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Uberaba - MG: Usuário reclama dos motoristas de ônibus do transporte coletivo

quinta-feira, 2 de abril de 2009


Motoristas do transporte coletivo de Uberaba continuam na mira dos usuários e suas ações despertam novas críticas, também de pedestres.

Depois de enfrentar uma série de disparos de parte da população uberabense, contra a demora dos ônibus para chegar aos pontos e aos destinos previstos, agora a Transmil encara o descontentamento dos usuários com os condutores de seus veículos.

Para o usuário Ismael Borges, um dos principais problemas é o desrespeito dos motoristas dos ônibus às leis de trânsito. “Eles não obedecem as preferências e andam como se fossem donos das ruas”, protesta. “E o pior: costumam parar os coletivos no meio da rua, e ainda abusam da velocidade quando estão andando”, completa.

Ismael lembra que é preciso lembrar estes funcionários que eles lidam, diariamente e constantemente, com seres humanos. “Os empresários do setor deveriam fazê-los passar por processos de conscientização dos seus direitos e deveres, pois, da forma como agem, deixam margens para que interpretamos que eles são, na maioria, sem preparo para trabalhar nessa área”, reivindica.

Ainda conforme o usuário, é necessária uma reciclagem profunda nesse setor, para que todos que dependem dos coletivos para se locomoverem, e os pedestres, tenham melhores serviços, menos aborrecimentos e caia a quantidade de registros de acidentes, atropelamentos e reclamações referentes ao serviço.









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Recife: Especialistas discutem soluções para problemas do trânsito na RMR


No cruzamento entre a Avenida Caxangá, a Real da Torre e a Benfica, na Madalena, zona Oeste do Recife, uma situação se repete diariamente: o engarrafamento. Esse ponto concentra os veículos que vêm da Rua Carlos Gomes, da Caxangá e da Real da Torre.

Além disso, o espaço para a circulação de carros foi reduzido com a criação de uma faixa exclusiva para ônibus, como parte da sobras do Corredor Leste-Oeste. Os motoristas reclamam, pedem soluções. Mas para o secretário de Serviços Públicos do Recife, José Humberto, o problema só tende a piorar.

“O trânsito aqui já foi muito pior do que está hoje e será ainda pior no futuro”, afirmou em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta-feira (27). “Evidentemente o poder público deve proporcionar melhorias, fazer intervenções urbanísticas, mas também é preciso que as pessoas se conscientizem da importância de priorizar o transporte público”.

O arquiteto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) César Cavalcanti, especialista no tema, concorda com o secretário. “O modelo de carro individual desperdiça o espaço urbano e é incompatível com a cidade”, explicou.

“Temos que garantir a melhor circulação do transporte coletivo e dar possibilidades para que as pessoas caminhem a pé, usem bicicletas. É preciso ampliar as alternativas de transporte da população”.
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Ribeirão Preto - SP: Ônibus ganham mais usuários


O total de passageiros no transporte público de Ribeirão Preto cresceu 8,3% em quatro anos e passou de 54,3 milhões em 2003 para 58,8 milhões em 2007, segundo o último levantamento do Ministério das Cidades e da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

De acordo com superintendente da ANTP, Marcos Bicalho, o aumento no número de viagens de ônibus urbanos é uma tendência nacional. “Nos últimos anos, assim como ocorreu em Ribeirão, todo o País registrou um crescimento significativo na quantidade de usuários de transporte coletivo”, disse.

O levantamento da ANTP, com informações de 41 cidade brasileiras com mais de 500 mil habitantes, mostra que na capital São Paulo o aumento no fluxo de passageiros foi de 13,7% em quatro anos. Em 2003, foram registradas 1,6 milhão de viagens de ônibus. No ano de 2007, foram 1,8 milhão.


Segundo Bicalho, o principal motivo para a alta no fluxo de usuários do transporte coletivo foi a boa movimentação econômica dos últimos anos, antes da crise financeira internacional. “Em um bom momento da economia tudo melhora, a frota em geral aumenta e os passageiros de ônibus também, pois são mais pessoas que trabalham e se deslocam”, disse.Porém, de acordo com o superintendente, a crise internacional deve desacelerar a utilização do transporte coletivo. “Como houve um aumento nos anos anteriores, agora, a tendência é que haja uma queda no número de usuários”, disse.
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Programa CQC da Band: Matéria muito boa e ao mesmo tempo engraçada.

terça-feira, 31 de março de 2009

Programa mostra os problemas enfrentados pelos usuários do transporte público em Brasília, é impressionante o descaso das autoridades, pois o que você vai ver são ônibus com 18 anos de uso e totalmente acabados.


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Brasília: O retrato real do caos e do descaso no sistema de transporte coletivo de Brasília.





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Caxias do Sul: Mudanças em duas Linhas

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BH: Prefeitura e estudantes vão discutir meio-passe no transporte público

segunda-feira, 30 de março de 2009




A discussão sobre a concessão do meio-passe no transporte coletivo a alunos das redes pública e particular será levada ao prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB). Um encontro entre o chefe do Executivo municipal e representantes dos alunos está marcado para a segunda quinzena de abril.Segundo a assessoria de comunicação da BHTrans, após o encontro, um estudo de viabilidade pode ser feito para analisar o impacto do benefício no sistema de transporte. Estudantes reclamam que Belo Horizonte seria única capital do país onde a meia-passagem não é concedida.
Por esse motivo, cerca de 300 estudantes do ensino médio saíram às ruas do Centro da cidade na manhã desta quinta-feira, para pedir o meio-passe. Além disso, eles cobram a aprovação da lei na Câmara Municipal de BH que assegura o desconto nas passagens.Em entrevista à reportagem da TV Alterosa, alguns estudantes admitiram que o custo com deslocamento pesa no orçamento familiar. "Se for necessário manifestação semanal, mensal ou diária, vai acontecer. Esse ano tem que sair o meio-passe porque a situação dos estudantes vem piorando”, afirmou o presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas, Guilherme Silva.
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Ônibus adaptados para cadeirantes compõem a frota do transporte coletivo de Paulínia


Foram apresentados oito ônibus cada veículo comporta 34 pessoas sentadas e 49 em pé, os adaptados têm duas vagas para cadeirantes e um acento para obesos. Com essa aquisição, a empresa Viação Passaredo, disponibilizará 41 veículos nos oitos itinerários. Os itinerários antigos estão sendo remodelados e em breve estará sendo divulgando pontos e novas linhas. A aquisição dos ônibus adaptados faz parte de projeto de lei do Executivo que subsidiou parcialmente o valor da passagem do transporte coletivo urbano. Segundo o prefeito José Pavan, adaptação dos ônibus é um compromisso da empresa Viação Passaredo, concessionária do serviço de transporte coletivo no município urbano. “É mais do que uma conquista, pois se trata do resgate de um compromisso da sociedade para com os portadores de necessidades especiais, que agora têm a possibilidade de recuperar um pouco mais da sua a liberdade, podendo ser transportados agora com segurança e, mais do que isso, com dignidade”, assinalou o prefeito.
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