Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Recife: Linha expressa depende da obra da Via Mangue

quarta-feira, 21 de outubro de 2009


Um está atrelado ao outro. Essa é a relação entre o projeto do Corredor Norte-Sul e a Via Mangue, futuro corredor viário da Zona Sul que a Prefeitura do Recife tenta construir há mais de três anos. Se a Via Mangue não avançar, com a implantação do sistema viário de 4,5 quilômetros entre o Pina e a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, o Norte-Sul não poderá chegar ao bairro e se estender até o ponto final, em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes.
Ontem, Jaime Lerner e o arquiteto que está coordenando o projeto do Norte-Sul, Carlos Ceneviva, afirmaram que a alternativa viária é fundamental para permitir a implantação do corredor na Avenida Domingos Ferreira, por onde circulam, hoje, cerca de 60 mil veículos por dia. “Não podemos dizer que o corredor dependa dela, mas é um elemento importante. Se ela não existir, ficará complicado, já que a intervenção trará impactos para o tráfego da região. Por isso, sugerimos no projeto que seja encontrado um caminho alternativo entre a Domingos Ferreira e o local onde será feita a Via Mangue”, argumentou Carlos Ceneviva.
A alternativa sugerida pelo arquiteto seria a adequação do sistema viário formado por ruas como Encanta Moça, no Pina, e Francisco da Cunha, em Boa Viagem, que compõem quase uma via paralela à Domingos Ferreira. Representantes da Prefeitura do Recife que estavam na apresentação do projeto básico, no entanto, argumentaram que as vias não comportariam a quantidade de veículos.
A dependência da Via Mangue é ainda maior porque, pela proposta do Norte-Sul, a Domingos Ferreira terá apenas uma faixa para carros na altura das estações de ônibus. Sem a Via Mangue e com o corredor, o trânsito na via ficaria intrafegável. O prefeito João da Costa, embora satisfeito com o que viu do projeto, ponderou que será necessário dar agilidade à execução da Via Mangue para permitir a entrada do Norte-Sul em Boa Viagem. “É um problema, mas nós já temos uma solução. Não há restrições ao projeto, mas apenas temos que equilibrar as execuções”, disse.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960