Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Concessionária propõe mudança no projeto da linha 2 do Metrô de BH

quarta-feira, 5 de junho de 2024

A concessionária que administra o metrô de Belo Horizonte propôs uma mudança no projeto da linha 2, que expandirá o serviço para a região do Barreiro. O pedido, enviado ao governo de Minas Gerais, sugere “linha singela” entre as duas últimas estações, Ferrugem e Barreiro. Isso significa que as composições transitarão por uma mesma linha férrea nos dois sentidos.

Conforme a concessionária Metrô BH, administrada pelo Grupo Comporte, o pedido considera a presença, na região, do pátio da MRS Logística, operadora ferroviária de carga que administra uma malha de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A distância prevista entre as duas estações é de 1,7 km, com tempo de circulação estimado em 2,5 minutos. Ao todo, a linha 2 acrescentará 10,5 quilômetros de extensão ao metrô e deve estar em operação no primeiro trimestre de 2028.

“Após um extenso período de estudos, o Metrô BH e a MRS Logística chegaram a um acordo sobre a implantação técnica ferroviária mais adequada ser a via singela, onde as composições dos veículos de passageiros sobre trilhos passarão pela mesma via, em ambas as direções”, explicou a concessionária em nota.

‘Premissas de desempenho’
A concessionária Metrô BH garantiu que a via singela não representará um rendimento abaixo do estipulado no contrato de concessão. Ou seja, essa mudança não ocasionará viagens mais espaçadas do que o acordado em contrato.

“A via singela atenderá às premissas de desempenho operacional previstas no Contrato de Concessão do Metrô BH para a Linha 2 do sistema. A via singela se configura como a solução mais adequada, já que fornece harmonia com a atual operação da MRS, que possui um pátio de manobra em funcionamento no local”, garantiu.

A proposta foi encaminhada para o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Mobilidade (Seinfra), e também para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Todos os entes apresentaram anuência à continuação dos trabalhos a partir da solução”, afirmou a concessionária.

Linha 2
As obras de construção da Linha 2 estão previstas para começar em setembro deste ano. Já a operação da linha deve ter início em quatro anos, no primeiro trimestre de 2028. Serão construídas sete novas estações:

Barreiro;
Ferrugem;
Vista Alegre;
Nova Cintra;
Nova Gameleira;
Amazonas;
Nova Suíça.
Atualmente, o projeto está em fase de licenciamento ambiental. Só após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente aprovar o traçado é que as obras podem começar. Pelo contrato, a concessionária tem até 2029 para colocar a linha 2 em funcionamento.

Informações: O Tempo

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960