 veículos pelas ruas da capital. Desses, 173.772 eram automóveis. Os verbos, nas frases anteriores, não estão no passado por acaso. Nos últimos dois anos, 37.741 novos veículos passaram a circular pela cidade, resultado das facilidades oferecidas na hora de adquirir veículos. Isso representa uma média de 1.572 carros novos por mês e/ou 60 por dia nas ruas da capital. Em relação à população, a média é de 4,6 pessoas por carro na capital, ou seja: em termos estatísticos, dava para todo mundo que mora em Natal andar de carro e ainda sobraria lugar. Algo utópico de ocorrer e a realidade mostra que as melhorias no trânsito e na infra-estrutura não acompanham tal demanda da frota. O resultado não poderia ser outro: trânsito lento, congestionamento e estresse para os motoristas e usuários do transporte coletivo.
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Recife: Linha expressa depende da obra da Via Mangue


Um está atrelado ao outro. Essa é a relação entre o projeto do Corredor Norte-Sul e a Via Mangue, futuro corredor viário da Zona Sul que a Prefeitura do Recife tenta construir há mais de três anos. Se a Via Mangue não avançar, com a implantação do sistema viário de 4,5 quilômetros entre o Pina e a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, o Norte-Sul não poderá chegar ao bairro e se estender até o ponto final, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes.
Ontem, Jaime Lerner e o arquiteto que está coordenando o projeto do Norte-Sul, Carlos Ceneviva, afirmaram que a alternativa viária é fundamental para permitir a implantação do corredor na Avenida Domingos Ferreira, por onde circulam, hoje, cerca de 60 mil veículos por dia. “Não podemos dizer que o corredor dependa dela, mas é um elemento importante. Se ela não existir, ficará complicado, já que a intervenção trará impactos para o tráfego da região. Por isso, sugerimos no projeto que seja encontrado um caminho alternativo entre a Domingos Ferreira e o local onde será feita a Via Mangue”, argumentou Carlos Ceneviva.
A alternativa sugerida pelo arquiteto seria a adequação do sistema viário formado por ruas como Encanta Moça, no Pina, e Francisco da Cunha, em Boa Viagem, que compõem quase uma via paralela à Domingos Ferreira. Representantes da Prefeitura do Recife que estavam na apresentação do projeto básico, no entanto, argumentaram que as vias não comportariam a quantidade de veículos.
A dependência da Via Mangue é ainda maior porque, pela proposta do Norte-Sul, a Domingos Ferreira terá apenas uma faixa para carros na altura das estações de ônibus. Sem a Via Mangue e com o corredor, o trânsito na via ficaria intrafegável. O prefeito João da Costa, embora satisfeito com o que viu do projeto, ponderou que será necessário dar agilidade à execução da Via Mangue para permitir a entrada do Norte-Sul em Boa Viagem. “É um problema, mas nós já temos uma solução. Não há restrições ao projeto, mas apenas temos que equilibrar as execuções”, disse.
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