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Taboão da Serra recebe 15 novos ônibus adaptados para deficientes

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

No último dia 04, Taboão da Serra ampliou a sua frota de transporte público com mais 15 ônibus adaptados para deficientes físicos. Com os novos veículos, um terço da frota municipal atenderá aos deficientes, incluindo o cadeirante. Os ônibus foram fornecidos pelas Viações Pirajuçara e Fervima que atendem diariamente 60 mil passageiros, entre eles, dois mil deficientes. De acordo com a Lei Federal de Acessibilidade, em 2010 nenhum ônibus poderá ser construído sem equipamento de acessibilidade e em 2014 nenhum veículo poderá circular sem o equipamento.
Os novos carros possuem elevadores automáticos para o transporte de cadeiras de roda capazes de suportar até 250 quilos em plataforma elétrica, cintos e travas de segurança e espaço entre o corredor e as cadeiras adequados à movimentação dos demais passageiros.
Além de atender o deficiente, este novo investimento aumenta a opção de transporte da cidade, ampliando para 95 o número veículos que circulam apenas no município. Para o gerente de tráfego da Viação Pirajuçara, Ailton da Silva Pacheco o objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do transporte público na cidade. “Com isso, diminuímos o tempo de passagem entre um ônibus e outro e ampliamos os circulares de número 02, 04, 05, 06 e 09, que são os que apresentam maior demanda de passageiros”, afirma.
Transporte gratuito
Deficiente físico, mental, sensorial e idoso com mais de 65 anos andam de ônibus de graça em Taboão da Serra. Para solicitar a carteirinha de isenção de tarifa, basta comparecer ao Serviço Especializado em Reabilitação (SER). No local, estará disponível à população um médico que garantirá mais agilidade e eficiência no atendimento. Além da apresentação dos documentos pessoais, no caso dos deficientes é necessária uma avaliação médica realizada por um médico da Secretaria da Saúde.
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Região oeste de Uberlândia ganha novos ônibus

Os novos ônibus somam-se aos 96 veículos da Sorriso de Minas já em circulação e garantem a melhoria no transporte em mais de 33% da rota total do município, área atendida pela empresa. “Com este crescimento, o atendimento à população nesta região será beneficiado com a melhor distribuição dos veículos e cumprimento dos horários pré-estabelecidos pelo órgão gestor para a circulação dos ônibus”, ressalta o diretor da Sorriso de Minas, Leandro Gulin.
Para atender à nova frota, a Sorriso de Minas também aumentou seu quadro de funcionários: 150 colaboradores, vindo das empresas que estão deixando o sistema SIT, foram contratados para garantir a eficiência na prestação do serviço.
Outro investimento da empresa foi em aprendizagem: um profissional especializado da Neobus esteve em Uberlândia para o treinamento de todos os 339 motoristas da empresa para os novos veículos, mais modernos.
Vencedora do lote três da licitação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, a Sorriso de Minas é responsável pelas rotas urbanas da região oeste da cidade, que compreende os bairros Planalto, Mansour, Martins, Cidade Jardim, entre outros. A empresa venceu o processo licitatório e é concessionária do serviço na cidade até 2019.
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Planaltina ganha 80 ônibus novos

Os usuários do transporte público em Planaltina tarão mais conforto e sergurança a partir desta segunda-feira. A Viplan, empresa que opera na cidade, será substituída pela Coopatram. Com isso, os 80 ônibus que circulavam no local também serão trocados por novos. Todos possuem elevador para portadores de necessidades especiais, limitador de velocidade e letreiro frontal digital.Esses veículos são resultado da licitação de 160 ônibus realizada em 2008. Além desses 80 veículo para Planaltina, Brazlândia já havia recebido 40, Gama 38 e Samambaia 12. Ao todo, 170 veículos entraram em operação.
Segundo o secretário de Transportes Alberto Fraga, os novos ônibus irão melhorar a vida de quem utiliza o transporte público na cidade. “Os ônibus com elevadores vão facilitar a locomoção dos portadores de necessidades especiais. A população de Planaltina poderá se deslocar com mais tranqüilidade e comodidade”, afirma Fraga.O objetivo do governo, atendendo o Programa Brasília Integrada, é licitar toda a frota de ônibus do Distrito Federal. Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Transportes estão: substituição de 908 ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo, licitação concluída de 160 ônibus convencionais e 450 microônibus do Serviço Básico e licitação rural concluída de 47 novos veículos.
A frota atual do Distrito Federal é composta de 2.892 ônibus. Desses, mais de 50% possuem menos de dois anos de uso e 61% estão dentro da idade regulamentada por lei (máximo de sete anos). Já com acessibilidade universal a quantidade de veículos é de 555. “Estamos avançando rápido. Em janeiro de 2007, a idade média da frota era de 14 anos e hoje caiu para menos de cinco. Saímos de zero veículo com acessibilidade em 2007 para 475”, esclarece o diretor geral da DFTrans, Paulo Henrique Munhoz.
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São Paulo: Só 30% de quem usa fretado segue viagem sobre trilhos

Menos da metade dos usuários de ônibus fretados passou a utilizar metrô ou trens da Companhia Paulista de Metropolitanos (CPTM), diferentemente do que havia previsto a Secretaria Municipal dos Transportes (SMT) antes de implementar restrições ao serviço. Dos 40 mil passageiros, calculava-se que 27,7 mil (69,2%) começariam a usar o transporte sobre trilhos, seja como único meio ou como complemento ao ônibus fretado, que desde 27 de julho não pode entrar em uma área de 70 km². No entanto, o próprio secretário Alexandre de Moraes admitiu ontem que somente 12 mil pessoas (30%) passaram para esses meios. "Nossos cálculos são de que 12 mil, no máximo 13 mil pessoas passaram a utilizar o Metrô e a CPTM. É um aumento insignificante na rede e por isso não provocou impacto", disse Moraes, respondendo a uma questão do deputado Orlando Morando (PSDB) sobre se houve superlotação no sistema, durante audiência na Assembleia Legislativa, para a qual foi convocado para prestar esclarecimentos.O secretário, no entanto, negou que o restante dos passageiros tenha migrado para os carros, um dos efeitos colaterais previstos por especialistas e anunciados por muitos usuários de fretados. "Essas pessoas passaram a utilizar o transporte coletivo urbano e muitas passaram a andar a pé, após descerem nos bolsões, uma vez que alguns estão perto dos centros empresariais", disse.
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Frota de ônibus à base de soja começa a circular em Curitiba

Os seis primeiros ônibus do país a rodar apenas com biocombustível, sem mistura de óleo diesel, serão abastecidos nesta quinta-feira (27), pelo prefeito Beto Richa do projeto B100 (100% biocombustível), em Curitiba. A experiência inédita será feita com ônibus da Linha Verde que fazem o itinerário Pinheirinho - Carlos Gomes. Os ônibus serão abastecidos às 14h30, na garagem da Viação Cidade Sorriso, na Rua João Sikora, 201, bairro Umbará.O combustível que será usado nestes seis ônibus é feito à base de soja e, por não ter mistura de óleo mineral, é definido pelos técnicos como B 100.
O projeto começou a ser elaborado há dois anos por técnicos da Urbs e conta com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, das empresas operadoras do transporte Viação Cidade Sorriso e Auto Viação Redentor; das montadoras Scania e Volvo, do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), e do Programa Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico e Combustíveis (Probiodiesel), empresa de fomento e pesquisa tecnológica.
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Ônibus intermunicipais serão equipados com câmeras de segurança no Rio

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou nesta quarta-feira (26) que todos os ônibus da frota intermunicipal do estado do Rio serão equipados com três câmeras. A medida tem como objetivo garantir maior segurança aos passageiros, além de facilitar a monitoração dos veículos pelo órgão. Os ônibus terão que se adequar à nova regra até março de 2010.
De acordo com o Detro, as câmeras serão instaladas nas partes interna e externa dos ônibus e vão transmitir as imagens para um sistema interligado às empresas de ônibus, ao Detro e à Secretaria estadual de Segurança.
Identificação em tempo real
“Este sistema de câmeras vem complementar o acompanhamento que já fazemos da frota por meio do GPS. Além de maior segurança para os passageiros, a medida permitirá a identificação, em tempo real, de possíveis infrações praticadas e descumprimento das normas estabelecidas pelo Detro com relação a horários, itinerários ou mesmo concessão de gratuidades, facilitando nossa ação fiscalizadora”, explicou João Cassimiro, diretor técnico do Detro. A assessoria de comunicação do Detro informou que a medida que obriga a instalação de câmeras nos ônibus será oficializada em até 30 dias. O órgão ainda não definiu o padrão das câmeras que será usado.
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Vitória-ES: oito novos ônibus articulados

Oito novos ônibus articulados começaram a circular na linha 505 (Terminal Laranjeiras / Terminal Itacibá via Camburi – Beira Mar). Os veículos, com capacidade para transportar aproximadamente 130 passageiros, substituiram oito ônibus convencionais que transportavam, em média, 80 passageiros.
A medida irá ampliar a capacidade de atendimento da linha, que é utilizada por mais de 12 mil usuários e realiza 133 viagens, cada uma com itinerário de ida e volta, nos dias úteis, com intervalos de quarto minutos nos horários de pico.
Os novos veículos começaram a circular em caráter de teste, uma vez que diferem dos demais ônibus articulados do Sistema Transcol por possuírem outro tipo de motor e, além de mais distinções, por custarem aproximadamente a metade do valor dos utilizados atualmente.
As cidades de Curitiba (PR), Campinas (SP), Recife (PE) e Joinville (SC) já possuem esse tipo de veículo operando em seus sistemas.
Articulados
Em 2008, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) iniciou um projeto de ampliação da frota de ônibus articulados, aumentando a capacidade de atendimento do Sistema Transcol, principalmente nos horários de pico.

A frota, que em fevereiro de 2008 era de 35 ônibus, atualmente é composta por 75 veículos, todos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com a introdução dos novos carros, esse número subirá para 83.
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Distrito Federal: Câmeras de monitoramento em ônibus serão instaladas em dez meses

A instalação das câmeras de monitoramento nos ônibus do DF começará a partir da assinatura do contrato, marcado para setembro. Serão instaladas 285 câmeras por mês, finalizando o processo em 10 meses. Nesta quinta-feira (27), foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal o nome do consórcio de três empresas que venceu a licitação com lance de R$ 8,8 milhões.
O consórcio fornecerá e instalará 2.850 kits com duas câmeras cada e uma unidade de gravação de vídeo digital (DVR). Também deverá fornecer configuração de programa de reprodução de imagens a ser instalado nos computadores da DFTrans.
O uso de câmeras de monitoramento tem como objetivo diminuir o número de assaltos a ônibus e micro-ônibus no Distrito Federal.
O propósito é instalá-las em todos os veículos Sistema de Transporte Público do Distrito Federal – STPC/DF.As cidades com maiores índices de assaltos a ônibus terão prioridade. Ceilândia, Samambaia, Itapoã e Santa Maria são as regiões com maiores índices de furtos e roubos em coletivos.
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