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João Pessoa: Integração Metropolitana elevou em 40% número de usuários

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O número de passageiros que utilizam a Integração Temporal Metropolitana vem aumentando mês a mês desde que o sistema foi lançado em maio deste ano. Até julho, o número de usuários apresentou um crescimento de 40,4%, saindo de 113.105 passageiros para 158.795. Nos últimos três meses, 411.716 pessoas utilizaram esse tipo de integração para se deslocarem entre os municípios da Região Metropolitana. A estimativa da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) é que o número de passageiros continue aumentando ao longo dos meses, assim como aconteceu com a Integração Temporal de João Pessoa.
O sistema de Integração Temporal Metropolitana começou a funcionar no dia 1º de maio e foi proposto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Com ele, os usuários de transporte público coletivo urbano dos municípios da Capital, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Conde e Alhandra passaram a ter a vantagem de pagar a metade do valor da passagem sempre na segunda viagem.
Para participar da Integração Temporal Metropolitana o usuário tem que possuir o cartão "Integra Bem" ou "Passe Legal", que pode ser adquirido gratuitamente no posto da Associação Metropolitana de Transportes Urbanos (AMTU), que fica localizado no Terminal Rodoviário, na Capital. O cartão está disponível nas versões "Estudante", "Vale Transporte" (aquele que é adquirido pela empresa para o deslocamento do trabalhador), além do "Cartão Cidadão" (que atende os demais usuários do sistema).
A Integração Temporal Metropolitana funciona da seguinte forma: o usuário de transporte coletivo tem o tempo normal da sua viagem, da cidade em que reside ou trabalha até o seu destino, mais 30 minutos. Ou seja, após desembarcar do ônibus, o passageiro terá, pelo menos, 30 minutos para trocar de linha.
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Corredores de ônibus em Florianópolis estão liberados para táxis

terça-feira, 18 de agosto de 2009


A prefeitura de Florianópolis liberou nesta segunda-feira os corredores de ônibus para que os taxistas também utilizem essas rotas, criadas para encurtar o tempo de deslocamento do transporte coletivo. A medida promete facilitar o trajeto de 700 táxis que percorrem todos os dias as ruas da Capital, mantendo o principal objetivo que é motivar o uso do transporte coletivo como alternativa para reduzir o congestionamento na cidade. Florianópolis possui três corredores de ônibus: dois são preferenciais — um no acesso à ponte Colombo Salles e outro na Avenida Ivo Silveira — o terceiro é exclusivo e funciona entre 17h30min e 20h na Avenida Jorge Lacerda, sentindo Centro-Sul da Ilha. Para o secretário de transportes, João Batista Nunes, as mudanças já são positivas e devem melhorar com o aumento da fiscalização. Nunes afirma que estão na fase do educativo/preventivo, mas que vai chegar a hora de serem altamente rigorosos aplicando multas como medida corretiva para quem não cumpre a legislação.
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SPTrans suspende transmissão de conteúdo da Globo em ônibus

A São Paulo Transporte (SPTrans) suspendeu nesta terça-feira, 18, a transmissão de conteúdo pela Rede Globo em cerca de 300 ônibus da capital paulista. Em fase de teste, segundo a Prefeitura, a programação parou de ser transmitida nas TVs dos veículos porque a empresa responsável, a Bus Mídia, não teria enviado o material para avaliação com antecedência.
A avaliação do conteúdo a ser transmitido está prevista no contrato entre as empresas de mídia em ônibus - Bus Mídia, TVO e BusTV- com a SPTrans. O material deve ser enviado todas as segundas-feiras para que possa ser veiculado a partir da semana seguinte. Segundo a SPTrans, isso permite "verificar se o conteúdo é adequado" para ser transmitido e "não tem conotação ofensiva" aos passageiros.
O Ministério Público (MP) Estadual também informou que vai investigar essa parceria. A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social enviou nesta terça um ofício para saber se a transmissão da programação apenas da Rede Globo nos coletivos é legal e se ouve algum tipo de licitação para que fosse feita.
O conteúdo, formado por capítulos de novelas e outros programas, além de material jornalístico, começou a ser transmitido na segunda-feira, segundo o MP. De acordo com a SPTrans, a Bus Mídia possui contrato para veiculação televisiva com a empresa Viação Itaim Paulista. A Rede Globo informou que só mantém vínculo com a Bus Mídia, para quem o material da emissora é licenciado, e que por isso não tem nada a declarar sobre o assunto. A Bus Mídia não retornou o contato do estadao.com.br até a publicação desta matéria.
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Aracaju: Gratuidade nos ônibus a partir dos 60 anos é debatido pelos vereadores


A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu na segunda-feira, 17/8, o diretor Estadual de Assuntos Previdenciários e presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas de Sergipe, José Salomé dos Santos, que ocupou o espaço da tribuna livre, para defender gratuidade no transporte público para pessoas a partir dos 60 anos.

Atualmente o beneficio atende apenas quem tem idade acima de 65 anos, mas o Estatuto do Idoso permite e orienta que a idade minima para que este benefício seja reduzida para 60 ano.

Nesse sentido, o vereador Elber Batalha Filho (PSB) deu entrada em um projeto para adequar a lei a esta orientação.José Salomé apresentou um abaixo assinado com centenas de assinaturas que apoiam a aprovação do projeto que tramita na CMA. O orador argumentou que município tem autonomia para definir a gratuidade do transporte para idosos e esta alteração na idade deve ser feita com urgência, pois a lei determina que a família, o Governo e o Estado têm obrigação de amparar os idosos.
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SPTrans implanta 11 novas linhas para facilitar o deslocamento de passageiros de fretados

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desde o final de Julho passaram a funcionar 11 novas linhas, para atederem os passageiros que utilizam fretados e desembarcam em vários pontos da cidade.
A nova regulamentação para o serviço de fretamento estabelece, entre outras medidas, a criação de uma área de restrição à circulação ao redor da região central da cidade (a chamada Zona de Máxima Restrição de Fretamento). Os usuários poderão fazer a integração com o ônibus, trem e metrô a partir de pontos de contato.
Por esse motivo, a SPTrans criou estes serviços para aumentar a oferta aos destinos mais procurados. O estudo para criar as linhas utilizou dados da pesquisa Origem/Destino, de 2007, dados coletados na Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pesquisas de campo da SPTrans. O usuário ainda poderá usufruir dos benefícios do Bilhete Único, podendo realizar até quatro embarques com o pagamento de uma passagem no período de três horas.
Estima-se que serão transportados por essas linhas aproximadamente 8.800 passageiros. O horário de funcionamento de todas as linhas será das 5h30 às 9h e das 16h às 20h nos dias úteis.
907M - Metrô Vila Madalena - Berrini

  • 3360 - Itaim Paulista - Metrô Paraíso (via Radial Leste)
  • 4301 - Itaquera - Paulista (via Av. 23 de Maio)
  • 6004 - Metrô Conceição - Berrini
  • 7080 - Nações Unidas - Berrini (Circular)
  • 9080 - Nações Unidas - Faria Lima (Circular)
  • 9201 - Metrô Brás - Paulista (Via Rua São Carlos do Pinhal) - Circular
  • 9202 - Metrô Brás - Paulista (via Alameda Santos) - Circular
  • 9203 - Metrô Brás - Berrini
  • 9550 - Metrô Imigrantes - Chácara Santo Antônio/Berrini
  • 9551 - Metrô Imigrantes - Pinheiros/Faria Lima
Os itinerários das linhas estão no link abaixo:

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Ônibus em SP tem 205 queixas por dia


O serviço de ônibus municipal recebeu 205 queixas por dia de passageiros descontentes com o transporte coletivo oferecido na capital nos primeiros cinco meses deste ano. De janeiro a maio, a São Paulo Transporte (SPTrans), empresa que gerencia o sistema, recebeu 30.964 reclamações. A Prefeitura afirma que o número é pequeno e disse que a média do ano passado foi de 230 por dia.
Segundo relatório da SPTrans as queixas mais frequentes neste ano e em 2008 foram:
  • Intervalo excessivo da linha (20%)
  • Motorista que não atende o sinal de embarque e desembarque (18%)
  • Conduta inadequada do operador (9%)
  • Conduzir o veículo com direção perigosa (9%)
  • Tratar usuário com falta de urbanidade e destrato (6%).
Também aparecem no relatório reclamações sobre motoristas com sinais de embriaguez. Veículo superlotado, falta de limpeza dos carros, motorista conversando ao volante, mau estado de conservação do coletivo, demora na partida, luzes do letreiro apagadas à noite, motorista se recusar a prestar informações sobre o itinerário, ou interromper ou atrasar propositalmente estão entre os problemas apontados.
A campeã das queixas foi a linha 6291/10, que faz o trajeto Inocoop Campo Limpo ao Terminal Bandeira, ligando o extremo da zona sul ao centro da capital. A Central de Relacionamento com o Cidadão recebeu 380 reclamações de passageiros sobre essa linha. A maioria dos usuários (310) ligou para reclamar que os ônibus descumprem ou não realizam partidas programadas. Isso pode significar que a empresa não está cumprindo o total de viagens por trajeto acordado no contrato, afirma o promotor Saad Mazloum, autor de um inquérito civil que apura a atuação da Secretaria Municipal de Transportes, que firmou os contratos com as empresas de ônibus, e a SPTrans.
Outros 44 passageiros que usam a linha 6291/10 queixaram-se também de intervalo excessivo entre os ônibus. ?Se ao invés de passar dez vezes naquele trecho o ônibus passa apenas seis vezes, com certeza vai gerar superlotação, demora entre um veículo e outro, além de excesso de velocidade.
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Teresina: Crescimento da frota compromete a capacidade das vias

Todos os meses cerca de mil veículos são licenciados e passam a compor a frota que circula diariamente pelas ruas de Teresina. Este crescimento desenfreado compromete a capacidade das vias e o resultado aparece em ruas congestionadas e de trânsito lento, tornando Teresina parecida com grandes centros urbanos. É preciso que haja um rigor maior na implantação de empreendimentos na cidade para que o trânsito seja levado em consideração, e uma valorização do transporte público. As sugestões são apresentadas pelo diretor de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - Strans, Ricardo Freitas.
Ele disse que o Plano Diretor de Transportes veio para corrigir alguns prejuízos e para reorganizar o trânsito da cidade, com foco nas suas principais características. "Algumas ações propostas pelo plano já estão sendo executadas, como é o caso da abertura de binários do tráfego, a exemplo do implantado na rua Quintino Bocaiúva com Arlindo Nogueira e ainda na rua São Pedro com Olavo Bilac. Estão previstos mais dois viadutos", disse. Ele fala da importância da ponte do Sesquicentenário como uma via de escape no sentindo Oeste/Leste, onde o movimento é mais intenso."Já está em andamento a ampliação das pontes JK, da Primavera e Wall Ferraz para garantir uma maior capacidade de circulação. A construção de outras pontes também está prevista no plano diretor. Uma delas deve ligar a avenida Gil Martins à avenida principal do Dirceu, outra deve ser construída no Mocambinho e outra ligando a região do Cabral ao Jockey", explicou. Tratam-se de grandes obras que dependem de um volume maior de recursos e que já contam com vias prontas para serem melhor utilizadas. "Hou-ve uma expansão do sistema em algumas vias. Um exemplo está no prolongamento da avenida Marechal Castelo Branco. Além dela, outras se expandirão, como exigência das novas pontes".
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Porto Alegre: Pelas Ruas: EPTC coloca cartazes sobre gripe A nos ônibus


A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) retoma na segunda-feira a colocação dos cartazes que começou a afixar na semana passada em toda a frota de ônibus e lotações de Porto Alegre para informar sobre a gripe A. O material busca chamar a atenção dos passageiros para deixar janelas e o alçapão do teto dos veículos abertos para melhorar a circulação de ar no transporte coletivo. Uma das mensagens dos cartazes é "Mantenha o local sempre arejado". O que ocorre, porém, é que alguns passageiros, às vezes, não dão bola à orientação, que aparece entre outras informações no cartaz. Fiscal da empresa STS, Clóvis Dorneles destacou que a maioria dos passageiros cumpre a medida: — Pedimos gentilmente. Uns aceitam, outros não aceitam. O maior problema é o frio pela manhã. De tarde, todos deixam as janelas abertas, não tem problema. A advogada Aline Klein, 26 anos, não usa o transporte coletivo diariamente, mas quando o faz prefere ficar perto de uma janela aberta ou da porta do veículo. Quanto ao cartaz, ela não o viu. — O cartaz é bem discreto e não instrui — observou.
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