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Rio Branco: Fim da greve no transporte coletivo

segunda-feira, 8 de junho de 2009


Finalmente chegou ao fim na tarde de ontem a greve dos transportes coletivos urbanos em Rio Branco. Em uma reunião extraordinária na sede do Sindcol, patrões e empregados chegaram a um acordo e os motoristas e cobradores de ônibus deflagraram o fim da paralisação.
O movimento grevista havia sido iniciado na última terça-feira e ganhou força nos dias seguintes da semana. Ontem, pela manhã, antes de concluírem as negociações, os trabalhadores fizeram um novo protesto.
Além de pararem parte da frota, eles fecharam duas plataformas do Terminal Urbano desde as 5 horas da manhã, sendo apenas uma utilizada pelos ônibus em circulação. A iniciativa causou grande tumulto no centro de Rio Branco e transtornos para muitos passageiros.
A greve chegou ao fim somente quando os representantes das empresas São Judas, São Roque e o advogado do Sindcol, João Augusto de Freitas Gonçalves, concordaram em assinar a convenção coletiva e conceder um reajuste de 6% em forma de abono à categoria.
Mesmo com o fim da greve, os maiores prejudicados com a paralisação (a população) não serão ressarcidos. Resta torcer para que os trabalhadores e patrões encontrem outros meios de se entender em futuras negociações, pois a sociedade está cansada de “pagar o pato” toda vez que existem divergências entre empresários e servidores do serviço de transporte coletivo urbano.
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Porto Alegre: Governadora libera o corredor de ônibus da Baltazar


Com a instalação da sinalização e a sincronia dos semáforos da Baltazar de Oliveira Garcia, a governadora Yeda Crusius liberou, neste sábado (06), a circulação de ônibus no corredor da avenida, concretizando uma antiga demanda da comunidade da Zona Norte de Porto Alegre. "É segurança para o transporte coletivo e para o fluxo das pistas laterais ao corredor. A população está atendida, teve paciência, e estou agradecida por todos que nos ajudaram", disse Yeda, destacando que o governo colocou como prioridade a finalização das obras. A Nova Baltazar teve investimentos de R$ 53 milhões do Estado. A governadora afirmou que o novo corredor de ônibus da Baltazar - que faz parte do Projeto Linha Rápida, da Metroplan - vai modificar o transporte coletivo e ressaltou que o resultado é uma obra segura e de qualidade. "Estou feliz em fazer a inauguração da segunda fase do projeto. Isso é uma mudança que representa o governo: da fase de desconfiança de uma promessa, para a fase de confiança da entrega de uma responsabilidade", frisou Yeda. A conclusão da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia também contempla os moradores de Alvorada, beneficiando uma população que pode chegar a 500 mil pessoas que vivem na Zona Norte da Capital e no município vizinho. De acordo com o secretário da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, a sinalização também integra as vias transversais e paralelas. "A circulação e o atendimento aos usuários do transporte coletivo são um dos objetivos do governo para dar qualidade e eficiência à avenida", ressaltou o secretário. A última fase da conclusão da Nova Baltazar, segundo Alba, teve recursos exclusivos do Tesouro do Estado. Antes de a obra ser assumida pelo governo gaúcho, havia pista simples e insegura, com acostamentos de chão batido e incompatíveis com as necessidades da população. Hoje, quatro a seis pistas de rolamento garantem segurança e agilidade para o tráfego e o transporte coletivo. "É um prazer relembrar meu bisavô que ficaria muito feliz em ver a transformação que estou vendo", afirmou o bisneto de Baltazar de Oliveira Garcia - que dá nome à Avenida - Celso da Silva Garcia, abraçado pela governadora. Emocionado, o aposentado Alceu Moreira, 73 anos, disse que acompanhou as modificações e destacou que as obras melhoraram 100% as condições da Baltazar. Lembrou ainda que antigamente o que hoje é asfaltado era de chão batido. "Está mais seguro o corredor de ônibus", comemorou.
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Campo Grande: Corredor de ônibus terá 25 estações em 23 quilômetros


Orçado em R$ 149.845.323,50, o programa de mobilidade urbana prevê a implantação de aproximadamente 23 quilômetros de corredores do transporte coletivo em 10 vias de Campo Grande. A proposta prevê a construção de 25 estações de transferência de passageiros, reforma e ampliação de três terminais e de 500 pontos de parada de ônibus. Na tarde de hoje, no gabinete do prefeito na Esplanada dos Ferroviários, o secretário municipal de Infra-estrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, explicou o projeto. A medida contemplará os 260 mil usuários transportados diariamente pelas cinco concessionárias do transporte coletivo. A prefeitura planeja implantar corredor do transporte coletivo nas avenidas Bandeirantes, Afonso Pena, Mato Grosso e Coronel Antonino e nas ruas 25 de Dezembro, Bahia, Rui Barbosa, 13 de Maio, 14 de Julho e Brilhante. Essas vias terão nova sinalização, recapeamento, padronização das calçadas e da iluminação pública. Neste trecho, de 23 quilômetros, a secretaria planeja implantar 25 estações de transferência de passageiros. Semelhantes ao terminal de integração em frente a Escola Estadual Hércules Maymone, as unidades terão o objetivo de dar mais agilidade ao sistema no desembarque e embarque de passageiros. Outros 500 pontos de ônibus serão implantados nos corredores e nos bairros da Capital. Cada um terá cobertura e proteção lateral, segundo o secretário de Infraestrutura. A proposta prevê ainda a reforma e ampliação dos terminais de transbordo de passageiros Morenão, Bandeirantes e General Osório. Eles terão a troca de pavimento e das instalações elétricas e ampliação da cobertura e das plataformas. De Marco justificou que as mudança visam dar mais velocidade aos veículos do transporte coletivo e mais conforto aos passageiros. Ele não soube explicar qual a velocidade atual dos veículos e qual a meta do poder público com as mudanças.
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Recife: Motoristas protestam na Conde da Boa Vista

sexta-feira, 5 de junho de 2009


Um grande engarrafamento se formou ontem na avenida Conde da Boa Vista depois que motoristas de ônibus da Região Metropolitana do Recife resolveram realizar uma operação tartaruga. A mobilização ocorreu em protesto contra as multas que estão sendo aplicadas aos motoristas por meio de câmeras de trânsito instaladas no semáforo de pedestres do cruzamento da avenida com a rua Sete de Setembro. As câmeras fotografam os ônibus que avançam o sinal vermelho ou param em cima das faixas de pedestre. Alguns motoristas resolveram diminuir a velocidade dos ônibus, por volta das 17h30, e um congestionamento se formou em questão de segundos. A via ficou engarrafada até as 18h30.
“Tenho vários colegas com mais de seis multas nesse sinal. Ele é muito rápido. Além disso, os pedestres passam no sinal verde. Quando vamos passar, o sinal fica vermelho novamente. O pior é que as empresas estão cobrando as multas e dando suspensão aos motoristas”, comentou o motorista da Vera Cruz, Arnaldo José.
Em nota à Imprensa, a CTTU afirmou que irá marcar uma reunião, para próxima semana, com representantes do sindicato dos motoristas e do Grande Recife Consórcio de Transporte para avaliar a possibilidade de se instalar um contador regressivo no sinal. Mas, ressalta na nota que “independente da existência desse equipamento, os motoristas precisam respeitar o semáforo para a segurança deles e dos pedestres”.
A reportagem da Folha de Pernambuco se dirigiu até o semáforo e constatou uma série de infrações dos motoristas e pedestres. Depois que o semáforo é acionado por um pedestre, demora dois minutos para fechar e o motorista tem todo esse intervalo de tempo para cruzá-lo. No entanto, muitos passam pelo sinal verde no momento em que o trecho da avenida, após o semáforo, está ocupado por outros ônibus.
Com isso, o coletivo fica sobre a faixa de pedestre e as câmaras são acionadas. Essa situação se repetiu várias vezes, durante os 20 minutos que a reportagem esteve no local. Quanto aos pedestres, a grande maioria não respeita o período de 21 segundos que é destinado a sua travessia e atravessam a via a qualquer momento.
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BH: Pontos de ônibus na Avenida Senhora do Carmo são alterados


Mais agilidade na operação de embarque e desembarque e segurança para os usuários são objetivos da mudança trazida pela Rota Sul Com o objetivo de melhorar o embarque e desembarque de passageiros e proporcionar mais segurança aos passageiros, a BHTRANS altera pontos de parada de ônibus na Avenida Senhora do Carmo, a partir de 3 de junho.

As melhorias fazem parte do projeto em execução na Avenida Senhora do Carmo, o Rota Sul.Dois pontos de parada hoje existentes, entre as Ruas Maldonado e Mendoza (em frente à loja Macal), terão as linhas redistribuídas entre eles para garantir mais conforto aos usuários.

O ponto denominado Macal 1 ficará destinado às linhas 3050, 3055, 8001 A, 8106, 3051 (exceto domingo e feriado) e 3052 (somente domingo e feriado).

No outro, o Macal 2, vão parar as linhas 2004, 2104, 4034 e 9250 do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte e as linhas 3832, 3833, 3837, 3838, 3842 3900, 3905, 3910, 3915, 3932, 3933, 3937, 3938, 3942, 3943, 3947, M1003, M1122, M1128 de gerenciamento do DER-MG.

A segunda mudança é a desativação de dois pontos localizados entre as Ruas Mendoza e Bolívia (um em frente ao Shopping Sul e o outro em frente ao supermercado Verdemar) e a criação de dois outros no passeio em frente ao posto Shell.

As distâncias entre os antigos e os novos pontos são de 38 e 106 metros, respectivamente.No novo ponto, denominado Shell 1, vão parar as seguintes linhas 3050, 3055, 8001 A, 8106, 3051 (exceto domingo e feriado) e 3052 (somente domingo e feriado).

E o Shell 2 é destinado às linhas municipais 2004, 2104 e 9250 e às linhas intermunicipais 3832, 3833, 3837, 3838, 3842, 3900, 3905, 3910, 3915, 3932, 3933, 3937, 3938, 3942, 3943, 3947, M1122, M1128.
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Superlotação é principal queixa contra ônibus intermunicipais em São Paulo

Nessa reportagem, vemos como a EMTU demora para resolver os problemas da superlotação em São Paulo, pessoas se expremendo dentro dos coletivos para poderem irem trabalhar e voltar pra casa, e ai fica a pergunta, é dessa forma que temos que icentivar as pessoas que usam o carro a usarem o transporte público?



Passageiros se queixam da falta de qualidade nos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) catalogou reclamações dos passageiros que usam as linhas intermunicipais. Vinte e três linhas foram apontadas como as piores.
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População continua cobrando melhorias no transporte coletivo de Montes Claros-MG


Atrasos e ônibus lotados. Estas são as duas principais reclamações dos usuários do transporte coletivo urbano de Montes Claros.
As campeãs de reclamações são as linhas, 72 e 92, Renascença – Maracanã; 11, São Geraldo Fábrica de Cimento e 41, Alto da Boa Vista Rodoviária.
Maria Augusta Ruas afirma que diariamente utiliza o transporte coletivo para se ir ao trabalho. Frisa que inúmeros são os problemas que vêm acontecendo na linha 41.
De acordo com ela, alguns motoristas não param ao usuário sinalizar, e ainda tem o problema das duas lotações passarem nos pontos praticamente nos mesmos horários.
LOTADA
Moradores que utilizam a linha 72 e 92, Maracanã – Renascença, reclamam o fato dos lotações estarem sempre lotados. De acordo com o usuário, Flávio Ribeiro, estudante, pega o ônibus às 6h30 e considera uma aventura ou um desafio.
- Considero esta linha como uma das piores. Os lotações estão sempre cheios. A empresa responsável por operar a linha ou a MC-Trans têm que tomar providências o quanto antes, pois do jeito que está não dá para continuar mais - desabafa.
ÔNIBUS
De acordo com a assessoria de Comunicação da prefeitura, a MCTrans fiscaliza e controla as reclamações dos usuários no sentido de amenizar o problema. Outra informação passada é que as empresas não dispõem de linhas para atender toda a cidade, mas, com o sistema integrado que será implantado possibilitará a disponibilização de mais linhas.
Ainda segundo a Ascom, o grande número de veículos no centro da cidade e os congestionamentos têm provocado também, atrasos nos lotações. Outra informação diz respeito a 13 novos ônibus, que serão disponibilizados, no sentido de atender a demanda em algumas linhas.

- Segundo a gerente executiva da ATCMC- Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros, Jaqueline Camelo, sobre as linhas 72 e 92, a informação é que 10 carros estavam fazendo o trajeto e que houve um acréscimo de mais quatro carros e divididos dois para cada linha.
Salienta ainda que a frequência em termos de horários passou de 12 em 12 minutos para seis em seis minutos.
Quanto às linhas 11 e 41 até o fechamento desta edição, a ATCMC não passou à reportagem, qualquer informação no sentido de resolver os problemas citados na matéria.
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Campo Grande: Novo Terminal Rodoviário terá inovações tecnológias para acompanhamento da frota


O prefeito Nelson Trad Filho visitou nesta manhã as obras do Terminal de Integração localizado defronte à Escola Estadual Hércules Maymone, na Avenida Zahran. O projeto, orçado em cerca de R$ 1 milhão, será entregue para a população em agosto e trará algumas inovações que devem servir de modelo para a modernização dos terminais rodoviários da capital.Localizado em um ponto estratégico de convergência e integração - ligando a região do bairro Tiradentes, na saída para São Paulo, à região do Shopping - em frente a um dos maiores colégios da cidade, o projeto muda o padrão dos terminais rodoviários de Campo Grande, apostando na tecnologia e na informação e incentivando o uso do cartão eletrônico para agilizar o embarque e otimizar o processo de escoamento do transporte público."Este novo terminal é resultado da nossa constante busca pela modernização e qualidade do transporte coletivo. É um ponto de integração inteligente, feito com as técnicas mais modernas, que será colocado em operação para dar mais agilidade e conforto aos usuários do transporte coletivo de nossa cidade", afirmou o prefeito.

Inovações

Um dos diferenciais do novo terminal será um sistema de rastreamento dos veículos com o objetivo de controlar todo o trajeto e, assim, informar ao usuário sobre o tempo de espera para cada ônibus e, também, fazer com que o poder público e a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur) possam controlar o sistema de formas mais eficiente.

Este acompanhamento será feito por meio de monitores disponíveis no próprio terminal e em outros locais de grande fluxo de passageiros, onde o usuário poderá verificar o tempo de espera para a sua linha de ônibus e assim se programar melhor."Este será um modelo a ser expandido para outros terminais. Juntamente com a Assetur, poderemos implementar um sistema de rastreamento de toda a frota de ônibus coletivos em Campo Grande, trazendo vários benefícios, como a melhoria da fiscalização e do serviço", assegurou o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior.

Câmeras reduzem índice de violência no transporte coletivo

A instalação de câmeras nos ônibus do transporte coletivo de Campo Grande está gerando resultados práticos. Dois meses após a instalação do equipamento em 28 veículos que servem a 12 linhas que circulam pela capital, o índice de assaltos nestes ônibus caiu a zero. Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade Júnior, a tendência agora é que o projeto de dotar toda a frota com câmeras de vigilância seja ampliado e acelerado para ser concluído até 2010.
“Nestes dois meses observamos que tivemos três assaltos logo no início, quando a existência das câmeras ainda não havia sido divulgada, e a partir daí não tivemos mais nenhum problema nestes ônibus, embora em algumas outras linhas ainda tenham sido registrados assaltos, o que aponta a necessidade de dar continuidade ao projeto”, afirmou Rudel.
Segundo Rudel, nos três assaltos ocorridos em linhas dotadas de câmeras, os assaltantes foram filmados e o material entregue à polícia civil. “Em apenas um dos casos o bandido tentou quebrar a câmera, mas ele foi filmado e identificado antes”, assegurou.
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