Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Mais quatro ônibus elétricos chegam ao BRT Metropolitano

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Mais quatro ônibus elétricos, exclusivos para o Sistema BRT Metropolitano, chegaram a Belém e foram recebidos pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), à 11 h desta terça-feira (14). Os veículos fazem parte do contrato assinado pelo Governo do Pará ao adquirir 265 veículos para o novo sistema de transporte da Região Metropolitana de Belém. Os quatro ônibus entregues hoje completam o primeiro lote da frota elétrica.

A Artran, responsável por acompanhar e fiscalizar todo o processo de compra, vem recebendo os veículos desde dezembro de 2024. Todos passam por vistoria da Agência para verificação dos itens constantes do contrato. Após a constatação de cumprimento das normas contratuais pela equipe de fiscalização, os ônibus são direcionados ao local onde permanecerão até a entrega do Sistema BRT. Os veículos chegaram ao estacionamento do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Novo Mangueirão), e depois foram levados à garagem.


O diretor de Regulação e Planejamento da Artran, Claudio Conde, informou que "estamos recebendo mensalmente os lotes dos veículos elétricos. Nosso contrato de entregas de carros elétricos inclui 40 veículos, sendo que neste primeiro lote são 10. Os seis primeiros chegaram na semana passada, e hoje recebemos mais quatro veículos elétricos, que vão atender ao BRT Metropolitano".

Além dos veículos elétricos, já chegou o primeiro lote completo dos veículos a diesel (Euro 6), que possuem tecnologia para redução de emissão de gases poluentes, incluindo os modelos que circularão no corredor central do BRT Metropolitano e os alimentadores, que circularão dentro dos municípios contemplados, acrescentou o diretor da Artran. 

Tecnologia sustentável - Os ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Pará possuem tecnologia sustentável, com zero emissão de gases poluentes, ar condicionado e Wi-Fi, além da redução no ruído dos motores, destacou o representante da empresa Caio Eletra. “O ônibus elétrico é a benesse do cuidado do meio ambiente e da natureza. Esse é o primeiro ponto positivo. O segundo ponto é que é um veículo que tem uma viagem muito confortável. O usuário vai poder ver isso no dia a dia. A terceira coisa é que essa viagem, por ser confortável e ter um consumo infinitamente menor de recursos do meio ambiente, está diretamente fazendo um bem. É um ônibus que, do ponto de vista técnico, é tão bom ou melhor que o ônibus tradicional”, enfatizou o representante.

Os veículos elétricos têm autonomia de 220 quilômetros por carga. Segundo a empresa Caio Eletra, saindo de Marituba até o terminal de São Brás (em Belém), poderão fazer, em média, 16 viagens por carga.

Modernidade e conforto - O Sistema de Transporte Metropolitano é uma obra do Governo do Pará que vai integrar os terminais de Belém com Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará. Trinta e uma linhas alimentarão a linha troncal, responsável pela integração desses municípios.

Com apenas um bilhete, o passageiro poderá pegar um ônibus que circula dentro do seu município, desembarcar nos pontos ou estações, ou ainda nos Terminais de Integração de sua preferência, e chegar até Belém.

Entre os principais objetivos do Sistema estão a redução do tempo de deslocamento entre os municípios da Região Metropolitana de Belém, melhor oferta de transporte nos bairros, ampliação das opções de deslocamento com o pagamento de uma única tarifa, maior comodidade em ônibus novos e modernos, equipados com ar condicionado e Wi-Fi, e mais segurança ao passageiro, além dos impactos positivos no trânsito da RMB.

Informações: Agência Pará

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960