Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura realizou Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Macapá. A 2ª fase do PlanMob ocorreu no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).
A reunião teve participação da sociedade civil organizada, como União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa).
Também presentes os integrantes do Corpo de Bombeiros; Capitania dos Portos; Ministério Público do Amapá (MP-AP); Câmara de Vereadores; Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau) e Secretarias Municipais da Prefeitura.
Os assuntos debatidos envolvem questões sobre pedestres; ciclistas; transporte público, fluvial e de carga e segurança viária. As discussões subsidiam o projeto para melhorias no ordenamento urbano da cidade.
- Mais informações do transporte em Macapá
O intuito do PlanMob é melhorar a qualidade de vida dos habitantes; promover o desenvolvimento sustentável e a eficiência do sistema de transporte público, com benefícios em nível econômico, social e urbanístico.
“Uma vez que o Plano é aprovado, proporcionará na mobilidade urbana; acessibilidade; diretrizes para transporte coletivo e infraestrutura. Os benefícios são à toda população”, frisou o procurador-geral da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Marco Dagher.
Segundo a representante da EGL Engenharia, Marina Soriano, “a ideia é que o diagnóstico e as propostas tornem-se lei para mudar a realidade do ordenamento urbano da capital”.
“A entidade está à disposição desta elaboração. Independente da bandeira política, queremos o melhor ao Município. É um assunto complexo, mas o diálogo é importante”, manifestou o representante da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá, Joelson Rogério.
Sobre o PlanMob
O Plano de Mobilidade Urbana é um documento estratégico para orientar o desenvolvimento, a gestão do transporte e da circulação de pessoas em áreas urbanas.
Está vinculado e complementar ao Plano Diretor Municipal, bem como obedece diretrizes urbanísticas fixadas nos planos regionais. CTMac e EGL Engenharia são responsáveis pela elaboração.
Informações: Prefeitura de Macapá
0 comentários:
Postar um comentário