O Metrô concluiu na manhã deste sábado (13) o lançamento da última viga que compõe a via da futura Linha 17-Ouro. A colocação foi feita no trecho da Marginal Pinheiros, ao lado da Ponte Otávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada). O término dessa etapa permite o avanço para a instalação de sistemas de alimentação elétrica dos trens.
Essa viga, que foi colocada sobre dois pilares a cerca de 15 metros de altura, é feita de concreto, com 32 metros de comprimento, pesando 90 toneladas e a peculiaridade de ser em formato curvo, pois vai compor a via por onde passarão os trens que vêm do trecho da Avenida Roberto Marinho, com destino a estação Morumbi, na Marginal Pinheiros.
O lançamento foi feito por dois guindastes com capacidade para 600 e 700 toneladas cada, garantindo a segurança da operação que é complexa, pela altura da instalação e por sobrepor a via por onde passam os trens da Linha 9-Esmeralda, que foi interrompida temporariamente neste trecho para a realização dos trabalhos.
Na Linha 17-Ouro, as vigas-guias, como são chamadas, vão funcionar como os trilhos. Os trens vão andar com pneus apoiados sobre essas estruturas de concreto e em suas laterais. Ao todo, a via é composta por 465 vigas, para que as composições circulem do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda. Além deste trecho para a operação comercial, o Metrô trabalha com a colocação de vigas no Pátio Água Espraiada.
Implantação da Linha 17-Ouro
O Metrô retomou a construção da Linha 17-Ouro em setembro do ano passado e vem avançando nas obras com quase mil pessoas envolvidas. Além da colocação da última viga da via de operação comercial, há atividades de fabricação das vigas do Pátio, além da montagem dos aparelhos de mudança de via neste local.
Também são feitos os acabamentos e ajustes das estações e atividades para a instalação de sistemas, com a colocação de dutos e cabeamento de alimentação elétrica, assim como o uso de um carrinho que percorre as vias para a instalação dos trilhos de captação de energia. Em paralelo, há trabalhos na China – onde são fabricados os trens, que chegarão ao Brasil no início do segundo semestre, e portas de plataforma – Alemanha, Espanha e Hungria – para a fabricação de escadas rolantes, seccionadoras de energia, painéis de controle e outros equipamentos para as subestações de eletricidade.
A meta é concluir a obra bruta até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiar a 100 mil pessoas diariamente.
Informaações: ABC do ABC
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